sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

“Visita: As aves estivais que estão a chegar”


Jardins para a vida silvestre domingo 25 de fevereiro 2024

 

A sucessão ao longo do ano das espécies de aves que ocorrem num dado local ensina-nos imenso, mesmo num ambiente urbano. Algumas espécies migram, outras apenas dispersam, muitas permanecem no local ao longo dos meses, e outras ocorrem em momentos muito precisos do ciclo anual. Toda esta dinâmica temporal reflete algo determinante na vida destes animais, e que se pode condensar numa palavra: adaptação.

Nesta visita guiada pelo ornitólogo João Eduardo Rabaça, vamos perceber que aves estivais já estão a regressar, e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão.

São cerca de 70 as espécies de aves estivais que ocorrem em Portugal e que começam a chegar no final de janeiro. Este domingo, dia 25 de fevereiro, às 11:00, junte-se a nós e ao ornitólogo João Eduardo Rabaça, numa visita guiada às aves que já estão a regressar e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão.

Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição cultural em Lisboa, Portugal, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações através da arte, ciência, educação e beneficência. Ela tem como objetivo tornar a sociedade mais equitativa e sustentável.

A Fundação está situada no centro de Lisboa, junto à Praça de Espanha, no interior de um jardim com uma área de 7,5 hectares. Neste espaço, encontram-se as duas coleções do Museu Gulbenkian, a Sede da Fundação com auditórios, bilheteira e loja, bem como a Biblioteca de Arte12.

No Jardim Gulbenkian, ocorrem cerca de 70 espécies de aves estivais que começam a chegar no final de janeiro. Se você estiver interessado, neste domingo, dia 25 de fevereiro, às 11:00, você pode se juntar a uma visita guiada com o ornitólogo João Eduardo Rabaça para observar as aves que já estão a regressar e usam o Jardim Gulbenkian como morada de verão1.

 

Resumo:

O Jardim Gulbenkian é um local onde aves estivais retornam e é possível fazer uma visita guiada para observá-las.

 

Ponto de encontro: Átrio Fundação Calouste Gulbenkian

25 fevereiro 2024

11:00 – 12:30

Local: Jardim Gulbenkian

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

“Atividades: Iniciativa “Murtosa Florida”


No âmbito do programa de atividades especialmente dedicadas aos seniores, as IPSS locais, em parceria com as Juntas de Freguesia e com a Câmara Municipal, promovem a iniciativa “MURTOSA FLORIDA”, com a manufatura de “arranjos de flores”, com reutilização de materiais, que serão colocados nos espaços públicos em meados do mês de março.

Por forma a integrar a população em geral nesta iniciativa, as IPSS promoverão, nas quatro freguesias, um workshop de manufatura de arranjos floridos, de participação livre, que se realizará no dia 27 de fevereiro, pelas 14H30, nos seguintes locais:

BUNHEIRO: Junta de Freguesia

MONTE: Casa da Pinheira (ao lado da Junta de Freguesia)

MURTOSA: COMUR-Museu Municipal

TORREIRA: Assembleia Theatro da Torreira

Contamos consigo! Participe!

Fonte: Câmara Municipal Murtosa

“Desporto: 47.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor - Taça dos Clubes Campeões Europeus”


Albufeira dia 25 de fevereiro

 

Albufeira prepara-se para receber, no próximo dia 25 de Fevereiro, a 47.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, uma das mais importantes competições de atletismo em Portugal.

Com quase 50 anos de história, esta prova reunirá 106 equipas de 93 clubes, 22 países e mais de 420 atletas nas várias categorias em competição. Além da prova principal, irá realizar-se no mesmo dia a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Fonte: Turismo Algarve

“Musica: Oficinas de Construção de Instrumentos Musicais Tradicionais em Penamacor a partir de 25 de fevereiro"


Numa operação conjunta entre a Câmara Municipal de Penamacor, a música portuguesa a gostar dela própria, a Academia de Música e Dança do Fundão - Polo de Penamacor e demais associações culturais do Concelho, pretende desenvolver-se oficinas de construção de instrumentos tradicionais relacionados com o território da raia de Penamacor.

O adufe, a gaita (palheta) e o pífaro, com a finalidade de reconverter os ciclos de perda de memória coletiva de construção e práticas destes símbolos de identidade cultural.

Estas oficinas surgem no âmbito da candidatura à DGArtes "Uma Cura na Raia" e são ministradas por formadores específicos em Penamacor, sendo que a participação é gratuita e aberta à comunidade.

As inscrições podem ser feitas através do número de telefone 277 394 106 ou do email museu.municipal@cm-penamacor.pt.

As primeiras sessões irão decorrer no mês de fevereiro nos dias 25, das 9:00h às 18:30h, e 26 e 27, das 18:00h às 20:00h.

Fonte: Câmara Municipal de Penamacor