segunda-feira, 15 de setembro de 2025

“Galardões do IX Concurso de Vinhos de Alenquer entregues no arranque da Alma do Vinho'2025”


A 7ª edição da Alma do Vinho arrancou em grande na última sexta-feira, 11 de setembro, dia marcado pela atribuição dos galardões referente ao IX Concurso de Vinhos de Alenquer, que destacou os vinhos de denominação de origem controlada (DOC Alenquer) e vinhos de indicação geográfica (IG Lisboa).

Durante esta edição do maior festival de vinhos da região de Lisboa, o Município de Alenquer pretendeu celebrar o que de melhor se produz numa região marcadamente vitivinícola, organizando um concurso de vinhos para premiar, divulgar e valorizar os seus vinhos, já reconhecidos nacional e internacionalmente. Em análise estiveram as categorias de Vinhos Leves (brancos/rosés), Vinhos Tintos, Vinhos Brancos e Vinhos de Harmonização com a Codorniz. Ao todo, foram rececionadas 72 candidaturas.

O júri do concurso foi constituído por um grupo de 20 profissionais qualificados e de reconhecido mérito, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas da especialidade e membros de organismos estatais ligados ao setor do vinho, sendo o órgão presidido por Vasco Miguel. Ao todo, foram atribuídos a vinhos de denominação de origem controlada (DOC Alenquer) e a vinhos de indicação geográfica (IG Lisboa) 23 galardões da categoria 'Ouro' e outros 36 na categoria 'Prata' [ver a lista completa], à luz do regulamento aqui disponível. Vasco Miguel dirigiu a própria entrega de prémios que sucedeu durante o jantar de boas-vindas à 7ª edição do Festival Alma do Vinho, acompanhado pelo Presidente do Município de Alenquer, Pedro Folgado, o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Silva, e o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Toscano Rico.

A Câmara Municipal de Alenquer foi a entidade organizadora num evento que contou com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLX).

Fonte: Câmara Municipal Alenquer


“O novo smartwatch que vem revolucionar a Europa: alternativa aos telemóveis com IA e WhatsApp”


• A empresa SaveFamily apresenta o seu novo relógio inteligente depois de receber o prémio por desenvolver o melhor smartwatch da Europa para crianças

• Trata-se de um relógio único que integra Inteligência Artificial infantil desenhada integramente em Espanha

• No desenvolvimento do relógio participaram crianças e pais para alcançar a versão mais completa do mercado

 

Por: Ines Fernandes

O smartwatch que revoluciona a Europa já chegou. Trata-se do SaveWatch+2, desenvolvido pela empresa SaveFamily e que se posiciona como a grande alternativa ao preocupante uso de telemóveis por parte dos mais novos. Este dispositivo é, ainda, o primeiro relógio inteligente infantil desenhado pelas próprias crianças, que formaram parte fundamental do processo de desenvolvimento.

O novo SaveWatch Plus 2 consolida-se como o smartwatch infantil mais avançado e completo do mercado. Com uma resistência melhorada graças ao vidro Gorilla Glass e à certificação IP68, que protege contra a água e o pó. Memória RAM e ROM (2 e 16GB) duplicada para que as crianças disfrutem de chamadas mais nítidas e sem cortes, possam armazenar mais fotos e aproveitar ao máximo o seu processador de 4 núcleos, que multiplica a velocidade e o rendimento.

O novo ecrã AMOLED oferece uma experiência visual superior, com videochamadas mais claras e cores mais vivas. Além do mais, incorpora Inteligência Artificial pensada para crianças, que combina jogos educativos com funções práticas como a previsão do tempo e a ativação de um alarme SOS em caso de emergência. Tudo isto num design no qual as próprias crianças participaram, criando assim um dispositivo seguro, resistente e divertido que redefine o que significa ter o melhor smartwatch infantil.

Este relógio inteligente é um dispositivo único, criado para crianças e pensado para os pais, que integra funções exclusivas como IA infantil, WhatsApp seguro, Spotify e sensores de saúde, convertendo-se numa verdadeira alterativa ao telemóvel. Tudo isto, com o sistema de segurança que as famílias exigem: GPS melhorado e preciso, botão SOS, modo aula e, o mais importante, sem ser necessário ter um smartphone associado, o que evita a exposição a conteúdos inapropriados.

Além destas funcionalidades, o SaveWatch+2 também reforça a segurança online e a proteção de dados dos utilizadores. A empresa SaveFamily é de origem espanhola e os dados gerados durante o uso do relógio inteligente armazenam-se de forma anónima na Europa e não em países fora do continente, reforçando assim a privacidade cada vez mais exigida pelos consumidores. Todos os dados são armazenados em servidores europeus sob o regulamento de proteção de dados (GDPR) dando uma maior garantia aos utilizadores face a outras opções no mercado dos relógios inteligentes.

Este smartwatch surge num contexto de maior preocupação por parte das famílias. De facto, segundo o Observatório de Hábitos Digitais de menores, elaborado pela SaveFamily, 68% das crianças já utiliza a internet antes dos 11 anos e 38% das famílias acreditam que este comportamento afeta o rendimento escolar. Assim, os mesmos dados revelam que 55% dos pais veem nos smartwatches uma alternativa para atrasar o aceso ao telemóvel.

Este revolucionário modelo será apresentado em Portugal durante a feira PortoJóia na Exponor (25 a 28 de setembro). Esta feira junta num único evento os principais atores nacionais e internacionais no setor da joalharia e relojoaria, onde se integra a SaveFamily.

A empresa, que lidera o mercado nacional de relógios infantis com GPS e que recebeu o prémio pelo desenvolvimento do melhor smartwatch europeu, decidiu abrir o processo de desenho aos mais novos para ouvir aqueles que são os seus utilizadores finais. O resultado: um dispositivo que combina a personalização e o entretenimento que procuram os mais pequenos com as funções de segurança que exigem os pais.

“Queríamos romper com o esquema tradicional de desenhar a partir da perspetiva dos adultos. As crianças aportaram ideias claras: mais cor, música, estilo e facilidade de utilização. E os pais insistiram na segurança, privacidade e ferramentas de controlo. O nosso trabalho foi unir ambos os mundos num único dispositivo”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

O SaveWatch+2 inclui funções pouco habituais em dispositivos deste segmento, como um modo antibullying com escuta remota, desbloqueio facial e botão SOS, assim como sensores de saúde. Estas características procuram oferecer aos pais maior tranquilidade em situações de risco. Ao mesmo tempo, integra aplicações populares entre os mais jovens, como WhatsApp em versão segura e Spotify para que possam ouvir as suas músicas favoritas, câmara e jogos.

Importa ainda destacar que este relógio replica o “modo aula” que estreou o seu antecessor e que foi muito procurado pelos pais ao permitir converter o smartwatch num relógio meramente convencional nos horários letivos e evitar distrações por parte das crianças. Uma funcionalidade ainda mais importante neste ano letivo, já que em Portugal a proibição de utilização dos telemóveis em contexto escolar foi alargada até ao 6º ano de escolaridade, e será, assim, possível aos pais e crianças estarem seguros e contactáveis sem qualquer problema.

A todas estas funcionalidades junta-se, ainda, um revolucionário sistema de Inteligência Artificial com o selo 100% “made in Spain” e que é a primeira IA desenhada na integra para as crianças. Esta tecnologia permite aos pequenos contar com um assistente no seu pulso que lhes permite solucionar qualquer dúvida tendo em conta a idade do jovem, além de conversas interessantes ao ativar outras funções do relógio. Por exemplo, a ferramenta permite criar imagens de acordo com os pedidos da criança, o que aporta uma funcionalidade extra ao smartwatch.

No contexto mais técnico, o dispositivo incorpora um chip de quatro núcleos a 1,5 GHz preparado para novas funções baseadas em inteligência artificial, ecrã AMOLED reforçado com Gorilla Glass, esfera prateada e sensores de saúde capazes de registar atividade desportiva e analisar o bem-estar infantil.

Mais além da tecnologia, o relógio reflete uma mudança no foco na relação dos menores com a tecnologia. “Cada vez vemos mais famílias que querem equilibrar duas necessidades: a autonomia dos filhos e a sua proteção em ambientes digitais. Este modelo é a nossa resposta a essa preocupação”, refere Álvarez.

Com até 18 combinações possíveis de braceletes e caixas, o SaveWatch+2 aposta também pela personalização estética tão procurada hoje em dia pelos mais pequenos. As crianças escolhem o estilo, as aplicações ou, até, a imagem de fundo do ecrã que querem ter, enquanto os pais definem os limites de utilização, a localização ou as zonas seguras.

Esta máxima personalização aproxima ainda mais as funcionalidades do smartwatch às dos telemóveis que procuram muitos menores, convertendo-se num produto mais interessante para os mais novos. Contudo, consegue-o escolhendo unicamente a parte positiva dos dispositivos móveis e unindo-a com o ambiente de proteção e segurança que trazem as funcionalidades do SaveWatch+2.

O lançamento produz-se num contexto de crescente debate sobre como introduzir a tecnologia no dia-a-dia dos mais novos sem perder de vista a segurança, ao mesmo tempo que se procura atrasar a entrega de telemóveis devido aos efeitos nocivos que estes produzem sobre o rendimento escolar. E é precisamente nesta tensão entre liberdade e controlo que a SaveFamily procura trazer um produto que, desta vez, contou, desde o início, com a voz dos mais pequenos.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação