sexta-feira, 11 de outubro de 2024

“EXPERIÊNCIAS DE ARREPIAR: MUITA ANIMAÇÃO NA NOITE DOS MEDOS DE MELGAÇO"


Por: Sara Pereira

Programação complementar estende-se até meados de novembro e traz como novidade a exposição a acontecer no Castelo de Melgaço, que desafia os mais pequenos a entrar no mundo fantástico da “Torre dos Medos”.

A “Noite dos Medos” regressa a Melgaço no próximo dia 31 de outubro, trazendo experiências de arrepiar e muita animação. Como é habitual, a programação do evento estende-se com atividades complementares e diversificadas a decorrerem em alguns espaços culturais do concelho, como os Serões dos Medos, exposições, contos e sessões de cinema, destacando-se este ano uma ação dirigida aos mais pequenos, que são convidados a visitar a “Torre dos Medos”. 

A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense. O espaço estará decorado a preceito para o habitual Welcome Drink dos Medos, que acontecerá pelas 21 horas, seguindo-se a apresentação do Concurso dos “Medos”, pelas 21h30, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria Escola) e “Acompanhamento” (categoria Grupo). 


Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso que terá início no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 22h30, seguindo pela Rua Dr António Durães até ao Largo da Calçada, e descendo pela Rua da Calçada até ao acesso do Castelo pela Rua Direita. A iniciativa irá proporcionar à vila um verdadeiro cenário de terror. 

Será no Castelo de Melgaço que o público poderá assistir, a partir das 23h15, à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, e ao deslumbrante espetáculo de fogo Fire Dragons, com Rita Miguel. A animação continuará com um momento musical, com o Dj “BERTO BOSS”.  

À semelhança das edições anteriores, serão diversas as iniciativas complementares a decorrem nos espaços culturais de Melgaço que integram a programação desta edição, a VI, que se estende no calendário para além do dia principal, 31 de outubro, nomeadamente até 16 de novembro. 

A grande novidade será a exposição patente no Castelo de Melgaço, de 29 de outubro a 03 de novembro, onde os mais pequenos serão desafiados a entrar no mundo fantástico da “Torre dos Medos”, onde serão surpreendidos com algumas ações “aterrorizadoras”. 

A exposição “A Maldição” marcará o arranque da programação, a 16 de outubro, na Casa da Cultura. A mostra, que ficará patente até 16 de novembro, reunirá um conjunto de cartazes e fotografias com referência a filmes clássicos do género terror/suspense, que exploram uma atmosfera sombria, o sobrenatural e religioso, a possessão, a loucura e o terror psicológico, com base no espólio Jean Loup Passek do Museu de Cinema melgacense. 


A autarquia volta, nesta edição, a dar continuidade aos Serões dos Medos, que teve a sua apresentação no evento de 2022. Este ano sob a temática “Possessões & bruxarias”, a iniciativa acontecerá no dia 18 de outubro, pelas 21 horas, na Casa da Cultura. Os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais.  

A ação, conduzida pelo professor Albertino Gonçalves, contará com a participação do professor Luís Cunha, antropólogo da Universidade do Minho, e integrará relatos de histórias em 1ª pessoa - decorrerá num formato semelhante às historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas. 

A 19 de outubro, pelas 10 horas, na Casa da Cultura de Melgaço, os mais pequenos são convidados a ouvir “Histórias de arrepiar”, com o conto “Cartas de Rumblewick - A Minha Bruxa Teimosa”. 

O programa do evento “Noite dos Medos” integra ainda duas sessões de cinema, a decorrerem na Casa da Cultura de Melgaço. A 25 de outubro, pelas 21h30, o público poderá assistir ao clássico de terror “Exorcista” (M16) e no dia 26 de outubro a proposta será o filme Múmias (M6), a ser exibido pelas 10h30. Bilhetes disponíveis na Casa da Cultura de Melgaço, com um custo de 3€.   

 

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE OUTUBRO

 

Promovido pela autarquia melgacense, o Concurso dos “Medos”, visa premiar os melhores trabalhos de criatividade desenvolvidos para a “Noite dos Medos”. Estimular a curiosidade para a produção de trabalhos, apelando ao espírito crítico e imaginativo da comunidade, envolver a população local nas ações de promoção e animação do concelho e promover as relações das entidades públicas e privadas, estimulando o desenvolvimento integrado, são os principais objetivos.

Nesta edição, a organização desafia a caracterização subordinada a dois temas: “Bruxas & Feiticeiros”, para a categoria Escola, e “Acompanhamento”, para a categoria Grupo. 

O concurso é aberto a toda a comunidade do concelho de Melgaço, em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia). Perante alguma participação que não seja do concelho de Melgaço, caso a organização considere que se enquadre no âmbito deste concurso e que represente um valor acrescentado para o evento será considerada válida. 

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição disponível aqui, até ao dia 25 de outubro, na Casa da Cultura ou via e-mail – pmeleiro@cm-melgaco.pt

Todas as informações e normas de participação estão disponíveis aqui:  https://discovermelgaco.pt/eventos/noite-dos-medos/?

 

A “NOITE DOS MEDOS” TEVE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2017

 

Desde então tem despertado o interesse junto da população, que participa com entusiasmo no Cortejo dos Medos e no concurso, mas também atraído cada vez mais visitantes e que se vestem a preceito para a Noite. O Cortejo dos Medos, um desfile que até então acontecia entre a Casa da Cultura e o Castelo, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega, são os grandes momentos do evento. 

O evento surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.  

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal   

Fonte: #ComunicaçãoCompleta 

 

 

“Gesvalt e aRetail apresentam a evolução do investimento no sector imobiliário português”


•aRetail apresentou os dados das rendas e da rentabilidade (yields) atuais em Lisboa e no Porto do setor de retalho.

•Gesvalt demonstra um aumento superior a 20% no investimento imobiliário no mercado português, prevendo que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros, em especial nos escritórios, com 37% do investimento, e retalho, com 35%.

•O aumento do turismo no país, com uma tendência de há vários anos no crescimento do número de visitantes nos principais aeroportos do país, impulsionou a rentabilidade do retalho, atraindo investimento.

•O evento contou com a presença de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal de aRetail, António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, Miguel Costa Sena, Head of Expansion da Health, Welness & Beauty de Sonae MC, e Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment.

 

Por: Inês Fernandes

A Gesvalt, empresa líder no setor da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro onde analisaram as principais tendências de investimento no sector imobiliário português.

O evento, cuja apresentação esteve a cargo de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, e António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, contou ainda com uma mesa redonda com a participação de Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment, e Miguel Costa Sena, Head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae MC.

Entre as principais conclusões apresentadas a Gesvalt e a aRetail evidenciaram um aumento superior a 20% do investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros. Este investimento apresenta, naturalmente, um peso muito relevante do mercado internacional que representa cerca de 67% das inversões, tendo-se concentrado sobretudo no segmento de escritórios, com 37% do total, e no retalho, cujos valores se situam nos 35%. Por outro lado, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do investimento e o sector industrial e logístico representou cerca de 3%.

Dentro destes segmentos, a área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, sendo que o ‘Consumer Spending’ teve um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado. Estas tendências junta-se ao aumento do turismo, com um crescimento no movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro semestre 2024 com um crescimento de 5% face ao primeiro semestre 2023, o que impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento. Ao mesmo tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis atrativos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os Shoppping Centres por volta dos 7,0%.

António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram ultrapassados em vários segmentos como o de Escritórios e Retalho, especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo. As yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.

Por seu lado, Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, defendeu que “Atualmente, Portugal não é apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e investidores privados. Este atrativo tem sido reforçado pelo aumento do turismo durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de retalho, do setor residencial, hoteleiro e de escritórios. A maior parte desta procura concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto, embora também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas zonas dos arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira. Este interesse tem provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por se estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços de arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em torno dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse dos investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.

Da mesma forma, Miguel Costa Sena, Head of Expansion de Health, Welness & Beauty de Sonae MC, comentou durante a sua participação que: “Nos próximos trimestres, tanto Lisboa como Porto deverão continuar a ver uma tendência de crescimento moderado nas rendas, com algumas pressões sobre os yields, para baixo, à medida que os preços dos imóveis aumentam e a oferta se mantém limitada. A subida das taxas de juro, a recuperação do turismo e as possíveis mudanças nas políticas públicas serão os principais fatores a influenciar a evolução do mercado. Investidores mais cautelosos podem começar a explorar novas áreas mais periféricas ou formatos de arrendamento para garantir a rentabilidade em mercados cada vez mais competitivos”.

Além disso, Sérgio Meireles, no seu papel como especialista em investimentos imobiliários partilhou uma perspectiva detalhada e profunda sobre o mercado, o que contribuiu de forma significativa para fortalecer o evento, acrescentando um nível adicional de análise e credibilidade que enriqueceu as discussões e destacou as oportunidades presentes e futuras no setor.

 

Sobrea aRetail

A aRetail, consultora especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das principais cidades europeias.

A aRetail integra o Grupo aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas: aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente, aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa de mais de 40 profissionais.

 

Sobre a Gesvalt

A Gesvalt é uma empresa de referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e entidades públicas.

Possui inúmeros escritórios em Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Culturas: Stand Up com Salvador Martinha”


15 novembro | 21h30m | Cineteatro São João

 

Por: Ana Cristina Feio

O Cineteatro São João recebe no dia 15 de novembro, sexta-feira, pelas 21h30m, o espetáculo de Stand Up “Aura Super Jovem”, de Salvador Martinha.

Depois de algumas temporadas dedicadas ao ofício de Ator, Salvador Martinha regressa ao Stand-up puro, para nos contar o que andou a fazer nos últimos 5 anos, desde o seu último solo. Agora com 41 anos, Salvador sente que o tempo passa depressa e que a ampulheta virou. A idade não perdoa e quem paga é a sua aura super jovem.

Bilhetes a 20 euros, à venda em Worten, Fnac, CTT,  https://www.bol.pt/ e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Desporto: Alenquer acolhe decisões do Campeonato Nacional de Muay Thai este fim de semana"


O Campeonato Nacional de Muay Thai está de regresso a Alenquer. Depois dos êxitos de 2021 e 2023, o Pavilhão Municipal de Alenquer (Paredes) vai voltar a definir os campeões nacionais da modalidade de combate com origem na Tailândia, a 12 (sábado) e 13 de outubro (domingo).

No derradeiro ano e com uma casa sempre bem composta, a competição trouxe a Alenquer cerca de 300 atletas, treinadores, dirigentes e árbitros que acaloraram dois dias de combates distribuídos pelas categorias Muay Thai, Muay Thai Starter e Muay Thai Beginners.

A equipa alenquerense de kickboxing e muay thai, Liga Fight Team, volta a marcar presença no grande palco da modalidade e a discutir títulos nacionais no masculino e no feminino.


A entrada é gratuita neste evento organizado pela Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai, co-organizado pela Sociedade Recreativa de Cheganças e que conta com o apoio do Município de Alenquer.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Saúde: Dia Mundial da Saúde Mental”


SaveFamily alerta para a relação entre o uso excessivo da tecnologia e a saúde mental dos mais novos

 

•Estudos recentes revelam que o uso excessivo de dispositivos digitais como computadores e telemóveis afetam de forma significativa o desenvolvimento cognitivo infantil

•A UNICEF identificou que 1 em cada 7 crianças sofre de algum tipo de distúrbio mental não diagnosticado

•Um uso consciente e a sensibilização dos pais aos mais novos é um passo fundamental para ajudar a reduzir a incidência de stress associado à tecnologia

 

Por: Inês Fernandes

No dia 10 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma das preocupações que mais destaque assumiu nos últimos anos, a saúde mental ganhou maior relevância no período da pandemia e meses subsequentes devido às situações de isolamento, mas também pelo uso excessivo da tecnologia.

Adultos e crianças passaram meses em espaços reduzidos, ligados aos computadores e tablets para terem aulas ou para trabalhar, criando comportamentos de adição à tecnologia que perduram até aos dias de hoje. Com estes vieram também os problemas associados ao seu uso excessivo, à socialização, ao cyberbullying e, naturalmente, ao deteriorar da saúde mental, sendo os mais novos mais sensíveis a estes problemas.

De acordo com os dados da UNICEF [1],14% das crianças entre os 6 e os 18 anos de idade são vítimas de doenças mentais diagnosticáveis. Contudo, a grande maioria não apenas fica por diagnosticar, como também são ocultadas pelo mais pequenos. Ao mesmo tempo, estudos mais recentes [2] revelam como o uso dos telemóveis, computadores e outros dispositivos, assim como as horas passadas online, se tornaram centrais no dia-a-dia dos mais novos. Ainda que a tecnologia, quando usada adequadamente, possa ter resultados muito positivos para o desenvolvimento dos mais novos, o uso em excesso destes equipamentos revela comportamentos preocupantes como são o isolamento, a dependência, a inconsistência do sono e, acima de tudo, os problemas associados ao conteúdo a que os pequenos são expostos. Comportamentos que se tornam exacerbados pelo exemplo que algumas crianças têm do uso também excessivo da tecnologia por parte dos progenitores e que acarretam também sentimentos de abandono e falta de atenção nos mais novos [3]. A conjugação destes fatores aporta problemas no desenvolvimento emocional das crianças.

“Somos conscientes enquanto pais e adultos que usamos de forma bastante recorrente os equipamentos digitais no nosso dia-a-dia. Seja para trabalhar ou para lazer, estamos cada vez mais hiper conectados.” explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, “Estes comportamentos afetam-nos de forma muito direta, mas também às nossas crianças, quer pelo exemplo que estamos a dar, quer pelo facto de não termos, até hoje, tido conhecimento do verdadeiro impacto que estas situações têm no desenvolvimento emocional e mental das nossas crianças. Uma situação que está em constante mudança”, aporta.

A pensar nestas circunstâncias a SaveFamily assinala este Dia Mundial da Saúde Mental lançando um alerta para todos os pais e encarregados de educação de que é necessário providenciar ambientes saudáveis e seguros para as crianças no recurso e uso da tecnologia.

O potencial que os equipamentos têm de acesso a mais informação, de contacto constante com os pequenos e, até, de localização dos mesmos em caso de perigo, suplantam de forma clara os malefícios da tecnologia. Contudo, o uso tem que ser feito de forma adequada e controlada, para que os efeitos, sobretudo, da dependência e isolamento social, não se tornem fatores de diminuição da saúde mental dos pequenos.

Seja pelo acesso a conteúdos de cariz violento ou inadequado, seja pela existência de cada vez mais caso reportados de cyberbullying, ou até mesmo, pelas horas infindáveis que os pequenos passam conectados, o impacto no crescimento e desenvolvimento das crianças já ficou provado pelos estudos levados a cabo mundialmente.

Assim, e por forma a colmatar estas situações, a SaveFamily recomenda aos pais a não introdução de equipamentos como telemóveis em idades muito precoces. Se o objetivo é ter os mais novos contactáveis e localizáveis existem equipamentos como os smartwatches que detêm funcionalidades de geolocalização, chamadas e videochamadas e botões de SOS que garantem a segurança dos pequenos e o descanso dos adultos.

Por outro lado, o uso de equipamentos como computadores e tablets em ambiente escolar estão cada vez mais generalizados, mas os cuidados com o acesso a alguns conteúdos sensíveis têm que ser redobrados. Seja pela escolha de dispositivos já equipados com sistema de controlo parental que alertam os progenitores de acesso a conteúdos inadequados ou que limitam mesmo o acesso, seja pela instalação de software que permite a gestão do acesso, é importante estar alerta para quais os conteúdos que os pequenos acedem.

Ao mesmo tempo, e mais além da saúde mental dos pequenos, os equipamentos como os smartwatches SaveFamily permitem ainda gerir as atividades físicas das crianças por parte dos pais. Com contagem de passos ou monitorização de sono através da aplicação, os encarregados de educação podem também supervisionar a saúde física dos seus filhos e desenvolver estratégias de preservação e melhoria da saúde física e mental dos mais novos.

“Pretendemos que os mais novos sejam tecnologicamente conhecedores dos benefícios e impactos do uso dos equipamentos digitais. Consideramos que a forma de os manter mais seguros e prepará-los para o futuro é com um uso moderado e acompanhado da tecnologia que cresce com eles, que se vai adequando às suas verdadeiras necessidades e que não os impede de serem exatamente crianças. Na SaveFamily estamos comprometidos com a segurança física e mental dos mais pequenos, contribuindo para que sejam adultos informados e com uma saúde mental equilibrada.”, conclui Jorge Álvarez.

[1]

https://www.unicef.pt/mais-saude-mental-para-todas-as-criancas/ 

[2]

https://www.researchgate.net/publication/382992896_Impacto_da_tecnologia_digital_na_saude_mental_infantil_desafios_e_oportunidades_para_intervencao_clinica 

[3]

https://portugues.medscape.com/verartigo/6511746?form=fpf  

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Plano de Ação do PROVER: Náutica de Interior no Centro de Portugal, Estratégia de Eficiência Coletiva, para a Barragem Marechal Carmona”


Por: João Mascarenhas Duarte

Na reunião de câmara ordinária privada do mês de outubro, foi aprovada a manifestação de interesse no âmbito Plano de Ação do PROVER - Náutica de Interior no Centro de Portugal, Estratégia de Eficiência Coletiva, para a Barragem Marechal Carmona.

A Barragem Marechal Carmona dá mais um passo em direção à certificação de Estações Náuticas de Portugal, abrindo caminho para a candidatura da Estação Náutica de Idanha-a-Nova.

Esta fase é essencial para a elaboração do Plano de Ação do PROVER - Náutica de Interior, uma Estratégia de Eficiência Coletiva, que visa promover o desenvolvimento das Estações Náuticas na região Centro de Portugal.

O Município de Idanha-a-Nova verá o seu potencial turístico alargado, com maior variedade de opções, diminuição da sazonalidade e atração de novos visitantes. Além disso, o projeto enaltece os recursos aquáticos, gerando mais riqueza e oportunidades de emprego na região.

O objetivo é posicionar Idanha-a-Nova, nomeadamente a Barragem Marechal Carmona, como um destino turístico de destaque para atividades desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico à oferta local sempre com ênfase nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova