quinta-feira, 21 de março de 2024

“Viagens e gastronomia: Férias e passeios em tempo de Páscoa no centro de Portugal”


“Onde passear em família?”

“Onde levar as crianças?”

“Onde ir com os amigos?”

“Onde caminhar a dois?”

 

Na quadra pascal, viva inesquecíveis momentos por recantos nunca antes vistos! Embarque numa viagem promissora e continue de corpo e mente revigorados, a sua caminhada no Centro de Portugal.

 

COMECE AGORA A SUA VIAGEM! Aqui: https://turismodocentro.pt/artigo/cores-e-fragancias-da-primavera-no-centro-de-portugal/

Todos sabemos que a Páscoa e a Primavera andam sempre de mãos dadas. Por isso, enquanto participa em emblemáticas manifestações religiosas e descobre as mais representativas tradições desta região, visite lugares que contam histórias e preservam a identidade de um fabuloso património.


 

FAÇA-SE AO CAMINHO aqui: https://turismodocentro.pt/roteiros/road-trips/

Descubra uma terra de tradições seculares, a riqueza de um património e de uma gastronomia únicos. Viaje pela História em museus, monumentos ou embrenhado em vales escarpados e selvagens. Conduza connosco até ao coração da Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Leiria, Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Oeste e Médio Tejo. Desperte os seus sentidos numa viagem inspiradora!

 

EXPLORE O CORAÇÃO DO PAÍS aqui: https://turismodocentro.pt/interesses/

Selecione o seu interesse e inspire-se sobre o que ver e fazer em tempo de Páscoa no Centro de Portugal. Tire partido do melhor que o coração do país tem para oferecer.



CONHEÇA AS TRADIÇÕES E EVENTOS DA PÁSCOA NO CENTRO DE PORTUGAL aqui: https://turismodocentro.pt/artigo/tradicoes-e-eventos-da-pascoa-no-centro-de-portugal/

Marcada por um património religioso de elevado valor artístico, a região Centro de Portugal vive com fervor e intensidade, as principais datas do calendário litúrgico, em especial a época quaresmal. São muitas as tradições e devoções associadas à Quaresma, legado de incomparável valor cultural. Venha conhecê-las!


 

SABORES DA PÁSCOA NO CENTRO DE PORTUGAL aqui: https://turismodocentro.pt/artigo/pascoa-receitas-centro-de-portugal/

Na Páscoa, intercale a sua visita ao Centro de Portugal com inesquecíveis momentos vividos à mesa, num verdadeiro hino à saborosa gastronomia regional!

Páscoa feliz no Centro de Portugal!

Fonte: Turismo Centro de Portugal



“Celebrações: A primavera da liberdade”


As Festas de Abril ganham este ano uma expressão e um significado maiores, com as comemorações dos cinquenta anos da Revolução dos Cravos que, em Lisboa, será lembrada e festejada um pouco por toda a cidade: na rua e em diversos espaços culturais.

No programa, que decorre ao longo do próximo mês, ilustramos o dia 25 de abril de 1974 através da fotografia, do teatro, da dança, da música, da arte contemporânea e da poesia, fixando o passado, celebrando o presente, mas também projetando o futuro.

O momento alto será na noite de 24 de abril, no Terreiro do Paço, numa grande festa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e produzida pela EGEAC.

Esta celebração começa, às 22h, com um videomapping, nas fachadas do Terreiro do Paço, composto por fotografias de Alfredo Cunha e música de Rodrigo Leão, numa parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de abril.

Segue-se o concerto Uma Ideia de Futuro que irá juntar em palco seis jovens atores, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Coro de Santo Amaro de Oeiras, o Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e vários solistas, num total de 180 músicos. Seis histórias narradas na primeira pessoa, traçando um retrato do Portugal de hoje e mostrando o caminho percorrido, inspiram a banda sonora, composta a partir de canções de José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Lopes Graça e Carlos Paredes. As histórias e as canções serão acompanhadas pela projeção de imagens.

Com conceção e direção artística de Luís Varatojo, este espetáculo apresenta ainda um tema inédito, Abril é Sempre Primavera, com letra de José Luís Peixoto e música de Luís Varatojo e Filipe Raposo, e culmina com um apontamento piromusical.

Mas as Festas de Abril começam já este mês. A partir do próximo sábado (dia 23), e até 26 de maio, inauguramos no Mercado do Forno do Tijolo, em Arroios, a exposição “Os dez dias que abalaram Portugal” do Arquivo EPHEMERA. Uma iniciativa integrada nas Comemorações Municipais e Nacionais dos 50 anos do 25 de Abril que testemunha o início da democracia após a Revolução.

O Museu do Aljube – palco simbólico de resistência e liberdade – inaugura a nova exposição 25 de Abril, Sempre! que propõe uma viagem pelas resistências desde o 25 de Abril de 74 até aos nossos dias. Estará também de portas abertas com dois dias de festa (20 e 21) e muitos artistas convidados, conduzirá um percurso por locais emblemáticos da revolução e participará num podcast para Pensar o 25 de Abril através das Humanidades.

Com propostas variadas, para todas as idades, e maioritariamente gratuitas, as Festas de Abril passam por outros museus, monumentos, galerias, teatros e cinema geridos pela EGEAC.

No Teatro do Bairro Alto estará em cena (dias 12 e 13) Guião para um País possível, espetáculo de Sara Barros Leitão, criado a partir de registos do parlamento português.

O Castelo de São Jorge convida todas as pessoas a participarem em oficinas de trabalhos manuais (dias 14, 21, 25 e 28) para Fazer do Castelo, Abril, construindo um mural de cravos de papel com mensagens de liberdade.

No dia 18, iniciamos no Museu do Fado um ciclo de conversas em torno do legado de liberdade e de independência artística de Amália Rodrigues, com conceção e moderação de Miguel Carvalho, autor do livro Amália, Ditadura e Revolução.

As canções, as palavras, as histórias, os textos e os poemas servem ainda de inspiração a outras duas propostas das Festas de Abril: o espetáculo Quis Saber quem sou, do Teatro Nacional Dona Maria II, com texto e encenação de Pedro Penim, que sobe ao palco do Teatro São Luiz (20 a 28), e o Dia do Livro – Noite da Rádio, assinalando o Dia Mundial do Livro (23), na Casa Fernando Pessoa, dando voz aos jornalistas da rádio para lembrar que foi a rádio a dizer a primeira palavra na noite de 24 para 25 de abril de 1974.

Destaque ainda para Luísa Cunha – uma obra em seis partes, uma obra sonora para ouvir em seis espaços, entre as cinco Galerias Municipais e o Atelier-Museu Júlio Pomar (de 16 de abril e 5 de maio).

Ao longo do mês de abril há ainda muito mais para ver, ler, ouvir, conversar e participar, como o Festival Política, que regressa ao Cinema São Jorge, tendo este ano como tema central a Intervenção; e o lançamento de uma publicação com as obras e reflexões de Júlio Pomar sobre o 25 de abril. Mas também para cheirar, Um Jardim de Cravos, na Galeria Quadrum, plantado para florescer no dia 25 de abril.

Fonte: EGEAC

“Cultura: 3ª Edição do Poetry Slam Torres Vedras”


O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (CAC) recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes. Este é um evento co-organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam, que acontece a partir de 23 de março até maio. 

Nos anos 80, um poeta local e um construtor civil lutaram, nos Estados Unidos da América em Illinois, Chicago, através da leitura de poesia contra aquilo que sentiam como uma perda de fulgor da poesia, ao mesmo tempo que queriam devolvê-la às pessoas, através das suas vozes - é assim que surge a prática do Poetry Slam. Esta prática chega a Portugal, a partir de 2009, em Lisboa sendo rapidamente disseminado noutras cidades, sendo hoje praticada em cerca de doze localidades diferentes.

Pegando no exemplo de outras cidades e, como forma de promover a prática poética junto das comunidades locais, desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, o Poetry Slam chega a Torres Vedras em 2022.

É um evento gratuito, onde o público é convidado a participar ativamente quer na apresentação de obras poéticas, quer enquanto júri, (selecionado a partir do público presente), pontuando cada slammer.

A competição acontece em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e segundo lugar automaticamente apurados para a Final do Poetry Slam Torres Vedras, onde será elegido o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2024.

Além desta competição pública (3 rounds), haverá também o evento Open Slam, onde se convida à expressão livre e espontânea para testarem os seus poemas e, também, serão dinamizadas diversas oficinas. Estas oficinas estão abertas ao público em geral e são coordenadas por Li Alves e NBC. Nestas oficinas haverá lugar à contextualização, desobstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade, a capacitação de participantes a desenvolverem a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, utilizando recursos descritivos através de técnicas ligadas ao storytelling e workshops ligados ao cuidado com a voz, a sua projeção, expressão e técnica, na capacitação dos participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.

 

Poetry Slam Torres Vedras 2024

Local | Centro de Artes e Criatividade Torres Vedras e outros (a definir)

Inscrições | Oficinas; Competição

 

Datas dos eventos

Open Slam | 15h00-18h00 | 6 e 20 de abril – Foliateca CAC | 4 de maio – Jardim Casa Azul

Oficina de Introdução ao Poetry Slam | 10h-13h | 23 de março (on-line)

Oficina de técnicas de projeção de voz e expressão vocal | 10h-13h | 30 de março - CAC

Oficina de escrita sensorial | 15h-18h | 30 de março CAC

Oficina Aprender a conhecer o diafragma | 10h-13h | 13 de abril - CAC

1º round Poetry Slam Torres Vedras | 5 de abril (local a definir)

2º round Poetry Slam Torres Vedras | 19 de abril (local a definir)

3º round Poetry Slam Torres Vedras | 3 de maio (local a definir)

Grande final Poetry Slam Torres Vedras | 21h-23h | 17 de maio – Foliateca CAC

Grande final nacional do Poetry Slam | a definir

 

Sobre Emerge - Associação Cultural

A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.

 

Sobre Portugal Slam

Portugal SLAM é uma plataforma criada em articulação com as várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam nas suas cidades, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento. Ao longo de cada ano, o Portugal SLAM trabalha próximo das comunidades locais, bem como escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social. Desde 2014 é realizado um evento nacional que celebra a plataforma e conta com o Campeonato Nacional de Poetry Slam.

Na 10ª final Portugal SLAM, com data e local ainda a definir, irá apurar-se o vencedor nacional do Poetry Slam que representará o nosso país a nível europeu.

 

Sobre CAC — Centro de Artes e Criatividade

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centra-se no Carnaval, dando a conhecer as expressões artísticas de uma celebração assinalada um pouco por tudo o mundo.

Coprodução | Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam

 

Mc’s apresentadores e serviço educativo | Li Alves e NBC

Júri | Público

Gestão de projeto | Daniela Ambrósio

Produção e design cultural | Jorge Reis

Apoio técnico e gestão de pontuações | Jean-Marie Cerutti (Mirko)

Fotografia e comunicação | Sérgio Roxo

 

Agenda

23 março 2024 | sábado

Introdução ao Poetry Slam

Oficina Poetry Slam

As oficinas Poetry Slam de Torres Vedras, surgem de forma aberta a qualquer interessado/a em participar.  Com a coordenação de Li Alves, esta oficina pretende criar um lugar de contextualização, desconstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade.  Poetry Slam Torres (...)

 

30 março 2024 | sábado

Técnicas de projeção e expressão vocal

Oficina Poetry Slam

As oficinas Poetry Slam de Torres Vedras, surgem de forma aberta a qualquer interessado/a em participar.  Com a coordenação de NBC, esta oficina pretende capacitar os participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.  Poetry Slam Torres Vedras Terceira (...)

 

30 março 2024 | sábado

Escrita sensorial

Oficina Poetry Slam

As oficinas Poetry Slam de Torres Vedras, surgem de forma aberta a qualquer interessado/a em participar.  Com a coordenação de Li Alves, esta oficina pretende capacitar os participantes a desenvolver a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, (...)

 

13 abril 2024 | sábado

Aprender a conhecer o diafragma

Oficina Poetry Slam

As oficinas Poetry Slam de Torres Vedras, surgem de forma aberta a qualquer interessado/a em participar.  Com a coordenação de NBC, esta oficina pretende capacitar os participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.  Poetry Slam Torres Vedras Terceira (...)

 

17 maio 2024 | sexta

Final Poetry Slam Torres Vedras

3ª edição

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a final do Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes. Após os três rounds de onde saíram os 6 (...)

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Habitação: Amadora aprova construção de 48 fogos com edificação ecológica e sustentável”


No âmbito da Estratégia Local de Habitação, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a abertura de um concurso público internacional para a construção de um conjunto habitacional com 48 fogos de tipologia T1, no Cerrado da Mira, freguesia da Encosta do Sol.

Com recurso a candidatura ao PPR, a empreitada compreende a conceção do projeto e a respetiva construção que consiste num sistema de construção modular e off-site, pré-fabricação ou outra forma que permita um maior controlo dos recursos e materiais, um menor desperdício, uma produção mais rápida e menor mobilização de recursos, revelando-se uma opção inovadora às questões ecológicas de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental.

A utilização de materiais reciclados e recicláveis, a redução do consumo de energia e de água potável, a utilização de energias renováveis foram preocupações inerentes à opção por esta construção, bem como proporcionar o conforto térmico e uma iluminação e renovação do ar adequados com o mínimo de consumo de energia no interior dos fogos.

Esta construção visa dar resposta às necessidades de habitação existentes no município, proporcionando, preferencialmente, um alojamento adequado para pessoas idosas, mas com capacidade para realizar a sua vida de forma autónoma ou com alguns cuidados de apoio domiciliário.

Recorde-se que a autarquia tem encarado a habitação como uma prioridade, pelo que a construção de habitação pública municipal para arrendamento apoiado vem permitir dar resposta às várias carências existentes no concelho.

O preço base da obra é no valor de 7.247.460,86€ + IVA e tem um prazo de execução de 540 dias, prevendo-se a sua conclusão no primeiro trimestre de 2026.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Iniciativas: Entroncamento manifesta interesse no desenvolvimento do projeto CLDS 5G no concelho”


Por: Ana Cristina Feio

Foi presente à reunião de Câmara, de 19 de março, o convite do Instituto de Segurança Social, à manifestação de interesse, por parte do município do Entroncamento, no desenvolvimento do Projeto CLDS 5G, no concelho, tendo o mesmo sido aprovado com maioria.

O projeto do CLDS 5G a implementar no Entroncamento consiste no desenvolvimento de ações dos eixos de Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância; Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contexto de emergência social e de cenários de exceção.

O CLDS 5G pretende reforçar políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, reforçando a coesão social.

O Município aprovou por maioria, a aceitação da manifestação de interesse no desenvolvimento do projeto CLDS 5G no concelho, com 3 votos contra dos eleitos do PSD, com 2 votos a favor dos eleitos do PS, 1 voto do partido Chega e 1 voto de qualidade da Vice-Presidente Ilda Joaquim, no impedimento legal do Presidente da Câmara Municipal.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Cultura: "Canção à Espera de Palavras”


A canção da MARO está à espera da imaginação e criatividade dos seus alunos.

É a 4ª edição do Concurso "Canção à Espera de Palavras” que está a decorrer. E ainda vai a tempo!

As turmas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico estão convidadas a participar neste concurso organizado pela APEM e com o apoio do PÚBLICO na Escola, da Associação de Professores de Português e do Plano Nacional de Leitura. A cantora e compositora MARO desafia todos a criarem letras para a sua melodia original.

O prazo limite para o envio das letras é até dia 28 de abril de 2024.

Visite o seguinte link para conhecer todos os detalhes deste concurso e efetuar a inscrição dos seus alunos:

https://www.apem.org.pt/cantar-mais/cancao-a-espera-de-palavras/4-concurso-23-24/

Caso já tenha submetido as letras das suas turmas, aguarde pela confirmação das submissões.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Venha cantar connosco! https://www.youtube.com/watch?v=Wg7Ycv-FWgM

Até breve!

Fonte: Associação Portuguesa de Educação Musical