terça-feira, 15 de outubro de 2024

“Viagens: HelloSafe apresenta um mapa que revela o custo de um internamento hospitalar em 196 países do mundo”


Por: Alexandre Desoutter

Qualquer viajante experiente sabe que um problema de saúde pode surgir muito rapidamente. E quando isso acontece, a fatura pode por vezes ser uma surpresa desagradável! A HelloSafe apresentou hoje uma tabela de custos de hospitalização em 196 países em todo o mundo, para sensibilizar os viajantes para a importância de viajar com uma boa cobertura de seguro.

 

A tabela mostra que:

 

O Mónaco (3065 euros), o Luxemburgo (1648 euros) e a Noruega (1221 euros) são os 3 países do mundo onde um dia de hospitalização é mais caro.

Nos Estados Unidos e no Canadá, a fatura média de uma apendicectomia ultrapassa os 40000 euros.

Com uma taxa média de 261 euros por dia, Portugal é o 35.º país mais caro do mundo em termos de hospitalização.

Para consultar o estudo completo: https://hellosafe.pt/seguro-viagem/custo-hospitalizacao-mundo


 

Metodologia

 

Os países incluídos neste estudo são os 196 Estados reconhecidos internacionalmente. Os dados foram recolhidos para os hospitais públicos e, sempre que possível, para os hospitais privados. No entanto, nos casos em que os dados do sector privado não estavam disponíveis ou acessíveis, o estudo centrou-se nos custos do sector público. Os custos analisados incluem os custos normais de um dia de hospitalização (quarto, cuidados básicos de enfermagem, alimentação, medicamentos básicos, etc.), mas excluem os custos de tratamento médico especializado ou de cirurgia.

A metodologia completa pode ser consultada no final do estudo.

A equipe editorial da HelloSafe terá o prazer de responder a quaisquer perguntas que possa ter sobre esta publicação.

A HelloSafe é uma plataforma líder na comparação de produtos financeiros (seguros, crédito, investimentos) no Portugal. Além de sua linha editorial especializada em seguros e produtos financeiros, o HelloSafe oferece uma gama mais ampla de tópicos relacionados ao consumo global no Portugal e no mundo. Seu objetivo é decifrar certos assuntos complexos para os consumidores e fornecer a todos as informações mais recentes.

Fonte: HelloSafe

“Comemorações: Dia Municipal para a Igualdade na Amadora”


Encontro “O Cuidado no Envelhecimento: direitos dos cuidadores informais e o cuidado do cuidador informal”

24 outubro Auditório Amadora Inova

 

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, dia 24 de outubro, a Câmara Municipal da Amadora organiza o encontro sobre conciliação da vida pessoal e profissional: “O Cuidado no Envelhecimento: direitos dos cuidadores informais e o cuidado do cuidador informal” (iniciativa que integra também as Comemorações do mês da População Maior, em outubro).

Este encontro, que decorrerá entre as 14h00 e as 18h00, no Auditório da empresa municipal Amadora Inova e que se enquadra no Plano Municipal para a Igualdade, contará com a presença do Presidente da autarquia, Vitor Ferreira, e com a moderação do Conselheiro para a Igualdade, o jornalista Joaquim Franco.

Entre os intervenientes no evento, constam ainda os representantes do Instituto Padre António Vieira (IPAV); do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa; da Fidelidade Grupo Segurador, da Santa Casa da Misericórdia da Amadora e ainda o testemunho de um Cuidador Informal.

 

Conheça aqui o programa.

 

As inscrições para participar neste encontro decorrem até ao dia 21 de outubro, através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/qAP5DrLBHSNJoet87

Desde 2013 que o Município da Amadora tem feito uma aposta em torno da igualdade de género, trabalhando numa dupla vertente: por um lado numa lógica de trabalho interno (organizacional), no âmbito da qual se têm desenvolvido atividades com vista à promoção da igualdade de oportunidades e conciliação da vida pessoal e profissional, junto dos colaboradores da autarquia e, por outro, numa lógica de trabalho externo (comunidade), procurando-se sensibilizar outros parceiros, nomeadamente empresas e instituições do terceiro setor, sobre esta temática.

Com base na Resolução do Conselho de Ministros Nº39/2010, que cria o quadro de referência do Estatuto dos Conselheiros Locais para a Igualdade, cujo papel se centra no acompanhamento e dinamização da implementação de políticas locais para a cidadania e igualdade de género, foram nomeados os dois Conselheiros para a Igualdade – Joaquim Franco, jornalista e Carla Chambel, atriz.

A autarquia da Amadora é membro da Rede de Autarquias para a Igualdade, projeto criado pela Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social, que a 15 de maio deste ano, para assinalar o Dia Internacional das Famílias, lançou a campanha “Responsabilidades Partilhadas, Tempo Multiplicado”, uma campanha de sensibilização que pretende promover a partilha igualitária das tarefas domésticas entre homens e mulheres, fundamental para uma verdadeira igualdade entre mulheres e homens, sendo essa a chave para o desenvolvimento económico e social e para a criação de territórios mais igualitários.

 

Conheça aqui o vídeo da campanha

Mais informações:

https://www.cm-amadora.pt/pt/intervencao-social/8281-responsabilidades-partilhadas-tempo-multiplicado.html

https://redeautarquiasigualdade.pt/

https://www.cig.gov.pt/

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Desporto motorizado: RALI VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL”


PAULO NETO É CAMPEÃO MASTERS DE RALIS, PEDRO ALMEIDA CHEGOU A LIDERAR A PROVA, ERNESTO CUNHA COM MAIS UM NOTA POSITIVA

 

Por: Albano Loureiro

Fotos: AIFA | Jorge cunha e Zé Miguel

Na última prova do Campeonato de Portugal de Ralis de 2024 a ARC Sport contou com três equipas à partida que concluíram o Rali Vidreiro Centro de Portugal. Com todo o mérito, Pedro Almeida e Mário Castro passaram pela liderança do rali, tendo inclusivamente alcançado tempos dignos de registo. Sem dúvida, com um campeonato em crescendo.


“A prova acabou por ter registos bastante positivos, pena não ter conseguido alcançar mais um lugar no pódio, mas era praticamente impossível fazer frente ao andamento do Meeke. Acabou por ser gratificante ter alcançado alguns bons tempos e terminar a prova com uma atuação bastante positiva”, referiu Pedro Almeida.

Ernesto Cunha e Rui Raimundo continuam a evoluir positivamente na adaptação ao Skoda Fabia, em ano de estreia aos comandos de um carro de tração integral, conseguindo bons registos ao longo da prova.


“Este é um rali peculiar que me agrada bastante e onde tive a oportunidade de continuar a evoluir ao volante do carro. Fiquei perto dos meus objetivos e, por certo, a próxima temporada será diferente”, disse, confiante, Ernesto Cunha.

Paulo Neto alcançou o título de Campeão Masters de Ralis na última prova do ano, após mais de quatro meses de paragem, devido a uma intervenção cirúrgica, após incidente no Rali de Portugal deste ano. Ainda não recuperado totalmente, Paulo Neto, acompanhado por Nuno Mota Ribeiro acabou por atingir o objetivo que o levou à última prova do ano, apesar de um toque na segunda especial, que o fez cair na classificação geral.


“Consegui o meu objetivo, apesar de algumas dificuldades físicas, mas com alguns registos positivos, que acabaram por me estimular. Esta esteve longe se ser a época que desejava, devido à razões conhecidas, mas estou entusiasmado para que possa fazer uma época completa para o ano. Vamos ver como as coisas correm”, afirmou Paulo Neto.

A equipa de Aguiar da Beira fechou o CPR de 2024, mantendo ainda a forte possibilidade de conquistar os títulos absolutos deste ano nos Açores e na Madeira.

“A ARC Sport congratula-se com o título e o regresso do Paulo Neto, bem como com as atuações muito positivas do Pedro e do Ernesto. Os meus parabéns a toda a nossa equipa, que mostrou um excelente trabalho e voltou a estar em excelente plano”, concluiu Augusto Ramiro.

Fonte: ARC