quarta-feira, 24 de julho de 2024

“Desporto: Universidade de Coimbra revalida certificação máxima no Programa Healthy Campus”


O programa Healthy Campus tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade universitária.

 

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de revalidar a certificação máxima no Programa Healthy Campus. Após ter sido submetida a uma auditoria no passado mês de junho, a UC destacou-se novamente, confirmando o nível platina alcançado após serem verificados os 100 critérios de avaliação.

O objetivo principal desta certificação é implementar um estilo de vida saudável na comunidade universitária, fomentando programas nas áreas de Desporto e Atividade Física, Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamento de Risco e Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

De acordo com a Pró-Reitora para o Desporto da UC, Filipa Godinho, "a Universidade de Coimbra, vê o Healthy Campus como uma oportunidade de trabalhar em rede, mas, sobretudo, de potenciar o que já é feito internamente através das sinergias entre as diferentes áreas". A responsável acrescenta ainda que "a confirmação deste selo vem demonstrar a qualidade dos nossos serviços e o excelente trabalho que temos conseguido desenvolver no âmbito do desporto, da saúde (prevenção de doenças e saúde mental), da prevenção dos comportamentos de risco, da sustentabilidade e responsabilidade social e da nutrição. A equipa Healthy Campus UC está de parabéns".

O Programa Healthy Campus avalia as Instituições de Ensino Superior nos cinco níveis de desempenho e concede o Selo de Qualidade (FISU Healthy Campus Label) que certifica o nível de excelência do campus nas várias dimensões avaliadas. Recorde-se que o selo foi inicialmente atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) em 2020, tendo sido a UC uma das primeiras universidades a alcançar a certificação a nível mundial.

Fonte: Universidade Coimbra

“OFICINA: ORIGAMI: O MUNDO DE TOMOKO FUSE”


Tomoko Fuse [布施 知子] (1951), uma das primeiras artistas de origami - e muitas vezes referida como a rainha do origami - descobriu a arte da dobragem de papel aos sete anos de idade. Mestre nesta disciplina, dedica-se há 35 anos ao origami modular, tendo criado inúmeros modelos.

Nesta oficina vamos aprender a dobrar a “Espiral”, origami modular muito moderno.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

DATAS

Quarta | 21 Agosto

HORAS

10.30 às 12.30

PÚBLICO-ALVO

M/16 anos [idade indicativa]

PARTICIPANTES

Min. 4; Máx. 20

NOTA

Não requer conhecimentos prévios. Oficina ministrada em inglês, com possibilidade de explicação em francês.

PREÇO

€30 [materiais incluídos]

COMPRAR

 

JOSIANE CANITROT E FLORENCE FAUXHOIX


As francesas Josiane e Florence são entusiastas do origami, arte milenar de dobrar uma folha de papel para criar as mais diversas formas, que elegeram como principal veículo para a sua criatividade.

Certificadas pela Nippon Origami Association, Tóquio, em 2016, têm desde então conduzido oficinas online e presenciais para crianças e adultos. Colaboram com instituições de ensino, projectos educativos e empresas de todo o mundo, incluindo portuguesas.

Em 2017 abriram a Origami Factory na Lxfactory para divulgar esta arte junto de um público mais alargado, através de trabalhos originais da sua autoria, e realizando encontros onde se juntam leigos e profissionais.

Fonte: Fundação Oriente

“PROTEÇÃO E HIDRATAÇÃO: SEPHORA APRESENTA OS PASSOS ESSENCIAIS PARA UMA ROTINA RESPONSÁVEL PARA A EXPOSIÇÃO SOLAR”


Por: Nicole Santos Fernandes

Consciente de que o verão e a exposição solar podem constituir-se como inimigos da pele, a Sephora apresenta sugestões de proteção e after sun, de marcas como Sol de Janeiro, Ultra Violette, Supergoop e Sephora Collection

Certa de que desfrutar o verão ao ar livre acata responsabilidade, a Sephora apresenta uma seleção exclusiva dos melhores solares e cuidados pós-exposição solar, para que seja possível aproveitar o melhor que esta estação tem para oferecer.

Primeiro passo: prevenir e proteger. Consciente de que proteger a pele dos raios UV não é negociável, a aplicação de SPF torna-se um assunto sério, pelo que a Sephora apresenta o Unseen Sunscreen SPF 30 (24,99€) da SuperGoop!, o primer em gel com proteção solar que garante um acabamento natural e aveludado totalmente invisível, tornando-se o aliado perfeito citadino para a pré-maquilhagem de um dia de verão. Para aqueles que preferem um espectro de proteção mais amplo, o protetor solar Every. Single. Face. SPF 50+ (34,99€) da SuperGoop! prova ser perfeito para as atividades incessantes que o verão exige, conferindo uma sensação refrescante e a ainda a garantia de resistência à água., tornando-o perfeito para o ambiente de férias. Não menos importante no que se refere a cuidados de rosto, o bálsamo labial Sheen Screen SPF 50 (19,99€) da Ultra Violette garante proteção UV ao mesmo tempo que hidrata e apresenta cores vibrantes e aromas de hortelã fresca. Já para o corpo, a Sol de Janeiro apresenta Rio Radiance Body Lotion SPF50 (39,99€), que protege ao mesmo tempo que confere um brilho suave e um aroma infundido com notas de leite de coco e baunilha cremosa. Em formato de spray corporal, o Rio Radiance Body Lotion SPF50 (36,99€) uniformiza visivelmente a tez enquanto a hidrata e protege com o aroma estival e nostálgico de pitanga e água de coco.

Segundo passo: a hidratação. Sendo o cuidado pós-exposição solar tão importante quanto a própria prevenção, a Sephora  apresenta sugestões de after sun. Para além de repor água perdida e ajudar na regeneração celular, a hidratação permite ainda manter a cor de verão, para que tal seja possível, a Sephora Collection apresenta o All Day Body Hydrator (17,99€), o bálsamo hidratante de 93% de origem natural que nutre e hidrata com manteiga de karité e manga de forma a apaziguar a pele. Os amantes de óleo de corpo poderão preferir o DryBody Oil (9,99€), o óleo corporal de aragão da Sephora Collection com uma fórmula vegan de 99% de ingredientes de origem natural cuja textura sedosa é ideal para um momento aconchegante após um dia cansativo de praia.

Alvo de esquecimento por muitos, também o cabelo merece atenção redobrada, assim sendo, e de forma a proteger e a prevenir dos raios UV, a Sephora apresenta a bruma Protect & Prevent da Moroccanoil (29,99€), a bruma capilar que toma partido de uma mistura de antioxidantes que neutralizam os raios UV, a poluição e outros fatores ambientais de forma a aumentar a suavidade e o brilho do cabelo ao mesmo tempo que repara com a tecnologia ArganID.

Porque os cuidados não tiram férias, estas e muitas outras sugestões estarão disponíveis nas lojas Sephora, na APP e loja online, para que este verão seja memorável.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Maquilhagem: UM VERÃO CÓSMICO SOB AS ESTRELAS, CLARINS APRESENTA A SUA COLEÇÃO EXCLUSIVA DE VERÃO"


Por: Marta Gomes Ferreira

Apesar do mercúrio retrogrado estar de regresso já no início do mês de agosto, a Clarins promete manter as boas energias ao apresentar essenciais de maquilhagem para o verão que cuidam da pele e prolongam o bronzeado

Sob o mote de um verão cósmico e luminoso, Clarins convida a descobrir o que as estrelas reservam numa coleção de verão que reúne os produtos essenciais de maquilhagem para um look de verão bronzeado, fresco e cheio de cor.

Uma maquilhagem minimalista, leve, que não requer muito esforço, com poucos produtos para levar para qualquer lado e que dá o glow e bronze que o verão pede, assim se caracteriza a coleção de verão da Clarins, que apresenta cinco produtos chave que compõem um look veranil, realçando a beleza natural que a estação proporciona. Da coleção fazem parte dois produtos de edição limitada: o SOS Primer Gold Glow Cosmic Summer (PVP 39€), uma nova tonalidade do aclamado SOS Primer, no tom gold glow, que imita o brilho das estrelas através de um tom dourado com pérolas cor-de-rosa. Este primer funciona como um dois em um, uma vez que pode ser utilizado como primer em todo o rosto, para facilitar a aplicação e reforçar a duração da maquilhagem ou como um toque de luminosidade, deixando um acabamento de brilho natural e saudável, para além de oferecer 24h de hidratação à pele e cuidados que a tornam mais bonita e luminosa, mesmo ao natural; e o Bronzing Compact Cosmic Summer (PVP 49€), um pó bronzeador compacto, em tamanho jumbo, que se destaca pelo packaging colorido e divertido e as várias tonalidades e estrelas presentes no produto em si, que garante um look bronzeado instantâneo e sunkissed. Para além de estar repleto de benefícios para a pele, a sua fórmula de cuidado é composta por 96% de ingredientes de origem natural, enriquecida com óleo de coco biológico para hidratar a pele e extrato de cártamo (planta bio) - para ajudar a intensificar o bronzeado. A sua fórmula também protege a pele contra a desidratação e poluição, ajudando a nutrir e a sua textura ultrafina em pó funde-se com a pele para realçar um resultado bronzeado, uniforme e luminoso e ainda liberta uma fragrância pós-solar suave e viciante! A sua embalagem com design astral exclusivo e o seu grande espelho permitem retoques a qualquer hora do dia.

Para além dos dois produtos de edição limitada, esta coleção traz duas novas tonalidades do Eau à Lèvres (PVP 30€), que vêm para ficar: 11 soft pink water, um cor-de-rosa claro e 12 mocha water, um castanho achocolatado. Duas cores idealizadas especialmente para as noites de verão e que ganham lugar na coleção permanente destes batons que prometem resistir a 300 beijos* com uma fórmula de longa duração, adaptável que permite brincar com os acabamentos, quer mais leve e natural ou mais colorido e intenso, deixando um efeito mate à prova de beijo.

Para rematar o look, desta coleção limitada faz ainda parte o Fix'Make Up (PVP 37€), o spray fixador da Clarins, ganha uma nova cara nesta coleção com uma nova tampa que assenta numa embalagem reciclada e reciclável, que transporta uma fórmula com aroma de rosas que combina desempenho com benefícios para o cuidado da pele. Age com um fixador de maquilhagem que garante 24h de fixação, selando a maquilhagem, não deixando transferir e resistente à transpiração, assegurando ainda a hidratação da pele, refrescando, apaziguando e protegendo-a contra a poluição e impulsiona a luminosidade mesmo com a pele ao natural.

Perfeita para dias solares e noites estreladas, a coleção de verão da Clarins, Verão Cósmico, pode ser encontrada em clarins.pt e pontos de venda.

*Teste clínico – 22 voluntárias.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Brinquedos: BARBIE APRESENTA A PRIMEIRA BONECA FASHIONISTA CEGA E A PRIMEIRA BONECA FASHIONISTA NEGRA COM SÍNDROME DE DOWN, PERMITINDO QUE AINDA MAIS CRIANÇAS CONTEM HISTÓRIAS ATRAVÉS DA BRINCADEIRA”


Por: Marta Gomes Ferreira

Lançada como parte da linha global Barbie Fashionistas deste ano, a Barbie fez uma parceria com a American Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society para garantir que os designs das bonecas refletem com precisão a comunidade que foram concebidas para representar

Com o objetivo de permitir que ainda mais crianças encontrem uma boneca que as represente e para inspirar todas as crianças a contar mais histórias através da brincadeira, a icónica marca de bonecas Barbie apresenta agora uma boneca Barbie cega e uma boneca Barbie negra com Síndrome de Down,

“Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que uma simples boneca; ela representa a autoexpressão e tem o poder de criar um sentimento de pertença”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas. “É com orgulho que introduzimos uma nova boneca Barbie cega e uma boneca negra com Síndrome de Down na nossa linha Barbie Fashionistas, reforçando o nosso compromisso de criar produtos que representam a pertença global e a inclusão no corredor das bonecas”.

Para garantir semelhanças com a comunidade que pretende representar, a Barbie estabeleceu uma parceria com a American Foundation for the Blind (AFB), uma organização dedicada à criação de um mundo de possibilidades infinitas para pessoas com cegueira e visão reduzida. Assim, garante-se que todos os detalhes da boneca Barbie cega, incluindo a escultura do rosto, a moda, os acessórios, a experiência de embalagem e a comunicação no e-commerce, retratam com precisão pessoas com cegueira ou visão reduzida.

Aconselhada pela AFB, a Barbie comprometeu-se a representar pessoas com cegueira e visão reduzida em todas as fases do processo de design, desde a escultura da boneca até ao modelo do vestido:

•Acessórios: A boneca vem com uma bengala branca e vermelha com uma ponta de marshmallow identificável e inclui óculos de sol elegantes e funcionais. Como algumas pessoas cegas ou com visão reduzida são sensíveis à luz, as lentes oferecem proteção adicional aos olhos.

•Articulações do cotovelo: A boneca Barbie cega inclui articulações de cotovelo para garantir o uso confortável da bengala.

•Tecidos Texturizados e Vibrantes: A Barbie realizou testes com crianças cegas e de visão reduzida para garantir que a boneca proporcionasse uma experiência de brincadeira acessível e satisfatória para crianças com cegueira ou visão reduzida. Com a orientação da AFB, a Barbie desenhou a roupa da boneca de modo a incluir uma blusa cor-de-rosa acetinada com uma saia de folhos texturados para interesse tátil. Outros pormenores incluem um gancho de cores vivas e um fecho de laço para fechar a parte de trás da blusa da boneca, bem como um elástico na cintura da saia para facilitar a troca de roupa.

•Embalagem e Design: A Barbie trabalhou com a AFB para criar uma embalagem para a boneca acessível, incluindo o posicionamento e a escrita de “Barbie” em braille na embalagem.

•Expressão do olhar: A boneca foi concebida com um olhar ligeiramente virado para cima e para fora para refletir com precisão o olhar por vezes distinto de um indivíduo cego.

“Foi uma honra colaborar com a Barbie no desenvolvimento da boneca Barbie cega”, afirma Eric Bridges, CEO e Presidente da American Foundation for the Blind. “Ao aumentar a representação e promover a consciencialização sobre as experiências dos indivíduos cegos e com visão reduzida, o nosso objetivo comum é inspirar oportunidades ilimitadas para todos, conduzindo, em última análise, a um mundo de maior acessibilidade e inclusão”.

Em 2023, a Barbie apresentou a primeira boneca Barbie com Síndrome de Down, que ganhou o prémio Corporate Social Responsibility Initiative of the Year atribuído pela Toy Association.  Este ano, a Barbie mais uma vez fez uma parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para apresentar sua próxima boneca com Síndrome de Down para a linha Barbie Fashionistas 2024. Ao longo de todas as fases do processo de design, a Barbie e a NDSS trabalharam em conjunto para garantir que a boneca Barbie negra com Síndrome de Down reflectisse com precisão e ressoasse junto dos membros da comunidade com Síndrome de Down. A NDSS colocou a marca em contacto com um grupo de pessoas negras da comunidade com Síndrome de Down, incluindo uma jovem mulher negra com Síndrome de Down, para analisar a escultura, o cabelo, a moda e os óculos da boneca:

•Escultura: A Barbie colaborou com a NDSS para representar com exatidão as características físicas das pessoas com Síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta, um tronco mais comprido e pouca tonificação muscular. Para além disso, as palmas das mãos da boneca incluem uma única linha, uma caraterística frequentemente associada às pessoas com Síndrome de Down. Foi dada especial atenção à escultura do rosto, que apresenta uma forma mais redonda, orelhas mais pequenas e uma ponte nasal plana. Os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa e a íris tem pontos brancos.

•Cabelo: A boneca tem uma textura de cabelo entrançado, que foi uma das principais características pedidas pela comunidade negra com Síndrome de Down.

•Moda: Os símbolos estão incorporados em todo o vestuário da boneca, e a paleta de cores azul e amarelo representa a consciencialização para a Síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossoma 21 que os indivíduos com Síndrome de Down têm.

•Óculos: A boneca também usa óculos cor-de-rosa, representando os indivíduos com Síndrome de Down que muitas vezes têm dificuldades de visão.

“A NDSS está entusiasmada por apresentar uma segunda boneca Barbie com Síndrome de Down. O lançamento desta boneca ao lado da nova boneca Barbie com cegueira marca outro passo importante na expansão da representação da comunidade de pessoas portadoras de deficiência”, afirma Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Barbie à medida que crescem para refletir nosso mundo diversificado e bonito.”

“Temos o prazer de apresentar estas bonecas em parceria com a American Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society para promover a nossa missão de que todas as raparigas se sintam representadas e celebradas através da Barbie”, continuou Berger.

Está provado que brincar com bonecas ajuda a desenvolver a empatia e as capacidades de processamento social nas crianças, alimentando as competências sociais necessárias para se destacarem no seu futuro, uma vez que imaginam que podem ser tudo. Sendo a linha de bonecas mais diversificada da marca, a série Barbie Fashionistas oferece mais de 175 looks numa variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas. Isto inclui bonecas com vitiligo, bonecas que usam uma cadeira de rodas ou um membro de prótese, uma boneca com aparelhos auditivos e uma boneca sem cabelo. As bonecas Fashionistas 2024 têm como objetivo fazer avançar o objetivo contínuo da Barbie de refletir uma visão multidimensional da beleza e da moda, permitindo que mais crianças vejam o seu mundo refletido através da brincadeira.

As bonecas Fashionistas 2024, incluindo a boneca Barbie cega e a boneca Barbie negra com Síndrome de Down, estarão disponíveis online e nos principais retalhistas por 15,99€, a partir de 1 de Setembro.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Cultura: AEON traz Ballet Nacional do Kosovo à Amadora”


Dia 27 julho Cineteatro D. João V | Sábado | 19h00

 

Integrado na Gala Amadora Quorum Summer Dance 2024, o Cineteatro D. João V apresenta no dia 27 de julho, às 19h00, o espetáculo “AEON”, de Daniel Cardoso, com o Ballet Nacional do Kosovo.

 

Sinopse

O que molda tudo? O que influencia as nossas decisões e define a trajetória das nossas vidas?

O que alimenta os "fantasmas" do nosso passado? Um recurso que não pode ser reabastecido ou recuperado uma vez gasto. Em última análise, a única coisa que não podemos parar ou controlar. Pode parecer uma eternidade dolorosa ou uma fração de segundo e desperdiçamos isso nas coisas que não significam nada para nós, nas coisas que realmente não importam, nas coisas que nos esvaziam.

TEMPO. A força implacável que marcha, indiferente aos nossos desejos, imutável à nossa vontade. A essência de uma coisa está nos momentos rendidos para alcançá-la.

E se encontrarmos aquela pessoa preciosa, aquele lugar precioso, aquele momento precioso, onde só desejamos poder congelar o tempo e fazer o relógio parar...

Entrada livre

Cineteatro D. João V

Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora

38.746029, -9.218823

214 975 187 | cultura@cm-amadora.pt

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Estação da Damaia - Linha de Sintra – Lisboa

Carris Metropolitana

Táxis (Praça de táxis a 500 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora