segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

“Igreja Matriz de Idanha-a-Nova recebe concerto de Ano Novo”


A Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco deu um concerto de Ano Novo na Igreja Matriz de Idanha-a-Nova, no dia 10 de janeiro de 2026. Com a direção do Maestro Bruno Cândido, os alunos do Polo de Idanha-a-Nova interpretaram a obra para acordeão e cordas “Graça e Elegância”, encomendada pela Bitzer e dedicada ao Conservatório Regional de Castelo Branco.

Outra das obras apreciadas pelo público, e interpretada pelos jovens músicos, foi o “Quebra Nozes” de Tchaikovsky, em todos os seus andamentos.

Os alunos do polo de Idanha-a-Nova do Conservatório interpretaram e cantaram o “Conto de Natal” para delícia de todos os presentes que preencheram a Igreja Matriz de Idanha-a-Nova.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Duo Kintsugi e Pedro Branco em residência artística no Centro Cultural Raiano”


Por: Tiago Carvalho

O Centro Cultural Raiano recebe, entre os dias 12 e 17 de janeiro de 2026, uma residência artística que junta o projeto Kintsugi, da autoria de João Mortágua e Luís Figueiredo, ao guitarrista Pedro Branco. O propósito desta residência artística passa pela criação do segundo disco do grupo e culmina com um ensaio aberto comentado, no dia 17 de janeiro, às 17 horas, no Centro Cultural Raiano.

O conceito japonês Kintsugi, que dá nome ao projeto, determina a filosofia desta residência, nomeadamente a arte de restaurar cerâmica realçando as fraturas com ouro, transformando o erro e a imperfeição numa nova forma de beleza. Na música, este trio explora a imprevisibilidade e o som que nasce dos “estilhaços”, assim como da improvisação, procurando um resultado final que supere a soma das suas partes individuais.

Após o lançamento do álbum de estreia em 2021, editado pela Roda Music, o saxofonista João Mortágua e o pianista Luís Figueiredo expandem agora a sua sonoridade. E, para este segundo volume, convidaram Pedro Branco, um dos guitarristas mais versáteis da atual cena musical portuguesa, para integrar o processo criativo no Centro Cultural Raiano.


Esta residência artística no Centro Cultural Raiano culmina um processo de exploração sonora onde os saxofones, teclados, percussão e guitarras se fundem com a eletrónica, prometendo um registo que desafia as fronteiras da música improvisada contemporânea.

João Mortágua é músico residente em Coimbra, com uma discografia prolífica de oito álbuns como líder (incluindo o recente “Lírio do Vale”) e participação em projetos de referência no jazz nacional. Já Luís Figueiredo, doutorado em Música, é pianista e produtor, tendo sido o responsável pelos arranjos da canção vencedora da Eurovisão em 2017. Por seu turno, Pedro Branco é guitarrista de jazz e de indie, contando também com várias colaborações, que vão de Tiago Bettencourt a Fausto Bordalo Dias.

Esta residência artística, assim como o ensaio aberto comentado, integra a programação do Centro Cultural Raiano apoiada pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes / Rede Portuguesa de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Esta iniciativa tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete, sendo que a bilheteira do CCR abre uma hora antes do início das apresentações.

Em www.idanha.pt/agenda é possível encontrar mais informações.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Oficina Infantil “Peça a peça: O meu primeiro Puzzle”


Dia: 31 janeiro | Cultura fora de Portas

 

Por: Ana Cristina Feio

No âmbito do projeto Cultura fora de Portas, decorre no dia 31 de janeiro, sábado, pelas 10h00, na Praça da Restauração do Mercado Municipal, a Oficina Infantil “Peça a peça: O meu primeiro Puzzle”.

Assinalando o Dia Mundial do Puzzle, que se celebra no dia 29 de janeiro, o Município promove a oficina “Peça a Peça: O Meu Primeiro Puzzle”, convidando as crianças a entrar no universo fascinante dos quebra-cabeças.

Os participantes irão criar o seu próprio puzzle, resolver desafios e descobrir como cada peça conta para formar algo extraordinário.

A oficina, tem entradas livres e destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos, devendo ser efetuada inscrição prévia para cultura@cm-entroncamento.pt pelo telefone 249 720 400.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Concerto de Reis e entrega de diplomas de mérito na Junta de Oledo”


Por: Tiago Carvalho

A Junta de Freguesia de Oledo promoveu um Concerto de Reis, no dia 11 de janeiro de 2026, com a Filarmónica Retaxense, dirigida pelo Maestro Bruno Cândido, no Salão da Casa do Povo repleto. Para além da atuação musical e de um lancho convívio aberto à população, a iniciativa serviu igualmente para a entrega de Diplomas de Mérito Escolar. As distinções foram entregues aos alunos Ângelo Sousa, Vicente Santos, Mariana Pereira, Madalena Laureano e Sara Lopes.

Presente na cerimónia, o Vereador Raul Antunes endereçou os parabéns a todos os alunos distinguidos. Em representação do Executivo Municipal, o Vereador Raul Antunes sublinhou que os Diplomas de Mérito Escolar da Junta de Freguesia de Oledo “são um complemento dos incentivos que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova dá aos estudantes do concelho”, referindo-se aos apoios da autarquia endereçados para a comparticipação no pagamento das propinas, alojamento e transporte e material escolar, entre outros.

“Estes Diplomas de Mérito Escolar dizem-me muito, pois, quando era presidente da Junta de Freguesia de Penha Garcia, foi uma das primeiras medidas que institui”, concluiu o Vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

“O Dia de Reis, que celebramos hoje, transporta consigo uma herança de partilha, de união e de esperança. É o momento em que a comunidade se reúne após a quadra festiva, para partilhar a tradicional fatia de Bolo-Rei e reforçar os laços que nos unem enquanto vizinhos, amigos e família”, enfatizou o Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Capelo.

O autarca destacou a importância de uma “celebração que não é apenas sobre a tradição”: “é sobre a identidade de Oledo. É sobre mantermos vivas as nossas raízes e passarmos o testemunho das nossas tradições às novas gerações. A Junta de Freguesia continuará empenhada em promover estes momentos de convívio e confraternização”.

Nuno Capelo destacou os homenageados, a excelência e o “esforço demonstrados ao longo do último ano letivo”. “Caros alunos, os Certificados de Mérito Escolar não são apenas pedaços de papel; são o reconhecimento público do vosso trabalho árduo, da vossa disciplina e, acima de tudo, da vossa curiosidade e vontade de aprender”.

Dirigindo-se aos alunos galardoados, Nuno Capelo deixou um pedido: “Lembrem-se que o mérito não é o fim, mas sim um incentivo. A educação é a ferramenta mais poderosa que vos abrirá todas as portas”. Aos pais e encarregados de educação, o presidente da Junta referiu o “papel insubstituível”. “O sucesso dos vossos filhos é o reflexo do apoio, do sacrifício e do incentivo que lhes dão em casa. O meu profundo agradecimento por serem o pilar do percurso educativo”, afirmou.

“A Junta de Freguesia de Oledo tem como uma das prioridades apoiar a juventude e a educação. Os investimentos que fazemos nos vossos percursos são os investimentos mais importantes que podemos fazer no futuro da nossa terra”, rematou.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Festa das Varas do Fumeiro volta a celebrar enchido entre 23 e 25 de janeiro”


A Festa das Varas do Fumeiro está de regresso à aldeia de Aranhas, nos próximos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

O certame, que celebra uma das mais genuínas tradições locais, destacando os saberes e sabores da gastronomia tradicional, a preservação do património cultural e a valorização das suas raízes e tradições, tem como um dos momentos altos o Desfile das Varas, no dia 24, momento em que decorre, igualmente, o Cantar das Janeiras, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão do Fumeiro, tudo com arranque marcado para as 15h00.

Antes, a inauguração está marcada para as 17h30 de sexta-feira, dia 23, com uma visita às cerca de três dezenas e meia de expositores presentes. Nessa noite, destaque ainda para os concertos Revivendo as Janeiras, pelas 21h30, na Igreja Matriz, que apresenta uma reinterpretação criativa e inovadora das Janeiras por uma orquestra profissional e grupos de todas as freguesias do concelho, e dos Mini-Break, de Rúben Vieira (Ben), Nuno Figueiredo e Fábio Mestre, pelas 23:00, no Largo da Igreja.

Avançando para sábado, dia 24, depois do tradicional Desfile das Varas, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, pelas 22h00, também no Largo da Igreja.

Finalmente no domingo, dia 25, a tarde arranca pelas14h30, com a atuação do Grupo de Danças das Ellas (Espanha), no mesmo local, ponto que acolhe igualmente, com arranque marcado para as 15h00, o XXV Festival de Folclore local, que conta com a participação, como vem sendo habitual, de ranchos de vários pontos do país, mas também da vizinha Espanha. Este ano, a iniciativa conta com a participação das Adufeiras de Idanha-a-Nova, do Grupo de Folklore U Fresno de Valverde del Fresno (Espanha), do Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, do Grupo Folklore de Esparragosa de la Serena (Badajoz – Espanha) e do anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas.


O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aranhas, pela Câmara Municipal de Penamacor e pelo Rancho Folclórico de Aranhas e conta, todos os dias, com animação musical itinerante, com teatro de rua, com o espaço infantil Casa da Fotografia, além de muita gastronomia.

A animação de rua musical e itinerante está a cargo durante o evento das Concertinas às Aranhas; das Varas e Joias – As Tias da Aldeia; de Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra, de Diogo Acordeonista & Amigos, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor, de Os Folkings, de O Porco Dj, dos Viravadio, dos Picadinhos da Concertina, das Concertinas da Gardunha; dos Fanfarrões da Beira, de Frederico Alves & Amigos do Fole, dos Trovadores da Beira, dos Bombos do Barco, de Os Cientistas do Chouriço e dos Bordões da Beira.

O programa completo pode ser consultado em https://www.cm-penamacor.pt/p/festadasvarasdofumeiro

Fonte: Câmara Municipal Penamacor