sexta-feira, 19 de julho de 2024

“Investigação: Universidade de Coimbra e Fundação Oswaldo Cruz firmam parcerias nas áreas do ensino, investigação e produção de fármacos”


São três parcerias nas áreas da educação/formação e investigação. Um dos principais objetivos passa pelo desenvolvimento e produção de novos fármacos e de radiofármacos tanto no Brasil quanto em Portugal

 

Por: Rui Marques Simões

Fotos: Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, celebraram esta sexta-feira, dia 19, três parcerias nas áreas da educação/formação, investigação e produção de fármacos e radiofármacos. Os acordos – que envolvem a ICNAS Pharma, plataforma avançada do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC para a produção e desenvolvimento de radiofármacos, e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz – foram assinados pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Fiocruz, Mario Moreira, numa cerimónia realizada na Sala do Senado.


“É com muito agrado que celebramos estas parcerias, para juntar o nosso conhecimento no ensino, na investigação e na produção de fármacos a uma instituição prestigiada como a Fundação Oswaldo Cruz. Acredito que serão projetos bastante frutuosos para ambas as partes”, declara o Reitor da UC.

“Temos uma longa parceria com instituições portuguesas, um país estratégico para o governo brasileiro na Europa, assim como para a Fiocruz. A colaboração entre a Fiocruz e a Universidade de Coimbra marca um passo significativo na estratégia de internacionalização da Fundação com países do Norte Global no sentido de compartilhamento mútuo do conhecimento. Estou certo de que o nosso Sistema Único de Saúde se beneficiará com o desenvolvimento tecnológico de radiofármacos, e que podemos contribuir com o sistema de saúde português, com o fornecimento de medicamentos produzidos pela Fiocruz e registrados em Portugal. Os acordos que estão sendo assinados hoje irão ampliar o acesso da população dos dois países aos tratamentos disponíveis”, afirma o presidente da Fiocruz Mario Moreira.


Um dos principais objetivos dos acordos assinados passa, no entanto, pelo desenvolvimento e produção de novos fármacos e de radiofármacos tanto no Brasil quanto em Portugal. “Esta é uma colaboração de mútuo benefício, que permite simultaneamente a partilha de tecnologia avançada de produção de radiofármacos com instituições brasileiras – abrindo as portas do Brasil para a expansão das atividades da ICNAS Pharma – e o auxílio à entrada da Farmanguinhos no complexo mercado regulatório europeu”, nota o Diretor do ICNAS e Gerente da ICNAS Pharma, Antero Abrunhosa.


Os protocolos celebrados – que envolvem também a Faculdade de Farmácia da UC – contemplam igualmente iniciativas que vão do intercâmbio de estudantes e docentes/investigadores à criação e realização de cursos e ao desenvolvimento de projetos de investigação científica e aplicada. “Estes protocolos vem robustecer os fortes laços da FFUC com instituições do nosso país-irmão, ligando-nos à mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A FFUC irá colaborar sobretudo em formações de pós-graduação, estando planeadas ações bilaterais ou multilaterais, parcerias em redes, projetos ecocentros de excelência de ensino, investigação, produção e inovação, assim como a realização de estágios para intercâmbios de estudantes, docentes ou pós-doutorados”, perspetiva o Diretor da FFUC, Fernando Ramos.

Fonte: Universidade de Coimbra



“Cultura: NOVO TURISMO | OBRAS DE SIMÃO CARDOSO PEREIRA [MONG]”


APRESENTAÇÃO | PRÉMIO FUNDAÇÃO ORIENTE DE ARTES VISUAIS, TIMOR-LESTE

 

A Fundação Oriente convida para a apresentação de Novo Turismo, obras do artista timorense Simão Cardoso Pereira [Mong]. Nesta ocasião, Mong apresenta o resultado da sua residência artística em Lisboa, em curso desde 1 de Junho. Em 2023, Mong venceu a primeira edição do Prémio Fundação Oriente de Artes Visuais | Timor-Leste, sendo-lhe atribuída a residência artística que agora conclui.

Em Novo Turismo, Mong explora os impactos, desafios e oportunidades deste fenómeno, colocando em perspectiva a sua experiência em Lisboa e a realidade de Timor-Leste e do sudeste asiático. Temas como a imigração, o legado colonial e os discursos de poder pontuam as obras. Mong trabalha com fotomontagem, combinando fotos do seu arquivo e novas imagens captadas em Portugal, num processo de grande liberdade, reminiscente das colagens manuais a que se dedicou durante vários anos.

Lançado em 2023, o Prémio Fundação Oriente de Artes Visuais | Timor-Leste, tem por objectivo dinamizar a arte contemporânea e agentes criativos deste território. Em parceria com a Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, o primeiro prémio consiste numa residência artística na capital portuguesa, com a possibilidade de expor ou apresentar os trabalhos desenvolvidos. Na sua primeira edição em 2023, o Prémio Fundação Oriente de Artes Visuais | Timor-Leste recebeu 38 candidaturas, entre desenho, gravura, pintura, fotografia, colagem, escultura, instalação, arte digital e videoarte. Simão Cardoso Pereira [Mong] conquistou o primeiro prémio com a colagem multimédia Bairro da Paz. A exposição colectiva Hasoru-malu, realizada em Setembro de 2023 na Delegação da Fundação Oriente em Díli, apresentou 27 dos trabalhos candidatos, num reconhecimento do talento e vigor da comunidade artística timorense, que o Prémio Fundação Oriente de Artes Visuais | Timor-Leste visa promover.

Sobre o artista | Simão Cardoso Pereira “Mong” (Viqueque, 1983) é um artista independente que trabalha principalmente com pintura, colagem, instalação e imagem digital, fotografia, vídeo e fotomontagem. As suas obras abordam questões sociais, em relação com elementos da cultura tradicional de Timor-Leste.Membro do colectivo artístico Arte Moris em Díli, de 2003 a 2011, Mong participou em diversas exposições colectivas em Díli, Darwin, Sydney, Wollongong, Nova York, Genebra, e foi artista convidado na XVI Bienal Jogja, em 2021.É autor de projectos de documentário para diversas ONG, em Setembro de 2023 lançou Parapa, no I Festival de Curtas-Metragens de Turismo de Timor-Leste.

LOCAL

Museu do Oriente

DATAS

Quarta | 24 Julho

HORAS

18.00

NOTA

Entrada livre

Fonte: Fundação Oriente

“Motas: 42.ª Concentração de Motos de Faro com 12.300 inscritos às 15 horas”


Por: Paulo Moreno

Arrancou na manhã desta quinta-feira, 18 de julho, a 42.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, a qual, segundo a organização a cargo do Moto Clube de Faro (MCF), às 15 horas já registava 12.300 inscrições, das 20.000 que estão previstas.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã no recinto do evento, Zé Amaro, presidente do MCF dizia que “temos inscrições para 20 mil pessoas. Até agora, pelo que se vê ali fora, já são filas intermináveis e milhares de pessoas para se inscreverem. Condiz com o que nós prevíamos”, afirmava o dirigente realçando que 20.000 é o número ideal para o esquema de segurança, de proteção civil e dispositivo médico que está preparado para esta área.

Na mesma conferência, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, enalteceu "o impacto económico muito grande do evento na restauração, comércio e hotelaria do concelho e da região. Se Faro é reconhecido a nível mundial, muito deve ao Moto Clube de Faro”, salientou o autarca.

Ainda que não sendo um festival de música, o Moto Clube de Faro tem agendada animação musical no palco principal, no Vale das Almas, para além dos muitos momentos que ali vão acontecer, destacando-se para esta quinta-feira os concertos dos IRIS (banda algarvia), GNTK e Morderstein.


Para sexta-feira, dia 19 de julho, ao palco principal vão subir os Porretas, Wolfmother e Raven Age, estando resevado para o último dia, sábado, 20 de julho, os concertos de Kátia Guerreiro, Tony Moore, British Lion e Tara Perdida, realçando-se que esta última banda, é a primeira vez que pisa o palco da Concentração.

O valor de cada inscrição é de 60,00€, cuja venda está a decorrer na entrada da Concentração até ao limite previsto de 20.000 inscritos.

Como vem sendo hábito há mais de quatro décadas, também a 42.ª Concentração Internacional de Motos de Faro culmina com o habitual desfile à cidade de Faro, no domingo de manhã, a partir das 10h00, o qual percorrerá as artérias utilizadas nos anos anteriores finalizando do Largo de São Francisco.

Fonte: Diário Online