terça-feira, 23 de abril de 2024

“Comemorações: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova comemorou 75 anos de história!”


Por: Tiago Carvalho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (AHBVIN), comemorou, no passado dia 19 de abril, o seu 75º aniversário. Já as merecidas e devidas celebrações, tiveram lugar no dia seguinte, sábado, 20 de abril, entre o quartel sede da Associação e o recinto da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, onde finalizaram com o almoço convívio e onde foram cantados os parabéns à Associação pelos seus 75 anos de história, por parte dos seus integrantes e restantes presentes.

No dia 20, a cerimónia iniciou pelas 9h30, com o hastear de bandeiras, frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, ao som do hino nacional e perante formatura do corpo ativo. No momento que precedeu ao hastear das bandeiras, houve ainda um toque de sirene, durante um minuto, em memória dos Bombeiros de Idanha-a-Nova, já falecidos.


Seguiu-se a receção às entidades convidadas, contando a cerimónia comemorativa com a presença dos ilustres: Secretário de Estado da Proteção Civil, do Vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, do Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, do Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro e do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.

Seguidamente, ainda em frente ao quartel sede e também perante formatura, deu-se lugar à cerimónia de entrega de distinções, nomeadamente de Medalhas de Assiduidade, por 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviço, aos diversos elementos do corpo ativo que atingiram as referidas metas, e, ainda, impostas as divisas de Bombeiro de 3ª a três elementos que ingressaram, recentemente, no corpo ativo. O ato foi precedido por um desfile apeado do corpo ativo, com marcha, ainda frente ao quartel sede.


Antes da passagem à sessão solene, procedeu-se ao descerramento de uma placa alusiva ao 75º Aniversário da Associação, pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, colocada na entrada principal do quartel.

Na sessão solene, as boas-vindas foram dadas pela Presidente da Assembleia-Geral da AHBVIN, Idalina Costa, para quem os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova “são uma referência de cidadania e um exemplo de coragem, altruísmo e serviço humanitário”.

Assim, foram entregues as condecorações de Medalha de Agradecimento, incluindo Medalhas de Agradecimento COVID, Medalha do Quadro de Honra, Medalha de Serviços Distintos (Grau Prata e Grau Ouro), Medalha de Dedicação e Altruísmo e Crachá de Ouro às diversas personalidades que se destacaram nestes feitos, sendo os agraciados Bombeiros que se encontram, atualmente, no corpo ativo, voluntários e/ou funcionários, funcionários da Associação não Bombeiros, anteriores dirigentes e elementos de Comando da Associação e Corpo de Bombeiros, como Joaquim Morão e Rui Esteves, Francisco Peraboa, José Neves, Fernando Martins e Jorge Farropas, no caso da Medalha do Quadro de Honra, e elementos com mais de 35 anos de serviço ou préstimos impagáveis à Associação e Corpo de Bombeiros, distinguidos com o Crachá de Ouro.


No momento dos discursos, o Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, enalteceu a história dos Bombeiros Voluntários, que considera “um dos mais importantes parceiros da autarquia”. “Por isso, a Câmara apoia os ‘Soldados da Paz’ no desenvolvimento da sua nobre atividade, um investimento que tem vindo a crescer e que nos últimos 10 atingiu um valor de mais de 3,6 milhões de euros”.

Esta cooperação entre autarquia e Corpos de Bombeiros também foi reconhecida pelo Vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Já o Secretário de Estado da Proteção Civil destacou o papel dos Bombeiros e a importância da valorização de uma carreira digna nesta força de socorro. A mesma deve ser devidamente apoiada e reestruturada pelas entidades governativas.

Após o encerramento da sessão solene, seguiu-se o tão aguardado desfile motorizado com as viaturas do Corpo de Bombeiros, pela vila de Idanha-a-Nova, onde o corpo ativo pôde cumprimentar e ser visto por todos os Idanhenses.

Graças ao apoio e presença dos colegas dos Corpos de Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, de Penamacor, de Oleiros e de Vila Velha de Ródão, que asseguram o socorro e a emergência do nosso concelho, permanecendo no nosso quartel durante as comemorações, e a quem muito agradecemos por isso, foi possível a todos os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova garantir a sua presença ao longo de toda a celebração.

Fica ainda, aqui, em destaque, o nosso Obrigado a todos os Idanhenses e população do concelho de Idanha-a-Nova que, ao longo destes 75 anos, também sempre nos têm acompanhado e sendo, por todos eles, que nós cá estamos!

Bem-hajam Idanhenses, por todo o apoio, amizade e carinho, tal como destacado e proferido pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Idanha-a-Nova, no seu discurso, na sessão solene.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Iniciativas: Dia Internacional da Pessoa Cigana assinalado com a partilha de testemunhos”


No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoal Cigana, assinalado a 8 de abril, foram desenvolvidas duas atividades com o objetivo de partilhar o testemunho de cidadãos membros da comunidade cigana quanto ao seu percurso de vida e convidar à discussão de temas relacionados, como exclusão social, direitos e deveres, discriminação, educação e pobreza.

A primeira atividade, inserida na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, decorreu no dia 19 de março e consistiu na apresentação de Israel Paródia, o primeiro médico/estudante de medicina de etnia cigana em Portugal a assumir publicamente a sua etnia. Perante uma plateia de 70 alunos dos 8.º e 9.º anos, Israel falou sobre a sua experiência e desafios, numa sessão informativa do programa Roma Role Models, uma iniciativa do Projeto InSchool – Inclusive Schools: making a difference for roma children.

Este é um projeto conjunto da União Europeia e do Conselho da Europa que pretende aumentar a consciência do público geral e profissional sobre os benefícios e valor de uma educação inclusiva. Tem como objetivo também apoiar a capacidade das escolas, educadores e autoridades no setor da Educação para melhorar o ambiente educativo e processos de governança, de modo a darem resposta às necessidades de todas as crianças, independentemente da sua situação socioeconómica, etnia, língua ou outras diferenças.

A segunda atividade realizou-se no dia 8 de abril, em parceria com o Politécnico de Leiria (IPL), e teve como oradores os mediadores interculturais Emanuel Fernandes, da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Emília Seabra, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, que participaram na oficina “Inspira-te”, com os seus testemunhos.

Na plateia assistiram alunos do Curso de Serviço Social do IPL e também os técnicos e dirigentes da Associação Impulsar, de Leiria, que se encontra pela 1ª vez a desenvolver o programa Escolhas diretamente com a comunidade cigana desse município.

O Dia Internacional das Pessoas Ciganas tem como propósito promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. Por outro lado, pretende-se mobilizar a sociedade civil e os decisores políticos para a execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e exclusão que esta comunidade sofre.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Desporto: Passeio da “Rosa Albardeira” junta 120 pessoas em Toulões”


Por: Tiago Carvalho

O Passeio Pedestre “Rosa Albardeira” 2024, no dia 21 de abril em Toulões, concelho de Idanha-a-Nova, voltou a ser um grande sucesso, com a participação de mais de 80 caminheiros de Portugal e de Espanha e um almoço para 120 pessoas.

Anualmente, Toulões, que é conhecida como a Aldeia da Rosa Albardeira, convida para um passeio por paisagens deslumbrantes para a observação de populações selvagens de Paeonia broteri, nome científico da belíssima Rosa Albardeira que, quando floresce, assume um rosa-intenso.

Para António Marcelo, presidente da Junta de Freguesia de Toulões, “o objetivo da caminhada é a divulgação da Rosa Albardeira, uma flor de rara beleza, bem como sensibilizar para a preservação do habitat desta espécie e proporcionar um dia de convívio saudável em plena natureza”.

O passeio partiu do centro de Toulões e percorreu cerca de 16 km pelas ruas da aldeia, por caminhos rurais e pela Serra da Murracha, onde crescem as Rosas Albardeiras, em pleno Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

“Fico muito contente por os participantes terem adorado o passeio, num bom dia de primavera. Todos os anos o balanço tem sido muito positivo! O percurso é um pouco desafiante, mas vale muito a pena por tudo aquilo que o campo nos oferece”, acrescentou o presidente da Junta de Freguesia de Toulões.

No final do passeio, houve lugar a um almoço convívio entre participantes e acompanhantes, para retemperar as forças após a caminhada, que contou com cerca de 120 pessoas.

Fonte: Câmara Municipal Tiago Carvalho