quarta-feira, 1 de maio de 2024

“Efeméride: Imola lembra e homenageia Ayrton Senna nos 30 anos da sua morte


Por: RPM (MIM) // VR

Fonte: Lusa

O antigo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna foi hoje homenageado no circuito de Imola com um minuto de silêncio às 14:17 locais (13:17 em Lisboa), o horário em que perdeu a vida há 30 anos.

O brasileiro, tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991), com 41 vitórias, 65 'pole positions' e 80 pódios na Fórmula 1, morreu em 01 de maio de 1994, aos 34 anos, depois de embater contra o muro na curva Tamburello durante o Grande Prémio de São Marino.

Na homenagem a Senna, que ainda é considerado por muitos o melhor piloto de Fórmula 1 de sempre, estiveram diversas personalidades da modalidade rainha do automobilismo e representantes do governo brasileiro, italiano e austríaco.

No mesmo fim de semana da morte de Ayrton Senna, também o piloto austríaco Roland Ratzenberger morreu, no dia anterior, durante as qualificações, depois de embater igualmente num muro, no trecho da pista designado por curva Villeneuve.

Na cerimónia de hoje, além de Senna, foi também lembrado o austríaco, com a colocação de flores nos lugares dos acidentes mortais com os dois pilotos, já depois de ter sido cumprido um minuto de silêncio.

Pela primeira vez em 30 anos, o Williams F16 de Senna voltou à pista do autódromo Enzo e Dino Ferrari, no lugar que ocupava no dia em que deu a última volta, com um modelo que é a única cópia original do monolugar destruído no acidente.

“O Ayrton Senna, naquela tarde há 30 anos, estava convencido que ia ganhar. Tinha a bandeira austríaca dentro do carro, queria dedicar a vitória a Roland Ratzenberger, companheiro falecido no dia anterior. É uma demonstração em como o desporto pode e deve unir”, disse hoje o Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, António Tajani.

No acidente, a uma velocidade estimada em 220 quilómetros por hora, Senna sofreu ferimentos graves na cabeça, sendo ainda transportado de helicóptero para um hospital em Bolonha, onde foi confirmada a sua morte, provavelmente pouco depois do impacto e causada pelo facto de o seu capacete ter sido perfurado por danos na suspensão dianteira do carro.

A roda dianteira direita do carro, que se desprendeu, também atingiu a cabeça do astro brasileiro.

Os restos mortais do brasileiro estão no cemitério do Morumbi, em São Paulo.

“Feiras: VII Feira Medieval de Odivelas”


De 16 a 19 de maio - Largo D. Dinis

 

Aproxima-se a 7.ª edição da nossa Feira Medieval de Odivelas! O centro histórico da nossa Cidade volta a acolher esta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Odivelas, que vai trazer muita animação ao Largo D. Dinis nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio!

Com este evento regressam os torneios de armas medievais, que atraem sempre muito público, as bancas e "tavernas" adornadas a rigor do mercado medieval, danças, recriações históricas, malabares e outras demonstrações de talentos. Na manhã de sábado, dia 18, teremos um cortejo medieval pelas ruas da Cidade.

Marque na sua agenda e junte-se a nós. Entrada livre!

Fonte: Junta de Freguesia de Odivelas

“Cultura: “𝑨 𝒔𝒆𝒏𝒕𝒊𝒏𝒆𝒍𝒂 𝒅𝒂 𝑪𝒂𝒔𝒂 𝒅𝒐 𝑫𝒓𝒂𝒈𝒂̃𝒐” e “𝑫𝒊𝒗𝒊𝒏𝒂 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒂 𝑪𝒓𝒖𝒛”


Castelo de Monsanto 4 e 5 de maio de 2024

 

Nos dias 4 e 5 de maio, na Aldeia História de Monsanto, irão decorrer os eventos

𝑨 𝒔𝒆𝒏𝒕𝒊𝒏𝒆𝒍𝒂 𝒅𝒂 𝑪𝒂𝒔𝒂 𝒅𝒐 𝑫𝒓𝒂𝒈𝒂̃𝒐” e 𝑫𝒊𝒗𝒊𝒏𝒂 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒂 𝑪𝒓𝒖𝒛 tendo como elemento comum o Castelo de Monsanto. Será um fim de semana repleto de animação, música, tradição e arte em que destacamos:

- mercado e tabernas

- cortejos

- torneio de armas

- torneios a cavalo

- arruada de trovadores

- bailias e danças

- teatro de fogo

- subida ao castelo

- lançamento do pote

Organização: Idanha-a-1000, Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha

Apoio: Visit Portugal

Informações:

926 938 535 ou idanha1000@filarmonicaidn.com ou www.idanha.pt

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova