quarta-feira, 26 de junho de 2024

“Cultura: Julho | Atividades no Museu da Amadora”


No decurso do mês de julho, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, irá promover diversas iniciativas:

 

- 1 julho a 2 agosto (2.ª a 6.ª feira)

Visita orientada a escavação arqueológica

Venha conhecer o mundo romano da Amadora através das últimas escavações arqueológicas postas a descoberto durante as campanhas levadas a cabo em 2024.

Horário: 10h00 às 12h00 e 14h00 às 15h30

Destinatários: Todos os interessados nesta matéria

Locais: Villa romana da Quinta da Bolacha (1 a 12 julho) e Sítio romano do Moinho do Castelinho (15 julho a 2 agosto)

Não necessita inscrição | Atividade gratuita

 

- 27 julho (sábado)

Visita orientada à villa romana da Quinta da Bolacha e ao sítio arqueológico do Moinho do Castelinho

Visita pela Arqueóloga Gisela Encarnação onde se vai dar a conhecer os resultados obtidos durante as campanhas de escavação realizadas, em 2024, em dois dos sítios romanos mais importantes da Amadora.

Horário: 10h00/12h30

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Ponto de Encontro: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Parque Aventura

Necessita inscrição prévia | Custo: 2€ /pessoa, gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

 

- Até 21 julho (3.ª a domingo)

Exposição "As Mulheres da minha vida. Roque Gameiro no feminino"

Exposição que pretende iluminar vidas de mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.

Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.

Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.

Local: Casa Roque Gameiro

Entrada gratuita

 

- Até 4 maio de 2025 (3.ª a domingo)

Exposição "Amadora, primeiro município de abril"

No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a visitar esta exposição que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de abril, até à sua formação como cidade.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

 

- Ano letivo 2023/2024

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: 3.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h30

As atividades são pagas, exceto as indicadas, e necessitam inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações, contactar museu@cm-amadora.pt ou 214 369 090

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Casa Roque Gameiro

Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cultura: Ajidanha estreia “Obrigado, senhor Zé” em Idanha”


6 de julho, no Centro Cultural Raiano

 

Por: Tiago Carvalho

O novo espetáculo da Ajidanha, “Obrigado, senhor Zé”, estreia no dia 6 de julho, pelas 21h30, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.

A entrada é gratuita e o espetáculo é para maiores de 6 anos. Trata-se de uma com criação coletiva a partir de uma ideia de Rui Pinheiro, com encenação de Fábio Superbi, consistindo no primeiro espetáculo da Ajidanha a utilizar marionetas.

O espetáculo “Obrigado Sr. Zé” decorre num bar, como tantos outros bares que existem, em qualquer lugar… Sendo dada uma ênfase especial a quem está detrás do balcão, que muitas vezes não serve apenas uma bebida, mas serve também um consolo, um conselho, uma opinião… passando a exercer funções de psicólogo, filósofo, comentador político ou desportivo, entre tantas outras. Falamos de vidas não olhadas, mas que olham por nós.


Na sinopse da peça, pode ler-se que “todos os lugares contêm recordações, memórias, mas existem lugares que têm tantas, que uma caixa não é suficiente. Estas lembranças podem parecer simples, insignificantes, lixo até, mas são verdadeiramente memórias. Contar como o proprietário deste bar vai enchendo essa caixa, durante a sua vida, é o desígnio que este espetáculo pretende”.

A manipulação de marionetas está a cargo de Pedro Grácio, Rui Pinheiro e Sofia Miguel.

Refira-se que havia a vontade, há alguns anos, de a Ajidanha experimentar as marionetas. Numa formação de marionetas com Fábio Superbi, surgiram dois bonecos que nos recordam alguém… Foi este o mote, para, a partir de um bar conhecido da localidade de Idanha e o seu casal de proprietários, inspirar este “Obrigado Senhor Zé”.


É uma coprodução Ajidanha e Centro Cultural Raiano, com os apoios do Município de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. Tem ainda o apoio da República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Mais informações em www.idanha.pt/agenda  

 

FICHA TÉCNICA

 

Encenação: Fábio Superbi

Dramaturgia, a partir de uma ideia de Rui Pinheiro (com criação colectiva)

Manipulação de marionetas: Pedro Grácio, Rui Pinheiro e Sofia Miguel

Cenografia: criação colectiva

Construção de cenografia: Luana Borges e Rui Varão

Marionetas e adereços: Fábio Superbi e Manu Romeiro

Desenho de luz: Fábio Superbi

Operação de luz e som: Paulo Vaz

Figurinos: Sofia Miguel

Cartaz: Vânia Cardoso

Co-Produção: Ajidanha e CCR

Duração: 60 minutos

 

Apoios:

Município de Idanha-a-Nova

União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes

República Portuguesa-Cultura/DGARTES, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Iniciativas: CPCJ da Amadora promove encontro com os Agrupamentos de Escolas do Concelho sobre Inclusão e Diversidade”


Dia 4 julho | Amadora Inova

 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Amadora promove, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, o "XII Encontro da CPCJ da Amadora com os Agrupamentos de Escolas do Concelho", este ano subordinado ao tema "Acolher a Diversidade, semear Oportunidades".

Este encontro decorrerá no próximo dia 4 de julho, entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório Amadora Inova e versará sobre a importância da promoção de oportunidades e inclusão da diversidade no contexto escolar, sendo ainda um momento de divulgação do trabalho desenvolvido pela CPCJ nesta área nas escolas e pelos agrupamentos da cidade da Amadora, bem como de partilha de boas práticas.


Inscrições até 01 de julho través do link: https://forms.gle/zMuRnvj5ESvrEg7L6

Local: Amadora Inova

Rua Henrique Paiva Couceiro, n.º 10, 2700-453 Amadora

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Almada

“Festas: Despedimo-nos das Festas com Tony Carreira e Richie Campbell”


Parece que as Festas de Lisboa começaram ontem, mas a despedida é já este fim de semana 

 

Tony Carreira e Richie Campbell são os convidados especiais para dois concertos memoráveis no Terreiro do Paço, de entrada gratuita, que prometem um duplo encerramento das Festas em grande. 

O primeiro a subir ao palco é Tony Carreira, no sábado (dia 29), às 21h30, com um alinhamento recheado de êxitos como "Sonhos de Menino", "Depois de Ti (Mais Nada)" ou "Aí Destino". Com mais de três décadas de carreira e mais de 25 álbuns, o cantor português estará acompanhado por uma orquestra de 16 cordas e contará com alguns convidados. 

Maior exportação musical do país da última década, Richie Campbell atua no domingo (dia 30), também pelas 21h30, interpretando temas do álbum "Heartbreak & Other Stories", sem esquecer os seus maiores êxitos, como "Do You No Wrong", "Heaven" ou "Slowly". Um espetáculo concebido especialmente para esta ocasião e que reunirá igualmente em palco vários convidados. 

Foi um mês intenso: em eventos, público, emoção e animação. Com Marchas Populares, Casamentos e Tronos de Santo António, arraiais, Fado, Jazz, teatro, festas e festivais multiculturais, teatro, aniversários de Fernando Pessoa, Maria Helena Vieira da Silva e do teatro LU.CA, exposições, percursos, visitas, conversas e oficinas. 

Para os últimos dias do mês juntamos ainda o cinema, com o CineConchas, na Quinta das Conchas, a Festa do Japão, no Jardim Vasco da Gama, a nova exposição "A Revolução da Marionetas 1970-1980", no Museu da Marioneta, a gala de beneficência a favor da ONG Dom Maior, no Cinema São Jorge, e a Hora de Baco com a atuação ao vivo do grupo Asteria, no Museu de Lisboa - Teatro Romano. 

Fonte: Egeac

“Desporto: Paris2024: Portugal com uma quota no concurso completo de equitação”


Por: NFO // VR

Fonte: Lusa

Portugal vai estar representado no concurso completo de equitação, que junta as disciplinas de saltos, cross e dressage, com a vaga a ser ocupada pelo cavaleiro Manuel Grave, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

De acordo com o COP, a vaga foi atribuída a Portugal pela realocação de quotas, com Manuel Grave a ser o eleito para representar as cores lusas, que voltam a ter um elemento em concurso completo, pela primeira vez desde Atenas2004.

Com esta vaga, Portugal passa a ter cinco quotas em equestre, com a equipa de dressage, que apura ainda três cavaleiros para a prova individual, e um lugar nos saltos de obstáculos.

“Desporto: Patrícia Mamona falha presença nos Jogos Olímpicos Paris2024”


Por: NFO // AMG

Fonte: Lusa

A portuguesa Patrícia Mamona, medalha de prata no triplo salto em Tóquio2020, vai falhar os Jogos Olímpicos Paris2024, depois de não conseguir participar em provas para fazer os mínimos, confirmou o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

“Não teve nenhuma competição até agora nos últimos tempos. Obviamente, não tem treinado ao melhor nível e, infelizmente, confirma-se aquilo que já íamos prevendo”, lamentou Jorge Vieira, em declarações à agência Lusa.

Patrícia Mamona, de 35 anos, tinha de conseguir marca de qualificação até ao final de junho, com os Nacionais do fim de semana a serem a derradeira possibilidade, mas a atleta do Sporting não está sequer inscrita.

“Era, infelizmente, o que esperávamos. Mas não há nada a fazer, é assim, o desporto também é isto. A vida dos atletas nunca é 100% facilitada. Têm sempre de ultrapassar alguns obstáculos e alguns não se conseguem ultrapassar e este é um deles”, disse Jorge Vieira.

O presidente da FPA diz que a ausência de Patrícia Mamona, que não compete desde março de 2023, será uma baixa de peso na comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos Paris2024, que se disputam de 26 de julho a 11 de agosto.

“É uma medalhada olímpica, é uma atleta que atingiu um nível elevadíssimo. Para nós, sempre foi uma atleta vital na nossa representação internacional. Portanto, é uma confirmação, mas afeta-nos sempre. É triste, em primeiro lugar para a atleta, para o seu treinador, para o seu clube, mas para o atletismo é uma falta importante”, referiu.

Sobre Auriol Dongmo, quarta no lançamento do peso em Tóquio2020, Jorge Vieira também não acredita muito na possibilidade de estar em Paris, depois de ter sofrido uma fratura numa perna no final de 2023.

“Teve uma lesão gravíssima, muito mais grave ainda do que a da Patrícia. Portanto, não é uma recuperação que se faça rapidamente. Naturalmente esperamos que, na próxima época, esteja ao seu melhor, a lutar pelas melhores classificações ao nível internacional. Não teve atividade competitiva, no treino certamente não está nos seus melhores valores. É óbvio que também não há aqui grande otimismo”, assumiu.

Sobre o número de representantes do atletismo em Paris2024, o líder federativo diz que espera “à volta dos 20 atletas”, esperando ver os rankings após o fim de semana, para saber quantos serão apurados por essa via.

Neste momento, Portugal tem 12 atletas com mínimos para os Jogos Olímpicos, entre os quais Auriol Dongmo.