segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

“Enquanto não chegar a medalha olímpica, não vou parar”


Por: DYRP (SIF) // NFO

Fonte: Lusa

O nadador Diogo Ribeiro voltou hoje a Lisboa com as duas primeiras medalhas de ouro da história nacional em Mundiais de natação, aos 19 anos, salientando que, até alcançar uma medalha olímpica, não vai parar de trabalhar.

“Sempre foi um sonho chegar lá [aos Jogos Olímpicos], agora pode é ser cada vez mais um objetivo e é isso que está a começar a ser. Não são só estas medalhas que vão ditar o futuro. Tenho de continuar a trabalhar e a ser humilde. Sempre que ganho medalhas, continuo a trabalhar, eu quero sempre mais. Enquanto não chegar a medalha olímpica, eu não vou parar de trabalhar”, afirmou, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Diogo Ribeiro sagrou-se campeão mundial nas vertentes de 50 e 100 metros mariposa, nos Mundiais aquáticos que decorreram em Doha, no Qatar, depois de já ter sido vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa na última edição, em Fukuoka, no Japão.

“Se há um ano, quando ganhei a medalha de prata em Fukuoka, me dissessem que ia ser duas vezes campeão do mundo na próxima edição, eu diria que estava a sonhar. É incrível. Ter 19 anos e saber que ainda posso melhorar só me deixa mais felicidade e garra para trabalhar mais e atingir melhores coisas”, expressou o nadador do Benfica.

Com as duas medalhas de ouro ao peito e uma bandeira de Portugal nas costas, Diogo Ribeiro considera que ainda não tem noção do feito histórico que alcançou, dedicando os triunfos maioritariamente ao seu pai, falecido quando tinha apenas quatro anos, e com quem fala bastante, o que lhe dá força para se ‘transformar’ e vencer nas provas.

“Continua tudo a mesma coisa. Gosto que cada vez mais digam que sou um ídolo e que as pessoas me vejam a nadar. Não me cabe na cabeça o que sou e que tenho medalhas de ouro num campeonato do mundo. Para mim, é como se fosse um ouro no regional. Realmente ainda não compreendi o que isto quer dizer mesmo”, frisou, entre sorrisos.

Diogo Ribeiro revelou ainda uma peripécia com a medalha de 50 metros mariposa, que encontrou partida, “eventualmente porque as empregadas de limpeza deixaram cair”, mas conseguiu trocá-la e receber outra medalha, que a emoldurará por cima da cama, apelando ainda a mais apoios governamentais e patrocínios para promover a natação.

“Não há muitos apoios. Antes ainda era pior, desde o ano passado que já se vê ligeiras mudanças, mas acho que é preciso investir mais nesta modalidade, que é a mais vista nos Jogos Olímpicos. É uma tristeza não receber ajuda pela medalha dos 50 metros mariposa por não ser uma prova olímpica, mas estamos a falar de um Campeonato do Mundo. O prémio dos 100 metros mariposa vai ser o primeiro prémio governamental que vou receber. Isso deixa-me triste, mas continuo a lutar e a ser quem sou”, realçou.

O treinador Alberto Silva apontou “uma carreira muito grande pela frente”, mas com a preocupação de “sempre cobrar mais e ter um bom ambiente”, uma vez que precisará de sacrificar algumas coisas para poder continuar a estar na elite da natação mundial.

“Já sabemos que talento ele tem, mas, num momento, só o talento não vai chegar. Vai doer, será um sacrifício, vai ter de fazer coisas que não gosta, mas no fim do dia, tem de chegar a casa cansado, mas feliz e motivado para voltar no dia seguinte. Se ele fizer isso, com o talento que tem, vai ter uma carreira longa na elite”, assumiu Alberto Silva.

Aos 19 anos, Diogo Ribeiro é o maior ‘fenómeno’ da história das piscinas portuguesas, ficando ‘apenas’ a faltar uma final olímpica, que só Alexandre Yokochi conseguiu, mas tendo já presença garantida em Paris2024, a que chegará com esperança de medalha.

Recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, o nadador soma ainda três ‘ouros’ em Mundiais júnior, um bronze em Europeus sénior, nos 50 mariposa em Roma2022, e títulos em Jogos do Mediterrâneo e outras provas, além de quatro recordes nacionais.

“Equipamentos desportivos: Tecnologia Omni-Heat Infinity da Colômbia Sportswear chegará à Lua”


Ele se aplicará a um módulo de pouso lunar

 

Para avançar tecnologias, inovações materiais e estabelecer as bases para uma presença humana sustentável na Lua, a tecnologia de isolamento térmico usada em roupas ao ar livre será aplicada a um módulo de pouso lunar, marcando a primeira colaboração desse tipo entre a Colômbia Sportswear, a Columbia T líder global em inovação de produtos ao ar livre, desportos e estilo de vida, e a Intuitive Machines, uma empresa de exploração espacial que visa ser pioneira na paisagem comercial da Lua.

O Omni-Heat Infinity, uma tecnologia termorreflexiva exclusiva desenvolvida pela Colômbia Sportswear, está programado para ser lançado ao espaço com o próximo lançamento do módulo lunar Nova-C da Intuitive Machines. Em simulações de laboratório antes deste lançamento, pesquisadores da Intuitive Machines determinaram que a folha de ouro do inovador material Omni-Heat Infinity da Colômbia forneceria benefícios ao isolar o módulo lunar das temperaturas extremas do espaço, que podem variar de 156° a 121°C.

Após uma colaboração científica de vários anos, anunciada pela primeira vez em 2021, e um compromisso compartilhado com a inovação e a exploração, a Colômbia está orgulhosa de colocar sua tecnologia Omni-Heat Infinity à prova final de novas fronteiras como parceira científica.

"Como uma empresa de vestuário que desenvolve produtos ao ar livre para todos os tipos de atividades e estações, é essencial que coloquemos nossas tecnologias à prova nas condições mais extremas e encontremos maneiras de inovar além das necessidades atuais de nossos clientes", disse o Dr. Haskell Beckham, Vice-Presidente de Inovação da Colômbia Sportswear. "Graças às principais lições desta colaboração, seremos capazes de criar novos produtos que ajudarão as pessoas a aproveitar mais o ar livre não importa o clima e, finalmente, abrir as portas para o ar livre para todos aqui na Terra".


Selecionada pela Nasa para transportar cargas científicas à superfície da Lua com seu módulo lunar Nova-C, a Intuitive Machines espera marcar o primeiro retorno dos EUA à superfície lunar em 50 anos. A decolagem para a missão lunar IM-1 está programada para uma janela de lançamento de vários dias que não será aberta até 14 de fevereiro de 2024. A missão será transmitida ao vivo pela NASA TV e https://www.intuitivemachines.com/im-1

"A Colômbia está focada no desenvolvimento e teste de novas tecnologias em ambientes desafiadores, e nossa colaboração contínua com a Intuitive Machines oferece o potencial de promover ainda mais inovação para nossa marca. Olhando para o futuro, temos a oportunidade de estabelecer novos padrões para nós mesmos e para a indústria como um todo", disse Joe Boyle, presidente da marca Columbia Sportswear.

O IM-1 será o primeiro de três pousos lunares da Intuitive Machines planejados sob a iniciativa Comercial Lunar Cargo Services ("CLPS") da NASA, uma parte fundamental do esforço de exploração lunar do programa Artemis da NASA. As cargas científicas e tecnológicas enviadas à superfície da Lua sob a iniciativa CLPS estabelecerão as bases para uma presença humana sustentável na superfície lunar e para o desenvolvimento comercial da Lua.

"Criar e definir a economia lunar requer inovação que vai além da norma da indústria", disse Steve Altemus, presidente e CEO da Intuitive Machines. "Ao integrar a tecnologia Omni-Heat Infinity da Colômbia em nossa missão lunar IM-1, estamos convencidos de que estamos abrindo caminho para soluções de curto prazo na Terra e para a próxima geração de exploração espacial comercial que dará acesso à Lua para o progresso da humanidade".

Para celebrar este momento histórico, a Colômbia tomará posse do exterior da Las Vegas Sphere em 19 de fevereiro, destacando o papel proeminente que a tecnologia Omni-Heat Infinity está desempenhando ao longo desta importante missão.

Fonte: Tradesport

“Bênção dos Bombeiros do Algarve está de regresso”


Por: Francisco Piedade

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as paróquias de Silves e de Loulé promovem, no próximo dia 24 de fevereiro, uma celebração de bênção dos capacetes dos bombeiros das corporações algarvias.

A iniciativa, que terá lugar pelas 15h00 no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como "Mãe Soberana", em Loulé, é, agora, retomada após a pandemia.

"Habitualmente presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, esta cerimónia tem como objetivo mostrar a gratidão e a proximidade que as comunidades católicas da região têm em relação aos soldados da paz, enquanto se procura sensibilizar para a necessidade de cada um se assumir como um agente de prevenção e como alguém que pode colaborar, nos momentos mais duros e complexos", afirma a organização.

Em 2018, o Bispo algarvio dizia: "Como Diocese do Algarve estamos ao lado dos bombeiros. Respondemos de tantas maneiras e de tantos modos, através das comunidades paroquiais, movimentos e de tantas iniciativas a que somos chamados para os apoiar e secundar".

Fonte: Diário online

“Cultura Religiosa: Ciclo de Manifestações Culturais Religiosas - Vivências do Sentir”


O Ciclo de Manifestações Culturais da Religiosas - Vivências do Sentir constitui-se como uma agenda cultural temática, onde se propõe a criação de uma programação própria centrada nas vivências de cultura popular associadas ao ciclo de tradições da Quaresma, bem como ao período de romarias que decorre até ao Espírito Santo.

Iniciando-se no dia 14 de fevereiro e terminando no dia 20 de maio, destes momentos culturais farão parte elementos presentes na matriz cultural identitária destas comunidades, como é o caso da encomendação das almas, entoação dos Martírios do Senhor ou as Alvíssaras, e ainda procissões e concertos de música sacra associados à dimensão cultural contemporânea.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Penamacor em colaboração com as Juntas de Freguesia e comunidades locais, a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, o Rancho Folclórico de Penamacor e o Grupo de Cantares de Pedrógão de S. Pedro. O programa completo encontra-se disponível no portal do Município de Penamacor, em https://bit.ly/vimenciasdosentir www.cm-penamacor.pt

 

PROGRAMA:

 

14 DE FEVEREIRO

Quarta-feira de Cinzas

 

22 DE FEVEREIRO

Encomendação das Almas - MEIMOA

 

24 DE FEVEREIRO

Concerto Pedro Rufino e Maria Mendes

PENAMACOR (Convento de Santo António / 16:00h)

 

25 DE FEVEREIRO

Concerto Pedro Rufino e Maria Mendes

MEIMOA (Museu Dr. Mário Bento / 16:00h)

 

3 DE MARÇO

Procissão dos Passos - BEMPOSTA

 

12 DE MARÇO

Martírios - SALVADOR

 

13 DE MARÇO

Encomendação das Almas - PEDROGÃO DE S. PEDRO

 

14 DE MARÇO

Encomendação das Almas - MEIMOA

 

16 DE MARÇO

Concerto: Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires - ALDEIA DE JOÃO PIRES

 

17 DE MARÇO

Domingo de Passos

Procissão dos Passos - PENAMACOR

 

20 DE MARÇO

Encomendação das Almas - PEDROGÃO DE S. PEDRO

 

23 DE MARÇO

Coro da AMDF - Polo de Penamacor - PENAMACOR (Convento de Santo António)

 

24 DE MARÇO

Domingo de Ramos - ALDEIA DE JOÃO PIRES; PENAMACOR

 

28 DE MARÇO

Quinta-feira Santa

Martírios – PEDRÓGÃO Ladainha das mulheres

 

ALDEIA DE JOÃO PIRES

Lava-Pés

 

MEIMÃO

Ladainhas

 

PENAMACOR

Via Sacra e Martírios

 

BENQUERENÇA

Martírios

 

ARANHAS

 

29 DE MARÇO

Sexta-feira Santa

Procissão ao Calvário e Via Sacra - MEIMÃO

Procissão do Enterro do Senhor e Martírios

 

PENAMACOR

Ladainha dos Homens

ALDEIA DE JOÃO PIRES

 

 

30 DE MARÇO

Sábado de Aleluia

Alvíssaras - ALDEIA DE JOÃO PIRES; ARANHAS; BEMPOSTA; SALVADOR

Missa do Aleluia e Alvíssaras - PENAMACOR

 

31 DE MARÇO

Domingo de Páscoa

Fonte: Município de Penamacor