quinta-feira, 30 de maio de 2024

“Cultura: Exposição Coletiva dos Alunos de Artes da Universidade Sénior do Entroncamento (USE) – Encoprof”


Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 31 de maio e 14 de junho, a Exposição Coletiva dos Alunos de Artes da Universidade Sénior do Entroncamento (USE) – Encoprof.


Nesta exposição são apresentados trabalhos elaborados pelos alunos que frequentam a disciplina de artes da USE e pretende dar a conhecer a criatividade que anima e une o espírito e a mente dos nossos seniores e demonstrar a sua inesgotabilidade.

A inauguração da Exposição Coletiva dos Alunos de Artes da Universidade Sénior do Entroncamento – Encoprof, decorrerá na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 17h00 e poderá ser visitada, na Galeria Municipal, de terça-feira a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Desporto: Surfista Kika Veselko participa em talk da BUONDI sobre os benefícios do surf de combate ao burnout”


Por: Graça Ribeiro da Cunha

Foto: Kika Veselko, Bárbara Branco, Rui Maria Pêgo, Ema Shaw Evangelista, Rita Piçarra e Afonso Santos [da esquerda para a direita]

A surfista profissional Kika Veselko esteve presente esta terça-feira, 28 de maio, na segunda edição da talk ‘BUONDI® Surf é Terapia’, enquanto oradora, para debater o tema do burnout e o impacto que o surf pode ter nesta síndrome. À surfista e a esta conversa, juntou-se a Rui Maria Pêgo (locutor de rádio e ator), Bárbara Branco (atriz), Afonso Santos (criador de conteúdos digitais), Rita Piçarra (antiga CFO da Microsoft) e Ema Shaw Evangelista (Psicóloga Clínica e Fundadora da Wave by Wave), num evento aberto ao público, na Costa da Caparica.

A iniciativa da marca de cafés portuguesa BUONDI® contou com testemunhos em primeira mão dos vários oradores da talk. Kika Veselko partilhou com o público presente a importância de ouvir o nosso corpo nos momentos de cansaço físico e psicológico. A surfista contou ainda “tenho ansiedade antes de entrar nas competições, mas tento arranjar estratégias para dar a volta. Tenho rituais e gosto de estar na minha bolha antes das competições, ouvir música e meditar. O meu foco antes ia muito para as minhas adversárias, mas no surf é importante que o foco seja em ti. A minha psicóloga ajudou-me muito com isto e já consigo fazer este exercício melhor”.

Bárbara Branco partilhou com a audiência a forma como a terapia a ajudou a estabelecer os limites do trabalho e a perceber que tem que dar espaço também para a sua vida pessoal.

Afonso Santos, criador de conteúdos digitais, referiu ser um viciado em stress e contou que, em certos momentos, a quantidade de vídeos que publicava, ou não, num dia, afetava o seu stress e ansiedade relativamente ao trabalho. 

Para a antiga CFO da Microsoft, Rita Piçarra, o descanso não é bem visto pela sociedade, a sociedade premeia quem está sempre a trabalhar. Rita passou por um burnout enquanto trabalhava e partilhou com a audiência que se apercebeu do que estava a passar e a sentir quando começou a chorar num consultório médico após alguém lhe perguntar se estava bem.

A 2ª edição da talk ‘BUONDI® Surf é Terapia’ foi aberta ao público e contou com a participação de cerca de 50 pessoas no Irmão, na Costa de Caparica.

Em breve poderão assistir ao live da talk na página de Youtube da BUONDI.

Fonte: Hill & Knowlton

“Marchas Populares, Arraiais e Santo António abrem as Festas”


A exibição em pavilhão das Marchas Populares é o ponto de partida das Festas de Lisboa. Os Bairros de Lisboa apresentam-se perante o público, em três noites no MEO Arena (sexta, sábado e domingo, a partir das 21h00), revelando os figurinos, as músicas e as coreografias.

Os Arraiais começam a ocupar as ruas e os largos, espalhando o colorido e a alegria um pouco por toda a cidade.

Entre os dias 1 e 11 de junho, decorre a Trezena de Santo António com uma programação variada que se vai dividir entre o Museu, a Igreja e o Largo de Santo António.

Este fim de semana, há muitas mais propostas a não perder, como o 6.º aniversário do LU.CA, com o espetáculo de dança Invite-moi, da Compagnie Pyramid (França), uma mostra no Atelier-Museu Júlio Pomar, uma visita guiada no Museu Bordalo Pinheiro e jazz no Largo do Picadeiro com o primeiro de sete concertos fora de portas numa iniciativa do Teatro São Luiz, com programação João Lopes Pereira.

Toda a programação em: https://nl.egeac.pt/go/8-265824ea2-20-9b329aa5-26108f0a2068d15b8e23b-1a-664eoe7ycReJDg3e2ieAk

Fonte: Egeac