Em 1923, a BMW introduziu ao mundo a BMW R32, uma motocicleta que viria a marcar o início de uma nova era na história da marca alemã e no desenvolvimento das motocicletas como as conhecemos. Com a R32, a Bayerische Motoren Werke (BMW), até então conhecida pela produção de motores de aviões, não só entrou no mercado das duas rodas, como também estabeleceu padrões de engenharia que ainda hoje são a sua assinatura. O lançamento desta moto tornou-se um marco na indústria e definiu a identidade da BMW Motorrad, a divisão de motocicletas da marca.
Com uma velocidade máxima de
aproximadamente 95 km/h, a R32 era rápida para os padrões da época, mas o seu
verdadeiro destaque era a fiabilidade. Enquanto outras marcas lutavam com
problemas de manutenção e falhas mecânicas, a R32 era elogiada pela sua robustez
e facilidade de operação.
A Base para o Futuro
Apesar de ser a primeira moto
produzida pela BMW, a R32 foi muito mais do que apenas um ponto de partida. Ela
estabeleceu as bases para o futuro desenvolvimento da BMW Motorrad, com
conceitos técnicos que continuam a ser usados em modelos contemporâneos. A
fórmula do motor boxer e da transmissão por eixo cardã, introduzida pela
primeira vez na R32, foi aprimorada ao longo dos anos, mas mantém-se até hoje
como uma característica central das motos BMW, especialmente na gama R Series.
A BMW R32 não foi apenas uma
motocicleta inovadora para o seu tempo. Foi também uma afirmação da BMW como um
fabricante que coloca a engenharia de precisão e a inovação técnica no centro
da sua missão. Embora a BMW tenha evoluído e diversificado ao longo das
décadas, com motos que cobrem segmentos que vão desde as viagens de aventura
até ao desporto, a essência de inovação e qualidade apresentada pela R32
permanece viva em cada modelo.
Fonte: Motociclismo Portugal