O maior festival motorizado em
Portugal regressa em setembro
A serra do Caramulo volta a
ser o palco da maior celebração motorizada em Portugal, com o regresso do
Caramulo Motorfestival para a sua XX edição, de 5 a 7 de Setembro, com
organização a cabo do Museu do Caramulo.
A Rampa Histórica Michelin,
prova anualmente realizada durante o evento, promete desde já uma edição
inesquecível, e voltará a contar com cerca de 140 equipas de diversas
nacionalidades. Os automóveis clássicos e de competição são alvo de uma
selecção criteriosa pela organização, que privilegia sempre a raridade e o
interesse histórico dos veículos participantes, o que resulta no carácter único
experienciado nesta prova.
Em 2025, a Rampa Histórica
Michelin contará novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis
pré-guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters, na qual
a aposta é centrada nos automóveis de Turismo que fizeram história nos
circuitos nacionais e internacionais.
Pilotos históricos juntam-se à
festa: John Watson, veterano da Fórmula 1, é um dos nomes confirmados
Um dos grandes atractivos da
edição de 2025 do Caramulo Motorfestival será a presença de John Watson, antigo
piloto de Fórmula 1 que competiu numa autêntica era dourada da modalidade,
guiando monolugares das equipas Brabham, Surtees, Lotus, Penske e McLaren. O
carismático piloto britânico detentor do recorde da maior recuperação de sempre
na história da Fórmula 1, com uma vitória inesquecível no Grande Prémio de Long
Beach de 1983 trará à festa da montanha um brilho muito especial.

O evento contará também, e
como já é tradição, com uma selecção notável de pilotos portugueses convidados
para participar na Rampa Histórica Michelin e em momentos de convívio com o
público, incluindo nomes como Carlos Palma, Ricardo Megre, Carlos Tavares,
Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva e Edgar Fortes – este último ao volante
do Renault 5 GT Turbo com que se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo
N em 1985. A lista inclui ainda Pedro Salvador, que assinalará no evento os
seus 30 anos de carreira com uma celebração muito especial, a revelar nas
próximas semanas, Vítor Pascoal (tetracampeão nacional na categoria GT do
Campeonato de Portugal de Montanha) e Nuno Caetano, que das duas rodas na Ilha
de Man às quatro nos ralis, na montanha e em Pikes Peak, conta com uma carreira
recheada de momentos absolutamente memoráveis.
Celebrações em destaque
O Caramulo Motorfestival é
também um evento feito de celebrações, destacando-se desde logo nesta XX edição
a comemoração dos 70 anos do lançamento do Citroën DS – seminal deusa sobre
rodas –, a celebração das sete décadas da Alpine e do FIAT 600, o meio século
do Portaro (o primeiro todo-o-terreno português nascido em pleno período
revolucionário), e ainda os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna, que no
Autódromo do Estoril deu um verdadeiro recital de condução à chuva.
A estas, junta-se a exposição
imersiva e sem precedentes em Portugal dedicada à Segunda Guerra Mundial, no
ano em que se comemoram os 80 anos sobre o final do conflito que mudaria a
história.
O Legado da UMM no Dakar
Em 2025, o Caramulo
Motorfestival prepara-se para acolher uma celebração muito especial: o
reencontro com os UMM que participaram no Rally Dakar nas edições de 1982, 1983
e 1984, conduzidos por figuras emblemáticas como José Megre, Manuel Romão,
Pedro Cortês, Joaquim Miranda, João Teixeira Gomes, Diogo Amado, Jorge Mira
Amaral, Jorge Lopes, Pedro Villas-Boas, Artur Rodrigues, Silvino Alves,
Norberto Tomé, Carlos Barbosa, Ernesto Rosa, António Abreu, Vitor Paula Cardoso
e Camilo Marques. Em particular evidência estará o BM-00-93, exemplar que, após
um meticuloso restauro, regressa agora com as cores originais com que enfrentou
a lendária travessia rumo à conquista do deserto.
Supercarro português:
Adamastor Furia faz a sua estreia dinâmica
O Caramulo Motorfestival
assinalará ainda um momento absolutamente marcante no panorama da indústria
automóvel do nosso país, com a estreia dinâmica do Adamastor Furia junto do
público, numa oportunidade imperdível para todos os entusiastas, pois o supercarro
nascido na cidade do Porto irá realizar várias subidas na mítica Rampa
Histórica Michelin, fazendo as delícias de todos os presentes ao longo do
percurso com o som do seu potente motor V6 de origem Ford Performance.
Bikersville, o universo das
duas rodas em destaque
As duas rodas vão estar
novamente em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na
Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e
bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de
motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço
continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de
acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas. Em paralelo, uma
selecção criteriosa de motos clássicas realizará um vibrante conjunto de
subidas da Rampa Histórica Michelin ao longo de todo o evento.
“A Segunda Guerra Mundial ao
Vivo e a Cores” e “The Fittipaldi Collection”, duas exposições a não perder
O Museu do Caramulo é também
uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes
de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos, e com particular destaque
para a exposição “The Fittipaldi Collection”, que traz até nós o acervo do
bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, e ainda “A Segunda Guerra
Mundial ao Vivo e a Cores”, que reúne um conjunto de veículos e artefactos numa
experiência imersiva sem precedentes em Portugal.
Já no Caramulo Experience Center, o espaço
museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, poderão
ser contemplados veículos que habitualmente se encontram longe dos olhares do
público, naquela que é uma verdadeira viagem no tempo do automobilismo.
Um programa com entrada livre
e para toda a família
A organização mantém a aposta
numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em
particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis,
gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, e música durante todo o
evento no palco da Bikersville, sempre com entrada livre. A edição que se
avizinha acolhe ainda a estreia de um novo palco junto ao Museu do Caramulo,
dedicado aos diversos lançamentos que ocorrerão durante o evento.
A Motorlândia, um autêntico parque de
diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior,
uma pista de karts eléctricos, uma pista de Slot Cars (com corridas para todas
as escalas e idades), e ainda com a estreia de uma obra escultórica dedicada ao
universo da Fórmula 1.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público
vai poder deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os
olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com
modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de
desmonstração ou acrobático.
Para todos aqueles que queiram viver a
experiência do Caramulo Motorfestival bem de perto, encontrar-se-á ainda
disponível a Glamping Village, uma forma diferente de acampar bem no coração do
evento, e que pode já ser reservada no site oficial.
De clássico e vestido à época
A organização lança também o
repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com
um desafio renovado: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que
marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira
viagem no tempo.
Seja com um chapéu, um lenço, um par de
óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do
Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do
desporto motorizado.
Todos os que se apresentarem vestidos a rigor,
estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo
Motorfestival como merchandising e brindes exclusivos, entre outros.
A inscrição para participar no Caramulo
Motorfestival de veículo clássico pode já ser feita no site do evento, e conta
com um desconto adicional nesta fase inicial, durante um tempo limitado.
Fonte: Museu Caramulo