quinta-feira, 17 de outubro de 2024

“Portugal Smart Cities Summit 2024”


EasyPark Group destaca dados e conhecimento como medidas para o futuro das cidades

 

Por: Inês Fernandes

• O EasyPark Group reuniu com municípios, empresas e empreendedores para trabalhar no futuro das cidades mais inteligentes e sustentáveis

• Dados e conhecimento partilhado são essenciais para a mobilidade e sustentabilidade das cidades

O EasyPark Group marcou presença na 10ª edição da Portugal Smart Cities Summit 2024 e reflete com um balanço muito positivo sobre a participação no evento líder para as cidades do futuro em Portugal.

Ao longo de três dias, o EasyPark Group teve a oportunidade de se reunir com municípios, empresas, empreendedores e especialistas para o desenvolvimento de soluções mais inteligentes para um futuro mais sustentável das cidades.

A partilha de experiências e conhecimento focados na mobilidade e sustentabilidade das cidades foram pontos fortes e essenciais para o sucesso do evento. O potencial acrescido que plataformas como a aplicação EasyPark aportam para o ecossistema de estacionamento são fundamentais para a sustentabilidade das cidades. Com a ativação de dados recolhidos pela plataforma é possível aos decisores elaborar planos que tornam os ecossistemas de mobilidade mais eficazes e eficientes, ao mesmo tempo que permitem tornar as zonas urbanas mais sustentáveis, amigas do ambiente, com menos poluição provocada pelo trânsito e, de um modo geral, mais habitáveis.

A utilização da aplicação por parte dos condutores permite a criação e recolha de dados de análise que o próprio grupo analisa e oferece aos municípios e decisores de forma a facultar as ferramentas necessárias para tornar o seu ecossistema de estacionamento mais eficiente e, simultaneamente, contribuir para uma mobilidade mais eficiente em todas a cidades.

“Com o planeamento urbano e a mobilidade sustentável como valores comuns é possível desenvolver soluções adequadas para cidades mais habitáveis. A otimização e gestão dos estacionamentos, o carregamento de veículos elétricos ou estratégias de redução de tráfego são fundamentais para o futuro urbano. Com os nossos parceiros desenvolvemos mais e melhores soluções para o futuro e a Portugal Smart Cities Summit 2024 foi um momento fundamental para desenvolver e consolidar parcerias para o futuro da mobilidade em Portugal.” refere Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “Para nós foi um evento de muito sucesso que reforça o nosso compromisso para as cidades do futuro mais habitáveis em que a tecnologia é uma ferramenta para alcançar um ecossistema de mobilidade mais sustentável”, conclui.

A EasyPark é a aplicação de gestão de estacionamento com maior cobertura do mundo, estando presente em mais de 4000 cidades de 20 países. Em Portugal o EasyPark Group iniciou atividade em 2021 e até ao momento está presente em mais de 20 cidades em todo o país. A aplicação permite gerir sessões de estacionamento aos utilizadores, mas desenvolve também outros serviços como estacionamento em parques regulados, soluções B2B, integrações no automóvel ou carregamento de veículos elétricos.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

 

Sobre o EasyPark Group:

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“CLARINS PREPARA UM NATAL CÓSMICO COM DOIS CALENDÁRIOS DE ADVENTO RECHEADOS COM OS FAVORITOS DA MARCA”


Ativando a contagem decrescente para o Natal, Clarins apresenta um calendário com 24 dias e outro de 12

 

Por: Nicole Santos Fernandes

A espera para o Natal acaba de ficar melhor: chegaram os calendários do advento da Clarins, onde, pensados para 24 ou 12 dias, cada um se torna especial ao reservar uma surpresa com os melhores cuidados para rosto, corpo e maquilhagem da marca, que irão tornar este countdown mais fácil, ansiando por cada dia.

Uma surpresa no sapatinho todos os dias até ao Natal, assim promete ser o natal com os calendários do advento da Clarins, que reúnem rotinas de beleza e cuidado detalhadamente selecionadas para tornar estes os mais irresistíveis calendários do advento. Reunindo os favoritos da marca e atendendo às diferentes necessidades, existem dois calendários: um de 24 dias, que inaugura o mês de dezembro para aqueles que não podem esperar mais e garante uma oferta mais alargada dos produtos Clarins; e o de 12 dias, perfeito para inspirar os desejos e presentes de última hora.

O Calendário do Advento - 24 dias (PVP 146€), celebra a magia do Natal oferecendo 5 rotinas de beleza que incluem cuidados desde o rosto, à maquilhagem, sem esquecer o corpo, a hidratação e óleos de aromas 100% extratos de plantas. Com 3 produtos de venda, 16 trial sizes e 5 miniaturas, o Calendário do Advento – 24 dias proporciona uma experiência de ritual de beleza completa. Este calendário conta com produtos icónicos da marca em tamanho full size como o Lip Comfort Oil, o Hydra Essentiel Crème Désaltérante e o famoso Bain aux Plantes "Tonic".

Para uma opção mais compacta, existe o Calendário do Advento - 12 dias (PVP 95€), que por sua vez reúne três rotinas de beleza, que oferecem toda a experiência Clarins em 12 surpresas de cuidados do rosto, corpo e maquilhagem, através de 2 produtos de venda, 7 trial sizes e 3 miniaturas. Este calendário proporciona uma experiência única de autocuidado e de preparação para a época festiva, garantindo os preferidos da marca como o Total Eye Lift e o Gommage Exfoliant Peau Neuve, e dois produtos full size: Lip Comfort Oil e Baume Beauté Éclair.

O design dos dois calendários não é apenas elegante, mas também ecológico com uma embalagem sustentável, livre de plástico, feita com papel certificado pelo FSC e impressa com tintas vegetais, refletindo o compromisso da Clarins com a preservação ambiental. Compromisso reforçado também pela Recarga do Calendário do Advento 24 dias (PVP 115€), um conceito ecoresponsável e solidário, exclusivo online, que contém o recheio do calendário dos 24 dias, sem embalagem, onde as 24 surpresas se encontram numa bolsa de algodão reutilizável, permitindo reaproveitar um calendário pré-existente ou feito em casa.

Celebrando a magia do Natal, este ano, numa comemoração ainda mais especial dos 70 anos da Clarins, destacando o legado da marca como pioneira na beleza natural, ambos os calendários têm uma decoração inspirada numa fachada parisiense e são edições limitadas do presente perfeito para quem quer converter a época natalícia num ritual de beleza, podendo ser encontrados em clarins.pt e nos respetivos pontos de venda.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Orquestra Sem Fronteiras”


Idanha acolhe 9.º Encontro Ibérico para a Música na Infância

 

Por: Tiago Carvalho

Estão abertas as inscrições para o 9.º Encontro Ibérico para a Música na Infância, promovido pela Orquestra Sem Fronteiras. O evento terá lugar no dia 26 de outubro, a partir das 10 horas, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, e será dedicado ao tema “Música e Cidadania”.

Este encontro de cariz formativo contará com sessões ministradas por Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos, além da participação especial de Stephanie Rowcliffe. As formações serão oferecidas em três línguas – português, castelhano e inglês – permitindo uma experiência inclusiva para um público diversificado.

O evento é aberto a todos aqueles que lidam com crianças e jovens e/ou tenham especial interesse em pedagogia musical. Beneficiarão deste evento os participantes com os seguintes perfis: educadores de infância; professores do 1º ciclo do ensino básico; auxiliares de educação; instrumentistas e professores de música; pais, encarregados de educação, representantes legais e demais cidadãos interessados.


O encontro conta com a parceria do Município de Idanha-a-Nova, onde tem sede a Orquestra Sem Fronteiras, dedicada a apoiar o talento jovem da Raia ibérica e a difundir a cultura de forma ampla e acessível.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas a 25 participantes. Os interessados podem-se inscrever em www.osf.pt

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Caminhada Outubro Rosa com inscrições gratuitas lança apelo pela deteção precoce do cancro da mama”


A Caminhada Outubro Rosa regressa a Alenquer a 27 de outubro pela consciencialização da deteção precoce do cancro da mama. A partir das 9h30, no Parque Urbano da Romeira, acontece o tiro de partida desta iniciativa organizada pela Município de Alenquer e com a parceria da Associação Acolher Prá Vida que vai percorrer a vila de Alenquer.

Tal como em 2023, na altura com inscrições totalmente preenchidas, a população quer mostrar uma posição ativa e reiterada contra o tipo de cancro com maior prevalência entre mulheres. Anualmente, surgem mais de 9.000 casos de cancro da mama segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em 2022, ano com os últimos dados disponíveis, faleceram 1.912 pessoas, um registo infelizmente histórico em Portugal.

A Caminhada Outubro Rosa, assim como os rastreios, são algumas das iniciativas com a chancela do Município para combater o cancro da mama em Portugal.


As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até 24 de outubro.

 

INFORMAÇÕES

• 27 de outubro | 9h30 | Parque Urbano da Romeira

•Inscrições (até 24 de outubro): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXWhhRfUnqdEzFwJ2eqIMeR4_xrVtiLFvLBVOd_-1gl5xtPQ/viewform

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Investimento imobiliário português cresceu 20% no último ano”


Por: Inês Fernandes

• A Gesvalt e aRetail apresentaram os resultados do investimento no setor imobiliário nacional num evento que contou com a presença de especialistas da área

• Os dados refletem um aumento superior a 20% no investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros, em especial nos escritórios, com 37% do investimento, e retalho, com 35%.

• O aumento do turismo no país é apontado como um dos principais fatores que impulsionou a rentabilidade do retalho, atraindo investimento.  

A Gesvalt, empresa líder no setor da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro para analisar as principais tendências de investimento no sector imobiliário português.

Entre as principais conclusões evidenciam-se um aumento superior a 20% do investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros. O mercado internacional representa cerca de 67% do investimento, tendo-se concentrado sobretudo no segmento de escritórios, com 37% do total, e no retalho, cujos valores se situam nos 35%. Ao mesmo tempo, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do investimento e o sector industrial e logístico representou cerca de 3%.

Dentro destes segmentos, a área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, com um ‘Consumer Spending’ a observar um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado. A estas tendências juntam-se o aumento do turismo, com um crescimento no movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro semestre 2024 representando um crescimento de 5% face ao período homólogo de 2023, o que impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento. Ao mesmo tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis atrativos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os Shoppping Centres por volta dos 7,0%.

O evento, cuja apresentação esteve a cargo de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, e António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, contou ainda com uma mesa-redonda com a participação de Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment, e Miguel Costa Sena, Head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae MC.

António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram ultrapassados em vários segmentos como o de Escritórios e Retalho, especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo. As yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.

Por seu lado, Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, defendeu que “Atualmente, Portugal não é apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e investidores privados. Este atrativo tem sido reforçado pelo aumento do turismo durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de retalho, do setor residencial, hoteleiro e de escritórios.

A maior parte desta procura concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto, embora também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas zonas dos arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira. Este interesse tem provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por se estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços de arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em torno dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse dos investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.

Da mesma forma, Miguel Costa Sena, Head of Expansion de Health, Welness & Beauty de Sonae MC, comentou durante a sua participação que: “Nos próximos trimestres, tanto Lisboa como Porto deverão continuar a ver uma tendência de crescimento moderado nas rendas, com algumas pressões sobre os yields, para baixo, à medida que os preços dos imóveis aumentam e a oferta se mantém limitada.

A subida das taxas de juro, a recuperação do turismo e as possíveis mudanças nas políticas públicas serão os principais fatores a influenciar a evolução do mercado. Investidores mais cautelosos podem começar a explorar novas áreas mais periféricas ou formatos de arrendamento para garantir a rentabilidade em mercados cada vez mais competitivos”.

Além disso, Sérgio Meireles, especialista em investimentos imobiliários partilhou uma perspectiva detalhada e profunda sobre o mercado, o que contribuiu de forma significativa para fortalecer o evento, acrescentando um nível adicional de análise e credibilidade que enriqueceu as discussões e destacou as oportunidades presentes e futuras no setor.

 

Sobrea aRetail

A aRetail, consultora especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das principais cidades europeias.

A aRetail integra o Grupo aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas: aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente, aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa de mais de 40 profissionais.

 

Sobre a Gesvalt

A Gesvalt é uma empresa de referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e entidades públicas.

Possui inúmeros escritórios em Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Ajidanha apresenta Festival Internacional de Contos”


Por: Tiago Carvalho

O grupo de teatro Ajidanha vai realizar o seu primeiro Festival Internacional de Contos, intitulado “Contos na Oliveira”, que terá lugar nos dias 25, 26 e 27 de outubro no Teatro Estúdio de São Veiga, em Idanha-a-Nova.

Após o sucesso do 12º Festival Internacional de Teatro, na primeira quinzena do mês, a Ajidanha oferece agora uma nova proposta com espetáculos e formação, desta vez focada na arte do conto.

O evento começa na sexta-feira, dia 25, com uma formação conduzida por Fábio Supérbi, marionetista e contador de histórias, das 17h30 às 21h30.

No sábado, dia 26, a programação continua com o espetáculo da italiana Antonela Giraldi, especializada em expressão dramática e narração oral, às 18h00, e depois com o ator e contador de histórias cabo-verdiano Adriano Reis, às 21h30. No domingo, o encerramento será com um espetáculo de Fábio Supérbi, às 18h00.

A entrada nos espetáculos não requer inscrição. As inscrições para a formação devem ser feitas até 20 de outubro, através do e-mail ajidanha@gmail.com ou do número de telemóvel 938 983 960.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova