segunda-feira, 24 de novembro de 2025

“Celebração do 80º aniversário da elevação do Entroncamento a concelho”


O Entroncamento celebrou hoje, dia 24 de novembro, o 80º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste concelho, criado a 24 de novembro de 1945.

O dia teve início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço em 2025, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respetivamente.

O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Nelson Cunha destacou, na sua intervenção, o crescimento do concelho ao longo destes 80 anos, a importância da identidade ferroviária e da forte presença militar que marcaram o crescimento económico e social do Entroncamento. Referiu que “Hoje, 80 anos depois, honra-nos reconhecer esse passado, mas sobretudo projeta-nos para o futuro.”, tendo salientado os pilares de orientação essenciais para os próximos anos: Segurança Urbana Integrada; Mais saúde e mais médicos, Habitação justa e transparente; Infraestruturas para o crescimento económico; Requalificação da Estação Ferroviária.


Nelson Cunha deixou ainda a mensagem de “Que este aniversário seja mais do que uma comemoração: seja o compromisso renovado com o concelho que todos amamos e que todos temos a responsabilidade de fazer crescer.”

O Presidente da Assembleia Municipal do Entroncamento, Sérgio Belejo, destacou a história do concelho e o seu desenvolvimento ao longo destes 80 anos, bem como a sua localização privilegiada, com acessibilidades que nos colocam no centro das oportunidades.

Reforçando que “o Entroncamento será aquilo que juntos quisermos construir… Queremos uma cidade moderna, sustentável…. e projetar o Entroncamento como cidade de bem-estar, segura e apelativa ao investimento.”

No final da Sessão Solene decorreu no Largo José Duarte Coelho, a entrega simbólica de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento.


Posteriormente os convidados fizeram visita à Exposição Documental “Editais do Município do Entroncamento”, patente na Galeria Municipal até ao dia 27 de novembro.

Ao final da tarde pelas 17h30 foi inaugurada a iluminação de Natal da cidade que marcou o encerramento das comemorações do 80º Aniversário do Concelho do Entroncamento.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Este é o melhor smartwatch da Europa…e pode agora adquiri-lo por menos de 120 euros”


•O relógio da moda nas escolas disponibiliza IA infantil, um sistema preciso de geolocalização, modo aula, tecnologia antibullying e permite realizar

 

Durante meses, nos fóruns para país e nas portas das escolas, repete-se o mesmo comentário: “Sabem onde adquirir um smartwatch que me permita falar com o meu filho ou filha quando não está em casa?”. Com a proibição em Portugal do uso de telemóveis em contexto escolar, a preocupação dos pais pelo contacto com os educandos cresceu ainda mais. Estes relógios não são um brinquedo ou um simples acessório, são, isso sim, dispositivos pensados para acompanhar as crianças no seu dia-a-dia com funções que há apenas uns anos pareciam ficção científica: Inteligência Artificial desenvolvida 100% em Espanha que conversa com as crianças, um modo antibullying capaz de alertar em situações de risco, chamadas e mensagens com controlo parental, geolocalização por GPS de alta precisão e um desenho surpreendentemente atrativo, porque foram as próprias crianças que participaram na sua criação. O seu impacto entre os pais foi imediato, e não é para menos: os criadores deste relógio receberam o prémio de Melhor Smartwatch Europeu 2024 nos European Technology Awards.

O interesse não é casual. Em pleno debate sobre quando deve um menor ter o seu primeiro telemóvel, e no primeiro ano letivo de proibição efetiva do seu uso em contexto escolar no nosso país, este smartwatch com GPS captou a atenção por oferecer uma alternativa que conjuga autonomia com proteção digital. Não só se destaca pela sua tecnologia, mas também pelo seu processo de desenvolvimento: crianças, famílias e peritos contribuíram para desenvolver um dispositivo que procura equilibrar entretenimento, edução e segurança. O resultado é um relógio que conseguiu convencer tanto os pequenos, pela sua estética e funcionalidades, como os adultos, que o valorizam como uma ferramenta para reduzir riscos online sem travar a independência dos seus filhos.

Mas, quem desenvolveu esta tecnologia de ponta para crianças? Por detrás do projeto está a SaveFamily, a empresa espanhola criadora do SaveWatch Plus 2, o modelo que está a redefinir o mercado infantil. O seu CEO, Jorge Álvarez, resume assim o objetivo:

“Queríamos que este dispositivo não fosse simplesmente um relógio, mas uma ferramenta que permitirá às crianças ter conexão e autonomia, sem renunciar à segurança que os pais precisam. Esta combinação de inteligência artificial, controlo parental e design participativo permite-nos situar-nos um passo à frente”. Desde braceletes substituíveis até aplicações infantis e um sistema operativo adaptado, o desenho participativo foi fundamental para que o dispositivo não apenas se utilize, mas que o queiram utilizar.

Com a chegada da Black Friday, o SaveWatch Plus 2 pretende converter-se numa das compras estrela para famílias: a marca anunciou um desconto de 15% em todos os seus produtos, juntamente com o protetor de ecrã e a capa de silicone gratuitos. Graças a esta promoção, o relógio pode encontrar-se por menos de 120 euros, um valor pouco habitual em dispositivos com este nível de segurança, IA integrada e funções avançadas.

Esta combinação de características permite referir-nos a um smartwatch infantil que combina inovação europeia premiada, tecnologia pensada para educar e proteger, e um desenhado cocriado com os seus pequenos utilizadores. Uma das poucas vezes em que a tecnologia infantil parece ter entendido, finalmente, o que os pais e as crianças pedem há anos.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 26 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 40 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline – News Release

“III Maratona de Cycling – Pedalar para dar Vida”


Angariar fundos para apoiar a aquisição de um Veículo de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, foi o objetivo da iniciativa

 

Por: José Morais

Fotos: Revistas Notícias do Pedal/País Magazine


Realizou-se este sábado 22 de novembro, mais uma iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, a terceira “Maratona de Cycling”, denominada de “Pedalar para dar Vida”, e pela primeira vez a Revista Notícias do Pedal e Revista País Magazine estiveram em direto.

O evento foi realizado nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga, tendo Emidio Mascarenhas, bombeiro e Paulo Mata, instrutor de Cycling Indoor, como mentores da iniciativa.


A maratona teve início pelas 17,30 horas, e terminou pelas 21 horas, participaram cerca de cinquenta participantes, e teve seis instrutores que cada um fez um período de meia hora, iniciando pelo Lino Ferreira, Eduarda Amaral, Paulo Mata, Marisa Cunha, Bruno Miguel e Ana Pires, antes da iniciada das pedaladas, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vialonga fez a apresentação, e de as boas vindas aos participantes, seguido dos presidentes  da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Bombeiros a agradecer a presença de todos e o apoio à iniciativa.


O Cycling Indoor, é uma modalidade sem dúvida de grande esforço, com um alto gasto calórico, perda de peso, tonificação dos membros inferiores, aumento da resistência cardiovascular, otimização da frequência cardíaca e alívio do stress, os benefícios podem ser muitos.

Aliás pode ser a solução perfeita para eliminar de vez o peso extra e conquistar aquele corpo em forma que a maior parte dos praticantes que procuram, de maneira saudável e em pouco tempo, com o segredo da atividade estar no seu alto gasto calórico que pode chegar a 600kcal numa hora.


O Cycling Indoor não é nada mais que um exercício aeróbio ao som da música, com uma bicicleta estática, sendo um tipo de movimento que não é novidade para ninguém, pois a maior parte de nós em alguma fase da nossa vida já utilizamos uma bicicleta.

Esta modalidade criada pelo ciclista sul-africano Jonathan Golderg entre as décadas de 1980 e 1990 é bastante intensa, sendo a modalidade feita no ginásio com acompanhamento de um profissional do desporto.


 

O balanço

 

Foi sem dúvida muito positiva a iniciativa, com a organização a esmerar-se em receber os participantes, durante as fortes pedaladas e no intervalo da mudança de instrutor, era dado aos participantes, bolos, fruta e águas, para restabelecer as energias despendidas, no final a alegria e a satisfação de todos os participantes era imensa, e muita euforia, e apesar do cansaço, acabaram os mesmos a aplaudir, terminando todos a fazerem a tradicional foto de para mais tarde recordar.


Pouco mais para dizer, apenas deixar os parabéns pela excelente organização, e esperar a quarta edição desta iniciativa, onde fica um apelo, apoiar os Bombeiro, só assim os mesmos podem dar uma melhor resposta à população.

Ficam s votos de boas pedaladas.

 

Podem visualizar as fotos com alguns momentos em:

https://photos.app.goo.gl/7vK3moBvnG1Ph2as9

 

Brevemente estará disponível o filme com os melhores momentos.