quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

“Vinhos portugueses terão mais de 2.500 metros quadrados de espaço de exposição na Wine Paris 2026”


Les Vins du Portugal faz uma entrada notável na feira Wine Paris 2026, que acontecerá em Paris, de 9 a 11 de fevereiro, no Hall 4 do Centro de Exposições de Paris, em mais de 2.500 metros quadrados. A presença de vinhos portugueses aumentou 3,6 vezes em apenas quatro anos, tornando Portugal o quarto país a expor na feira.

Quase 300 expositores, representando todas as regiões vinícolas do país – Vinhos Verdes, Porto e Douro, Dão e Lafões, Trás-os-Montes, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Beira Interior, Algarve, Açores e Madeira – destacarão o que torna Portugal um dos produtores de vinho mais dinâmicos e empolgantes do mundo.

Para esta edição de 2026, os vinhos portugueses também oferecerão novas degustações dedicadas a variedades raras de uvas e ao turismo de vinho, proporcionando aos visitantes um mergulho privilegiado na diversidade e no conhecimento da vinificação portuguesa.

 

No mundo das variedades nativas, uma aula magistral para descobrir seis variedades raras

 

Portugal não é apenas produtor de vinho. É a terra do vinho, com caráter, alma e diversidade. Com uma área seis vezes menor que a da França, o vinhedo português abriga mais de 250 variedades nativas de uva.

Este ano, o Wines of Portugal oferece aos visitantes uma aula magistral para descobrir algumas das notáveis variedades de uvas que fazem de Portugal um dos países vinícolas mais diversos e empolgantes do mundo.

Moderada por Dirceu Vianna Júnior, Mestre do Vinho, esta sessão será uma oportunidade para destacar seis variedades raras: Bical Vinhas Velhas, Cercial 2020, Negra mole 2023, Codega do Larinho, Jampal e Pé de mãe trincadeira.

"Uma verdadeira revolução ocorreu nas exportações de vinho portugueses: Porto e Madeira, estrelas dos anos 80, foram em grande parte substituídos por nossos vinhos feitos a partir de uvas nativas, que possuem tantas qualidades de sabor quanto resistência às mudanças climáticas, com a rigorosa observância do custo-benefício", comenta Frederico Falcão, presidente da Viniportugal. "O vinho português está passando por um momento extraordinário. Nunca nosso país brilhou tanto internacionalmente, nunca nossos vinhos expressaram tanto a riqueza das nossas uvas, a diversidade de nossos terroirs e a autenticidade da nossa cultura. Esse sucesso não é resultado do acaso: é resultado de um esforço coletivo, de uma visão compartilhada entre produtores, cooperativas e associações, unidas sob a bandeira de 'Vinhos de Portugal' para promover o verdadeiro valor de nossos vinhos", acrescenta o Presidente.

 

Uma "Degustação Gratuita" com o tema do enoturismo

 

Coroado campeão mundial do vinoturismo, por ocasião da Fibega, a Feira Internacional de Turismo Gastronômico em 2024, o enoturismo responde à "busca por autenticidade", know-how e localidade. Baseia-se no compartilhamento de uma história e de uma arte de viver específica de um lugar.

É essa experiência, acompanhada de uma degustação, que alguns viticultores dedicados compartilharão com os visitantes da degustação gratuita oferecida pela Wines of Portugal.

 

Exportações que estão se mantendo apesar de um contexto econômico incerto

 

No terceiro trimestre do ano, as exportações totais de vinho de Portugal atingiram €696 milhões e 259 milhões de litros, com preço médio de €2,68 por litro. Houve um aumento no volume (+3%) em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo a ViniPortugal, França, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Angola estão entre os 5 principais mercados de exportação em termos de valor para o período de 2025, representando 43,2% do valor total das exportações.

A ViniPortugal é a associação interprofissional responsável pela promoção internacional dos vinhos portugueses. Sua missão é promover a imagem de Portugal como um grande produtor de vinho, valorizando a marca "Vinhos de Portugal", contribuindo assim para um crescimento sustentado no volume e no preço médio dos vinhos portugueses.

Fonte: Luso Jornal (França) Parceria

“10 anos de Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música”


Por: Tiago Carvalho

11 de dezembro de 2015: Idanha-a-Nova torna-se a primeira Cidade Criativa da Música em Portugal. Uma década depois desta honrosa distinção da UNESCO, Idanha-a-Nova prossegue o caminho de território de música, de cultura e de criatividade. E fazemo-lo com redobrado afinco.

Dez anos depois da Rede de Cidades Criativas da UNESCO ter distinguido Idanha-a-Nova como Cidade Criativa da Música, colocando-a num lugar de destaque entre as capitais e grandes cidades de todo o Mundo, prosseguimos o caminho de consolidação do património musical e da vivência que a música proporciona no nosso concelho.

Sinónimo disso mesmo é a ligação ímpar que a nossa Idanha-a-Nova e as suas gentes têm com a música. Esta identidade tão singular leva a que, neste território, se investigue tão profundamente as nossas tradições, ao mesmo tempo que apostamos em melhores infraestruturas culturais e novos caminhos. E, para que este nosso código genético prossiga o seu caminho, desenvolvemos também o ensino da música e a recuperação e valorização dos instrumentos musicais. É desta forma que queremos garantir, pelas novas gerações, que o toque dos nossos adufes vai continuar a ecoar nos quatro cantos do Mundo e, com ele os acordes da nossa viola beiroa.


Dez anos depois de Idanha-a-Nova Cidade Criativa da Música mostramos ao Mundo como acolhemos um número raro e diversificado de géneros e abordagens musicais, promovendo, ao longo do ano, uma quantidade notável de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais, passando pelo registo erudito e os cruzamentos disciplinares.

Nesta nossa Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música, terra rica de passado, repleta de tesouros herdados, de novos achados, e de certezas que o trabalho e a união nos reservam um futuro digno, prosseguiremos confiantes o caminho de reconhecido mérito.

Seguros de que é, através deste trajeto, que iremos consolidar a excelência no âmbito das indústrias criativas, reforçaremos ainda mais a troca de experiências e conhecimentos com várias cidades nacionais e internacionais.

Há 10 anos a UNESCO consagrou Idanha-a-Nova como um território de excecional qualidade na Música, num reconhecimento inédito no nosso país para uma comunidade do mundo rural. É com viva emoção que celebramos, juntos, esta data. O Futuro deste Povo, tão rico em história, reserva-nos ainda mais distinções.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“COLEÇÃO ESPECIAL DE NATAL DA ELITE SHOES RESGATA MEMÓRIAS E TRADIÇÃO”


Sinónimo de intemporalidade, memórias e legado, Elite Shoes apresenta a sua nova coleção cápsula Natal com modelos perfeitos para o frio

 

Por: Maria Francisca Espadinha

Inspirada no espírito acolhedor do Natal e na herança do calçado português, e no ano em que celebra 35 anos de história, a Elite Shoes apresenta a coleção Cápsula Natal, que combina valores como o conforto e sofisticação do passado com a sustentabilidade do presente, aliando a sua expertise à (re)criação de tendências e clássicos que eternizam o que nunca se apaga: memórias e legado.

Mais do que uma coleção, conta a história da marca, propondo um encontro entre o passado e o presente, onde se mantém a essência dos modelos originais e se acrescentam detalhes contemporâneos, sem nunca descaracterizar a sua história e identidade. Esta arte só é possível graças ao “saber-fazer” artesanal e à paixão pelo calçado que fazem parte da sua essência.

Para quem valoriza tradição sem abdicar das tendências atuais, a Elite Shoes apresenta os mocassins de sola grossa, ideais para as estações mais frias. Os Carpo Burgundy (PVP 147€), em pele burgundy, cor referência da estação, e os Carpo Black (PVP 147€), em pele grain preta, destacam-se pela sua sola robusta e pela vira em couro natural, que lhe conferem um toque diferenciador, simultaneamente elegante e versátil. Já o Ceres Black (PVP 139€), modelo bastante versátil que combina com variados looks, é um mocassin clássico, também em pele grain preta, que apresenta sola em couro com salto e proteção em borracha antiderrapante, contando ainda com uma palmilha inteira de conforto, garantindo conforto em todos os eventos festivos.

Entre a elegância e o conforto, os modelos Chukka unem excelentes propriedades térmicas a materiais ecológicos e recicláveis. As Chukka Blue (PVP 159€) na cor “Oxford blue” e as Chukka Cocoa (PVP 159€), na cor “cocoa brown” são produzidas em camurça de elevada qualidade e contam com uma sola crepe, um produto natural, ecológico e reciclável, vindo da mais pura seiva da árvore da borracha que lhe um conforto extraordinário. A sua sola natural e reciclável em crepe confere-lhe um conforto inigualável com excelentes propriedades térmicas.

Pensada para os dias mais frios, as botas Galop Castanho (PVP 154€) refletem a herança e a autenticidade que sempre definiram a Elite Shoes. Robustas e elegantes, com atacadores, fecho traseiro e sola de borracha antiderrapante, são fabricadas com materiais de excelência que garantem durabilidade, tornando-se as companheiras perfeitas para as próximas noites de consoada. Outra ótima opção são as Tobago Bordeaux (PVP 148€), um clássico de sempre da marca, agora na cor da estação. Com estilo oxford de atacador com uma biqueira lisa feita num calf cor bordeaux, apresenta uma sola de couro e uma proteção de borracha, conferindo resistência.

A Elite Shoes celebra os 35 anos de uma tradição que se mantém viva: a paixão pelo calçado português. Do “saber-fazer” artesanal à escolha de materiais sustentáveis, a marca partilha um pouco mais da sua história através de criações que refletem memória e inovação. Cada par conta um capítulo de um património de mais de três décadas, marcado pela mestria da construção “Goodyear Welted” e pela atenção ao detalhe transmitida de geração em geração.

Esta e outras coleções podem ser encontradas na loja online da marca em www.eliteshoes.pt onde a Elite Shoes se reafirma e continua a reinventar-se com uma forte ligação às suas origens.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Ajidanha estreia “O Torcicolo” com 3 apresentações”


Por: Tiago Carvalho

A Ajidanha encontra-se em ensaios para a sua nova produção teatral, “O Torcicolo”, que estreará no próximo dia 19 de dezembro de 2025, pelas 21h30, no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova.

Haverá ainda espetáculos no dia 20 de dezembro (também às 21h30) e no dia 21 de dezembro de 2025 (pelas 17h00).

Com encenação de José. C. Garcia, a peça é interpretada por Pedro Grácio, Pedro Ramalhete, Rui Pinheiro e Sofia Miguel. Paulo Vaz está encarregue da técnica de luz e som e Miguel Gigante dos figurinos.

 

SINOPSE

O Torcicolo é uma alegoria de desvio, uma tragédia geométrica, e um exercício físico sobre a arte de não alinhar. Um espetáculo sobre os ângulos rectos do poder. O poder pode começar num músculo? Um músculo que liga o olhar ao corpo, o corpo à ordem, e a ordem à obediência. Chama-se esternocleidomastoideu, e dobra-se facilmente. Quando ele se contrai, o mundo inclina-se.

A cabeça quer ver uma coisa, o corpo insiste noutra.

Entre o ver e o obedecer nasce o torcicolo: um erro de geometria, uma falha moral, uma pequena revolta anatómica.

O país tenta curar-se da inclinação.

Mas há músculos que se recusam a alinhar.

E talvez seja aí, nesse leve desvio do pescoço, que comece a liberdade.

Pode reservar para um destes dias de espectáculo, através do telefone 938983960 ou pelo e-mail: ajidanha@gmail.com

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“SEPHORA INAUGURA POP-UP DE NATAL REPLETA DE SURPRESAS EXCLUSIVAS E EXPERIÊNCIAS DE BELEZA, PARA VISITAR ATÉ AO FINAL DE DEZEMBRO”


Por: Nicole Santos Fernandes

A partir de hoje, todos os caminhos vão dar à Pop-Up de Natal Sephora no Centro Comercial Colombo, onde os visitantes poderão descobrir as melhores sugestões de presentes, usufruir de serviços de retoque de maquilhagem e receber ofertas exclusivas

Com a chegada da época mais esperada do ano, Sephora apresenta uma Pop-Up de Natal no Centro Comercial Colombo, aberta ao público de 10 a 30 de dezembro, repleta de surpresas e pensada para celebrar esta quadra natalícia através de uma experiência interativa com a marca.

Sob o mote “Oferece algo bonito”, Sephora apresenta uma Pop-Up de Natal que convida a viver uma experiência imersiva no universo de beleza da marca. Neste espaço sensorial, poderá conhecer-se alguns dos coffrets e sets festivos de marcas exclusivas, bem como os ornamentos perfeitos para pendurar na árvore de Natal.

Para além disso, este será o local perfeito para todos os beauty lovers viverem a magia única do Natal, sendo possível experimentar os serviços de retoque de maquilhagem com os especialistas de beleza da marca e ainda participar num questionário interativo de fragrâncias da Kayali. Enquadrada no visual natalício apresentado este ano pela Sephora, será ainda criada uma experiência que remete para uma “pastelaria”, onde será possível receber candy canes ou bolachinhas de Natal, bem como diversos prémios de beleza, para que não faltem motivos para celebrar o Natal da melhor forma.

Localizada no Centro Comercial Colombo, de 10 a 30 de dezembro, a Pop-Up de Natal da Sephora promete estar à altura das festividades, com o melhor do que o universo de beleza tem para oferecer, estando aberta de segunda a quinta-feira, das 17h00 às 22h00, de sexta a domingo, das 12h00 às 22h00, e com horário especial no dia 24 de dezembro, das 10h00 às 14h00; o kick-off decorre ainda nos dias 10 e 11 de dezembro, entre as 12h00 e as 22h00.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Os Poetas estão no Chiado neste Natal”


«CHIADO POÉTCO» é um espetáculo de Teatro Poético, que junta Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Camões, Garrett, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Junqueiro, Júlio Diniz, Augusto Gil e outros poetas portugueses, no Micro-Teatro ABC em pleno bairro típico do Chiado em Lisboa (Rua da Misericórdia 14 – Espaço 51), numa interpretação excepcional do diseur com mais anos de atividade profissional em Portugal, Nuno Miguel Henriques.

Este espetáculo tem ainda disponibilidade de Bilhetes para sessão de Natal, sexta-feira dia 19 de Dezembro, pelas 19 horas e dia 31 de Janeiro de 2026, sábado pelas 17.00 horas, podendo ser adquiridos os ingressos nos locais habituais e online, desta produção do TEATRO ABC – Companhia Nacional de Teatro Português, que também está a fazer sessões para escolas, empresas e associações noutros dias e horários, com reservas de grupos pelo site www.teatroabc.pt

Fonte: MICRO-TEATRO ABC

“Este Domingo dia 14 Dezembro vamos estar em direto no Facebook em Arcena, Alverca…”


A Revista País Magazine vai estar na Festa de Natal da Casa do Povo de Arcena

 

Por: José Morais

Este domingo 14 de dezembro vamos estar em direto no “Facebook”, na Festa de Natal da Casa do Povo de Arcena.

Se não vai marcar presença, acompanhe-nos, iremos estar em direto a partir das 15,30 horas no salão de festas, pode assistir no Facebook da Revista País Magazine em: https://www.facebook.com/profile.php?id=61555458101603