quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

“Encerramento parcial do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no Centro de Saúde de Penamacor”


A Câmara Municipal de Penamacor manifesta o seu protesto contra a decisão tomada pela Administração da ULS de Castelo Branco de encerrar o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no Centro de Saúde de Penamacor nos dias em que não existe médico escalado, uma opção profundamente errada, lesiva do interesse público e gravemente prejudicial para a população do concelho.

Esta decisão, de enorme impacto social, foi tomada de forma unilateral, opaca e sem qualquer comunicação prévia à Câmara Municipal de Penamacor, nem às restantes entidades que diariamente trabalham com o Centro de Saúde e garantem, no terreno, a resposta às necessidades da população. Trata-se de um procedimento incompreensível, que revela um completo desrespeito pelo poder local, pelos profissionais de saúde e pelas instituições que trabalham e conhecem a realidade concreta do território.

O encerramento do SAC nos dias sem médico representa, na prática, a retirada de um serviço essencial, num concelho do interior já fortemente penalizado pela perda sucessiva de serviços públicos. Num território envelhecido, disperso e com dificuldades reais de mobilidade, esta decisão coloca em causa a segurança das pessoas, aumenta o risco clínico e empurra os munícipes para deslocações longas, dispendiosas e, muitas vezes, impossíveis.

A Câmara Municipal de Penamacor rejeita liminarmente a normalização deste tipo de decisões, que tratam as populações do interior como cidadãos de segunda, sacrificáveis em nome de critérios administrativos ou de conveniência organizativa.

Este Executivo, desde a sua tomada de posse, manifestou vontade e disponibilidade junto do Presidente da ULS de Castelo Branco em colaborar e procurar ativamente soluções para reforçar a resposta de saúde no concelho, nomeadamente através da captação de mais médicos e da garantia do funcionamento do SAC com médico todos os dias. O Município tem procurado e contactado médicos e, inclusivamente, disponibilizou-se em assumir parte dos custos associados a sua vinda, sempre com o único objetivo de defender a população e assegurar cuidados de saúde de proximidade.

É, por isso, particularmente grave que, em vez de se reforçar o serviço, se opte por o encerrar parcialmente, penalizando quem vive e trabalha em Penamacor e ignorando deliberadamente o esforço e a disponibilidade demonstrada pelo Município.

A Câmara Municipal de Penamacor considera que esta decisão é politicamente errada, socialmente injusta e territorialmente discriminatória, violando os princípios da coesão territorial, da equidade no acesso aos cuidados de saúde e do direito constitucional à proteção da saúde.

A autarquia exige a reversão imediata desta decisão e responsabiliza a ULS de Castelo Branco e o Governo pelas consequências que dela resultarem. O SAC deve funcionar em Penamacor com médico todos os dias porque essa é uma necessidade objetiva da população e não uma reivindicação circunstancial.

A Câmara Municipal de Penamacor reafirma que não aceitará passivamente mais um corte num serviço essencial e continuará a lutar, por todas as vias institucionais e políticas, contra o desmantelamento dos cuidados de saúde no concelho. O Município reafirma a sua total disponibilidade para, em conjunto com a ULS de Castelo Branco, encontrar as soluções que melhor servem a saúde da população de Penamacor.

A defesa da população de Penamacor e o acesso a serviços essenciais estará sempre em primeiro lugar.

Fonte: Câmara Municipal Penamacor

“SHOPPING VALENTINE’S MARIE PR”


AS MELHORES SUGESTÕES DE PRESENTES PARA SURPREENDER NESTE VALENTINE’S DAY

 

 Por: Maria Francisca Espadinha

Com a chegada do dia mais apaixonante do ano, regressa também o momento de escolher o presente perfeito para quem mais amamos. Entre opções mais clássicas e propostas inovadoras, para ele e para ela, surge a seleção de presentes para este Valentine’s Day. Quer seja para celebrar a paixão, a amizade ou cumplicidade, eis propostas que transformam cada escolha num verdadeiro ato de amor. Com sugestões de beleza, cabelo, moda, brinquedos, colecionáveis e momentos a dois, seguem ideias para um mês de fevereiro com ainda mais amor.

 

As sugestões incluem:

 

BELEZA

 

Sephora:

• Sephora celebra a beleza da união com sugestões para o Dia dos Namorados

 

GHD:

• GHD apresenta sugestões cheias de mel para o dia dos namorados, perfeitas para solteiros e plus ones!

 

Laces:

• Grupo Laces transforma o Galentine’s Day num ritual de cuidado que homenageia o auto-cuidado e a amizade

 

MODA

 

Elite Shoes:

• As sugestões da Elite Shoes para surpreender a cara metade neste Valentine’s Day

 

KIDULTS

 

Mattel:

• I love you? Neste Valentine’s, Say It With a Doll com a Mattel

 

RESTAURAÇÃO E TURISMO

 

Grupo Nicolau:

• Grupo Nicolau celebra o Valentine’s Day com mimosas e um convite à imaginação

 

Grupo M’AR De AR:

• Entre sabores, pausa e partilha, fevereiro vive-se em modo Valentine’s no Grupo M’AR De AR

• Mesa para dois? O Degust’AR Lisboa sugere um menu especial de Dia dos Namorados

 

O Bolo da Marta:

• O Bolo da Marta reinventa-se numa versão ainda mais romântica para celebrar o Dia dos Namorados

 

Tráfico:

         Valentine’s Day? O Tráfico dá-lhe um twist e celebra o Galentine’s com um menu de partilha dedicado à amizade

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Proibição de acesso a redes sociais a menores: 69% das crianças já tem telemóvel, mas metade revela ansiedade com limitação no uso”


Por: Inês Fernandes

   Ansiedade, distração e baixo rendimento: 53,3% dos menores sofre de stress quando se lhes limita o uso de telemóvel e quase 38% das famílias alerta para o impacto no rendimento escolar

   Menores hiperconectados desde a infância: 69,6% dos menores de 15 anos já tem smartphone e o acesso à internet começa antes dos 8 anos

   A proibição dos telemóveis em ambiente escolar tem vindo a ajudar a travar comportamentos desajustados e a melhorar o bem-estar digital dos mais novos

   Alternativas ao smartphone: o uso de relógios inteligentes infantis cresce como forma de atrasar o uso de redes sociais sem renunciar à tecnologia

Antes mesmo dos 10 anos, muitas crianças já estão conectadas. De acordo com os dados recolhidos pela SaveFamily, 42% das crianças acedem à internet antes dos 8 anos e cerca de sete em cada dez menores de 15 anos já tem o seu próprio smartphone. Aos 12 anos, mais de dois terços navegam online diariamente, e aos 15 anos 96% está permanente online. O resultado é uma infância hiperconectada, com mais de 80% dos menores a passar ao menos uma hora diária frente aos ecrãs e quase 20% a superar as cinco horas aos fins-de-semana, um uso de está já a ter impactos claros: 53,3% dos menores sente stress ou ansiedade quando se lhes limita o uso de telemóvel.

Este cenário ajuda a entender o projeto de lei de um dos grupos parlamentares português entregue  na Assembleia da República de proibir o acesso às redes sociais a menores de 16 anos, e que será aprovado ainda esta semana. Uma medida já em processo de implementação em Espanha, empurrada pela suposta incapacidade dos jovens em desenvolverem-se adequadamente em meios digitais que foram criados para os adultos. A proibição em Portugal soma-se a tendência internacional que procura travar a exposição precoce a plataformas baseadas na hiperconectividade, na validação constante e no consumo ilimitado de conteúdos online.

Famílias, docentes, investigadores e especialistas constatam que o uso intensivo de redes sociais não é neutro no desenvolvimento infantil: “Os números confirmam algo que temos vindo a observar diariamente: os menores acedem demasiado cedo a ambientes para os quais não estão emocionalmente preparados. Não se trata apenas de quanto tempo passam conectados, mas de como e para que usam a tecnologia”, assinala Pedro Chaves Costa, diretor de vendas para Portugal.

Impacto académico negativo em 38% das crianças

Os efeitos começam a refletir-se na saúde emocional e no ambiente educativo. Mais de 80% dos menores passam pelo menos uma hora diária em frente aos ecrãs durante a semana, e quase um de cada cinco supera as cinco horas nos fins-de-semana. Esta hiperconexão traduz-se em dificuldades de concentração, irritabilidade e uma baixa tolerância à frustração. No ambiente escolar, quase 38% das famílias indica um impacto negativo no rendimento escolar associado ao uso de telemóveis e redes sociais.

“Quando o telemóvel e as redes sociais entram em jogo, a atenção fragmenta-se e a aprendizagem ressente-se. O problema não é a tecnologia em si, mas a falta de limites claros, de educação digital e de uma introdução progressiva de acordo com a idade”, explica Pedro Chaves Costa .

Perante esta realidade, o Governo português já tinha proibido  o uso de telemóveis em ambiente escolar. Outros países foram ainda mais longe: a Austrália, por exemplo, aprovou já a lei que proíbe o acesso a determinadas redes sociais a menores de 16 anos. O denominador comum é a necessidade de proteger os menores numa etapa chave do seu desenvolvimento. Contudo, os peritos alertam que as proibições não são uma solução completa: é preciso oferecer alternativas.

Aumenta a procura de relógios infantis

Frente a esta conjuntura, as famílias estão a encontrar soluções mais práticas. A procura de relógios infantis cresceu 40% nos últimos anos, impulsionada pelos pais que procuram atrasar a entrega de telemóveis às crianças, sem renunciar à comunicação e segurança. Estes dispositivos permitem chamadas controladas, geolocalização e funções de emergência, mas limitam o acesso a redes sociais e à internet sem supervisão. Além do mais, novos modelos como o SaveWatch Plus 2 também exercem uma função educativa ao integrar tecnologias como IA infantil para potenciar o ensino e um “modo aula” para evitar distrações quando os menores estão a estudar na escola.

“Os relógios inteligentes permitem uma imersão digital progressiva. O menor começa a familiarizar-se com a tecnologia sem se “desconectar” totalmente do mundo, mas dentro de um ambiente controlado e educativo, sem a pressão constante das redes sociais. A chave está em acompanhar e não em substituir a educação por um ecrã”, explica Costa.

Os especialistas em psicologia infantil concordam que adiar o acesso ao smartphone traz benefícios tanto emocionais como sociais. Menos notificações favorecem a concentração, a socialização «cara a cara» e a autonomia real. Além disso, ajudam a evitar que o telemóvel se torne um regulador emocional: de acordo com o Observatório de Hábitos Digitais em Menores da SaveFamily, 53,3% dos menores reconhecem sentir ansiedade ou stress quando lhes é limitado o uso do telemóvel, um sinal de dependência que preocupa os especialistas.

A conclusão dos psicólogos é clara: o acesso precoce e ilimitado às redes sociais apresenta riscos reais para o bem-estar infantil; por isso, além de regular, é preciso educar. Os especialistas recomendam a adaptação gradual e o uso de tecnologias adaptadas a cada idade, dando-lhes ferramentas e critérios para que, quando chegar a hora, possam usar a tecnologia sem que ela os use.

Acerca de SaveFamily

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 43 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 40 profissionais responde a mais de um milhão de famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação

“A PRIMAVERA APROXIMA-SE E A SEPHORA DÁ A CONHECER OS MUST-HAVES DA SEPHORA COLLECTION “


Por: Nicole Santos Fernandes

A Sephora revela os must-haves da Sephora Collection, com propostas que atravessam a maquilhagem, a skincare e a haircare, pensadas para acompanhar a nova estação com cor, textura e cuidado


Com texturas irresistíveis e cuidados essenciais para viver a primavera com pele luminosa e atitude confiante, a Sephora nomeia alguns dos maiores aliados para esta estação

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Teatro Musical Infantil “O Maravilhoso Mundo das Fábulas”


22 março | Cineteatro São João

 

Por: Ana Cristina Feio

O Cineteatro São João recebe, no dia 22 de março, domingo, pelas 16h00, o Teatro Musical Infantil “O Maravilhoso Mundo das Fábulas”.

Este espetáculo, destinado a maiores de 3 anos, conta a história de dois irmãos, Ana e Pedro. Um dia, no caminho para a escola, encontram um livro mágico chamado" O maravilhoso mundo das fábulas". Quando entram nele, deparam-se com o universo maravilhoso de todos os animais que lá vivem e que lhes vão ensinar as suas histórias e a moral de cada uma das suas fábulas, mostrando assim todas as fragilidades e as qualidades do ser humano.

Desde a nossa infância que ouvimos falar das fábulas. Faz parte do nosso imaginário infantil, em que pensávamos que era possível todos os animais falarem.

Os bilhetes têm o valor de 7,50€ e encontram-se à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“O CARNAVAL CHEGA A ÉVORA COM SUGESTÕES PARA UM FIM-DE-SEMANA PROLONGADO EM FAMÍLIA NO M’AR DE AR MURALHAS”


Por: Diana Trigueiros

O Migas, o mais famoso boneco de pão alentejano, dá as boas-vindas aos festejos de Carnaval com propostas que prometem entreter miúdos e permitir o descanso dos graúdos no M’AR De AR Muralhas

Porque a vida são dois dias e o Carnaval são três, de 14 a 17 de fevereiro, em pleno coração do Alentejo, o M´AR De AR Muralhas sugere uma experiência family friendly, pensada para famílias e grupos, que alia conforto, lazer e diversão, com um programa de atividades criativas no Kids Club.

Com a promessa de um fim-de-semana inesquecível para toda a família, durante o Carnaval, entre as 10h00 e as 22h00, o Migas convida os mini hóspedes a integrarem as atividades do Kids Club do hotel, com ateliers criativos pensados para diferentes idades. Destaca-se o workshop “Máscaras do Migas”, que desafia as crianças a criarem a sua própria máscara de Carnaval inspirada na mascote do hotel e a oficina “Fantasia à Solta”, onde os disfarces de Carnaval ganham novas cores e detalhes. Para além disso, no Kids Club não vão faltar momentos de animação com a “Girafa”, um insuflável que promete muitas gargalhadas. No sábado, a celebração continua e, às 17h00, tem início o Grande Desfile de Carnaval do Migas, que percorre o hotel e o jardim, com música e animação, convidando miúdos e graúdos a vestirem os seus disfarces e a juntarem-se à celebração.

Com pacotes de alojamento pensados para famílias, desde 99€ por noite em quarto duplo clássico, o hotel assume-se como um verdadeiro apoio para os pais e um espaço de entretenimento para os filhos. A oferta inclui cama extra, pequeno-almoço e o Kit Migas para crianças até aos 12 anos. Para quem desejar prolongar a estadia por mais de uma noite, está disponível um desconto de 30% nas noites adicionais. Mais informações sobre reservas e condições no site.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“MATTEL LANÇA COLABORAÇÃO ENTRE A POLLY POCKET E BRIDGERTON, UNINDO ROMANCE, DRAMA E OPULÊNCIA”


Por: Marta Gomes Ferreira

Mattel apresenta uma colaboração exclusiva que une o universo de Bridgerton ao icónico mundo de Polly Pocket, dando origem a um objeto de coleção pensado para todos os fãs da série e colecionadores, onde o detalhe e a narrativa assumem um papel central no mundo de drama e romance

Após a estreia da tão aguardada quarta temporada de Bridgerton, Mattel junta-se ao fenómeno cultural pop, através de uma colaboração em miniatura de Polly Pocket, criada para encantar os fãs da série e os colecionadores.

Inspirada na icónica Bridgerton House, esta coleção inédita transporta o requinte, a emoção e o universo romântico da série para um objeto de coleção em miniatura, cuidadosamente concebido, que inclui cinco bonecas, cenários emblemáticos e acessórios exclusivos, reforçando a dimensão narrativa e emocional da experiência. O produto de coleção, concebido no compacto mundo de Polly Pocket, inspirado na icónica residência da família Bridgerton, revela múltiplos cenários diretamente retirados da série.

Com a fachada mais emocionante de Mayfair, este compacto da Bridgerton House revela os maiores segredos da alta sociedade inglesa e prepara-se para receber o primeiro baile da temporada, o Baile de Máscaras de Lady Violet Bridgerton. Desde a poltrona de Queen Charlotte, no camarote aberto para o Salão de Baile, até ao bar onde os convidados se refrescam com limonada, são inúmeras as narrativas e brincadeiras que ganham vida nesta casa. Da chegada de Lady Whistledown à primeira dança das jovens solteiras, cada espaço guarda cantos e recantos reservados onde se escrevem segredos e nascem os escândalos deste drama cinematográfico.

Independentemente da narrativa, este conjunto inclui cinco mini bonecas, Queen Charlotte, a inconfundível Lady Penelope Bridgerton, o seu marido Sir Colin Bridgerton, bem como o novo casal da 4.ª temporada, Lady Sophie e Sir Benedict Bridgerton. Inclui ainda acessórios cuidadosamente concebidos, onde cada detalhe convida à criação de histórias e novas descobertas, desde passeios de carruagem à imperdível crónica de mexericos de Lady Whistledown.

Enquanto uma das séries de maior sucesso da Netflix, Bridgerton conquistou temporada após temporada uma base de fãs global profundamente apaixonada, a Mattel responde diretamente a esse entusiasmo com uma colaboração única, aliando assim o valor colecionável à relevância cultural.

O compacto Polly Pocket x Bridgerton está disponível para pré-venda na plataforma Mattel Creations a partir de 10 de fevereiro, antes de chegar de forma mais alargada aos principais retalhistas na próxima primavera.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting