sexta-feira, 1 de março de 2024

“Pensamento do dia…”

 


“Cultura: Ciclo “Tertúlias D’Abril” trouxe à Murtosa Pacheco Pereira”


O auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebeu, no passado dia 24 de fevereiro, a segunda das “Tertúlias d’Abril”, organizadas pelo Clube Europeu da Murtosa, do Agrupamento de Escolas da Murtosa, com o apoio do Município da Murtosa.

A tertúlia contou com a presença do conceituado professor, investigador e político José Pacheco Pereira e de Paulo Amorim, professor do agrupamento, que dissertaram sobre o 25 de abril, abordando temáticas como a intervenção política, a censura e o panorama social antes e depois da Revolução dos Cravos. 


A sessão foi conduzida pelo aluno e membro do clube europeu, Sebastian Serra, tendo contado com as intervenções dos alunos e membros do clube Bruna Pires, Luísa Penajóia e António Cirne.

Na tertúlia, pontuada por momentos musicais trazidos pelo trio de professores do Agrupamento de Escolas da Murtosa Carlos Couras, Pedro Carvalho e Victor Freitas, usaram ainda da palavra a Coordenadora do Clube Europeu da Murtosa, Carla Neves, o Diretor do Agrupamento de Escolas da Murtosa, Manuel Arcêncio e o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha.

O ciclo de “Tertúlias d’Abril”, que celebra os 50 anos do 25 de abril de 1974, culminará com uma sessão, na Assembleia Theatro da Torreira, que terá lugar no dia 23 de março, pelas 17H00.

Fonte: COMUR - Museu Municipal da Murtosa










“Cultura: 1.ª edição do Cine Amadora – Mostra Internacional de Cinema”


Dias 6 a 8 março 2024

 

De 6 a 8 de março, os Recreios da Amadora acolhem a primeira edição do Cine Amadora – Mostra Internacional de Cinema, sob o mote ‘Cinema e Revolução – Uma Ideia na Cabeça e uma Câmara na Mão’. Esta iniciativa está inserida na Celebração dos 50 anos do 25 de Abril do Município da Amadora.

A entrada é gratuita.

Ao longo de três dias vamos poder assistir a performances de cinema ao vivo, projeções musicadas por diversos artistas, workshops de cinema, masterclasses e uma carta branca programada pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A abertura oficial da Mostra Cine Amadora, realiza-se a 6 de março pelas 15h00, com a exibição do documentário ’48’ de Sousa Dias.

Mais informações e programa completo em www.cineamadora.pt

“Gastronomia: Março traz iguaria gastronómica ribeirinha à mesa o singular sável”


O mês de março traz-nos os sabores ribeirinhos na campanha de gastronomia “Março, Mês do Sável”. Nos 32 restaurantes participantes do Concelho de Vila Franca de Xira é possível desfrutar desta iguaria numa confeção mais tradicional o sável frito em finas postas com açorda de ovas - ou descobrir outras propostas em carta, consoante o estabelecimento.

Assente na tradição gastronómica Varina e Avieira, cuja fixação na borda do Tejo é património histórico e cultural do Concelho de Vila Franca de Xira, a Campanha “Março, Mês do Sável”, marca registada do Município, exalta estas comunidades, promovendo a sua ligação à riqueza natural da sua frente ribeirinha.

Em torno desta campanha de gastronomia há ainda propostas de atividades diversas e descontos em alojamento, lazer e produtos dos parceiros da iniciativa!

Saiba tudo no site da CM em www.cm-vfxira.pt e não deixe de saborear esta iguaria única.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

“Desporto: Amigos da Montanha nos pódios do NAOM”


Parceria com www.opraticante.pt

A equipa de orientação dos AM esteve representada por catorze atletas com excelentes prestações num evento que contou com quase 800 participantes. Destaque para João Maia, em H16, Mariana São Bento, em D20, e Rodrigo Lima, em H20, que venceram os respetivos escalões. De realçar ainda a classificação de Miguel Costa que, em terceiro lugar, subiu ao pódio de H16. Hugo Mira competiu em H16 (10.º lugar), Beatriz Ribeiro, em D16 (6.ª lugar), Carolina Gomes, em D16 (11.ª), Rita Maia, em D18 (6.ª), José Vieira Maia, em H21A (23.º), António Jorge Silva, em H35 (4.º), Adélio Gouveia, em H45 (4.º), Anabela Freitas, em D50 (11.º), Jorge Silva, em H60 (4.º), Lucília Esteves, em D60 (5.º).

A prova constava de duas etapas a contar para o ranking da Taça de Portugal da modalidade e uma etapa de Sprint.

No sábado, em Portalegre a etapa de floresta decorreu num mapa típico de montado, com zonas de corrida fácil, alternando com zonas de vegetação e rochas onde a orientação era mais técnica.

Nessa dia, durante a tarde disputou-se um sprint na cidade de Portalegre onde, naturalmente, os atletas mais rápidos tinham vantagem.

No domingo, a organização mudou-se para Castelo de Vide, aproveitando um terreno muito técnico e fisicamente difícil. Eram colinas pedregosas que exigiam muito cuidado na progressão e onde o ataque aos pontos exigia muita concentração, para não se perder tempo precioso, com reflexo na classificação final dos atletas.

Fonte: Amigos da Montanha