quinta-feira, 25 de setembro de 2025

"A Gula" celebra o Torricado nos restaurantes do Concelho de Azambuja”


De 01 a 31 de outubro de 2025.

 

Por: Tatiana Correia 

O Município de Azambuja volta a promover, de 1 a 31 de outubro de 2025, o evento gastronómico “A GULA - À mesa dos restaurantes do concelho”. Com a realização de mais uma edição a autarquia reforça a sua aposta na promoção da marca AZAMBUJA TERRAS DO TORRICADO, consolidando a identidade gastronómica do concelho. O evento pretende atrair visitantes e proporcionar experiências únicas à mesa, valorizando os sabores tradicionais deste território.

Nesta edição, participam 19 restaurantes, localizados nas freguesias de Alcoentre, Aveiras de Cima, Azambuja, Vila Nova da Rainha e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Abaixo segue a lista completa, por ordem alfabética:

- AVEIRAMARISCOS, em Aveiras de Cima;

- BUDA COFFEE PIZZARIA, em Azambuja;

- ESPAÇO GRILL, em Aveiras de Cima;

- FLOR DE SAL, em Azambuja;

- GENUINU’S, em Aveiras de Cima;

- KATE KERO, em Manique do Intendente;

- MERCADO DO PEIXE, em Aveiras de Cima;

- O PICADEIRO, em Azambuja;

- O VELHOTE, em Vila Nova da Rainha;

- OFICINA DOS SABORES, em Aveiras de Cima;

- OS PRIMOS, em Alcoentre;

- OS SEGREDOS D’AVÓ, em Azambuja;

- PONDEROSA, em Alcoentre;

- PÔR DO SOL 2, em Aveiras de Cima;

- QUINTA DO ALQUEIDÃO, em Azambuja;

- SABÓ-FRANGO, em Aveiras de Cima;

- SABORES DA VILA, em Vila Nova da Rainha;

- TABERNA DAS COMEIRAS, em Aveiras de Cima;

- TASCO DA ILDA, em Azambuja.

Durante o mês de outubro, nestes restaurantes, será possível disfrutar do famoso Torricado, o prato mais emblemático da região, que tem sido promovido como principal bandeira gastronómica e cultural do Concelho de Azambuja.

As ementas destes estabelecimentos oferecem uma diversidade de pratos que merecem destaque, com o Torricado a ocupar um lugar de honra durante o evento. Além disso, as refeições poderão ser harmonizadas com sugestões de vinhos produzidos no Concelho de Azambuja.

Esta estratégia de valorização do Torricado resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e os restaurantes locais, fortalecendo a identidade cultural e impulsionando o turismo gastronómico deste concelho e da região.

Fonte: Câmara Municipal Azambuja

“Notícias além-fronteiras: 745 voluntários portugueses em França durante a Segunda Guerra Mundial”


Assim como eles se alistaram voluntariamente no exército francês durante a Primeira Guerra Mundial os portugueses juntaram-se às forças aliadas em 1939-1940 como soldados dos Regimentos de Marcha de Voluntários Estrangeiros (RMVE) e da Legião Estrangeira (RMLE).

905 nomes, dos quais é importante subtrair nomes duplicados, foram listados de acordo com "Mémoire des hommes", a maioria deles nascidos entre 1900 e 1920. Alguns, nascidos antes de 1900, fizeram parte do Corpo Expedicionário Português (CEP) na França em 1917-1918 e criaram raízes lá.

Os voluntários portugueses foram recrutados nos departamentos de Yonne, Allier, Aisne, Meuse, Marne, Haute-Marne, Gironde, Pyrénées-Atlantiques, Rhône, Seine-et-Marne, Yvelines, etc. e a maior parte em Paris - 349 soldados foram recrutados lá.

Na França, a Diretoria de Memória, Cultura e Arquivos tornou acessíveis documentos mantidos pelo Ministério das Forças Armadas e Assuntos de Veteranos, relativos aos vários atores da Segunda Guerra Mundial. Os bancos de dados possibilitam rastrear rotas individuais. Especifica-se, no entanto, que o corpus de voluntários, apresentado, permanece em construção, devido às suas lacunas e à existência de duplicatas (cerca de 25%).

 

745 voluntários portugueses inscritos no "Mémoire des hommes"

 

A base que se estuda aqui é a dos voluntários estrangeiros contratados para servir a França entre 1º de setembro de 1939 e 25 de junho de 1940. Dos mais de 50.000 nomes propostos, foram identificados 905 voluntários nascidos em Portugal, mas é necessário separar os duplicados, ou mesmo trigémeos, daí o número de 745 propostos após consulta dos formulários.

Se a classificação for feita por datas de nascimento, as duplicatas são bastante fáceis de detectar, se o sobrenome for o mesmo. A indexação das listas de alistamentos voluntários foi feita no rescaldo da guerra e permite que os dados sejam usados. Mas cada uma das folhas deve ser consultada rigorosamente e comparada com as outras para tentar ser exaustiva. Isso foi feito parcialmente até o momento. Foram contados 152 nomes portugueses duplicados e 4 nomes triplicados, o número de 160 pode ser razoavelmente retirado dos 905 listados. Daí resultaram 745 voluntários portugueses engajados na França.

25 destes 745 soldados nasceram entre 1885 e 1895 e são potenciais soldados da Força Expedicionária Portuguesa, tendo lutado em França durante a Primeira Guerra Mundial. Os nomes são propostos a seguir, a correspondência de um local de nascimento nem sempre foi encontrada:

José Carvalho, nascido em 1892 em Lisboa

António da Costa Torres, nascido em 1887, em Viana do Castelo

Antoine da Silva, nascido em 1887 em São João de Caldas

António da Silva, nascido em 1889 em São Victor

João da Silva, nascido em 1895 em Almacave

Molar de Oliveira, nascido em 1890 em Gandra

Manuel Ferreira, nascido em 1893 em Nogueira

João Fernandes, nascido em 1895 em Sensa (?)

Manuel Fernandez, nascido em 1895 na Brogueira

Alípio Ferreira, nascido em 1893 em Macedo do Mato

José Freitas, nascido em 1892 no Douro (?)

Carlos Gomes de Vale, nascido em 1895 em Alvora

Manuel Gonçalves, nascido em 1892 em Vile

Auguste Lopez, nascido em 1892 em Bragança

Manoel Martins, nascido em 1893 em Antas

Jean Mendoza, nascido em 1895 em Monsanto

João Miranda, nascido em 1894 em Ferreiros

José Moreira, nascido em 1895 em Lisboa

Antoine Oliveira, nascido em 1895 em Colmeias

Antoine Pereira, nascido em 1886 em Kos (?)

José Pires, nascido em 1894 em Talho (?)

Aurélio Quintanilha, nascido em 1892 em Angra

Albino Oulman (?), nascido em 1893 no Porto

Eduardo Silva, nascido em 1894 em Lisboa

Ignacio Soares, nascido em 1894 (?)

Os gabinetes de recrutamento de voluntários portugueses situavam-se em Auxerre (89), Bar-le-Duc (55), Bordéus (33), Châlons-en-Champagne (51), Chaumont (52), Laon (02), Lyon (69), Melun (77), Moulins (03), Pau (64), Paris (75), Versalhes (78) ...

Se a triagem for feita pelo escritório de recrutamento, 5 nomes portugueses, incluindo 2 duplicatas, são listados para a cidade de Arras, Sylvio Fernandez, nascido em 1916; José Martins, nascido em 1902; José Moreira nasceu em 1895.

Foram identificados 6 voluntários portugueses, incluindo 2 duplicados, para a cidade de Lille, Deocleciano da Silva (ler mais AQUI), nascido em 1895; Manoel Luiz, nascido em 1904; José Nicolau, nascido em 1900 e Manuel Perena de Rezende, nascido em 1905.

Entre estes soldados portugueses que optaram por se alistar em França, alguns morreram durante a Segunda Guerra Mundial e foram distinguidos com a menção "Morreram por França". Seus nomes aparecem nos memoriais de guerra.

O caso de Adolphe Pereira é discutido aqui. Soldado de 2ª classe alistado no 21º Regimento de Marcha de Voluntários Estrangeiros, ele foi "Morto pela França", morto por estilhaços em Châtillon-sur-Bar, nas Ardenas, em 4 de junho de 1940. Seu nome aparece no Memorial de Guerra em Ploufragan, Saint-Brieuc, Côtes d'Armor, onde está enterrado. Adolfo nasceu em Mujães, Viana do Castelo, Braga, a 4 de dezembro (batizado a 8 de dezembro) de 1909, filho de José Pereira e Theresa Alves. A certidão de óbito, lavrada pelo registo civil regimental da 21ª RMVE, diz que ele é marido de Françoise Jeanne Marie André. Um descendente do casal Pereira-André nasceu em Ploufragan.

Um monumento nos Pirineus Orientais, em Barcarès, homenageia os voluntários estrangeiros alistados no Exército francês em 1939. Uma esplanada apresenta este Memorial com 3 colunas de concreto que lembram 3 regimentos de voluntários estrangeiros formados, o 21º, o 22º e o 23º RMVE.

A análise desta informação, ainda incompleta segundo o site "Mémoire des hommes", mostra que o número de voluntários portugueses nos regimentos de marcha franceses é superior ao número de homologações por atos de Resistência.

Fontes do artigo: Mémoire des hommes, Memorialgenweb, Arquivo Torre do Tombo, Ploufragan Town Hall

Fonte: Luso Jornal/França

“NOMEADOS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA”


Já são conhecidos os nomeados da edição 2025 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA).

A concurso estão 25 obras, distribuídas por 5 categorias: Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal; Prémio Revelação; Melhor Fanzine / Publicação Independente; Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português e Melhor Edição Portuguesa de BD.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 26 de outubro, domingo, pelas 18h00, durante a habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora que se realiza no Núcleo Central do Amadora BD (Parque da Liberdade – antigo Ski Skate Park).

A Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português é distinguida, mais uma vez, com um prémio pecuniário no valor de € 5.000.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“PRADA BEAUTY CHEGA À SEPHORA: UMA CELEBRAÇÃO DE COR, DESIGN E LIBERDADE NA REINVENÇÃO DA BELEZA”


Por: Nicole Santos Fernandes

A Sephora recebe a Prada Beauty em exclusivo nas lojas do Colombo e da Rua Augusta, com a coleção Rethink Beauty e um novo lançamento que reafirma a sofisticação e a versatilidade

A Sephora dá destaque à chegada da Prada Beauty, à nova linha Rethink Beauty e a um novo lançamento icónico da marca, uma verdadeira fusão de essências intemporais, disponível em exclusivo nas lojas do Colombo e da Rua Augusta.

Ideal para quem procura o equilíbrio entre minimalismo e maximalismo, sofisticação e excentricidade, simplicidade e versatilidade, a linha Rethink Beauty reinventa a beleza dos olhos, dos lábios e do rosto com três produtos concebidos para se adaptarem a cada expressão.

A paleta de sombras de olhos Prada Dimensions (80€) - disponível em seis tons - inspira-se em estampados de coleções de arquivo da Prada Beauty, ideal para criar looks ousados e icónicos com assinatura distinta. Apresentadas num packaging que conta com o acabamento metálico emblemático da marca, as sombras da Prada Beauty são desenvolvidas através de um processo de injeção de baixa pressão com pigmentos Micro-Pixel, garantindo leveza, conforto, aplicação intuitiva e longa duração.

Para uma tez luminosa, a base Prada Reveal (60 €) apresenta uma textura suave e um acabamento natural, potenciados pela tecnologia In-Real-Life com microfiltro, que assegura um efeito uniforme e saudável. Disponível em 33 tons, com cobertura construível e de longa duração, é formulada com vitamina E e extratos de Lactobacillus, que protegem, hidratam e refinam a pele.

Para lábios matte confortáveis e impecáveis durante todo o dia, os batons Prada Monochrome (47 €), inspirados no icónico couro Saffiano da marca, apresentam uma textura impercetível que se funde com os lábios, graças a uma fórmula enriquecida com óleo de jojoba. O formato triangular assegura uma aplicação intuitiva, oferecendo maior controlo e definição, enquanto os pigmentos de alta concentração conferem um acabamento sofisticado e intenso.

Por sua vez, o mais recente lançamento da Prada Beauty, o Prada Balm em Banana Yellow (45 €), inspira-se na herança histórica da marca e revisita o motivo icónico da coleção Primavera/Verão 2011, agora reinterpretado de forma inesperada. Enriquecido com o exclusivo complexo de cuidado Prada, que combina extrato de bifidus e óleo de jojoba, oferece até 24 horas de hidratação e conforto. Esta nova dimensão da linha Prada Balm distingue-se ainda pelo sofisticado aroma a banana e pela tonalidade singular, uma interpretação elegante e contemporânea das notas frutadas, concebida para proporcionar uma experiência sensorial única.

A Prada Beauty está agora disponível na Sephora, nas lojas do Colombo e da Rua Augusta, bem como em Sephora.pt, com produtos concebidos com precisão, sistema de recarga intuitivo e um compromisso com a sofisticação e a sustentabilidade. Uma chegada que reforça a ligação entre inovação, design e consciência ambiental, elevando a experiência de beleza a um novo patamar.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“A PRIMEIRA COLEÇÃO DE MATTEL BRICK SHOP ™ EM COLABORAÇÃO COM HOT WHEELS ACELERA RUMO À AUTOCLÁSSICO PORTO”


Por: Diana Rebelo Trigueiro

Os modelos colecionáveis resultantes da fusão entre o universo Mattel Brick Shop™ e a adrenalina da Hot Wheels™ estreia-se em exposição no Salão Internacional de Automóveis e Motos Clássicas da Exponor

A coleção Hot Wheels Collector Builds que junta o universo da construção de Mattel Brick Shop™ com a adrenalina de Hot Wheels™, chega a toda a velocidade à autoClássico Porto, nos dias 3 a 5 de outubro, numa exposição que alimenta a paixão dos fãs de automóveis que há gerações colecionam e constroem os seus veículos preferidos. 

Com sete conjuntos colecionáveis, esta coleção apresenta detalhes e proporções fiéis, além de opções de personalização e peças em metal verdadeiro, permitindo aos fãs e colecionadores recriar e personalizar os seus veículos Hot Wheels™ preferidos. Todos os conjuntos trazem ainda um carro die-cast à escala 1:64, exclusivo e a condizer. 

A primeira apresentação da coleção em Portugal acontece no autoClássico Porto, um dos maiores encontros ibéricos dedicados ao mundo automóvel e evento de referência no calendário nacional e internacional para entusiastas de carros clássicos e colecionismo. É neste ambiente, que se juntam os veículos em tamanho real com os modelos colecionáveis em escala para uma experiência única que celebra o automobilismo. 

Durante três dias, os visitantes vão poder mergulhar no universo da marca e descobrir de perto os pormenores de três conjuntos colecionáveis da marca Mattel Brick Shop™: o lendário gullwing Mercedes-Benz 300 SL, à escala 1:12, com portas funcionais, além de um emblema em metal e um interior em luxo detalhado; também o supercarro Acura NSX, à escala 1:16, com faróis ocultos, direção funcional e matrículas intercambiáveis; e ainda o Maserati MC20,  que alia o luxo italiano com velocidade, numa réplica impressionante, à escala 1:32, equipada com portas em asa de borboleta e motor visível. 

Com uma coleção tão icónica quanto os carros que celebra, a nova Mattel Brick Shop™ promete quebrar as regras da construção com os conjuntos colecionáveis da Hot Wheels™ Collector Builds, com a autoClássico Porto como palco de estreia. Mais informações e novidades sobre esta parceria e gama em www.MattelBrickShop.com

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Música na Universidade Concerto Solidário Alumni”


Terá lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa (ULisboa), no dia 6 de outubro de 2025, às 21h00, o Concerto Solidário Alumni, pela Jove Orquestra Simfònica de Barcelona, que integra o programa Música na Universidade de Lisboa. O valor angariado reverte a favor das Bolsas Solidárias Alumni - Associação dos Antigos Alunos da ULisboa.

 

Jove Orquestra Sinfónica de Barcelona

Sinopse

 

O concerto começa com uma breve obra de Eduardo Toldrá (Barcelona, 1895-1962) intitulada «Camperola». Toldrà foi um músico e compositor espanhol, considerado uma das figuras mais importantes da música catalã de meados do século XX, especialmente pelo seu importante trabalho como maestro da Orquestra Municipal de Barcelona. Em seguida, a talentosa violinista Marina Martín, juntamente com a Jove Orquestra Simfònica de Barcelona (JOSB), interpretará o célebre concerto para violino e orquestra em mi maior de Félix Mendelssohn (1809-1847), estreado em 1845, uma obra romântica em três movimentos considerada um dos concertos para violino mais populares e mais interpretados do repertório.

O programa terminará com a interpretação da Sinfonia n.º 6 de P.I. Tchaikovsky (1840-1893), obra-prima dividida em quatro movimentos e na qual o próprio compositor declarou ter colocado «toda a sua alma». Tchaikovsky faleceu apenas uma semana após a estreia e a sinfonia é conhecida pelo título «Patética», que sugere «sofrimento apaixonado».

 

Programa

 

E. Toldrà (1895-1962): Camperola

F. Mendelssohn (1809-1847): Concerto para violino e orquestra, em Mi menor, op. 64

P. I. Tchaikovsky (1840-1893): Sinfonia n.º 6, em Si menor, op.74, Patética

Ficha artística

Marina Martín, violino

Jove Orquestra Simfònica de Barcelona

Carlos Checa, maestro

Este concerto tem a parceria da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa - Alumni ULisboa.

Bilhetes à venda online (5€ + 1€ de comissão).

O valor angariado reverte a favor das Bolsas Solidárias Alumni ULisboa.

Fonte: Universidade Lisboa

“Limitar ou proibir: Portugal e a Europa no uso de telemóveis nas escolas”


Por: Inês Fernandes

• O Observatório de Hábitos Digitais da SaveFamily revela que 92,9% dos pais já abordaram os filhos sobre quais os comportamentos adequados a ter online

• Dados europeus revelam que 57% das crianças afirmam utilizar o telemóvel várias vezes ao dia, ou diariamente, um valor que aumenta para os 59% nas raparigas

• Os países europeus estão a tomar medidas distintas sobre o uso dos telemóveis nas escolas, desde a continuação do uso generalizado passando pela limitação até à proibição

O uso de telemóveis pelos menores de idade tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no debate público em toda a Europa. Em Portugal, no início deste ano letivo as crianças portuguesas regressaram às escolas com uma nova regra: entre os 6 e os 12 anos o uso de telemóveis não é permitido no espaço escolar; para os restantes níveis escolares o seu uso deve ser restringido e desencorajado, mas são as escolas a determinar medidas que considerem adequadas.

As diferentes medidas pretendem procurar um equilíbrio entre os benefícios do uso da tecnologia contra os já identificados riscos, como são o excesso de horas frente aos ecrãs, o ciberbullying e o baixo desempenho escolar.

Os últimos dados do EU Kids Online Report a revelarem que 57% dos menores utilizam o telemóvel várias vezes ao dia, todos os dias, e com dados mais elevados nas raparigas que nos rapazes, 59% contra 55%, o que reforça as preocupações de pais, educadores e docentes.

“A tecnologia pode ser muito positiva para as crianças, mas a sua introduçã deve ser feita de forma mais progressiva e responsável”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

Apesar de que os dados demonstram comportamentos bastante semelhantes em toda a Europa, mas medidas não são universais. Em Espanha só em algumas regiões se estão a tomar medidas mais restritivas. Em França, nos Países Baixos e Itália, a proibição está alinhada com a estratégia europeia. Completamente em contraciclo, encontra-se a Estónia, que não apenas defende como reforça o uso da tecnologia no contexto escolar, com o uso da Inteligência Artificial como ferramenta essencial de estudo.

A pensar nas diferentes medidas, e ouvindo pais e crianças, a SaveFamily lançou recentemente o seu SaveWatch+2 que se posiciona diretamente como alternativa ao preocupante uso de telemóveis por parte dos mais novos.

Este relógio inteligente é um dispositivo único, criado para crianças e pensado para os pais, que integra funções exclusivas como IA infantil, que combina jogos educativos com funções práticas como a previsão do tempo e a ativação de um alarme SOS em caso de emergência, WhatsApp seguro, Spotify e sensores de saúde, convertendo-se numa verdadeira alternativa ao telemóvel. Tudo isto, com o sistema de segurança que as famílias exigem: GPS melhorado, botão SOS, modo aula e, o mais importante, sem ser necessário ter um smartphone associado, o que evita a exposição a conteúdos inapropriados.

Este modelo de smartwatch para crianças vai estar em demonstração em Portugal já esta semana durante a feira PortoJóia na Exponor (25 a 28 de setembro).

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação