quinta-feira, 17 de julho de 2025

“25% da população portuguesa tem mais de 65 anos: perigo da solidão é maior no verão”


Por: Ines Fernandes

• 2,5 milhões de portugueses têm mais de 65 anos, representando cerca de 25% do total da população

• 500 mil vivem sozinhos, aumentando a preocupação com a saúde e solidão, sobretudo em épocas como o verão

• Os dispositivos de geolocalização, com registo de dados de saúde e teleassistência são cada vez mais uma solução aliada dos idosos, dos dependentes e das famílias e prestadores de cuidados

O aumento da população idosa em todo o mundo preocupa os especialistas, não apenas pelo incremento do número de dependentes com mais idade, mas também pelo facto de que muitos deles estão cada vez mais em situações de precariedade e solidão. Em Portugal, 2,5 milhões de pessoas têm mais de 65 anos. Representando cerca de ¼ da população portuguesa, destes quase 500 mil vivem sozinhos em todo o país. Algumas campanhas de entidades oficiais, com as dos agentes de autoridade e polícias, ajudam não apenas a monitorizar estes valores, mas também a criar estratégias de maior proximidade, sobretudo em zonas do interior do país onde a desertificação, o envelhecimento e a solidão se sentem de forma mais óbvia.

Contudo, com o avançar da tecnologia, é possível já ajudar os cuidadores e os familiares a manterem-se mais conectados com os mais velhos, sem lhes retirar a sua autonomia, ou sem os obrigar a sair das suas casas para lares de assistência, ou até, para cidades ou meios urbanos com os quais não têm qualquer vínculo.

Os equipamentos como os relógios inteligentes não são apenas para monitorizar os parâmetros de saúde dos mais novos, ou para os manter atentos ao seu trabalho e amigos. Na verdade, é possível encontrar soluções que foram desenvolvidas tendo em conta exatamente os mais velhos.

Com a chegada do verão, é cada vez mais comum que as famílias se desloquem nas suas férias, mas nem sempre isso significa irem visitar os mais velhos. De facto, é mais comum até viajar para fora do país, ou para zonas estivais, onde muitas vezes não são acompanhados pelos mais idosos. Além do mais, com as alterações climáticas e o aumento de fenómenos naturais e extremos, a preocupação com as ondas de calor e como estas afetam os mais vulneráveis crescem ainda mais.

A SaveFamily, focada em desenvolver soluções para as famílias e em garantir a segurança de miúdos e graúdos, disponibiliza relógios inteligentes com geolocalização, chamadas e videochamadas, e ainda monitorização de parâmetros de saúde para ajudar os mais velhos a manterem-se conectados, de forma simples, com as suas famílias. Ao mesmo tempo, estes dados podem ser enviados a profissionais de saúde, além de que os equipamentos detetam quedas e emitem sinais SOS em caso de urgência.

“Queremos manter as famílias seguras e conectadas, independentemente da idade.”, afirma Pedro Chaves Costa, diretor de vendas da SaveFamily para Portugal. “A população portuguesa acompanha muitas das tendências mundiais de envelhecimento, e queremos garantir que todos estão localizados e em segurança. Os nossos equipamentos são desenvolvidos exatamente com essas necessidades em foco”, conclui.

 

Dicas para dias de calor:

 

A pensar nestas ondas de calor que assolam toda a Europa, e que se prevê se mantenham, a SaveFamily recomenda não apenas que os mais velhos não saiam de casa em períodos de maior calor, como também, tentem ingerir o máximo de líquidos possível, podendo até criar alarmes nos relógios para recordar que se devem manter hidratados. Além do mais, os familiares devem procurar contactar os idosos com maior frequência e detetar situações em que podem ver sinais de desorientação por parte dos mais velhos.

A pensar nos mais idosos, a SaveFamily adquiriu recentemente a Neki, empresa especializada em soluções de localização e teleassistência para idosos ou pessoas dependentes. Ao unirem sinergias, as duas empresas encontram-se a desenvolver soluções com o foco em tecnologias de localização em tempo real, gestão de alertas e integração em redes de assistência pré-existentes, tornando-se numa ferramenta fundamental para melhorar de forma clara a segurança das pessoas dependentes ou idosas, ao mesmo tempo que lhes garante autonomia e qualidade de vida.

 

Sobre a SaveFamily

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Amadora em Festa 2025 | Município festeja aniversário de 4 a 14 de setembro”


Concertos ao ar livre gratuitos

Expensive Soul | Bárbara Bandeira | Diogo Piçarra | Tony Carreira | Orquestra Ligeira do Exército | The Lucky Duckies

No âmbito do 46.º aniversário do município, o Amadora em Festa 2025 reúne, de 4 a 14 de setembro, um conjunto de iniciativas que contemplam, entre outros, espetáculos de música e de dança, a Festa do Livro, exposições, arte urbana, concertos ao ar livre, eventos desportivos e atividades promovidas pelo Movimento Associativo, bem como a Sessão Solene comemorativa da efeméride.

Durante três dias, os concertos de rua regressam ao Palco Cidade/Parque Central, com os Expensive Soul e Bárbara Bandeira (12 de setembro), Diogo Piçarra e Tony Carreira (13 de setembro) e a Orquestra Ligeira do Exército e The Lucky Duckies (14 de setembro). A entrada é livre.

Dias 13 e 14 de setembro, realizam-se no Cineteatro D. João V dois espetáculos de música com a Nina Toc Toc.

Ao nível da dança, o Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora) vai receber uma reposição do espetáculo “Gate 57”, pela Quorum Dance Company, no dia 4 de setembro.

A 11.ª edição do projeto “Conversas na Rua” traz à cidade mais intervenções de arte pública mural, em articulação com o património e a paisagem urbana (25 de agosto a 5 de setembro, em diversas ruas da cidade). Na mesma temática, realiza-se também uma exposição de Arte Urbana, no Espaço Delfim Guimarães.

As exposições continuam com a mostra “O Bestiário ou Cortejo de Orfeu – Esculturas de João Limpinho (1947-2015)”, patente de 4 de setembro a 12 de outubro, na Galeria Municipal Artur Bual, e a exposição “Roque Gameiro. «Modelos Vivos da Lisboa Velha»”, na Casa Roque Gameiro, de 11 de setembro a 19 de julho de 2026. Este espaço municipal acolhe ainda, no dia 13 de setembro, dois workshops.

No dia 11 de setembro - feriado municipal -, a par do Hastear da Bandeira e da Sessão Solene Comemorativa do 46.º Aniversário do Município, a ter lugar em frente aos Paços do Concelho, decorrerá o evento “Toca quem Quer”, composto por um conjunto de animações musicais, nas Estações da CP da Amadora e da Reboleira e na estação de Metro de Alfornelos.

Do Amadora em Festa 2025 consta ainda o I Festival da Cerveja (4 a 7 de setembro, no Parque da Liberdade), a X Festa do Livro (12 a 14 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), o II Festival “É UM ENCONTRO” (12 a 14 de setembro, no Parque Central e Mercado Municipal da Mina de Água) e iniciativas no âmbito da 2.ª edição do CulturArte.pt.

O Festival de Folclore, o Festival de Bandas Filarmónicas e o Dia do Alentejo, atividades organizadas pelo Movimento Associativo, estão previstas para os dias 6, 7 e 13 de setembro, respetivamente.

Em matéria desportiva, realiza-se o Amadora Ativa (durante todo o mês de setembro, em diversos jardins e espaços públicos da cidade), bem como o 2.º Open Cidade da Amadora (6 a 8 de setembro) e o Torneio de Ténis Cidade da Amadora (13 e 14 de setembro), ambos no Complexo de Ténis da Amadora, além do Vitalsport Decathlon (6 e 7 de setembro). O Asa Classic Race (21 de setembro) e o VI Aquatlo da Amadora (27 de setembro), são outras das iniciativas desportivas integradas nestas comemorações.

Mais informações sobre o Amadora em Festa 2025 em https://amadoraemfesta.pt/2025/

Informamos que nos dias dos concertos de rua - dias 12, 13 e 14 de setembro -, no Palco Cidade/Parque Central, é necessário condicionar o trânsito nas imediações, pelo que estarão encerradas ao trânsito algumas artérias (a divulgar oportunamente).

Podem também ser utilizados os transportes públicos para aceder ao local dos concertos, estando a Estação da CP Amadora situada próximo do Parque Central.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“A associação All4Integrity anuncia o lançamento da 5ª edição do Programa Anticorrupção RedEscolas – escolas que inspiram uma cultura de integridade, para o ano letivo 2025/26”


Por: Ângela Malheiro

Criado em 2021, o RedEscolas AntiCorrupção é um programa escolar de alfabetização anticorrupção que promove, no âmbito dos valores de uma democracia participativa, e com base na metodologia do projeto, o desenvolvimento de competências de jovens em idade escolar, e em contexto local, relacionadas com o fenómeno da corrupção e crimes conexos. O programa RedEscolas destina-se a alunos entre o 7º e o 12º ano de qualquer tipo de ensino

Após quatro edições, o programa RedEscolas já foi implementado em 198 escolas de 8 países e 4 continentes, envolvendo diretamente 13352 alunos e 514 professores.

Este programa de literacia anticorrupção escolar tem como objetivo desenvolver projetos escolares que, com base numanarrativa pedagógica criada pela All4Integrity, promovam uma cultura de integridade.

O período para as escolas aderirem ao programa vai de 8 de setembro a 25 de outubro, preenchendo o formulário que estará disponível no site da All4Integrity.

Todas as informações adicionais estão disponíveis noRegulamento da 5ª edição do Programa.

Criada em 2021, a All4Integrity é uma associação apartidária, sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública que desenvolve programas e iniciativas que visam analisar e refletir sobre o fenómeno da corrupção, visando combatê-lo e preveni-lo, bem como promover uma cultura de diálogo, ética, transparência e integridade. Além do programa RedEscolas AntiCorrupção, outras iniciativas estão em desenvolvimento como o Prêmio Tágides, a All4Integrity Academy, a Tech4Integrity e a Rádio Integrity+.

Fonte: All4integrity

“MONSTER HIGH E NO BULLY VOLTAM A UNIR FORÇAS PARA COMBATER O BULLYING E PROMOVER A INCLUSÃO ENTRE CRIANÇAS”


Por: Maria Francisca Espadinha

Monster High volta a levar workshops de sensibilização sobre bullying aos campos de férias My Camp, em parceria com a associação No Bully Portugal

Este verão, Monster High une-se pelo 2º ano consecutivo à associação No Bully Portugal para falar de empatia e diversidade às crianças dos campos de férias My Camp, através de workshops de sensibilização que pretendem combater o bullying e que arrancam no início de julho. 

Ao longo de oito semanas, as personagens de Monster High estarão no centro das sessões conduzidas pela equipa da No Bully Portugal com o objetivo de ajudar os mais novos a compreender o que é o bullying, como podem identificá-lo e como devem agir nessas situações. Uma iniciativa que reforça o compromisso da Monster High de celebrar a individualidade, uma ideia que está refletida nas bonecas já que todas são monstros únicos e diferentes e é exatamente isso que tornam as personagens especiais. 

As sessões de sensibilização são dirigidas a crianças entre os 6 e os 10 anos e para além de informativas foram também pensadas para serem divertidas, com conversas e jogos interativos. Durante as sessões, as crianças terão a oportunidade também ficar a conhecer melhor as personagens Monster High e as suas personalidades, de forma a compreenderem que todas têm características diferentes, sendo algo natural e positivo. 

Na edição do ano passado, mais de 500 crianças participaram nas sessões promovidas nos campos de férias, um resultado positivo que tanto a Monster Highcomo a No Bully Portugal esperam superar este ano. Desde a sua fundação, a No Bully já impactou mais de 14 mil pessoas através de formações e intervenções dirigidas a crianças, pais, professores e psicólogos. Com uma missão centrada na promoção da empatia e do respeito pela diversidade, a associação continua a trabalhar para criar ambientes escolares mais inclusivos e seguros, onde todas as crianças se sentem felizes. 

As sessões decorrem durante os meses de julho e agosto nos campos de férias My Camp, numa iniciativa que reforça o compromisso da Monster High e da No Bully Portugal com a promoção da inclusão, do respeito e da empatia entre os mais novos.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting