terça-feira, 23 de julho de 2024

“Cultura: CICLO DE CINEMA KINUYO TANAKA INTEGRAL DAS OBRAS”


Kinuyo Tanaka [1909-1977] iniciou-se no cinema como actriz, incorporando um ideal de carácter feminino apelidado “yamato nadeshiko”, a flor do Japão. No entanto, nos seus filmes enquanto cineasta, todos eles povoados por mulheres fortíssimas e todos eles sobre a tragédia de ser mulher, o sacrifício dá lugar a uma desafiante tenacidade que nos incita a interpelar a condição feminina. A primeira mulher a filmar no período do pós-guerra japonês, Kinuyo Tanaka desbravou, sozinha e sem grande continuidade, um terreno quase inteiramente consignado aos homens.

Este ciclo apresenta, na íntegra, as obras de uma realizadora pioneira no cinema japonês.

 

Programa

 

28 Julho 16.00 às 17.30 | Quem és tu, Kinuyo Tanaka? | Palestra com o programador Miguel Patrício + exibição, às 18h00, de Carta de Amor / Love Letter (恋文, 1953)

4 Agosto | A Lua Ascendeu / The Moon Has Risen (月は上りぬ, 1955)

11 Agosto | Para Sempre Mulher / Forever a Woman (乳房よ永遠なれ, 1955)

18 Agosto | A Princesa Errante / The Wandering Princess (流転の王妃, 1960)

25 Agosto | Mulheres da Noite / Girls of the Night (女ばかりの夜, 1961)

1 Setembro | Senhora Ogin / Love Under the Crucifix (お吟さま, 1962)

Co-organização The Stone and The Plot


 

KINUYO TANAKA

 

Kinuyo Tanaka nasceu em 1909 e morreu em 1977 com 67 anos. Entrou na indústria do cinema com apenas 14 anos, em 1923, tendo apenas a instrução básica. A sua carreira enquanto actriz durou mais de 50 anos, com mais de 250 filmes rodados. Nunca se casou nem teve filhos - dizia estar casada com o cinema. Apenas recentemente pôde o mundo conhecê-la como a extraordinária cineasta que era, sendo a segunda mulher a filmar no Japão e a primeira no período do pós-guerra japonês. Somente com Naomi Kawase, já nos anos 2000, uma mulher conseguiu superar o recorde de seis longas-metragens filmadas num contexto comercial no Japão. Kinuyo Tanaka desbravou, sozinha e sem grande continuidade, um terreno quase inteiramente consignado aos homens.

Como actriz, Tanaka frequentemente incorporou uma subtileza, abnegação e pureza de carácter feminino que os japoneses cunharam de “yamato nadeshiko”, a flor do Japão. No entanto, nos seus filmes enquanto cineasta, todos eles povoados por mulheres fortíssimas (desde as protagonistas até às presenças mais secundárias) e todos eles sobre a tragédia de se ser mulher, o sacrifício frequentemente dá lugar a uma desafiante tenacidade que nos incita a interpelar a própria condição feminina. A Fumiko de Para Sempre Mulher, o exemplo mais gritante disto, mas longe de ser o único, chega mesmo a pedir que a amiga mire o seu corpo doente. E também nós, através desse pedido, nos espantamos com esse banho mortal, nos antípodas de alguém que sofre e submissamente se cala. Pela sua intensidade lancinante, esta via-crúcis de sofrimento em sofrimento não deixará ninguém indiferente e é porventura a maior revelação desta integral.

Com efeito, logo na sua primeira longa-metragem, Carta de Amor, Tanaka explora, através do olhar de um homem inseguro e debilitado, a condição das mulheres que, após a derrota do Império do Sol Nascente na Segunda Guerra Mundial e da ocupação americana que se seguiu em 1945, usaram o seu corpo como meio de sobrevivência. Michiko, presença fantasmagórica que surge e se dissolve nas clareiras da memória e do desejo masculinos titubeantes, é metonimicamente o campo de batalha de uma guerra mental e cultural que ainda se travava num Japão assombrado pela derrota e humilhação. Não menos diferentes são as mulheres caídas do Centro de Reabilitação Shiragiku (Crisântemo Branco, nem de propósito) em Mulheres da Noite, filme coral e colectivo, que narra o percurso de reintegração social de ex-prostitutas que viram o seu ofício ser subitamente ilegalizado em 1956. O jogo viciado e o périplo impossível de Kuniko e das suas companheiras levanta várias questões acerca da absolvição moral e da conservação da “pureza” - e entre ser dos homens ou ser de um homem, o desenlace diegético, de panpan a ama-san, que exclui ambas as possibilidades, não deixa de ser surpreendente.

Se A Lua Ascendeu pode ser aparentemente o menos “autoral” dos filmes de Tanaka (isto porque adapta um argumento de Yasujiro Ozu, cedido pelo próprio, e se apoia formalmente na estilística do mestre, sendo-lhe quase um tributo), não podemos deixar de assinalar a personagem de Setsuko, uma presença disruptiva no mundo estático e contemplativo “ozuesco”, que destabiliza todos os personagens e o próprio espectador sempre que surge.  Hipérboles à parte, encaramo-la como uma inserção da própria cineasta, que só poderia atribuir a uma mulher este papel. Talvez as pequenas aparições de Kinuyo Tanaka nos seus primeiros três filmes tenham um efeito semelhante a este.

Nos dois filmes rodados a cores, A Princesa Errante e Senhora Ogin, outras duas mulheres são perfiladas em períodos conturbados da História do Japão: respectivamente as primeiras décadas do período Showa com o seu militarismo crescente, e o período de unificação nacional conhecido como Azuchi-Momoyama. Ryuko em A Princesa Errante conserva um amor além-fronteiras, mesmo sendo comparada, como sucede num dos planos mais expressivos do filme, a um pássaro enjaulado, dilacerada na diplomacia duvidosa entre Japão e China. Em Senhora Ogin, o amor proibido entre um samurai cristão e a filha de um mestre de chá atinge o zénite da transgressão e da irreverência. Podemos quase imaginar Ogin como o antepassado espiritual de Fumiko de Para Sempre Mulher, como se a poetisa fosse a reencarnação da donzela sacrificada pelas suas próprias mãos. De ambas, poderíamos lembrar a frase do mestre de chá Kakuzo Okakura, evocado por motivos óbvios: “Quem apenas viveu com o belo, pode morrer em beleza”.

É verdade que os cineastas japoneses, sobretudo os clássicos, sempre retrataram obsessivamente o feminino. Kenji Mizoguchi, entre muitos outros, chegou mesmo a ganhar o epíteto “feminisuto”, ou cineasta feminista, por expor um mundo injusto onde as mulheres sofrem sempre mais do que os homens. Não podemos, no entanto, esquecer que esse termo no Japão da altura significava uma certa deferência em relação ao mundo feminino e várias vezes conotava um certo paternalismo. Esperamos que esta integral demonstre que Tanaka trouxe uma nova abordagem, uma nova visceralidade. Vista na sua cronologia, esta obra poderá ser uma revelação para quem ainda não se aventurou nela.

Fonte: Fundação Oriente

“Gastronomia: DEGUST’AR ÉVORA REÚNE CHEFES ALENTEJANOS PARA UMA NOITE A 6 MÃOS QUE DESTACA O MELHOR DA GASTRONOMIA DA REGIÃO”


Por: Margarida Eça Pinheiro

O jantar terá lugar no dia 10 de agosto no restaurante do hotel M’AR De Ar Aqueduto e promete uma viagem pelos sabores da região

É já no próximo dia 10 de agosto, que sob o luar alentejano, acontece o jantar a seis mãos no restaurante do hotel M’AR De AR Aqueduto, Degust’AR, que junta os chefs António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes a produtores locais, numa experiência gastronómica imperdível.

O jantar, que tem como objetivo envolver os produtores locais na cozinha tipicamente alentejana do Degust’AR, conta com um menu elaborado a seis mãos pelos chefs António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes, onde os protagonistas são a gastronomia, produtos e produtores locais como a Carne Mertolenga, o figo da índia da Pepe Aromas e o lúcio perca do produtor Pedro Santos.

Um jantar de raiz alentejana, desde a inspiração, os chefs, aos pratos e produtos, composto por sete momentos que prometem surpreender todos os paladares. A viagem começa claro, pelo couvert, composto por uma variedade de pães, azeite e azeitonas marinadas, cremoso paté de lagosta com cebolinho e uma manteiga de paiola de porco preto que homenageia a região; segue-se uma amuse bouche de um refresscante creme frio de tomate com filete de sardinha braseado e flor de sal; a entrada contrasta o doce e o salgado numa junção de sabores únicos de figo da índia em três texturas com presunto de porco ibérico; a que se segue o prato de peixe, lúcio perca corado com strudel de caldeirada, bisque de fígado e azeite de poejos que transborda fragrâncias inesquecíveis da região; já o prato de carne é vitelão Mertolengo DOP na frigideira com puré de aipo, pak choi salteado com tomilho e limão e aioli de alho negro; para adoçar o paladar, uma pré-sobremesa composta por deliciosas esferas de chocolate com ganache refrescadas com polpa de meloa e gel de lima; e para finalizar, a sobremesa, uma aromática panna cotta de figo da índia com gelado de manjericão e morangos.

O menu deste jantar estará disponível apenas na noite de 10 de agosto, sendo que nesta data o Degust’AR funcionará apenas sob esta carta. Esta proposta gastronómica é uma ode às experiências que a culinária permite, sendo este menu em si uma viagem que explora vários sentidos e momentos. Uma viagem rumo ao Alentejo interior onde as influências dos pratos apresentados representam as próprias viagens gastronómicas de cada um dos chefes e dão uma visão mais abrangente do que de melhor se faz pelo mundo da gastronomia.

Uma experiência gastronómica que promete viajar pelos sabores da região aproveitando produtos locais e sazonais, o menu tem o valor de 59€ por pessoa (não inclui bebidas) e as reservas podem ser feitas por telefone 266 740 400 ou email em reservas@mardearhotels.com

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Iniciativas: Amadora assinala Dia Mundial das Hepatites Virais”


Dia 28 julho 2024

 

Para assinalar o Dia Mundial das Hepatites Virais (28 de julho), as fachadas dos edifícios dos Paços do Concelho e Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos estarão iluminadas com a cor amarela, na noite de 27 para 28 de julho, com o objetivo de alertar a população para a prevenção e tratamento das hepatites virais enquanto problema de saúde pública.

Esta ação responde ao repto lançado pelo Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde que anualmente assinala esta data.

O tema deste ano da World Hepatitis Alliance "É Tempo de Ação", é um convite para que, no dia 28 de julho, a população seja alertada para o problema das hepatites e tem como objetivo unir a comunidade global para a tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites virais.

A Autarquia assinou a primeira versão da Declaração de Paris a 10 de outubro de 2018, aderindo à iniciativa internacional Fast Track Cities – “cidades na via rápida para eliminar o VIH”.

O programa conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) definiu objetivos para a eliminação da infeção pelo VIH/SIDA, para o esbatimento das desigualdades e para o desenvolvimento de respostas centradas nas pessoas.

Neste âmbito, os objetivos até 2025 das Fast-Track Cities são de 95-95-95 (95% das pessoas que vivem com a infeção VIH diagnosticadas, dessas 95% em tratamento e das em tratamento, 95% com carga viral indetetável), mantendo a tolerância zero para o estigma e discriminação em respeito às pessoas que vivem com a infeção pelo VIH/SIDA.

Neste contexto, a Declaração de Paris foi revista (versão 4.0.) e o município da Amadora assinou a nova versão a 3 de dezembro de 2021, comprometendo-se a evidenciar esforços para o seu alcance até 2025.

No âmbito do Plano Estratégico para a Intervenção na Área do VIH e SIDA 2019-2025, pretende-se no âmbito do eixo 1 - Promover ações de prevenção universal do VIH, SIDA e hepatites, dirigidas à comunidade da Amadora e/ou a organizações de base comunitária.

Mais informações: https://www.cm-amadora.pt/pt/intervencao-social/promocao-da-saude/7853-amadora-sem-sida.html

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Iniciativas: Câmara Idanha-a-Nova aposta em regulamentos para melhorar serviços”


Por: Tiago Carvalho

O Município de Idanha-a-Nova aprovou dois regulamentos da maior importância para o desenvolvimento económico e social do concelho: Regulamento do Centro Coordenador de Transportes de Idanha-a-Nova (aprovado na última Assembleia Municipal) e o projeto de Regulamento do Mercado Municipal (aprovado em Reunião de Câmara, será submetido a apreciação da Assembleia Municipal).

Estes dois regulamentos dão sequência à estratégia autárquica de regulamentar o funcionamento das infraestruturas e dos apoios municipais (como foi o caso dos Regulamentos dos Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários e do Orçamento Participativo, ambos já implementados).

No caso do Mercado Municipal, o regulamento enquadra-se no compromisso que Idanha-a-Nova assumiu ao aderir à Rede Internacional de Bio-Regiões (tendo sido considerada a melhor Bio-Região da Europa em 2023), de promover a sustentabilidade alimentar e o bem-estar da sua população e do Planeta.

Nesse âmbito, é essencial a dinamização de um mercado municipal de produtores locais e biológicos, designado Mercado da Bio-Região, para valorizar a produção local e os seus produtos endógenos, e promover um espaço de comercialização de proximidade entre consumidores e produtores.

Em relação ao Regulamento do Centro Coordenador de Transportes, já concluído e aprovado, visa consolidar o bom funcionamento desta infraestrutura fundamental de apoio aos cidadãos que utilizam o transporte público de passageiros. Pretende-se reforçar os serviços de transporte rodoviários de passageiros de âmbito municipal, intermunicipal, inter-regional e expressos, e assegurar uma adequada exploração regular e contínua de transportes públicos rodoviários de passageiros.

Importa referir que a estratégia de regulamentação das infraestruturas e serviços prestados pela autarquia irá prosseguir. Neste momento, estão em curso a preparação de regulamentos relativos ao Idanha Green Valley – Área de Acolhimento Empresarial e do apoio ao associativismo, entre outros.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Iniciativas: 𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝗦𝗔𝗡𝗧𝗜𝗔𝗚𝗢 𝗦𝗘𝗥𝗔́ 𝗔𝗦𝗦𝗜𝗡𝗔𝗟𝗔𝗗𝗢 𝗘𝗠 𝗩𝗔𝗟𝗘𝗡𝗖̧𝗔 𝗖𝗢𝗠 𝗔 𝗠𝗔𝗜𝗢𝗥 𝗦𝗘𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢”


E o seminário “Sustentabilidade económica no Caminho de Santiago”

 

Por: José Cândido Sousa

Um bolo em forma de seta amarela, na direção de Santiago de Compostela, é a forma como Valença vai assinalar o Dia da Galiza e de Santiago, que se celebra esta quinta-feira, 25 de julho.

Depois do sucesso dos últimos dois anos, Valença volta a ‘homenagear’ os peregrinos e os Caminhos Portugueses para Santiago com um bolo de cerca de 400 kg’s e 11 metros de comprimento.

Recorde-se que Valença é a cidade onde o Caminho Português Central, o Caminhos Português da Costa e o Caminhos das Torres convergem e se despedem de Portugal.

Assim, a Praça da República, na Fortaleza, será o local onde este bolo gigante fará as delícias de peregrinos e turistas, a partir das 11h00.

O Município de Valença convida todos os que se queiram juntar à iniciativa “simbólica, de demonstração do carinho e acolhimento que Valença transmite aos peregrinos do Caminho Português para Santiago”.


 

SEMINÁRIO “SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA NO CAMINHO DE SANTIAGO”

 

No âmbito do Dia de Santiago irá decorrer, ainda, o seminário “Sustentabilidade económica no Caminho de Santiago”, em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Assim, no dia 25 de julho, pelas 9h00 irá decorrer uma visita à Catedral de Tui; segue-se o Percurso de Caminho de Santiago entre Tui-Valença, pelo Passeio Fluvial, junto ao rio Minho, e posterior visita à Fortaleza de Valença.

Da parte da tarde, decorrerá a visualização do vídeo "Este é o Caminho" e as intervenções de Ana Paula Xavier, Vice-Presidente do Município Valença, Diana Pereira, Técnica Superior do Município.

Fonte: Câmara Municipal Valença

“ATIVIDADES: DIVERSIFICADAS CONTINUAM A ANIMAR O VERÃO NA ZONA DE SANTA CRUZ”


O verão na zona de Santa Cruz continua a ser animado por meio do “Santa Cruz.365”, um programa organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com entidades locais que está a proporcionar um vasto conjunto de atividades em diversas áreas e dirigidas a diferentes públicos.

Tornar mais atrativa e aprazível a estadia na zona de Santa Cruz é objetivo do referido programa, sendo de destacar do mesmo, no período de 27 de julho a 2 de agosto, um conjunto de atividades lúdico-culturais, nomeadamente: as atuações da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e da Banda de Música da Casa do Povo dos Campelos, nos dias, respetivamente, 27 de julho, 28 de julho e 2 de agosto, pelas 22h00, no Parque Municipal de Santa Cruz; e um espetáculo no âmbito do XV Festival Internacional “Acordeão em Espetáculo” que se realizará também neste último local, no dia 31 de julho, pelas 22h00, com a participação de Alessandro Gaudio (campeão mundial de acordeão diatónico), Rodrigo Maurício (acordeonista oriundo da Lourinhã) e Mara Santos, Rita Nunes, Ana Beatriz, Rúben Crispim, Luís Resina e Afonso Cordeiro (alunos do Núcleo de Acordeão do Clube Académico de Penafirme).

No próximo fim de semana duas propostas do “Santa Cruz.365” na área literária vão também convidar a uma deslocação a Santa Cruz: a tertúlia de apresentação do livro Nascida em 1944, da autoria de Maria Luísa Bouza Serrano, que se realizará no dia 27 de julho, pelas 21h30, na Biblioteca de Praia; e uma Feira do Livro de Verão, que acontecerá no dia seguinte, das 10h00 às 23h00, na Rua José Pedro Lopes. De referir que para a participação nesta primeira atividade é necessário inscrição prévia, a qual deve ser efetuada pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt.

Ainda na área cultural, é de referir que o “Santa Cruz.365” proporcionará no próximo dia 30 de julho, pelas 21h45, no Parque Municipal de Santa Cruz, mais uma sessão de cinema no âmbito do ciclo “9 Graus Oeste”, na qual será exibido o filme Bangla, de Phaim Bhuiyan.

Já numa vertente mais turístico-económica é de referir que, também no âmbito do “Santa Cruz.365”, terá lugar, nas ruas pedonais desta localidade balnear, no dia 27 de julho, das 17h00 às 24h00, a segunda edição deste ano da Feira de Verão. Recorde-se que nesta feira é proporcionada a aquisição de produtos de referência do concelho de Torres Vedras, podendo se encontrar nas bancas da iniciativa, por exemplo, flores, plantas aromáticas, doçaria, pão, queijos, vinhos, licores, artesanato, antiguidades e velharias.

Para o período de 27 de julho a 2 de agosto o “Santa Cruz.365” tem também previstas atividades para o público infantil, sendo de realçar dessas: as sessões de leitura baseadas nos livros Não tenhas medo, Lobo Mau! e Vamos à caça do urso, que acontecerão nos dias 30 de julho e 1 de agosto, pelas 15h00, na Biblioteca de Praia de Santa Cruz; e a contação da história “Será o mar o meu lugar?”, que será realizada no dia 2 de agosto, pelas 15h00, na Praia de Santa Cruz-Centro. As inscrições para a participação nestas atividades devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt. Também para o público infantil o Parque Municipal de Santa Cruz está a acolher nas noites de terça e quinta-feira, a partir das 21h30, a atividade “O Rei manda… Brincar no verão”, a qual se constitui como um tempo de encontro para a brincadeira livre, não programada, com recursos e propostas sugeridos, com que as crianças participantes podem brincar entre elas e com as respetivas famílias, supervisionadas por brincadores.  

O desporto é outra das componentes do programa “Santa Cruz.365”, sendo a esse propósito de recordar que no âmbito do mesmo estão a ser proporcionadas em Santa Cruz caminhadas e corridas com duração de uma hora aos sábados de manhã (pelas 9h30, a partir da Praceta Antero de Quental) e às quartas-feiras ao início da noite (com concentração pelas 21h15, a partir do Largo Jaime Batista da Costa), por meio das iniciativs “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, respetivamente. Ainda na área desportiva e igualmente no âmbito da programação do “Santa Cruz.365” é de mencionar a realização do Ultra Trail Run Santa Cruz 2024 no dia 27 de julho, a partir das 19h30 e do Parque Municipal de Santa Cruz. As inscrições para a participação neste evento devem ser efetuadas em: https://www.turresevents.com/eventos/utrsc-santa-cruz-2024

Mais informação sobre a programação do “Santa Cruz.365” pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.