quarta-feira, 19 de março de 2025

“1 abril | XII Seminário “25 Anos de Compromisso na Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens”


No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, que se assinala no mês de abril, e no âmbito da comemoração do seu aniversário, a CPCJ da Amadora, em colaboração com a Câmara Municipal da Amadora, vai realizar o XII Seminário “25 Anos de Compromisso na Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens” que decorrerá no dia 1 de abril de 2024, entre as 09h00 e as 17h00, nos Recreios da Amadora.

O seminário visa refletir sobre o caminho percorrido nestes 25 anos, sem deixar de contemplar as necessidades atuais do Sistema de Promoção e Proteção e aquele que se perspetiva ser o seu futuro.

Inscrições até 28 de março através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJNdObe_Um2nQYQlqbiDXxNC4MM-vo9Zh1hCoQLQrjDQ7SYw/viewform

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Idanha marcou presença na BTL 2025 para promover destino turístico de excelência”


Por: Tiago Carvalho

O Município de Idanha-a-Nova esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, que decorreu de 12 a 16 de março, reforçando a sua posição como um destino de referência.

Representado pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, Idanha recebeu visitantes, empresários, operadores turísticos e pessoas outras de destaque.


A participação na maior feira de turismo de Portugal foi uma oportunidade para destacar Idanha-a-Nova como Território UNESCO e Bio-Região, promovendo a sua oferta diversificada e sustentável.

Num evento de grande visibilidade para o setor, o município apresentou as suas potencialidades, empresas e atrativos turísticos, consolidando a sua imagem como um destino de excelência.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“1ª Caminhada e Corrida 'Cada Passo Conta'”


Dia 6 abril | 10h00 Inscrições gratuitas!

 

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, irá realizar-se, no próximo dia 6 de abril (domingo), a partir das 10h00, a 1ª Caminhada e Corrida 'Cada Passo Conta', com partida e chegada junto à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, passando por zonas emblemáticas da cidade.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do projeto Amadora Atletismo 2025 e conta com a organização técnica da Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Lisboa.

Trata-se de uma prova para todas as idades, constituída por uma caminhada de cinco quilómetros e uma corrida de dez quilómetros, onde será possível aos participantes fazerem-se acompanhar pelo seu cão de estimação.

Em frente à biblioteca, haverá insufláveis e outras atividades relacionadas com o bem-estar físico, para toda a família.

Este evento conta ainda com uma ação de solidariedade social, uma vez que, no local, existirá um ponto de recolha de artigos de vestuário e calçado, para entrega a uma associação de apoio à comunidade de cidadãos sem-abrigo.

As inscrições para a 1ª Caminhada e Corrida Cada Passo Conta são gratuitas e ilimitadas, devendo ser submetidas até às 24 horas do dia 2 de abril de 2025 na plataforma da Associação de Atletismo de Lisboa: www.competicoes.aalisboa.com.pt

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cultura fora de portas “Poesia em voz alta”


Dia Mundial da Poesia

 

Por: Ana Cristina Feio

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, o Programa Cultura Fora de Portas, vai realizar, no dia 22 de março, sábado, entre as 10h30m e as 13h00, na Praça da Restauração do Mercado Municipal, a atividade “Poesia em Voz Alta”.

A atividade “Poesia em voz alta” destina-se a toda a população, tem entrada livre e pretende dar a oportunidade à comunidade de fruir da poesia, através da declamação e distribuição de marcadores de livros com poesia.

O Município do Entroncamento irá dinamizar esta iniciativa em conjunto com a Universidade Sénior do Entroncamento.

O Programa “Cultura fora de portas” pretende transportar atividades culturais para fora dos recintos fixos de espetáculos, nomeadamente do Cineteatro S. João, Centro Cultural e Galeria Municipal, potenciando desta forma, a Cultura no Entroncamento, em locais improváveis, mas catalisadores de público, contribuindo para uma maior dinamização cultural na cidade. Neste sentido, a agenda cultural contemplará um novo meio de chegar aos lugares onde as pessoas estão, tornando-as participantes ativas.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Fórum Empresarial dinamiza reflexão sobre a economia da região”


O Fórum Empresarial de Alenquer (FEA 2025) ocorre pela primeira vez em Alenquer, a 2 e 3 de abril no Fórum Romeira (2º piso), visando reunir num mesmo espaço líderes empresariais, empreendedores, alunos e professores do ensino profissional e universitário.

Em Alenquer, o FEA 2025 pretende elaborar uma reflexão sobre a dinâmica económica da região, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento económico e à inovação empresarial, fundamentais para impulsionar um crescimento económico próspero e sustentável, desempenhando também um papel significativo na valorização profissional e académica. A estes valores, pretende-se também que o FEA 2025 constitua-se como um ponto de convergência entre o mundo empresarial e as instituições de ensino, incentivando a capacitação e preparação para o mercado de trabalho, fortalecendo a rede de contactos interinstitucional e estabelecendo novas conexões entre empresas e investidores, com vista à atração de investimento e desenvolvimento regional.

A sua presença é importante e a entrada é gratuita, através de inscrição prévia aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWVSPS49NFRAnra03QFNp7lRYiDiekO6WpyS01y_R0I1h8Jw/viewform

A vila-presépio reúne q uatro momentos de interesse e partilha durante 2 e 3 de abril. O primeiro deles, as Jornadas Empreendedoras, é o momento em que o ensino profissional da Escola Secundária Damião de Goes estreia laços com o mundo empresarial. Esta iniciativa do Município com resultados comprovados na última década coloca alunos do 10º e 11º anos a conhecer de forma mais aprofundada a realidade do mercado de trabalho e as principais competências exigidas pelas entidades empregadoras. Os 10 anos do lecionamento da Educação para o Empreendedorismo nas escolas do concelho será um dos momentos-chave da manhã de 2 de abril, mas sem esquecer a apresentação de novos projetos. À tarde, o Conselho Estratégico Empresarial do Município de Alenquer reúne-se para discutir políticas e ações de desenvolvimento económico e este integra um seminário com um painel multidisciplinar.

A 3 de abril, o dia começa com a apresentação da 2ª edição do Automotive Project Market. Esta iniciativa dedicada ao setor automóvel - um cluster de reconhecida importância em Alenquer - da responsabilidade da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (IDESCOM) pretende difundir conhecimento sobre os diferentes modelos de formação adequados às necessidades de qualificação do setor, promovendo processos colaborativos entre a indústria, entidades formadoras e decisores institucionais. A tarde será dedicada ao seminário 'Indústria Automotive: contexto e desafios na era da inteligência artificial' e à explicação de programas com relevância na área abordada como o são o Ambassadors4Skills&Jobs, que tem como objetivo gerar as melhores oportunidades de formação, emprego e investigação, ou os Test Beds, um conceito que congrega a facilitação de infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de pequenas e médias empresas e startups.

"Nas Jornadas Empreendedoras pretendemos comemorar os 10 anos da disciplina de Educação para o Empreendedorismo, um projeto onde o setor empresarial tem uma representação significativa. Iremos levar a cabo o CEEMA onde faremos um painel de debate sobre o estudo de caraterização do tecido empresarial local. O 3 de abril será um dia inteiramente dedicado ao setor automóvel, nomeadamente à indústria de componentes que é um cluster importante na riqueza criada pelo próprio Município que representa quase 300 milhões de euros. Dedicamos um dia a esta indústria pelas necessidades e desafios que está a enfrentar. Teremos workshops e painéis de debate. Deixo o convite para que possam assistir e conhecer o tecido empresarial de Alenquer e os projetos que temos no território na área do setor automóvel e no ensino escolar obrigatório", vincou Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer responsável pelo planeamento e coordenação de atividades realizadas no âmbito desenvolvimento económico.

Esta iniciativa do Município de Alenquer tem como parceiros a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (IDESCOM) e a Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (NERLEI).

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Um dia de festa para os utentes das IPSS de Idanha-a-Nova”


Por: Tiago Carvalho

O Município de Idanha-a-Nova proporcionou uma tarde maravilhosa a cerca de 190 utentes dos lares e centros de dia do concelho, que assistiram ao espetáculo “Até parece uma revista!”.

O evento teve lugar no Centro Cultural Raiano, no dia 18 de março, e foram convidadas as 17 IPSS que atuam no concelho, instituições que desempenham um trabalho notável junto da população sénior.

O espetáculo “Até parece uma revista!”, da companhia Farrapo d'Arte, trouxe momentos de riso, música e nostalgia, com a talentosa interpretação de Marisa Carvalho e Raquel Caneca.


Ao longo da tarde, o público reviveu o espírito da revista à portuguesa, rindo e cantando com as atrizes, numa homenagem a grandes nomes e momentos inesquecíveis deste género teatral tão português.

No final, o sorriso estampado no rosto de todos confirmou o sucesso da iniciativa. Foi, sem dúvida, um momento de convívio e felicidade para todos os presentes.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova



“CANDIDATURA DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE FOI ENTREGUE”


O Centro de Artes e Criatividade entregou, no passado dia 14 de março, a candidatura do Carnaval de Torres Vedras à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Caberá agora à Comissão Nacional da UNESCO, no período de um ano, avaliar a candidatura e, caso seja necessário, requerer informação adicional.

 

O processo de candidatura

 

Para a elaboração da candidatura, o Centro de Artes e Criatividade (CAC) coordenou um processo participativo, entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, com o objetivo de envolver a comunidade no processo de candidatura do Carnaval de Torres Vedras à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.


A comunidade foi auscultada visando, por um lado, identificar os riscos e ameaças à continuidade/transmissão do Carnaval e, por outro lado, envolver os próprios praticantes (com diferentes papéis na festividade) a contribuir com propostas para o Plano de Salvaguarda do Carnaval de Torres Vedras. No total participaram cerca de 60 pessoas, incluindo praticantes e organizadores do Carnaval (associações carnavalescas, reis, grupos de mascarados, cavalinhos, artistas, Câmara Municipal, Promotorres e CAC, entre outros) e outras entidades e indivíduos com papéis sociais, culturais ou económicos relevantes no território.

A metodologia adotada seguiu as recomendações da UNESCO que enfatizam a importância de envolver ativamente os praticantes e outros atores relevantes no processo de candidatura. O processo de trabalho pode ser consultado na página do site do CAC criada para o efeito, na qual foram documentadas as fases do processo, com textos, fotos e vídeos.


Assim, no âmbito da candidatura do Carnaval de Torres Vedras à UNESCO, foram realizadas: Sessões Informativas e Debate Público para sensibilizar a comunidade sobre a candidatura e sobre as recomendações da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial (uma para praticantes e público em geral e outra numa reunião da Promotorres com os grupos de mascarados); Sessões com diferentes Grupos de Trabalho para identificar contributos para o plano de salvaguarda e recolher declarações de apoio à candidatura; e, por fim, no Fórum: “A Comunidade e o Carnaval de Torres Vedras”, onde teve lugar a apresentação das conclusões dos grupos de trabalho.

 

Enquadramento da candidatura

 

O reconhecimento da importância do Património Cultural Imaterial surgiu na Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, em 2003. Segundo esta convenção, entende-se por Património Cultural Imaterial as “práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências – bem como os instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, grupos e, eventualmente, indivíduos reconhecem como fazendo parte do seu património cultural”.

Esta declaração foi ratificada por Portugal pelo Decreto do Presidente da República n.º 28/2008, de 26 de março e plasmada na legislação nacional no Decreto-Lei 139/2009 de 15 de junho (atualizado pelo Decreto-Lei 149/2015 de 4 de agosto), que estabelece o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial como medida de carácter estrutural e estruturante para a salvaguarda e valorização do Património Cultural Imaterial em Portugal.

A iniciativa para a inventariação pertence ao Estado, às Regiões Autónomas, às autarquias locais ou a qualquer comunidade, grupo ou indivíduo ou organização não governamental de interessados, tal como definido no art.º 5 da referida legislação. Assim, em 2016, a Câmara Municipal de Torres Vedras remeteu à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) o pedido de inscrição do Carnaval de Torres Vedras no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), tendo o mesmo sido reconhecido como património nacional na publicação em Diário da República, a 4 de abril de 2022 (Anúncio n.º 66/2022).

Tal como referido na legislação nacional e indo ao encontro da Convenção da UNESCO (2003), o processo de patrimonialização deve ser protagonizado pelos próprios praticantes das manifestações, salientando-se a importância da participação da comunidade na salvaguarda do Património Cultural Imaterial: como detentores e transmissores da manifestação; na inscrição do Carnaval na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO); e nos planos de salvaguarda do Património Cultural Imaterial que serão delineados perante as ameaças à continuidade ou transmissão da manifestação.

 

Os próximos passos

 

A Comissão Nacional da UNESCO irá, no prazo de um ano, avaliar a candidatura submetida e, caso seja necessário, requerer informação adicional. De 2026 a 2027, o Estado Português, através do secretariado nacional da UNESCO, deverá selecionar a candidatura nacional que será submetida internacionalmente. Havendo várias candidaturas em avaliação, a Comissão Nacional da UNESCO (que anualmente só pode apresentar uma candidatura) decidirá pelo dossiê mais bem instruído, remetendo os outros processos para os anos subsequentes.

Quando a Comissão Nacional da UNESCO decidir sobre a submissão da candidatura à Lista Representativa da UNESCO, a mesma é enviada para o Secretariado da Convenção da UNESCO. Dependendo do número de dossiês a avaliar pelo Comité Intergovernamental naquele ano (definido de dois em dois anos e que, no total, não poderá ser superior a sessenta), esse órgão tem um ano para avaliar um dossiê por Estado submissionário, dando prioridade por exemplo a: dossiês de Estados que não tiveram qualquer dossiê tratado durante o ciclo anterior; dossiês de Estados que não têm elementos inscritos nas várias Listas; dossiês multinacionais; e dossiês de Estados com o menor número de elementos inscritos em comparação com outros Estados submissionários durante o mesmo ciclo.

Após a avaliação, o comité decide, se um elemento deve ou não ser inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, ou se a candidatura deve ser reencaminhada para o(s) Estado(s) submissionário(s), para informações adicionais.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“A Checkpoint Systems implementa a tecnologia RFID na Champagne Charles Heidsieck”


A Charles Heidsieck Champagne Company está a adotar a tecnologia RFID para beneficiar não só da rastreabilidade completa das suas garrafas desde o local de produção até aos pontos de venda, mas também de uma melhor monitorização dos respetivos canais de distribuição.

 

Por: Ines Fernandes

A rastreabilidade continua a ser um grande desafio para as marcas de vinho, champanhe e bebidas espirituosas. Para garantir a visibilidade dos respetivos produtos, desde o fabrico até à distribuição, a Charles Heidsieck recorreu à experiência da Checkpoint Systems para implementar uma solução completa de rastreabilidade RFID: leitor de túnel RFID, inlays RFID e software para controlo e integração de dados de produtos.


A implementação desta nova solução, denominada BottleID™, é particularmente adequada para o setor de bebidas (e perfumaria). A Checkpoint Systems ultrapassou os constrangimentos dos ambientes líquidos ao desenvolver um inlay RFID especialmente concebido para proporcionar um desempenho ótimo na presença de líquidos.

Graças a esta inovação, os profissionais do setor de bebidas podem beneficiar das inúmeras vantagens da tecnologia RFID, nomeadamente: identificação fiável à unidade de cada garrafa, informações exatas sobre as quantidades de produto por destino e em cada fase da cadeia de fornecimento, verificação mais fácil dos produtos nos vários canais de distribuição e inventário fiável em tempo real.

 

Rastreabilidade e controlo dos canais de distribuição

 

Especificamente, uma contra etiqueta, fornecida pela Imprimerie Billet em Damery (Marne) que contém um inlay RFID, é colocada no verso de cada garrafa durante o processo de produção. Em seguida, as garrafas passam pelo túnel de leitura RFID da Checkpoint Systems, que garante uma taxa de associação ultrarrápida de garrafas/caixas, sem abrandar as taxas de produção. A expedição dos produtos é rastreada com precisão de forma a que a origem e o destino das garrafas possam ser verificados aquando da respetiva receção nos vários pontos de entrega. Todos estes dados de rastreabilidade são compilados, protegidos e devolvidos sob a forma de painéis de controlo pela empresa Wine in Block, especialista em Blockchain para vinhos, champanhes e bebidas espirituosas.


Damien Riegel, Diretor de Produção da Champagne Charles Heidsieck, explica o objetivo do projeto: "A decisão de implementar a RFID surgiu como resposta a um duplo desafio: em primeiro lugar, tornar as informações que partilhamos sobre os nossos produtos mais precisas; e, em segundo lugar, permitir um controlo mais preciso da circulação das nossas garrafas. A tecnologia RFID rapidamente se estabeleceu como a melhor solução, sobretudo devido à facilidade e fiabilidade na aquisição de dados que proporciona na linha de produção, sem comprometer os ritmos de trabalho. Para além dos benefícios percebidos em termos de monitorização dos nossos mercados, a implementação da RFID reforça a nossa comunicação com os consumidores, fornecendo-lhes dados mais concretos e uma maior transparência relativamente às nossas práticas. Lançámos agora as bases para continuar a explorar o potencial desta tecnologia no futuro. Confiámos na experiência da Checkpoint Systems em todas as principais fases do projeto para nos fornecer uma solução pronta a usar."


Emanuele Soncin, Business Director da Checkpoint Systems para Espanha, Portugal e França, explica: "Graças à nossa solução de rastreabilidade completa, a Champagne Charles Heidsieck percebeu muito rapidamente os benefícios da utilização da tecnologia RFID. A marca tem agora a possibilidade de acompanhar todas as garrafas nas respetivas redes de distribuição e otimizou consideravelmente o controlo dos fluxos e a respetiva imagem de marca. Para além de permitir que as marcas de vinho, champanhe e bebidas espirituosas supervisionem, otimizem e melhorem as respetivas operações, é um primeiro passo fundamental para a digitalização da garrafa, proporcionando mais informações sobre o produto aos consumidores."

 

Sobre a CCLIndustries

A CCL Industries Inc., uma líder mundial em soluções de etiquetagem e embalagem para empresas globais, pequenas e médias empresas e consumidores, emprega cerca de 21.000 pessoas e gere 180 instalações de produção em 40 países em seis continentes, com escritórios empresariais em Toronto, Canadá e Framingham, Massachussetts.

Para mais informações, visite www.cclind.com

Fonte: Newsline – Press and PR Consultancy

“DIA MUNDIAL DO TEATRO”


A Barraca regressa a cena no Teatro Cinearte com " Amor é um fogo que arde sem se ver...” de Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra, e música original de António Victorino de Almeida, 27 Março às 21:00, DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Amor é um fogo que arde sem se ver... é um espetáculo poético que remete para a História sabendo que entre a Poesia, a Verdade e a História há um belo mal entendido.

TEXTO DO AUTOR|ENCENADOR

Amor é um fogo que arde sem se ver, porquê?

Um espectáculo do género histórico/poético, não pode transportar cargas poeirentas e ultrapassadas.

Homenagear os clássicos é modernizá-los e torná-los acessíveis ao público dos nossos dias.


É nessa dificuldade que consiste em o prazer de conseguir demonstrar que as histórias antigas têm a ver com o sempre constante e irregular comportamento humano. Camões é um dos símbolos mais importantes do nosso século de oiro, o século XVI. E é um testemunho vivo do intelectual moderno e progressista na linha de Erasmo e Tomas More, seus contemporâneos. Através dos séculos foi sempre referido como um patriota pelos liberais e Republicanos, e também utilizado pela famílias mais reaccionárias (descendentes dos mesmos que sempre o perseguiram e lhe negaram qualquer apoio e protecção económica).


Por isso, era necessário fazer uma “operação de limpeza” ao nosso Camões e mostrá-lo em toda a sua grandeza e independência. Para exemplo aos jovens e intelectuais dos nossos dias.

Não é minha intenção propor um novo olhar para o ícone Camões e para o período das grandes navegações portuguesas, mas é preciso conhecer todas as realidades que eram sonegadas e ocultadas. Na linha de Gil Vicente, Fernão Mendes Pinto, Damião de Góis e Chiado que denunciaram nessa mesma época que esse período áureo se devia ao trabalho de cientistas e ao povo que era arrastado para as naus. E que Descobrimento foi frequentemente sinónimo de roubo e massacres a nível Universal. A História não se pode corrigir, mas eu só posso gostar do meu país (ou de qualquer outro) se conhecer os lados positivos e os condenáveis.


Mas, também muito importante e interessante, é pensar que esse importante texto épico – além de oferecer aos navegadores portugueses o Amor como prémio na Ilha dos Amores, também é a grande aventura da língua portuguesa.

Hélder Mateus da Costa

¿SOBRE O ESPECTÁCULO | UMA BIOGRAFIA?

AMOR É UM FOGO QUE ARDE SEM SE VER (2024) conta a viagem de Luís Vaz, o navegador da língua portuguesa, transportando memórias de amores e desamores, muitas perdas e maus tratos e prisões operados em sigilosos conluios por muitos inimigos seus contemporâneos. Tempo de disputas, glórias e intrigas, os perigos da inquisição ameaçaram sempre um dos homens mais livres do seu tempo e sem dúvida o seu maior poeta. Depois de aventuras e desventuras que lhe vão acontecendo na sua pátria vai de viagem na rota de Gama. E consigo leva a língua portuguesa, ainda em construção.

Olhado como um texto épico Os Lusíadas são também o grande relato da aventura da língua portuguesa que nessa obra/ viagem se confirma e consagra.

Perseguindo sempre a aventura mais arriscada, seja ela o amor, a viagem ou a poesia, na Índia conhece Garcia d’Orta, Diogo do Couto, apaixona-se, conhece Macau conhece a Ilha de Moçambique, Dinamene. Num naufrágio perde a amada e salva a nado o poema ao qual já dedicara anos de vida.

17 anos passados sobre a partida para a India, regressa à pátria. Sempre mais rico, sempre mais pobre, quase sempre só. Traz consigo apenas o escravo Jau que o acompanhará até ao fim. Não sabemos quem morreu primeiro, são ambos eternos.

Em Portugal apresenta os Lusíadas ao censor do Santo Ofício, embora com cenas eliminadas a obra é autorizada. A sua visão da” máquina do mundo” não é aceite e a cena da ilha dos amores é quase truncada. O passo seguinte é mostrá-la a Dom Sebastião. O rei gosta dos Lusíadas e aprova a concessão de uma tença de sobrevivência ao poeta. Não fosse a doença as coisas pareciam começar a correr melhor ao poeta e a vida começava a passar.

Tempo último…

Camões vai a Belem ver sair os barcos para Alcácer – Quibir. Ele está no fim. E Portugal está perto do Desastre. Juntam-se as duas sortes. Regresso a casa… Camões é apoiado pelo escravo Jau que lhe dá de comer e o acompanha. E o poeta do amor, tal como os marinheiros do Gama passa à eternidade embalado pela música do mar e das ninfas da ilha dos amores.

Momento feliz enfim… O reencontro com a beleza acompanha o regresso do poeta à sua ilha recuperada numa invocação da paz a que todos aspiramos.

Maria do Céu Guerra

Encenação Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra

Assistência de encenação Gil Filipe

Elenco Adérito Lopes, Beatriz Dinis e Silva, Érica Galiza, Gil Filipe, Luís Ilunga, Maria do Céu Guerra, Manuel Petiz, Rita Mendes Nunes, Samuel Moura, Sérgio Moras, Teresa Mello Sampayo, Vasco Lello, Maria Baltazar (estagiária)

Produção Inês Costa

Apoio à Produção Gil Filipe, Manuel Petiz, Teresa Mello Sampayo

Direcção Musical e Música Original Maestro António Victorino D'Almeida

Cenografia   A Barraca

Concepção de Vídeo   André Letria

Desenho de Luz Vasco Letria

Operação de Luz Sara Arede

Operação de Som e Vídeo Sara Arede

Guarda-roupa   Mestra Alda Cabrita

Adereços Tina Simões

Design Gráfico Inês Costa

Cartaz e Telão Luis Henriques

Fotos Paulo Chaves

Classificação M/12

Duração 120 m

Bilhetes 10,00€

Fonte: A BARRACA

“𝙊𝙗𝙧𝙖𝙨 𝙣𝙖𝙨 𝙋𝙞𝙨𝙘𝙞𝙣𝙖𝙨 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝙄𝙙𝙖𝙣𝙝𝙖-𝙖-𝙉𝙤𝙫𝙖”


As obras nas Piscinas Municipais de Idanha-a-Nova já estão em curso!

 

Por: João Mascarenhas Duarte

Este foi um processo complexo, uma vez que teve de obedecer a prazos e trâmites específicos devido à complexidade das intervenções, nomeadamente: substituição de envidraçados, reformulação da unidade de desumidificação, revisão do sistema de bombagem, mecanização da cobertura térmica, instalação de sistema de gestão técnica centralizada, substituição das luminárias por lâmpadas LED e ligação do sistema solar fotovoltaico à rede elétrica. Estas são algumas das beneficiações a concretizar na piscina, entre outros investimentos na área do conforto, higiene e segurança na ordem dos 800.000,00€.


Agora, damos um passo decisivo para garantir que as piscinas reabrem totalmente renovadas, seguras e mais sustentáveis. Agradecemos o envolvimento da comunidade e continuaremos a partilhar novidades sobre os avanços da obra. 

Em breve, este será novamente um espaço de aprendizagem, convívio e bem-estar para todos!

Fonte: Câmara Municipal IDANHA-A-NOVA