domingo, 7 de julho de 2024

“Desporto: Oliveira sexto na vitória do novo líder Bagnaia no Grande Prémio da Alemanha”


Por: AGYR // JP

Fonte_ Lusa

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje sexto no Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, vencido pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), bicampeão, que assumiu a liderança do Mundial de motociclismo de velocidade, após a nona prova.

Oliveira, que partiu do segundo lugar da grelha, cortou a meta a 10,481 segundos do vencedor, com os espanhóis Marc Márquez (Ducati) na segunda posição, a 3,804 segundos, com o irmão Alex Márquez (Ducati) em terceiro, a 4,334.

Com estes resultados e a queda do espanhol Jorge Martín (Ducati) na penúltima volta, quando liderava a corrida, Bagnaia subiu ao primeiro lugar do Campeonato do Mundo, com 222 pontos, mais 10 do que Martín, que desceu a segundo.

“Investigação: UC Factory Lab: Universidade de Coimbra cria simulador de ambientes industriais para o ensino das engenharias em Portugal”


O UC Factory Lab é um espaço inovador e inédito em universidades nacionais, objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030

 

Por: Ana Bartolomeu, Catarina Ribeiro e Milene Santos (reportagem)

Fotos: Felippe Vaz

"A Universidade de Coimbra está de parabéns, este é um bom exemplo da utilização dos fundos PRR que têm como objetivo transformar a nossa economia e melhorar a nossa sociedade", foi desta forma que o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, congratulou a Universidade pela inauguração do UC Factory Lab que teve lugar hoje, 5 de julho.

O responsável realçou ainda que "investimentos como estes são fundamentais, esta prática laboratorial é cada vez mais importante pois permite aproximar o ensino e aprendizagem daquilo que são as necessidades da economia, ou seja, daquilo que é a realidade das empresas", e acrescentou "estou certo de que os alunos que passarem por aqui vão passar por uma experiência muito inovadora, mais motivadora, o que induzirá a mais sucesso e mais bem-estar dos alunos."

“O UC Factory Lab está para os estudantes das Engenharias como os Hospitais estão para os estudantes de Medicina e Farmácia”, destaca o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, enfatizando a importância deste novo espaço para o ensino nas diversas áreas da engenharia.


Os estudantes dos ensinos superior e secundário, e também as empresas, passam agora a dispôr de um novo espaço da UC onde se reproduz o ambiente de uma unidade fabril moderna, com recursos de robótica avançada, inteligência artificial (IA), realidade virtual e aumentada e internet das coisas (loT).

Instalado numa área de 300 metros quadrados, este é o primeiro equipamento do género no país, resultado de um investimento de 900 000 euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O UC Factory Lab foi desenhado segundo o conceito de learning factory, que recria um espaço industrial, adaptável a diversos sectores, da nano-farmacêutica à indústria automóvel e da siderurgia à refinaria, entre outros. É vocacionado para o ensino prático das engenharias nas suas múltiplas vertentes, tendo como objetivo reforçar a formação prática de estudantes, com a aplicação de recursos emergentes na indústria, como digitalização, automação, robótica avançada, realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, big data, Internet das Coisas (IoT) e sustentabilidade.

"Vamos ter a oportunidade de passar da sala de aula para a fábrica, para que os alunos consigam colocar em prática numa fábrica aquilo que aprenderam em sala de aula sem necessitarmos de interferir com o sistema produtivo real", refere o responsável pelo projeto UC Factory Lab, Cristóvão Silva.

A instalação será também utilizada como suporte para cursos de curta duração, dirigidos a empresas que pretendam proporcionar formação ao longo da vida aos seus quadros superiores.

O UC Factory Lab representa um importante impulso qualitativo pelo enriquecimento que vai trazer ao ensino das engenharias, mas também pelas possibilidades de potenciar ainda mais a abertura ao mundo empresarial.

No UC Factory Lab os participantes vão viver experiências hands-on em processos de produção, isto é, através de simulações de diferentes tipos vão ter de avaliar, decidir e intervir em situações inesperadas, tal como acontece numa fábrica. Por exemplo, terão de saber responder a desafios operacionais e de adotar estratégias para a resolução de problemas através da experimentação num ambiente controlado.

Na nova unidade, com supervisão de professores, os estudantes vão ter de decidir, por exemplo, questões relacionadas com a gestão de matéria-prima, consumo de energia e a tomada de decisões para a garantia dos fluxos produtivos. O que fazer quando uma matéria escasseia ou falta? Como otimizar consumos ou como lidar com uma falha?

Ao providenciar um ambiente de ensino semelhante a uma unidade industrial “real”, as learning factories têm por objetivo reduzir a distância entre os conhecimentos teóricos e as competências práticas, preparando os futuros profissionais ligados às engenharias para o que será o seu dia a dia. Neste sentido, o UC Factory Lab foi desenvolvido considerando três áreas principais que se interligam: robótica, controlo virtual e realidade aumentada, células de produção e intralogística.

A área de robótica permite a formação em várias competências através de quatro tipos de equipamentos: robô móvel, manipulador colaborativo móvel, manipulador colaborativo e robô quadrúpede para assistência. Os robôs estão equipados com sensores avançados, como câmaras e sensores de força para interagir com o meio ambiente e tomar decisões em tempo real.

Nas salas de controlo virtual (VCR) e de realidade virtual (VRR) são simulados processos industriais e controlados virtualmente os processos de produção à escala real. A sala de realidade virtual permite um ambiente imersivo onde os formandos podem visualizar e interagir com o ambiente de produção de forma realista e interativa.

Nas células de produção, com unidades autónomas e flexíveis que agrupam equipamentos, robôs e operadores, são realizadas tarefas específicas de produção. Estas células podem ser configuradas de forma modular para se adaptarem a diferentes necessidades de formação. O sistema intralogístico contempla sistemas de transporte, armazenamento e movimentação de materiais dentro do ambiente de produção, utilizando robôs e sistemas de gestão de armazém.

Com estes recursos, estudantes e professores vão trabalhar com os robôs e testar a aplicação de abordagens e metodologias para otimizar processos de produção.

O UC Factory Lab vai receber estudantes da Universidade de Coimbra e do ensino secundário, podendo também servir de plataforma de formação para profissionais de empresas. Paralelamente, estudantes de mestrado e doutoramento vão também ter a possibilidade de investigar e desenvolver novos processos e equipamentos neste novo espaço.

Fonte: Universidade de Coimbra

“Desporto: Liliana Cá sexta no lançamento do disco na Liga Diamante de Paris”


Por: NFO // JP

Fonte: Lusa

A atleta portuguesa Liliana Cá, que vai participar nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje na sexta posição o lançamento do disco da etapa da capital francesa da Liga Diamante, com uma marca de 61,93 metros.

A lançadora do Sporting, medalha de bronze nos Europeus Roma2024, conseguiu a sua melhor marca logo no primeiro lançamento, seguindo-se três tentativas nulas, acabando um concurso com um lançamento de 61,03.

A norte-americana Valarie Allman venceu a prova com 68,07 metros, seguida das neerlandesas Jorinde van Klinken (67,23) e Alida van Daalen (65,78), segunda e terceira, respetivamente.

Liliana Cá, quinta em Tóquio2020, tem como melhor marca pessoal um lançamento de 66,40 metros, sendo que esta temporada já chegou aos 64,72, na qualificação dos Campeonatos da Europa, em Roma.