terça-feira, 12 de agosto de 2025

“Joaquim Aires iniciou hoje pedala até Roma para ajudar a ANEM”


Por: José Vieira

Joaquim Aires iniciou hoje o percurso, saíndo de Lousada em bicicleta, num percurso que o vai levar a Roma, num trajeto de mais de 2400 kms, em 15 etapas.

O objetivo do ciclista é ajudar a ANEM na sua luta diária e na construção do seu Centro de Excelência em Investigação e Lar Permanente, bem como colocar a esclerose múltipla na agenda nacional.


 

Mais informações podem ser obtidas no facebook da ANEM:

 

https://www.facebook.com/ANEM.Assoc.Nacional.Esclerose.Multipla 

Fica o Link da campanha de angariação de fundos a decorrer:

https://www.give-me.pt/pt_PT/campanhas/campanha-solidaria-projeto-roma-a-favor-da-anem  



 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

 

E-mail: apoio@anem.life

Face: https://www.facebook.com/ANEM.Assoc.Nacional.Esclerose.Multipla

Instagram: https://www.instagram.com/anem.esclerosemultipla/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCArAw2TOvkim5eJVD05h2Q

Portal: https://www.anem.life

“Caminhada japonesa: especialistas dizem que tendência de bem-estar pode aumentar a força, a forma física e a saúde do coração”


Por: Theo Farrant

Foto: © Credit: Canva Images

Uma rotina de fitness desenvolvida por investigadores japoneses em 2007 encontrou recentemente novos adeptos no TikTok, onde está a ser promovida como uma forma agradável, com poucas barreiras e de alto impacto para melhorar a saúde cardiovascular, a força e a resistência.

Conhecida como "caminhada japonesa", o método é incrivelmente simples: alternar três minutos de caminhada rápida com três minutos a um ritmo mais lento, repetidos ao longo de 30 minutos.

Foi introduzido pela primeira vez num estudo de 2007 liderado por Hiroshi Nose e Shizue Masuki, professores da Universidade de Shinshu. Os investigadores distribuíram aleatoriamente 246 idosos por três grupos: sem caminhar, caminhada contínua de intensidade moderada e caminhada intervalada de alta intensidade.

Os resultados foram reveladores. As pessoas que seguiram o programa de caminhada intervalada durante cinco meses registaram um maior aumento da força das pernas e da aptidão física geral, bem como uma maior redução da pressão arterial, em comparação com as pessoas que apenas caminharam a um ritmo moderado.

Outras investigações alargaram os resultados originais de 2007. Um estudo de acompanhamento que envolveu mais de 700 participantes concluiu que a caminhada intervalada também melhorou os sintomas de doenças relacionadas com a idade e o estilo de vida, incluindo alterações na função cognitiva, depressão e qualidade do sono.

Agora, quase duas décadas depois, o método está a receber uma atenção renovada nas redes sociais, especialmente na categoria #FitTok no TikTok.

 

O que é que a caminhada japonesa faz ao corpo?

 

Este tipo de caminhada intervalada utiliza o "princípio da sobrecarga" - um conceito chave na fisiologia do exercício, em que pequenas explosões de esforço desafiam o corpo apenas o suficiente para o forçar a adaptar-se.

"A condição física e a saúde de uma pessoa são afetadas tanto pela saúde dos músculos em termos de metabolismo como pelo bom funcionamento do coração, dos pulmões e da circulação", disse John Buckley, professor de fisiologia do exercício na Universidade de Keele, no Reino Unido, à Euronews Health.

"Para que esses órgãos se adaptem, temos de os forçar", acrescentou. "Ao induzirmos estes pequenos zaps de exercício intenso, estamos a empurrar os músculos, o coração e os pulmões para uma região onde têm de se adaptar um pouco mais".

Isto reflete os padrões evolutivos de movimento. Os seres humanos foram concebidos para realizar explosões intermitentes de grande esforço - como a caça e a fuga ao perigo - intercaladas com atividades prolongadas de menor intensidade.

 

Benefícios para a saúde

 

Ao ajudar as pessoas a realizar mais atividade de alta intensidade, a caminhada japonesa pode ajudar a resolver problemas de saúde importantes relacionados com o exercício e a nutrição, incluindo diabetes, doenças cardíacas e obesidade, afirmou Buckley.

O método pode ajudar a combater estas doenças, melhorando a sensibilidade à insulina, reduzindo a pressão arterial e aumentando o gasto de energia após o exercício.

"Mesmo quantidades modestas de atividade podem fazer baixar a glicose no sangue e a pressão arterial", disse Buckley.

"Estas duas coisas são provavelmente as que, a longo prazo, têm o maior efeito no coração e na circulação cerebral das pessoas para evitar um acidente vascular cerebral".

 

Concentração mental e benefícios psicológicos

 

Embora os efeitos físicos da caminhada japonesa estejam bem documentados, Buckley também vê no método um potencial impulso para a saúde mental.

"A atividade física, se olharmos para as provas, tem um benefício tão forte", afirmou.

Segundo Buckley, a concentração necessária durante os intervalos de alta intensidade pode até criar um efeito de atenção plena.

"Se tivermos de aumentar a intensidade, então a nossa mente tem de estar concentrada nessa atividade nesse momento", esclareceu.

Este facto é apoiado por uma análise recente que concluiu que o Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) pode reduzir significativamente os sintomas de ansiedade, particularmente em indivíduos com uma ansiedade de base mais baixa.

O método é também incrivelmente flexível e pode ser facilmente aplicado a outros tipos de exercício, como o ciclismo, a natação ou mesmo o treino de resistência.

Fonte: MSN

“Fim de semana prolongado e em peregrinação com a EasyPark em Fátima”


Por: Inês Fernandes

Os dias 13 a 15 de Agosto são, anualmente, um dos momentos de mais trânsito e de maior circulação de peregrinos a Fátima. Não apenas pelas celebrações aniversárias mensais do dia 13, mas também pela peregrinação dos imigrantes que se celebra a 15 de agosto. No ano de 2024, o Santuário de Fátima registou 54% dos seus visitantes como sendo de origem europeia, provenientes sobretudo de Espanha, Polónia e Itália. Com a facilidade de circulação automóvel nos países europeus, será de esperar que muitos destes peregrinos se desloquem em viaturas próprias.

Fátima é, ainda, ponto de passagem de férias em Portugal, mas também ponto de encontro dos imigrantes portugueses que estão fora no resto do ano. A pensar nestes visitantes, a EasyPark implementou a sua tecnologia nesta localidade para, assim, ajudar os condutores a gerir o seu estacionamento de forma fácil nas zonas reguladas. Com o aumento de pessoas na região, é muito comum que os parques de estacionamento gratuitos em torno do recinto estejam lotados, mas é importante não esquecer que na cidade há zonas reguladas de estacionamento. Com a aplicação EasyPark é fácil identificar a zona em que se encontra, iniciar, prolongar ou parar a sua sessão de estacionamento.

Estar o mais próximo possível do Santuário é o que todos pretendem, mas é fundamental estacionar em segurança, de acordo com a lei e obedecendo às zonas reguladas. Ainda que em anos passados fosse possível estacionar gratuitamente em toda a cidade, atualmente a zona circundante ao recinto é de estacionamento pago.

A EasyPark permite garantir que, depois de estacionar, pode percorrer o seu caminho de fé e peregrinação sem qualquer preocupação, já que não apenas permite pagar o seu estacionamento na comodidade do seu telemóvel, no seu idioma de origem e com o seu método de pagamento definido - sem precisar de moedas -, como também o avisa de se a sua sessão de estacionamento está ou não a terminar.

E se optar por ficar mais do que um dia, a EasyPark permite-lhe iniciar multiplas sessões da sua viatura e, caso defina a sessão para uma hora em que o estacionamento não é pago, avisa-o do acerto da hora do seu estacionamento. Assim, paga apenas as horas que está estacionado, sem preocupações.

“Os visitantes da zona centro de Portugal passam, naturalmente, em Fátima. Seja por questões religiosas, seja por turismo simples, a cidade está, constantemente, a receber visitantes de todo o mundo. Isto contribui para uma maior pressão no tráfego naquela região, mas ainda perto do recinto do Santuário que, atualmente, tem estacionamento regulado. Queremos garantir que os nossos utilizadores podem usufruir do seu tempo de forma relaxada, assim como não serem surpreendidos com multas de estacionamento por falta de pagamento. A nossa estratégia em Ourém-Fátima teve estes constrangimentos anuais em conta e, considerando o carácter internacional da nossa aplicação, é apenas natural acompanhar os condutores seja no seu dia-a-dia, nas suas férias, ou nas suas peregrinações.” afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal e Espanha da Arrive

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

 

Sobre a EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive:

 

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de 4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais habitáveis.

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação