quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

“Centro Cultural Raiano acolheu as “Oficinas 2026” da Orquestra Sem Fronteiras”


Por: Tiago Carvalho

O Centro Cultural Raiano acolheu, nos dias 28 e 29 de janeiro as “Oficinas 2026” do programa Terra-a-Terra, uma iniciativa da Orquestra Sem Fronteiras, destinada a impulsionar projetos artísticos participativos no interior do país.

Após uma Open Call que convocou jovens músicos a desenvolverem propostas com forte impacto social, a Orquestra Sem Fronteiras selecionou dois projetos que estão agora em fase de aceleração no terreno.

Estas oficinas focam-se em sessões de partilha e metodologias de co-criação, permitindo que os participantes explorem como a música pode servir de ferramenta de coesão em comunidades do interior do país.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Alenquer ativa Plano Municipal de Emergência”


O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEC) foi esta terça-feira, 3 de fevereiro, ativado com efeitos imediatos em Alenquer para as 11 freguesias que compõem o concelho. A decisão foi tomada no seguimento de uma reunião extraordinária da comissão municipal nos Paços do Concelho, convocada devido às condições meteorológicas associadas à Tempestade Kristin, que tem afetou de forma significativa o concelho, e face às previsões de nova intempérie registadas para os próximos dias com a passagem da Depressão Leonardo que implicam um risco de inundação com potencial para causar danos em habitações e obrigar à evacuação de população.

O Presidente e Vicepresidente do Município de Alenquer, assim como representantes dos Bombeiros Voluntários da Merceana, dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Municipal e dos Serviços Municipais de Proteção Civil, integraram o grupo de trabalho que reuniu após já ter sido elevado para o nível 4 (máximo) o Estado de Prontidão Especial de todos os agentes da Proteção Civil.

A precipitação intensa e persistente, aliada a períodos de vento forte, provocou um aumento acentuado dos caudais das linhas de água, potenciando a ocorrência de inundações em zonas urbanas, vias de comunicação, áreas habitacionais e explorações agrícolas situadas em cotas mais baixas.

Os objetivos deste instrumento legal passam por prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe dele resultante, socorrer e assistir no território municipal, as pessoas e outros seres vivos em perigo, e proteger bens e valores ambientais e de elevado interesse público e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

João Nicolau, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer e diretor do plano, afirma que a ativação do PMEPC "permite reforçar de imediato a coordenação interinstitucional". "Esta ferramenta permite mobilizar meios adicionais, preparar operações de evacuação sempre que necessário e garantir a prontidão das infraestruturas de apoio à população. As equipas operacionais encontram se no terreno a monitorizar linhas de água e zonas vulneráveis, condicionamentos rodoviários e eventuais necessidades de evacuação preventiva", reiterou.

A atualização permanente da situação será assegurada através dos canais oficiais do Município.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer