segunda-feira, 8 de julho de 2024

“Concursos: Alma do Vinho conquista prémio de 'Evento do Ano' no Concurso de Vinhos de Lisboa”


O maior festival de vinhos da região de Lisboa regressa entre 12 a 15 de setembro a Alenquer com as melhores perspetivas para mais quatro dias de provas, concertos, encontros, exposições e muito mais. A edição de 2023 da Alma do Vinho teve tudo isso, com mais de 30.000 visitantes, e mereceu a aprovação no Concurso de Vinhos de Lisboa 2024, organizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, onde foi considerada o 'Evento do Ano'.

A Alma do Vinho teve a sua edição inaugural em 2017 e conta apenas cinco edições, mas todas com progressão plena, de ano para ano, com cada vez mais motivos de interesse e onde o visitante é sempre a figura central. O vereador do Município, Tiago Pedro, marcou presença na cerimónia na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, e revelou o terroir único capitalizado por um evento ímpar a nível nacional.


"É uma honra para a Câmara Municipal de Alenquer e para toda a equipa que promove e produz o festival Alma do Vinho receber esta distinção, atribuído pela CVR Lisboa, o principal parceiro do festival. Ao mesmo tempo, percebemos que é um galardão que vem de dentro da nossa família, dos produtores de vinho da região de Lisboa. Como tal, não podíamos estar mais agradados. A região de vinhos de Lisboa tem uma série de eventos vínicos, todos eles muito importantes na dinâmica e promoção da vinha e do vinho desta região. Nessa medida, receber esta consagração é um motivo de celebração", começou por dizer, prometendo o responsável autárquico pelo promoção turística do território uma edição de 2024 da Alma do Vinho tão atraente como as que decorreram desde a edição inaugural. "Desde a primeira edição que nos afirmamos como o maior festival de vinhos da região de Lisboa. Na nossa opinião, para além do maior, também somos o melhor. Fazemo-lo de forma orgânica, com muito gosto, entusiasmo e motivação. Este prémio é dedicado a todos os produtores. Sem eles não havia vinho e, por conseguinte, a Alma do Vinho. É um prémio também dedicado a todos aqueles que se envolvem a trabalhar ao longo do ano e nos 4 dias que o festival se realiza, dando o melhor de si para que possamos continuar a criar esta marca de excelência", adiantou ainda.


Tal como no Concurso de Vinhos de Lisboa de 2023, os vinhos produzidos no concelho de Alenquer voltaram a sobressair com vários galardões assinaláveis. Quinta de Chocapalha (Melhor Arinto e Prémio Ouro), Casa Santos Lima (Prémio Excelência e Grande Ouro), Quinta do Lagar (Vinho Revelação), Adega Cooperativa da Labrugeira (Prémio Ouro), Cunha & Folque (Prémio Ouro duas vezes), Quinta Vale Benfeito (Prémio Ouro duas vezes), Cas'Amaro (Prémio Ouro) e Quinta do Vale Mourisco (Prémio Prata) viram ser distinguidas as melhores produções e firmaram, uma vez mais, o território como destino vínico apetecível.

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa abrange os Vinhos IGP Lisboa e nove Denominações de Origem Protegida, onde se inclui a DOP de Alenquer. Conta um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais a totalizar cerca de 66 milhões de garrafas. As exportações rondam 80% da produção, para um total de 100 países.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Associativismo: Autarquia atribui subsídios no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo"


A Câmara Municipal da Amadora aprovou na Reunião Ordinária de Câmara de 3 de julho de 2024, a atribuição do montante global de 416.378,18 € (quatrocentos e dezasseis mil, trezentos e setenta e oito euros e dezoito cêntimos), a conceder às 71 associações que viram as suas candidaturas aprovadas este ano no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA).

Por esta via, a Autarquia concede anualmente subsídios às entidades do Movimento Associativo do concelho, que desenvolvem atividades de caráter cultural, desportivo, juvenil, educativo e social na área do município, na perspetiva de valorizar a intervenção social, cultural e desportiva das mesmas, bem como o envolvimento das populações na vivência comunitária.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Desporto: Fernando Pimenta e Ana Cabecinha serão os porta-estandartes de Portugal em Paris2024”


Por: AMG/NFO // AMG

Fonte: Lusa

O canoísta Fernando Pimenta e atleta Ana Cabecinha vão ser os porta-estandartes de Portugal na Cerimónia de Abertura de Paris2024, anunciou hoje o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, numa receção no Palácio de Belém.

Fernando Pimenta, que vai para a quarta participação olímpica, foi medalha de bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020, depois de ter conquistado a prata em K2 1.000 metros ao lado de Emanuel Silva em Londres2012.

O canoísta de 34 anos irá partilhar a honra de ser porta-estandarte da Missão portuguesa na Cerimónia de Abertura, agendada para 26 de julho, com a marchadora Ana Cabecinha, que em Paris2024 somará a quinta presença em Jogos Olímpicos ao competir nos 20 quilómetros marcha.