segunda-feira, 14 de julho de 2025

“Ladoeiro/Festival da Melancia: está de volta o festival mais fresco do verão”


Por: Tiago Carvalho

O Festival da Melancia está de regresso ao Ladoeiro nos dias 18, 19 e 20 de julho, e promete ser o evento mais refrescante deste verão.

Durante três dias, no concelho de Idanha-a-Nova celebra-se a rainha da estação — a melancia — com um programa recheado de sabores, sons e tradições.

Ao longo do certame, não faltarão momentos para todos os gostos: desde música ao vivo a tertúlias, animação de rua, exposições de máquinas agrícolas, produtos regionais, sessões de live cooking, concursos de escultura e até corridas… com melancias!

O cartaz musical volta a ser um dos grandes destaques. A sexta-feira, dia 18, começa com a tertúlia “Histórias de Vida – A Cultura da Melancia”, que junta testemunhos de gentes do Ladoeiro (19h30). Segue-se uma Grande Noite de Fados (22h00) e, já pela noite dentro, sobe ao palco Blaya, com um concerto marcado para as 23h30. A noite termina com o DJ Rui Tapadas (01h00).

No sábado, dia 19, o destaque vai para o tradicional Concurso de Escultura em Melancia, com prémios para os três melhores participantes (inscrições através dos contactos 277 927 332 ou 967 288 683). Haverá ainda demonstrações de cozinha ao vivo, cantares ao desafio e a sempre aguardada pesagem e atribuição do prémio da melancia mais pesada. A noite de animação musical fica a cargo de União Portuguesa (21h30), Némanus (23h30) e DJ Paulino Coelho (01h00), garantindo festa até de madrugada.


O domingo, dia 20, reserva mais sessões de cozinha ao vivo, as populares corridas de melancia e atuações de vários grupos de música tradicional. O festival encerra com um momento especial de cantares à desgarrada, com os melhores de Portugal (22h00).

Com entrada gratuita e um ambiente único, o Festival da Melancia é uma verdadeira homenagem à cultura agrícola local com organização do Município de Idanha-a-Nova, Idanha-a-1000, Filarmónica Idanhense e Junta de Freguesia do Ladoeiro.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“James, Gipsy Kings Featuring Nicolas Reyes e Alcoolémia na Feira Terras do Lince”


Os James, os Gipsy Kings Featuring Nicolas Reyes e os Alcoolémia são os cabeças de cartaz da edição 2025 da Feira Terras do Lince. O certame regressa, este ano, em formato alargado, passando a ter quatro dias.

A banda inglesa de Manchester James, os Gipsy Kings Featuring Nicolas Reyes e os portugueses Alcoolémia são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira Terras do Lince, que decorre entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, em Penamacor. O certame, que este ano é alargado a mais um dia do que vinha sendo habitual, é inaugurado na quinta-feira, dia 31 de julho, pelas 17:00, com visita aos expositores e a inauguração da exposição “Um segundo olhar sobre a obra de Bertino Cordeiro”, que estará patente no Museu Municipal. Nessa noite, lugar, ainda, para as atuações dos Alcoolémia e do Projeto Musical P*ta da Loucura, na Praça Nova, situada no ex-quartel.


No dia seguinte, o grande momento decorre às 23:30, com a atuação dos Gipsy Kings – Featuring Nicolas Reyes no Terreiro de Santo António, sendo que antes o programa inclui as atuações de Chaito & Palosanto e da banda The Twist Connection. A noite termina com as performances dos Bombatuke e do DJ Dilcio, na Praça Nova do Ex-Quartel.

Já no sábado, dia 2 de agosto, o Terreiro de Santo António recebe, pelas 23:00, a aclamada banda britânica James, naquele que promete ser um dos grandes momentos da festa. Nesse dia, lugar, ainda, para as atuações de O Bardo da Gardunha, no Jardim da República, e dos Audio 80, dos Funk Boys e do DJ Sayless, todos na Praça Nova do Ex-Quartel. No arranque da feira nesse sábado, decorre, igualmente, a apresentação do livro “A gotinha vermelhusca”, da autoria de Iolanda Santos, no Teatro Clube de Penamacor.


No último dia, domingo, destaque para a apresentação do livro “Literatura de tradição oral no concelho de penamacor (contos, lendas, romances)” e para a sessão de contos “Uma de mão cheia de histórias”, dinamizada por Luzia do Rosário, ambas também no Teatro Clube de Penamacor, e para as atuações do Grupo de Cantares “A Mensagem” – Núcleo Desportivo e Social da Guarda, no Jardim da República, e da banda Tradição D’Ouro, na Praça Nova do Ex-Quartel.

Ao longo dos quatro dias do evento a animação de rua vai estar a cargo dos Camisas Negras das “Pipas Especiais” e “As Abelhas Divertidas”, das Concertinas de Gouveia, da Bandinha da Alegria, dos Fanfarrões da Beira, dos Picadinhos da Concertina, de Os Folkings, da Gooze House Marching Band, do Teatro de Rua “Os Padeiros Doces”, dos Sirigoça, de Diogo Acordeonista e Os Amigos, dos Original Bandalheira, do Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, da Fanfarra “Sons Do Mundo”, do Teatro de Rua “Os Queijeiros”, da Batucada Popular, dos Entre Cordas e Foles, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor, da Animação Itinerante “Surprise Pepe’s Show”, dos Agarrat’o Brass, dos Ronda do Catrapum, de Frederico Alves & Amigos do Fole, dos Trovadores da Beira e do Grupo de Concertinas “Os Arrebimba”.

Recorde-se que a Feira Terras do Lince dá a conhecer o que de melhor se produz em Penamacor, marcando o calendário de verão na Vila, com uma mostra de produtos regionais e das atividades económicas e associativas do concelho e contando ainda com diversas atividades e animação cultural. A Feira Terras do Lince é também um local privilegiado para realizar negócios.

O programa completo pode ser consultado na página do Município, em www.cm-penamacor.pt/p/programa-ftl

Fonte: Câmara Municipal Penamacor