terça-feira, 28 de outubro de 2025

“Zita Seabra, João Soares, Sanches Osório e Almeida Sampaio recordam o 11 de março e os seus efeitos na Revolução”


“Golpe e contragolpe” é o tema da próxima sessão do ciclo “50 anos do 25 de novembro”, que terá lugar amanhã no Palácio da Independência, em Lisboa, tendo como foco o chamado 11 de março: tentativa de golpe militar contra o MFA, que, frustrando-se, foi respondida pela aceleração do processo revolucionário.

A sessão contará com a participação especial de Zita Seabra, João Soares, Coronel José Sanches Osório e Embaixador Luís de Almeida Sampaio, que partilharão testemunhos pessoais e conhecimentos próprios sobre o 11 de março e os seus efeitos políticos. (sinopse em anexo). Zita Seabra era, à data, membro do Partido Comunista Português; João Soares, militante socialista, acompanhava também de perto a ação do seu pai, Mário Soares, que liderou, pelo lado civil, os combates pela defesa da democracia em Portugal; José Sanches Osório, que fora do Movimento das Forças Armadas até ao 28 de Setembro, era o secretário-geral do Partido da Democracia Cristã, partido que seria suspenso por Sanches Osório ser acusado de ter apoiado a tentativa de golpe militar e ter-se exilado; e Luís de Almeida Sampaio, militante da Juventude Centrista, foi preso político com 17 anos, detido arbitrariamente pelo COPCON poucas semanas após o 11 de Março.

A jornalista Raquel Abecasis será a moderadora da sessão. No painel residente do ciclo, estreiam-se, nesta sessão, Maria João Avilez e José Luís Ramos Pinheiro, ao lado de José Ribeiro e Castro e Carlos Magno.

A sessão realiza-se na quarta-feira, dia 29 de outubro, às 15h30, no Palácio da Independência, em Lisboa.

Promovido pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o ciclo com o subtítulo “Desvios, confrontos, percalços da Revolução e o triunfo da Democracia”, percorre as diferentes fases do processo revolucionário posterior ao 25 de Abril, desde julho de 1974 até ao 25 de novembro de 1975. A iniciativa, iniciada em 15 de outubro, decorre ao longo de sete encontros, até 26 de novembro e contará com convidados de reconhecido prestígio, selecionados pelo seu conhecimento e experiência nos períodos históricos em análise.

 

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA - LARGO DE S. DOMINGOS, 11 - 1150-320 LISBOA

Tel. 21 342 83 36 - E-mail: ship.direccao@sociedadehistorica.pt

 

As sessões são públicas, mas de acesso por convite, devido às limitações da sala. Os convites podem ser solicitados através do email:

ship.direccao@sociedadehistorica.pt

Haverá transmissão online em directo, via streaming, nas seguintes plataformas:

Facebook: https://www.facebook.com/sociedadehistorica/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdTGKJmqqoLG5Iha2hnNMJg

 

 

O calendário do Ciclo é o seguinte:

 

29.out.2025: Golpe e contragolpe

(objecto: 11 de março)

5.nov.2025: Legitimidade democrática

(objecto: 25.abr.75 | eleições constituintes)    

12.nov.2025: A fratura

(objecto: Verão Quente | mai.75 – ago.75)

19.nov.2025: A aceleração

(objecto: Verão Quente | ago.75 – nov.75)

26.nov.2025: Democracia e Liberdade

(objecto: 25 de novembro)

Fonte: Sociedade Histórica da Independência de Portugal

“Município de Idanha-a-Nova inaugura Centro Interpretativo das Trilobites”


Por: Tiago Carvalho

O Centro de Interpretação das Trilobites de Penha Garcia, que foi inaugurado no dia 25 de outubro, já pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9.30 às 17.30 horas, com entrada livre.

Valorizando o Parque Icnológico de Penha Garcia, um geomonumento integrado no Geopark Naturtejo, o Centro Interpretativo é uma estrutura de acolhimento dos turistas e visitantes, disponibilizando, desta forma, toda a informação sobre o património natural e geológico que pode ser visitado.

No novo Centro Interpretativo é possível aos visitantes apreciarem uma exposição integrada, com foco principal no período Paleozoico e nas espécies contemporâneas da época, nomeadamente as trilobites, e surge da necessidade de preservar os fósseis da aldeia e outros organismos da Era Paleozoico (500 a 450 milhões de anos), bem como de interpretar todo um conjunto de características geológicas naturais locais e do Geopark Naturtejo, geoparque mundial da UNESCO.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, reforçou a importância do novo equipamento para a valorização do concelho.


A construção do Centro de Interpretação das Trilobites é apresentada como “um reforço na diferenciação e competitividade da região”. Armindo Jacinto sublinhou também a valorização desta obra destacando ainda mais o “património natural único e de valor reconhecido internacionalmente”, que são as trilobites fossilizadas do Parque Icnológico de Penha Garcia.

O presidente da autarquia lembra que esta nova infraestrutura vai servir de “âncora estratégica na diferenciação e competitividade do concelho”, atraindo turistas e reforçando a oferta cultural e natural da região.

O Centro de Interpretação das Trilobites, localizado na área urbana de Penha Garcia, é visto por Armindo Jacinto como “uma estratégia mais ampla para o desenvolvimento e valorização de Idanha-a-Nova e suas freguesias”.

 

Horário de funcionamento:

 

De terça-feira a domingo, das 9.30 às 17.30 horas, com entrada livre.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“O museu na rua” regressa a 8 de novembro para uma viagem pela história”


Dos primórdios do automóvel ao limiar do século XXI

 

Fotos: Daniel Peres

A iniciativa “O Museu na Rua” está de regresso no próximo dia 8 de novembro ao Museu do Caramulo, convidando os visitantes a embarcar numa autêntica viagem no tempo pela história da paixão motorizada, num percurso que se estende desde os primórdios do automóvel até ao limiar do século XXI.

Entre os primeiros veículos a rodar estará o Oldsmobile Curved Dash de 1902, o pequeno automóvel que deu origem à produção em série nos Estados Unidos e que nasceu da aversão de Ransom Olds ao cheiro dos cavalos – um detalhe curioso que viria a mudar para sempre a história da locomoção. Segue-se o De Dion-Bouton AL de 1906, expressão do génio mecânico francês e testemunho vivo de uma era em que o automóvel ainda descobria o seu próprio caminho.

Da Segunda Guerra Mundial chegam dois protagonistas incontornáveis: o Willys-Overland MB ¼ Ton de 1944, provavelmente o veículo militar mais famoso de todos os tempos, símbolo da robustez e simplicidade que definiram o esforço aliado; e o Ford Universal Carrier de 1944, designação que abrange uma família de veículos blindados ligeiros sobre lagartas, utilizados em múltiplas frentes de combate, tanto para transporte como para apoio táctico.


A década de 50 traz consigo uma mescla de elegância e desempenho através de um conjunto eclético de veículos. A BSA Gold Star de 1952 representa o auge do motociclismo britânico, combinando leveza, potência e o prestígio desportivo que a tornaria lendária nas pistas e estradas. Do mesmo ano surge o Alba, raro exemplo de sofisticação automóvel concebido em Albergaria-a-Velha, símbolo do engenho português e de uma estética e elegância requintadas. De 1954, a Norton International 40 reafirma o domínio técnico da marca britânica, destacando-se pelo inovador quadro Featherbed, cuja estrutura acolhia o motor e a caixa de velocidades, proporcionando uma ciclística de referência e um comportamento excepcional em estrada e competição.

Já dos anos setenta, o Maserati Merak de 1973, apresentado no Salão de Paris um ano antes, surge como resposta directa da casa do tridente aos rivais Lamborghini Urraco e Ferrari Dino 308 GT4, combinando o estilo refinado de Giugiaro com a elegância e o desempenho típicos da marca italiana.

Por fim, o Alfa Romeo 75 1.8 Turbo de 1987 encerra a viagem com um capítulo especial: lançado em 1985 para celebrar o 75.º aniversário da marca, este modelo foi o último automóvel produzido exclusivamente pela Alfa Romeo antes da aquisição pelo grupo FIAT, simbolizando o fim de uma era de independência e paixão mecânica genuínas.

Como é já tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, cuja identidade apenas será revelada no momento, prometendo manter viva a curiosidade e o encanto desta celebração da história automóvel.

Em paralelo, estarão patentes no Museu do Caramulo as exposições “The Fittipaldi Collection” e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, oferecendo aos visitantes a oportunidade de ampliar, de forma viva e envolvente, a viagem pela história que esta iniciativa propõe.

O Museu na Rua conta com o apoio da Shell e inicia-se pelas 10h da manhã em frente ao museu, durando todo o dia. Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo

“Estacionar em Coimbra é agora mais simples com a aplicação EasyPark”


Disponível de norte a sul de Portugal, a aplicação entrou no mercado do país há quatro anos e permite gerir de forma simples as sessões de estacionamento, seja na rua seja em parques com controlo de acesso por leitura de matrícula

O ecossistema de estacionamento da EasyPark continua a reforçar a sua presença em Portugal incorporando agora o município de Coimbra no seu portfólio. Presente em mais de 20 mil cidades em todo o mundo, a cidade do centro de Portugal representa o 39 município nacional a integrar este ecossistema.

Após a assinatura do protocolo entre a EasyPark e os SMTUC - Transportes Urbanos de Coimbra, os cerca de 2000 lugares de estacionamento regulado do município integram agora a plataforma de gestão de sessões de estacionamento de cobertura mundial. Diretamente através do telemóvel ou do computador de bordo da viatura, os condutores que se desloquem à histórica cidade, que em tempos foi capital do país, podem iniciar, prolongar ou terminar os seus estacionamentos sem terem de se preocupar em encontrar um parquímetro ou ter moedas para o pagamento.

“Coimbra é  um município que sempre esteve nos nossos objetivos de crescimento. Apesar de ser bastante conhecida como cidade de estudantes e turismo, sabemos que o município tem um fluxo de trânsito bastante elevado, alimentado pelos seus residentes, mas também pelos visitantes e pelo seu centro hospitalar central. Sabemos que esta disponibilização da nossa aplicação na cidade irá contribuir para uma cidade onde a mobilidade é mais fluída”,  afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal da Arrive. “Estamos, uma vez mais, do lado dos municípios, dos seus residentes e para receber os seus visitantes de forma mais eficiente, tornando-as mais habitáveis”.

Disponível em mais de 20 idiomas e com o meio de pagamento selecionado pelo utilizador, a aplicação permite usufruir de uma experiência de estacionamento mais simplificada, rápida e segura.

A EasyPark está, ainda, disponível nas cidades de Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ílhavo, Póvoa de Lanhoso, Oliveira de Azeméis, Olhão, Guarda, Penafiel, Mangualde, Braga, Tomar, Espinho, Gondomar, Oeiras, Ourém/Fátima, Vila Real, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia,  Figueira da Foz, Alenquer, Lagos, Amares, Vieira do Minho, Cascais e Vila Real de Santo António que inclui ainda o estacionamento em Monte Gordo.

A EasyPark está disponível em todas estas cidades com serviço de gestão de estacionamento em rua, assim como em Lagos, Lisboa (FIL) e rotunda de Miraflores em parques com acesso controlado através do sistema de leitura de matrícula (ANPR).

Recentemente o EasyPark Group uniu-se sob a chancela da empresa mãe Arrive, e expandiu o seu âmbito de atuação mundial estando agora em mais de 20 mil cidades em 90 países. Entre os diferentes serviços disponibilizados pelo grupo, a aplicação EasyPark está assim disponível em 38 cidades portuguesas.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

Sobre a EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive:

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de 4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais habitáveis.

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação

“Idanha-a-Nova inaugura Centro Municipal da Proteção Civil”


Por: Tiago Carvalho

As instalações da Proteção Civil de Idanha-a-Nova foram inauguradas no dia 24 de outubro, após as obras de requalificação, que passam a dotar o novo espaço com mais meios materiais para uma melhor prevenção, preparação e resposta a fenómenos climáticos extremos, em especial aos incêndios, cuja severidade tem vindo a aumentar com as alterações climáticas.

O edifício da Rua Vaz Preto, em Idanha-a-Nova, propriedade do Município, alberga agora uma sala de operações, de planeamento, uma sala de reuniões e outra de conferências, bem como gabinetes de trabalho e ainda habitação destinada a respostas imediatas de emergência e a eventuais. desalojados.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou, durante a cerimónia de inauguração, a importância da nova infraestrutura que dá “uma maior capacitação às nossas equipas de Proteção Civil para realizar um ótimo trabalho durante todo o ano”, referindo a “colaboração com os bombeiros e outros parceiros para melhorar a deteção, monitorização e resposta a incêndios e situações de crise”.


Para Armindo Jacinto, o novo espaço “oferece uma base de operações com áreas dedicadas a diferentes funcionalidades para organização e eficiência” e serve de “ponto de ancoragem que permite expandir as operações de Proteção Civil”.

Por seu turno, Manuel Monteiro, coordenador municipal da Proteção Civil de Idanha-a-Nova, afirma que este novo e requalificado espaço leva a que a Proteção Civil passe a estar “capacitada para responder ainda melhor às futuras ocorrências que possam surgir”.

Manuel Monteiro destacou a “estratégia do município em colocar a proteção civil no centro do desenvolvimento social e ambiental, com investimentos na infraestrutura, formação e articulação intermunicipal”, bem como o “apoio contínuo aos bombeiros voluntários”. A requalificação do espaço físico destinado à Proteção Civil é vista, pelo responsável, como “uma ferramenta essencial para melhorar a coordenação e a resposta rápida a eventos adversos”. Por fim, Manuel Monteiro destacou o “compromisso do município com a prevenção, a parceria com diferentes níveis de autoridade e a importância de manter a comunidade preparada, segura e informada”.

Até ao final do corrente ano, o Município vai ainda adquirir diversos equipamentos, no âmbito do Sistema de Informação Geográfica para apoio à decisão, assim como de equipamentos mecânicos, nomeadamente de uma viatura de coordenação de operações táticas e ainda de vários equipamentos de apoio às operações.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“3ª Maratona de Cycling – Pedalar para dar Vida”


Dia 22 de novembro para angariar fundos para apoiar a aquisição de um Veículo de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários de Vialonga

 

Por: José Morais

Vêm aí a 3ª Maratona de Cycling promovida pelos Bombeiros Voluntários de Vialonga, aproxima-se a sua realização, deixamos aqui o programa completo, regulamento e apresentação.

 

Regulamento:

1. Apresentação:

 

Esta Maratona é promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga, com o objetivo de angariar fundos para apoiar a aquisição de um Veículo de Combate de forma a dar uma melhor resposta à população.

 

2. Data e Local:

 

A Maratona irá ter o seu início pelas 17h30 e terminará às 20h30 de sábado, dia 22 de novembro de 2025, nas instalações desta Associação Humanitária na Rua do Olival de Fora N°4, 2625-679 Vialonga.

 

3. Participação/Inscrição:

 

Só poderão participar indivíduos com idade igual o superior a 18 anos, feitos até ao dia da prova inclusive. Todos os participantes são responsáveis por si próprios e encontrar-se fisicamente e clinicamente aptos para participarem no evento.

As inscrições, iniciaram-se no dia 5 de outubro de 2025 e terminam no dia 8 de novembro 2025, ou até se ocupar o número de bicicletas disponíveis (50).

Depois de formalizada a Inscrição (pagamento), em caso de desistência, não haverá reembolso do valor pago, mas mantém o direito a receber as ofertas previstas (T-shirt).

A maratona terá um limite de 50 participantes, os quais, para participar, deverão formalizar a sua inscrição através do email: cycling@ahbvvialonga.com

 

Para tal deverão adotar o seguinte procedimento. Enviar email no qual deve constar:

 

- Nome completo

- Data de Nascimento

- NIF

- Nº de Telemóvel

- Tamanho da T-shirt

Depois de enviado deve aguardar, 1 a 2 dias, pela confirmação da Organização para efetuar o respetivo pagamento através do NIB 0045 5361 4025 8702 9443 1 da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga.

O período para o efetuar e enviar, obrigatoriamente, por email o respetivo comprovativo da transferência, depois do OK da Organização, não poderá exceder os 3 dias sob o risco de ver a sua inscrição anulada e consequentemente ter de renovar a mesma e proceder a novo pagamento.

No envio do comprovativo, único meio de validação da inscrição, é obrigatório constar o nome completo do Participante, ou Participantes no caso de ser Equipa, da inscrição que esse documento suporta.

Solicita-se que no dia da Maratona, se façam acompanhar pelo documento original da referida transferência, para o caso de ser necessário proceder à validação do mesmo.

Depois de efetuado o pagamento, a inscrição é considerada definitiva, pelo que não haverá lugar a reclamação ou devolução do valor pago.

A inscrição é pessoal e só poderá ser transferida para outra pessoa desde que comunicada à organização até 48h00 antes do início do evento.

 

4. Custo da Inscrição:

Inscrição Individual - Valor e Data-Limite

 

Maratona 25,00€ 

 

A inscrição inclui:

 

- Direito a bicicleta para participar na Maratona (03h00)

- Abastecimento líquido e sólido durante o evento

- T-shirt (alusiva ao Evento)

- Água

- Bolos Secos

- Barras energéticas

- Fruta

 

Inscrição Equipa - Valor e Data-Limite:

 

Maratona 20,00€ (por elemento) Limite máximo de elementos por Equipa: 03 participantes

 

A inscrição inclui:

 

- Direito a uma bicicleta, por Equipa, para participar na Maratona (03h00)

- Abastecimento líquido e sólido durante o evento:

- T-shirt (alusiva ao Evento – uma por cada elemento da Equipa)

- Águas

- Bolos Secos

- Barras energéticas

- Fruta

 

5. Início da Maratona:

 

O início da mesma será, impreterivelmente, pelas 17h30, sendo o Check-in a partir das 15h30, o qual encerra às 17h00, para a efetivação do mesmo devem fazer-se acompanhar por um documento de identificação (CC ou BI) Seguro da Maratona:

Os participantes na Maratona estão segurados por um Seguro, contratado pela organização para o efeito. As condições do mesmo poderão ser consultadas no dia do evento no Secretariado do mesmo.

 

6. Direitos de imagem:

 

A aceitação deste regulamento significa que o participante, autoriza a Organização da Maratona “Pedalar para dar vida”, a gravar total ou parcialmente, a sua participação na mesma; autoriza a utilização da sua imagem na promoção e divulgação da imagem da Maratona “Pedalar para dar vida”, sob todas as suas formas (TV, rádio, imprensa, fotos, DVD, internet, cartazes, flyers, etc.) e cede todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária da mesma sem reclamar qualquer contrapartida económica. A organização garante aos participantes o total respeito pela lei de proteção de dados.

 

7. Disposições legais:

 

A todos os participantes é exigido o respeito pelo respetivo regulamento. A Organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente, a não ser os que se enquadrem no Seguro contratado, que o participante possa causar ou ser vítima, nem de eventuais dívidas contraídas por estes antes, depois ou no decurso do evento, nem o extravio ou deterioração de quaisquer bens ou pertences dos mesmos.

Ao inscrever-se, neste evento, supõe a aceitação total deste regulamento, ao mesmo tempo, que se renuncia a toda e qualquer ação legal contra a Organização, que pudesse derivar da participação na Maratona “Pedalar para dar vida”

A Organização reserva-se o direito de efetuar as modificações que considerar oportunas, no evento ou outras, sempre e quando estas se justificarem.

 

Disposições finais:

 

Recomenda-se vivamente a todos os participantes a realização de um exame médico completo antes de participar nesta maratona. Do mesmo modo, se chama a atenção, para a necessidade de uma alimentação/hidratação adequada, não obstante a organização disponibilizar reforço de líquidos e sólidos, durante o evento. Cada bicicleta incluirá um saco para resíduos alimentares e outros.

Para que a movimentação dos participantes e dos elementos da Organização, no espaço onde decorre a Maratona, se faça da melhor forma possível, não é permitido levar para junto das bicicletas mais do que um pequeno saco ou uma mochila.

A organização, a partir do dia 8 de novembro de 2025 não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, caso o evento, seja adiado ou cancelado por motivos de força maior.

Cabe à organização analisar e decidir sobre eventuais casos omissos e/ou excecionais. 8. Secretariado: Começa a funcionar a partir de: 22 de novembro de 2025 às 15h30 e encerrará às 17h00. Contacto para esclarecimentos, através de email: cycling@ahbvvialonga.com ou por MSG.

Contamos convosco!

 

O que é o Indoor Cycling

 

A indoor Cycling é uma aula de ciclismo indoor (em sala), que consiste na utilização de bicicletas fixas em sala, e em grupo, acompanhada por música, e acompanhados por um instrutor, os exercícios propostos baseiam-se na resistência cardiorrespiratória e no trabalho muscular (essencialmente a parte de baixo do corpo).

As intensidades variam para simular um percurso de bicicleta preciso, esta modalidade é muito eficaz como treino, para preparar um passeio de bicicleta ou uma caminhada, mas também para perder rapidamente peso.

A aula não inclui nenhum movimento técnico nem dificuldade motora específica, não causa impacto a nível osteoarticular e, por isso, é acessível também para as pessoas com costas frágeis, o segredo da atividade está no seu alto gasto calórico que pode chegar a 600kcal numa hora.

Regulamento e apresentação: Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga.