segunda-feira, 4 de março de 2024

“Atualização do canal de televisão País Magazine com o filme"


“Noite de Fados Casa do Povo de Arcena”

 

Por: José Morais

 

Casa do Povo de Arcena

 

Com 90 anos de existência, a Casa do Povo de Arcena, Alverca, é sem dúvida uma coletividade com um exemplo de dinamismo, tanto cultural como desportivo, do concelho de Vila Franca de Xira, fundada a 15 de março de 1934, tem ao longos dos anos distinguindo-se pelo trabalho que faz em prol da população.

Na sua história, existem muitas coisas a desvendar, e do que fez ao longo dos seus 90 anos de existência, hoje, apenas alguns retratos desta coletividade, esperando em breve desvendar mais sobre a mesma.

Este sábado 2 de março, realizou-se mais “Noite de Fados”, foi uma noite bem animada, com casa cheia, e muitos bons fados pelos fadistas convidados, que alegraram os presentes, o qual podem assistir a algumas imagens que recolhemos no filme elaborado.

A casa do Povo de Arcena, atualmente conta com uma parte cultural onde se inclui; uma Escola de Música, uma Escola de Bateria, uma Escola de Concertina, um Rancho Folclórico e um Grupo de Música Popular, e na parte desportiva possui: Futsal, Ginástica, Taekwondo, Yoga e Zumba, não podemos esquecer o seu Museu Etnográfico.

Parabéns pela magnifica noite.

 

Pode visualizar o vídeo no YouTube, clique no link: https://youtu.be/7oSzCVQj03Q  

Bons momentos…

“Desporto: Caminhadas encantadas - O Caminho dos Índios Para famílias”


Dia 24 março de 2024 Sintra

 

A pensar nos mais pequenos, a NATU criou a atividade Caminhadas Encantadas. Uma caminhada para toda a família, acompanhada de histórias de encantar, mensagens secretas, pistas para descobrir e dinâmicas ao longo do percurso, guiadas pela nossa Contadora de Histórias, Catarina Santos do projeto “YOGAR”.

Nesta manhã de domingo, 24 de Março, marcamos encontro na Barragem do Rio da Mula para, num ritmo calmo e descontraído, partirmos à descoberta do “Caminho dos Índios,” percorrendo os trilhos e caminhos em redor da barragem e do campo Base da Pedra Amarela.

O caminho a seguir será descoberto pelos nossos pequenos exploradores que terão de decifrar as mensagens dos Índios e descobrir os segredos escondidos da floresta.

Nas pequenas paragens que faremos ao longo do percurso terão lugar algumas dinâmicas para realizar em família onde serão descobertas partes desta história sobre um dos mais simbólicos instrumentos indígenas, todos os participantes terão oportunidade de elaborar um ao seu próprio estilo para a surpresa final.

«Esta caminhada é uma excelente forma de passar o dia em família e em pleno contacto com a natureza numa atividade que fará as delícias dos mais pequenos.» DICA DO GUIA

INSCRIÇÃO AQUI:

https://natuevents.com/.../caminhadas-encantadas-o.../

 

Horário

Hora de Início: 10:00

Hora de Fim: 13:00

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

 

Ponto de encontro:

Parque de estacionamento junto à Barragem do Rio da Mula, Sintra-Cascais

Coordenadas GPS

Lat: N 38° 45′ 48.9″

Long: W 9° 25′ 20.4″

Localização Google Maps: https://goo.gl/maps/HCSaMccs8CgHXyyn8

 

Deve levar:

Água (mínimo aconselhável: 1L/participante) e comida (snacks);

Calçado de Caminhada/Montanha;

Casaco quente – corta vento/impermeável;

Caneca para o chá (não fornecemos copos por motivos ambientais);

Toalha ou manta para sentar no chão.

 

Preço:

12.00€ – Adulto

8.00€ – Crianças (até aos 12 anos)

 

O Preço Inclui:

Guia NATU;

Contadora de Histórias;

Chá;

Seguro de Acidentes Pessoais;

Seguro de Responsabilidade Civil;

Licença RNAAT n.º 10/2022 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

 

O Preço não inclui:

Transporte até ao ponto de encontro;

Outras refeições;

Outros não especificamente descritos como incluídos.

N.º Mínimo de Participantes: 6

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 5 anos.

Guia: Tânia Santos (Nia)

Contadora de Histórias: Catarina Santos – Yogar

GRUPO BOLEIAS - se precisas de boleia ou estás disponível para dar boleia adere ao grupo de Whatsapp onde podes combinar a tua boleia diretamente com outros participantes.

Adere ao grupo aqui: https://chat.whatsapp.com/Czlol8GNSSEIACtjKuVvvy

INSCRIÇÃO AQUI:

https://natuevents.com/.../caminhadas-encantadas-o.../

Fonte: NATU

“Fauna: Quatro novas colónias de pinguins-imperadores descobertas na Antártida”


Por: Lusa com/ Green Savers

Quatro novas colónias de pinguins-imperadores foram avistadas na Antártida, em imagens de satélite, elevando para 66 o registo de locais de nidificação desta espécie classificada como “quase ameaçada” de extinção.

Alguns pinguins-imperadores, os maiores do mundo, estão a transferir as suas colónias para outros locais, uma vez que o colapso de gelo marinho provocado pelo aquecimento climático ameaça os locais de reprodução, segundo a investigação divulgada pela revista Antarctica Science.

Uma colónia de pinguins perto da Baía Halley parece ter-se deslocado cerca de 30 quilómetros para leste, segundo Peter Fretwell, investigador do British Antarctic Survey, que explicando que as condições instáveis a partir de 2016 tornaram o antigo local perigoso.

“Os pinguins-imperadores decidiram tentar encontrar gelo marinho mais estável”, afirmou o investigador, considerando que as quatro colónias recém-descobertas poderão existir há anos, mas os cientistas ainda não as tinham descoberto.

Na maioria, as colónias descobertas são pequenas, com menos de mil casais reprodutores cada uma, disse Peter Fretwell.

As colónias agora descobertas não alteram muito as estimativas populacionais globais de menos de cerca de 300 mil casais reprodutores mas ajudam os cientistas a compreender para onde os pinguins podem estar a deslocar-se, disse o investigador.

Os satélites foram a técnica escolhida para encontrar imperadores, sendo as colónias rastreadas por manchas no gelo branco. Se os pássaros se reunirem em número grande o suficiente, a mancha é visível até mesmo do espaço.

Uma outra investigação liderada por Peter Fretwell, divulgada em agosto passado, estimou a morte de cerca de 10 mil crias de pinguim-imperador no final de 2022, na Antártida, devido ao colapso do gelo marinho, fenómeno também analisado por imagens de satélite de cinco colónias da espécie na região do mar de Bellingshausen, na Antártida Ocidental.