terça-feira, 9 de dezembro de 2025

“Concurso de Presépios com inscrições abertas”


Por: Tiago Carvalho

O regulamento do Concurso de Presépios de Idanha-a-Nova pode ser consultado no site oficial da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova www.idanha.pt .

Este concurso é organizado pela Câmara Municipal e tem como objetivo “preservar a tradição natalícia, promover a mensagem de Natal e incentivar a criatividade através da construção de presépios”.

Relativamente às inscrições para a participação no Concursos de Presépios podem ser efetuadas por via eletrónica (www.idanha.pt) e em papel na receção dos Paços do Concelho, até ao dia 12 de dezembro, durante o horário normal de expediente.

No Concurso de Presépios de 2025 serão admitidas duas categorias, nomeadamente “Escolas, Jardins-de-Infância e Creches do Concelho de Idanha-a-Nova” e “Comerciantes, Associações e Instituições do Concelho de Idanha-a-Nova”, sendo que cada concorrente poderá participar unicamente com um presépio.

De acordo com o regulamento, o presépio, a construir até ao dia 15 de dezembro de 2025, deverá ser original, contando para a sua avaliação, os materiais utilizados, a criatividade, a estética e o trabalho de cada concorrente.

A divulgação pública dos resultados será feita no Auditório Joaquim Morão Lopes Dias, no Centro Cultural Raiano, pelas 21 horas do dia 6 de janeiro de 2026.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Exposição de Arte Sacra “Traços de Alma”


13 a 20 dezembro | Galeria Municipal

 

Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal acolhe, entre os dias 13 e 20 de dezembro, a Exposição de Arte Sacra “Traços de Alma”, da autoria de Samaia.

Nesta exposição irá encontrar um espaço onde a Arte e a Essência se entrelaçam convidando-vos a mergulhar na profundidade da expressão pessoal. Esta expressão é manifestada em vários materiais, óleo, azulejo, tecido, gesso... Aqui cada traço é uma história única e cada história tem o seu valor. Nesta descoberta somos levados a explorar as emoções e a compartilhá-las, criando conexões que tocam e enlevam a alma.

A Exposição de Pintura, realiza-se no âmbito do projeto DEVIR 2025, e tem inauguração marcada para o dia 13 de dezembro, sábado, pelas 17h00, podendo posteriormente ser visitada até ao dia 20 de dezembro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00, aos sábados entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00 e aos domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Concerto comemorativo do 137º aniversário da Filarmónica Idanhense”


Por: Tiago Carvalho

A Filarmónica Idanhense assinalou, no dia 8 de dezembro de 2025, o 137.º aniversário com o concerto Toy & Filarmónica Idanhense. Desde 1887, que a Filarmónica tem sido escola de música, espaço de convivência, palco de talentos e, sobretudo, um elo forte entre gerações. O seu trabalho continua a inspirar crianças, jovens e adultos, através de projetos que reforçam a nossa herança cultural, como a Academia de Artes Catarina Chitas, a Oficina da Música Tradicional, a Universidade Sénior e o ensino musical no território em diversas iniciativas como a PlusBand.

“Celebramos juntos 137 anos de uma história que é muito mais do que música. É a história de uma identidade. A Filarmónica Idanhense não é apenas de quem nela toca, é de todo o povo de Idanha”, destacou a Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Elza Gonçalves lembrou, perante a plateia que encheu o auditório do Centro Cultural Raiano, que a Filarmónica Idanhense “está nas nossas memórias mais antigas, nas nossas festas, nas procissões que passam de geração em geração e nas manhãs frias de dezembro em que os seus acordes aquecem o coração de toda a comunidade”.

“Celebramos a capacidade desta Filarmónica de ser, ao longo de quase século e meio, um espaço de educação, cultura, tradição e comunidade. Aqui, as nossas crianças descobrem a música, os jovens encontram responsabilidade e talento, os adultos mantêm viva uma paixão antiga e os nossos seniores encontram encontro, alegria e partilha, como sucede na Universidade Sénior”, afirmou Elza Gonçalves, caraterizando a Filarmónica como uma instituição que “une gerações, une histórias, une Idanha”.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, “se temos no concelho um associativismo rico e dedicado”, a “Filarmónica destaca-se como a verdadeira Associação das Tradições. Porque sempre que o concelho vive um momento marcante - uma festa, uma homenagem, uma procissão, um grande evento cultural - lá está ela. É a Filarmónica que marca o compasso da nossa história”.

As palavras de agradecimento da Presidente da Câmara Municipal estenderam-se aos músicos, diretores, professores, famílias, voluntários, antigos e atuais membros, a quem elogiou pela “entrega, pela disciplina, pelo profissionalismo, pelo amor à música e por levarem o nome de Idanha além-fronteiras. “Vós sois embaixadores deste concelho que honra o passado e constrói o futuro com orgulho nas raízes”.

“A Filarmónica tem 137 anos, mas continua cheia de energia e juventude. Que os próximos anos tragam ainda mais formação, mais inovação, mais música e mais vida. Que continuem a acompanhar-nos nos momentos felizes e nos desafiantes. Que continuem a inspirar-nos e a unir-nos. Hoje celebramos o passado e o presente, mas celebramos também um futuro que será tão harmonioso quanto as melodias que nos tocam a alma. Muitos parabéns, Filarmónica Idanhense. Que venham muitos mais anos. Muitos mais acordes. Muitos mais corações unidos pela música”, concluiu a Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Na cerimónia evocativa usaram também da palavra João Couchinho, Presidente da Junta da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, e João Roxo Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal, que enalteceram o percurso histórico da Filarmónica, o seu contributo para a preservação da identidade local e o papel determinante na formação musical de várias gerações.

Foram igualmente reconhecidos o trabalho da direção, o empenho dos professores, o mérito dos músicos e o envolvimento das famílias, elementos fundamentais para a vitalidade e continuidade desta instituição.

A Filarmónica Idanhense permanece como um símbolo de cultura, tradição e coesão comunitária, projetando o nome de Idanha-a-Nova enquanto Cidade Criativa da Música - Rede De Cidades Criativas da UNESCO e reforçando o nosso património imaterial.

Foi ainda expresso o compromisso de continuar a apoiar o desenvolvimento e a missão desta instituição que tanto honra o concelho.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“KIN MARTIM MONIZ INAUGURA O KIN’MAS, TORNANDO ESTE O DESTINO PERFEITO PARA A QUADRA DAS FESTAS”


Por: Maria Oliveira Costa

Durante o mês de dezembro, o restaurante lança a ação especial de Natal e convida a celebrar a época festiva com cocktails quentes e pratos de conforto inspirados na Ásia

Este dezembro, o Kin Martim Moniz inaugura o KIN’MAS, a celebração de um novo ritual de inverno que une um cocktail quente e um prato reconfortante num menu especial de Natal, pensado para aquecer a época festiva.

O menu KIN’MAS, no valor de 19€, junta um cocktail do KIN ou do seu rooftop vizinho, TOPO, a um prato no KIN, tornando este o menu perfeito para as festas, dando um twist no clássico e expectável, num espaço acolhedor, uma experiência fora do comum, com comida asiática reconfortante, a um valor acessível.

Há lugares que, no inverno, ganham outro encanto e se tornam naturalmente mais próximos e aconchegantes e o KIN é um deles. Situado no último piso, com vista para o pitoresco bairro da Mouraria, este restaurante torna-se num refúgio perfeito para escapar ao frio, num ambiente que convida a encontros de Natal aconchegantes. Entre luzes néon, curvas de um dragão que serpenteia o teto e um ambiente intimista, o KIN contraria os preconceitos de inverno, tornando este o espaço apetecível nesta quadra para juntar família, amigos, colegas e momentos a dois. Convocatória oficial para uma experiência a que ninguém fica indiferente, embarcando numa viagem à Ásia, o KIN’MAS celebra a estação através de sabores que aquecem e texturas inesquecíveis.

A experiência deste menu começa por unir o melhor dos dois mundos, com dois cocktails quentes para aquecer a estação. O Hot Roku, combina chá de gengibre, citronela e sisho verde com gin Roku e o cocktail Dragon Breath, junta gin japonês, licor de lichia, limão e xarope de chá. A experiência continua com dois pratos criados para envolver e reconfortar, o Tom Yum, um caldo fresco e picante com camarão, lulas, ameijoa e massa de arroz, ou o Ramen, que consiste num caldo envolvente que embebe noodles de ovo, ovo cozido com molho de soja, bambu, cogumelos e Pak choi, podendo ser complementado com frango ou porco. 

Este dezembro, o KIN Martim Moniz é o cenário perfeito e descontraído, onde os aromas e a envolvência criam o ambiente ideal para celebrar esta época, abrindo as portas a uma jornada sensorial pela Ásia, que deixa o frio à porta e celebra a estação com sabores quentes, texturas reconfortantes e magia das especiarias.

Localizado no Centro Comercial Martim Moniz Piso 6, o restaurante abre portas de segunda-feira a sábado, das 19:30 às 00:00, encontrando-se encerrado ao domingo. As reservas podem ser feitas através do contacto telefónico 21 588 1322, Google ou The Fork.  Para mais informações, consultar o website https://www.kinmartimmoniz.com/ ou a página de Instagram @kinmartimmoniz.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“CLAIM de Idanha-a-Nova celebra o Natal com uma mesa cheia de sabores do mundo”


Por: Tiago Carvalho

O Município de Idanha-a-Nova, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), convida toda a comunidade a participar na iniciativa “Natal Intercultural: Um Mundo de Sabores”, um momento dedicado à partilha, ao diálogo e à convivência entre culturas.

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, a partir das 15.30 horas, quem visitar o espaço, localizado no edifício do Antigo Jardim de Infância de Idanha-a-Nova, poderá provar doces tradicionais portugueses e sabores de diferentes origens culturais.

A participação é aberta a toda a comunidade, podendo os participantes trazer um doce de festa do seu país ou simplesmente contribuir com a sua presença, uma oportunidade para celebrar o Natal através dos sabores, das histórias e das pessoas que enriquecem o concelho.

 

Mais informações

CLAIM de Idanha-a-Nova

Edifício do Antigo Jardim de Infância

Avenida Mouzinho de Albuquerque s/n, ‪6060-178 Idanha-a-Nova

Contatos telefónicos: 277 200 570 l ‪963 375 977

Email: claim@idanha.pt

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“GHD APRESENTA AS MELHORES SUGESTÕES DE PRESENTE PARA QUE NESTA QUADRA NINGUÉM PASSA DESPERCEBIDO”


Por: Margarida Eça Pinheiro

Com coffrets irresistíveis e edições limitadas, a ghd celebra o espírito natalício com presentes exclusivos que prometem resultados de salão em casa.

A ghd apresenta sugestões de presentes para esta época festiva com coffrets de edição limitada sofisticados, que guardam no interior as melhores ferramentas e produtos para garantir good hair days durante todo o ano, e que prometem destacar-se debaixo da árvore de Natal, com a sua textura estilo crocodilo e os elegantes tons de cereja e preto.

Desde quem não abdica de um liso impecável até aos que se rendem ao charme das ondas glamorosas, passando pelos indispensáveis de styling e pelas ferramentas mais inovadoras, a ghd apresenta sugestões que agradam a todos os estilos.

 

• Sugestões de presente para quem ama um liso perfeito

Um look liso é sempre uma aposta segura, não fosse este um clássico intemporal da elegância, e neste Natal, a ghd propõe três coffrets para alcançar um glass hair. O coffret ghd Chronos Max em preto (PVP 379€), combina a tecnologia profissional da nova styler Chronos Max, com placas 85% mais largas que permitem um resultado três vezes mais rápido, com a escova All-Rounder Paddle Brush, ideal para desembaraçar e alisar o cabelo num só gesto. O resultado é um acabamento ultrabrilhante, suave e sem frizz.

Para retoques entre celebrações, o coffret ghd Glide (PVP 189€), junta a escova elétrica alisadora ghd Glide à escova All-Rounder Paddle e um necessaire elegante e prático para levar estas escovas para todo o lado – o segredo para um cabelo polido, brilhante e com aparência cuidada, mesmo nos dias mais ocupados.

Já o coffret ghd Duet Style Cherry Chic (PVP 439€), parte da coleção limitada deste Natal, numa caixa elegante em vermelho cereja, guarda a inovadora styler 2-em-1 Duet Style, que seca e alisa com ar quente, acompanhada pela escova All-Rounder Paddle Brush e pelo óleo de styling Sleek Talker. Um trio perfeito para nutrir, suavizar e conquistar um liso de cabeleireiro em poucos minutos.

 

• Sugestões de presente para quem está sempre atenta às tendências

Para quem adora experimentar e estar sempre a par das últimas modas, seja com umas ondas de hollywood, um blowout de invejar ou com as ferramentas de styling mais inovadoras, a ghd sugere o coffret ghd Duet Blowdry Cherry Chic (PVP 439€), inspirado numa mala de viagem vintage de perder a cabeça, este coffret inclui a escova secadora viral Duet Blowdry, que seca e modela em simultâneo, perfeito para um viral blow-out, digno de salão. Para resultados ainda melhores, o conjunto traz ainda o ghd Volume Forever, o creme que dá corpo e movimento, e a escova ghd The Dresser, com cerdas de nylon para um acabamento premium, e ainda um tapete resistente ao calor, perfeito para pousar a ferramenta.

 

• Sugestões de presentes para quem procura penteados de arrasar

Para as que gostam de se arranjar e estar sempre prontas para um evento que possa surgir, o modelador ghd Curve Conical é o presente perfeito. Criado para definir ondas suaves e caracóis com movimento, que duram todo o dia, vem num elegante gift set (PVP 259€) com o pente Comb Out Detangling, ideal para desembaraçar e soltar as ondas.

Para quem adora variar o look e com uma só ferramenta, aliada à criatividade, explorar diferentes estilos e penteados, a prancha ghd Gold styler gift set (PVP 259€) é a melhor aposta. Quer seja liso brilhante ou ondas dignas de passadeira vermelha, esta prancha é prática e versátil e garante um desempenho de máxima qualidade para deixar o cabelo mais brilhante e saudável e criar o look dos sonhos.

 

• Sugestões de presente para quem valoriza os essenciais

Os clássicos nunca saem de moda e um essencial é sempre um bom presente, por isso a ghd recomenda o ghd Deluxe Gift Set Cherry Chic (PVPV 599€), a verdadeira cereja no topo do bolo deste Natal. Uma mala luxuosa em tom cereja e acabamento crocodilo, que guarda dois ícones da ghd, o icónico secador Helios e a styler Chronos. Juntos, garantem os essenciais para um resultado perfeito e um good hair day sem frizz e com o cabelo suave.

 

• Sugestões de presente para amigo secreto

Para os presentes de amigo secreto de final de ano, pensado para os que querem surpreender ao oferecer algo que marca a diferença, o ghd Style Gift Set Cherry Chic (PVP 30€) é um presente simples, mas que não irá desiludir, já que inclui o ghd Bodyguard, um protetor térmico indispensável para criar uma barreira invisível contra o calor, dentro de uma elegante bolsa em tom cereja, que pode ser utilizada para compor looks festivos, perfeita para oferecer e dar nas vistas.

Os coffrets de edição limitada da ghd entram assim diretamente para a wishlist desta quadra, sendo o presente ideal: elegantes por fora, irresistíveis por dentro, asseguram presentes a quem ninguém fica indiferente e estão disponíveis em www.ghdhair.com/pt

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Centro Cultural Raiano com duas novas exposições abertas ao público”

Podem ser visitadas até fevereiro de 2026

 

Por: Tiago Carvalho

“Do Menino Jesus - Gravuras e estampas da coleção Padre João Pires de Campos” e “Sabores de uma Época, Tradições de uma Terra - a partir da obra homónima de Josefina Pissarra” são os títulos de duas exposições que se encontram patentes no Centro Cultural Raiano.

Presente na inauguração das duas mostras, que aconteceu no dia 8 de dezembro de 2025, a Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova destacou a importância da data em que foram inauguradas as exposições. “E porque este é um dia que celebra quem somos e aquilo que queremos continuar a ser, é com enorme satisfação que inauguramos agora duas novas exposições que prolongam este caminho cultural”: “A primeira, ‘Sabores de uma Época, Tradições de uma Terra - a partir da obra homónima de Josefina Pissarra’, leva-nos ao coração das tradições culinárias das nossas gentes, às memórias de família e aos saberes antigos que fazem parte da nossa identidade coletiva”.

Quanto à exposição “Do Menino Jesus - Gravuras e estampas da coleção Padre João Pires de Campos”, Elza Gonçalves disse tratar-se de uma aproximação do “património espiritual e da devoção que marcam tantas gerações deste território, através de uma coleção que é testemunho de fé e de história”.


Para a Presidente da Câmara Municipal tratam-se de “duas exposições diferentes, mas profundamente ligadas ao espírito do dia de hoje: à tradição, à memória, à cultura e à alma de Idanha”. “Que sejam inspiradoras para todos os que aqui vierem”, desejou Elza Gonçalves.

“Do Menino Jesus - Gravuras e estampas da coleção. Padre João Pires de Campos”, que pode ser visitada na Sala 1 do Centro Cultural Raiano, é uma exposição que dá a conhecer “imagens de devoção (…) estampas gravadas em suporte de papel, de cartão, de pergaminho ou de pano” que fazem parte da coleção do Padre João Pires de Campos, doadas, em vida, à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O Padre João Pires de Campos, natural de Penha Garcia (Idanha-a-Nova), iniciou os estudos no Seminário de Vila Viçosa da Arquidiocese de Évora, foi um prestigiado homem de cultura e professor, tendo participado em mais de uma centena de congressos, seminários, exposições, debates e reflexões.

Com o pseudónimo de Vasco Fernandes de Guadalupe, o Padre João Pires de Campos foi autor de um trabalho monográfico, sobre a sua terra natal que intitulou: “Recolhas etnográficas em Penha Garcia - Crenças devocionais - Origens de Penha Garcia”.

Proferiu, também, inúmeras conferências e orientou vários cursos no domínio da Arte, História, Defesa do Património Cultural, Mariologia e Iconografia Sacra e colaborou na organização de Museu e exposições de índole cultural, de entre as quais se destaca a Exposição Iconográfica e Bibliográfica Mariana, realizada, em 1976, em Monsanto.

Já quanto à exposição intitulada “Sabores de uma Época, Tradições de uma Terra - a partir da obra homónima de Josefina Pissarra” pode ser observada na Sala 2 do Centro Cultural Raiano. Esta mostra fotográfica dedicada a Josefina Pissarra inspira-se no livro editado pelo Município de Idanha-a-Nova em 2017 (1ª edição), com fotografias de Valter Vinagre, coordenação de Paulo Longo, edição de texto de Luís Pedro Cabral e design gráfico de Paulo Passos, intitulado “Sabores de uma Época - Tradições de uma Terra”.

“Sabores de uma Época - Tradições de uma Terra”, atualmente a caminho da sua terceira edição, foi também premiado como Livro do Ano, na Feira do Livro de Lisboa, no âmbito do prémio Portugal Cookbook Fair 2018. A autora tornou-se conhecida do público português ao integrar a equipa do concelho de Idanha-a-Nova que venceu em 2015 o concurso Cook-Off - Duelo de Sabores, transmitido pela RTP1.

Estas duas exposições podem ser visitadas gratuitamente até fevereiro de 2026, de terça-feira a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova