sábado, 22 de junho de 2024

“Educação: Universidade de Coimbra é a mais reputada em Portugal”


A Universidade de Coimbra é a instituição que tem melhor reputação em Portugal na categoria "Schools & Universities", de acordo com o estudo “Reputação das Marcas em Portugal”

 

Por:  Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição que tem melhor reputação em Portugal na categoria Schools & Universities, de acordo com a consultora OnStrategy, que entrevistou 50 mil pessoas em Portugal, ao longo de um ano, sobre quais as melhores universidades no país, nos critérios de relevância, confiança e recomendação.

A UC foi classificada em primeiro lugar, com 77 pontos, numa lista em que se seguem o Instituto Superior Técnico, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.

A avaliação foi feita no âmbito do estudo “Reputação das Marcas em Portugal”, baseado num trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano, com entrevistas feitas online e presencialmente/por telefone a 50 mil cidadãos, com distribuição geográfica, género, idade e grau de formação correspondentes à sociedade portuguesa.

Além da categoria Escolas e Universidades, em que a Universidade de Coimbra foi a primeira classificada, a pesquisa avaliou também as categorias Artes e Cultura e Solidariedade.

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar que regularmente desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira.

Fonte: Universidade Coimbra

“Desporto: Golfista Tomás Melo Gouveia sobe a sétimo no Open da Bretanha”


Por: FB // AMG

Fonte: Lusa

O português Tomás Melo Gouveia terminou hoje na sétima posição o terceiro dia do Blot Open da Bretanha, prova do Challenge Tour de golfe que está a decorrer em Pléneuf, na Bretanha francesa.

No campo de Par 70 do Golf Bluegreen de Pléneuf Val André, fez uma terceira volta de 68 pancadas (-2), subindo assim três lugares face à sua posição de sexta-feira.

O destaque da sua prestação foi um 'eagle' obtido no buraco 11. Fez ainda dois 'birdies' e outros tantos 'bogeys'.

Melo Gouveia – que havia feito 68 (-2) e 66 (-4) nas duas primeiras voltas – totaliza agora 202 pancadas (-8) e reparte o sétimo posto com mais seis jogadores.

O luso Daniel Rodrigues foi um dos que não conseguiu passar o 'cut' de sexta-feira, quedando-se pelo 75.º lugar, com 141 pancadas (+1) para os dois dias.

O inglês John Parry é o líder destacado com 194 (-16), tendo três pancadas de vantagem sobre o sueco Pers Längfors, que é segundo com 197 (-13), e cinco a menos que a dupla que partilha o terceiro lugar, composta pelo inglês Jamie Rutherford e o norueguês Kristoffer Reitan.

O Blot Open de Bretagne faz parte do calendário do Challenge Tour e distribui 270 mil euros em prémios.

“Comunidades: Filme “Percebes” de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires premiado em Annecy”


Por: Sílvia Borges Silva, Lusa, em Annecy

O filme “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, venceu este fim de semana o Prémio Cristal de Melhor-Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy.

O festival volta, assim, a atribuir o prémio máximo para uma curta-metragem portuguesa de animação depois de, em 2006, Regina Pessoa ter recebido o mesmo galardão com “História trágica com final feliz”.

“Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida e a apanha deste crustáceo no Algarve, mas o tema serve ainda de pretexto para as duas autoras abordar questões sobre turismo massificado, sobre a relação dos habitantes locais com o ar, sobre o desordenamento da costa portuguesa.

Anteriormente, as duas realizadoras coassinaram a premiada curta-metragem “Água Mole”, de 2017, sobre desertificação de uma aldeia, num processo de perda dos seus últimos habitantes.

O prémio foi atribuído a “Percebes”, produzido pela cooperativa BAP Animation, com coprodução francesa, na cerimónia de encerramento do festival de Annecy, que este ano teve Portugal como país convidado.

Fonte: Luso Jornal (França)