terça-feira, 21 de janeiro de 2025

“O LOST IN APRESENTA UMA NOVA CARTA QUE CELEBRA A FUSÃO ENTRE A TRADIÇÃO E INOVAÇÃO, COM AS MELHORES INFLUÊNCIAS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA E ASIÁTICA”


Por: Maria Francisca Espadinha

Refúgio no coração de Lisboa, e para muitos o restaurante com a vista mais icónica da cidade, o Lost In apresenta nova carta com assinatura do Chef Guilherme Cruz

Partindo da cidade lisboeta para a descoberta de territórios, culturas, pessoas e ingredientes, o Lost In apresenta a sua nova carta, uma viagem gastronómica pelos clássicos da cozinha oriental fundidos com o melhor da tradição portuguesa, resultando numa gastronomia rica em sabores, especiarias e sensações.

Localizado no coração do Príncipe Real, em Lisboa, o Lost In combina a tranquilidade de um oásis urbano com uma fusão gastronómica de sabores portugueses, mediterrânicos e orientais, celebrando as viagens portuguesas pelo mundo enquanto impulsionadoras da descoberta de técnicas, saberes e receitas que inspiram esta nova carta de inverno. Assinada pelo Chef Guilherme Cruz, a nova carta embarca numa viagem pela Ásia, mantendo as referências à culinária portuguesa, que aposta na simplicidade para destacar as combinações gastronómicas de sabores, frescura dos ingredientes, aroma das especiarias para criar uma experiência única que celebra a tradição e a inovação.

Para iniciar a refeição e transportar os sentidos até ao mar, nada melhor que experimentar o Ceviche de Corvina (14,50€), acompanhado por leite de tigre, batata-doce e coentros, ou o Pani Puri de Atum (9,5€), que se traduz num tártaro de atum com kimshi, gema BT e cebolinho. Destacam-se nas entradas os Croquete Surf&Turf (11€), uma combinação de quatro croquetes – dois de pernil fresco e fumado, cozido lentamente e aromatizado com citronela, gengibre, malagueta e soja; e dois de camarão e berbigão, feitos com um caldo de camarão ligeiramente picante, combinando o melhor da terra e do mar. Com um twist especial o Won Ton de Corvina e Camarão (10,5€) é também protagonista da nova carta, inspirado no tradicional Pho Vietnamita mas substituindo a utilização da carne por um caldo escuro de peixe, infundido com os sabores clássicos do Pho.

Entre os pratos principais, o Arroz de Borrego no Forno (26,5€) destaca-se como uma homenagem à tradição portuguesa, oferecendo um prato rico em sabores intensos e o reconfortante sabor do borrego cozinhado ao longo de nove horas, com uma inesperada inspiração asiática que se traduz num tempero com masala, utilização de iogurte e coentros. O Caril de Camarão (19€) é o bestseller do restaurante, tem evoluído ao longo do tempo e é um prato icónico e imperdível que reflete a história e a identidade do Lost In.

Ideal para aproveitar a vista panorâmica privilegiada do Lost In em diferentes momentos do dia, a nova carta apresenta também sugestões rápidas e leves para os dias mais acelerados, de que é exemplo, entre diversas opções de saladas, a Salada de Atum Tailandesa (13€) que inclui atum braseado, nuoc cham, tapioca, tomate cereja, papaia verde, amendoim e coentros, combinando a frescura dos ingredientes e os seus sabores vibrantes para transportar os sentidos até ao oriente. Destaca-se ainda a Sandwish Katsu de Pernil (11,5€) que inclui pão de brioche, panado de pernil, coleslaw, pickles e maionese de alho; ou mesmo o português Prego do Lombo (14,5€).

Para fechar a experiência gastronómica, nada melhor que o Parfait de Iogurte (7€), que se destaca pela calda de maracujá e manga com um toque picante da malagueta, ou o Mil-Folhas de Maçã (7€) combina a delicadeza das maçãs Fuji e Granny Smith com o suave creme de pasteleiro, refrescado pelo gelado de baunilha, numa sobremesa que alia a doçura e a frescura de forma sublime.

Garantindo criar os momentos mais divertidos, com os eventos exclusivos e os almoços e jantares de grupo mais animados, de novembro a março o Lost In é o local perfeito para juntar amigos, colegas e família com menus a partir de 35€ pax. - sem bebidas - 45€ pax. com um suplemento de bebidas.

Os novos cocktails do Lost In como o Indian Garden (10€), com vodka e sumo natural de maçã verde que combina o doce e o azedo, ou o Red Velvet (11€) com gin, morangos e peta zetas que remete à infância, são perfeitos para quem procura relaxar ao sabor das viagens que o menu garante. Durante a semana, das 16h às 18h, com exeção de feriados, o Lost In tem uma happy hour, com 50% de desconto nos cocktails (5€, 5,5€ e 6€), imperial (1,1€) e caneca (2,5€).

Com capacidade para 60 pessoas no terraço panorâmico – que permite aproveitar até mesmo os dias chuvosos com uma vista incrível sob a cidade das sete colinas – e outras 60 no jardim exterior, o Lost In abre portas de segunda a quarta, das 16h às 00h, e de quinta a domingo, das 12:30h às 00h. Agora com uma nova carta, o restaurante consolida-se como uma referência gastronómica na capital lisboeta, sendo o local onde o tempo desacelera e os sabores se intensificam. A localização distinta, com uma vista de cortar a respiração, aliada aos sabores e aromas criados pelo Chef, transformam cada visita numa celebração única à cidade e às suas tradições.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Seminário 'Educar para Empreender' celebra 10 anos de uma disciplina marcante em Alenquer”


A disciplina 'Educação Empreendedora' comemora 10 anos de existência no concelho de Alenquer, durante o presente ano letivo, e está de parabéns tal como todos aqueles que contribuíram para que ela fosse realidade e, uma década volvida, continuasse a ser lecionada no território com resultados comprovados.

Para a celebrar, o Município de Alenquer promove o seminário 'Educar para Empreender' [programa aqui], a 24 de janeiro, no Museu João Mário. O início tem lugar às 9 horas e a inscrição é gratuita, mas obrigatória através deste endereço, até 22 de janeiro. A ação formativa é vocacionada para educadores de infância, professores do ensino básico, ensino secundário e educação especial e evidenciará referenciais científicos de apoio ao empreendedorismo, a relevância do desenvolvimento da atitude empreendedora, entre outras condições essenciais no lecionamento de uma disciplina marcante neste território. O Centro de Formação Pêro de Alenquer certifica este período como Ação de Curta Formação.


Os dois painéis que ocuparão todo o seminário irão contar com representantes do Conselho Nacional de Educação, da Direção-Geral da Educação, da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação das Regiões do Oeste, da Lezíria Tejo e Médio Tejo, Confederação Nacional das Associações de Pais, dos quatros agrupamentos escolares do concelho e de empresas com provas dadas em Alenquer no que ao empreendedorismo diz respeito, como a Europastry e a Betweien.

O ano letivo 2014/15 deu o pontapé de saída relativamente ao empreendedorismo nos estabelecimentos de ensino do concelho. Saiba mais aqui.

 

INFORMAÇÕES

| Inscrição aqui (até 22 de janeiro)

| Formação presencial gratuita de 4 horas

| Dia e local: 24 de janeiro (9h-13h), Museu João Mário, Travessa São Benedito, n.º 7, Alenquer

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Quorum Dance Company apresenta "Storm" no Cineteatro D. João V”


Dias 25 e 26 janeiro

 

Nos dias 25 e 26 de janeiro, a Quorum Dance Company apresenta no Cineteatro D. João V o espetáculo de dança "Storm", com direção artística e coreografia de Daniel Cardoso, e dramaturgia e música original de Armando Mota.

 

Sinopse |

Storm é uma criação original, escrita pelo maestro e compositor Armando Mota.

Com o intuito de alertar para as questões relacionadas com o aquecimento global, a subida do nível do mar, foca-se também no que poderá acontecer, num futuro próximo, às Ilhas da Culatra e Armona. Sendo uma obra de ficção, inspirada nos clássicos, como Romeu e Julieta ou West Side Story, possui também um forte cunho algarvio. Tal como Strawinsky utilizou contos tradicionais russos, e Béla Bartók, se inspirou no folclore húngaro, Armando Mota foi buscar temas do Algarve para escrever a sua obra dedicada às ilhas da Culatra e Armona. A Quorum Dance Company já conhecida do público algarvio, apresenta esta nova criação, com coreografia e conceito de Daniel Cardoso. A obra é uma afirmação cultural do Algarve e um alertar de consciências para a problemática das alterações climáticas.

Sessões:

25 janeiro (sábado) | 21h00

26 janeiro (domingo) | 16h00

M6 | 10 €

Ingressos à venda na Ticketline e, no local, no próprio dia, duas horas antes das sessões

Sobre a Quorum Dance Company

A Quorum Dance Company (Ex Quorum Ballet) é uma companhia de dança contemporânea de repertório, fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso. Em outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK – Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy com aulas abertas a crianças, jovens e adultos, de onde derivou em 2011 a Companhia de dança pré-profissional Projecto Quorum.

Mais informação em: https://quorumballet.com/companhia/

Cineteatro D. João V

Morada: Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora

GPS: 38.746029, -9.218823

telefone: +351 214 975 187

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Estação da Damaia - Linha de Sintra – Lisboa

Carris Metropolitana

Táxis (Praça de táxis a 500 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Azambuja Terras do Torricado – calendário de eventos em 2025”


A nossa tradição gastronómica à mesa, em todas as freguesias e na restauração do concelho.

 

Por: Tatiana Correia

A marca "Azambuja Terras do Torricado", lançada pelo município em outubro de 2018, anuncia o calendário de eventos para o ano 2025. Este projeto concelhio volta a percorrer todas as freguesias, com um conjunto de iniciativas a realizar entre março e novembro, procurando consolidar, cada vez mais, o slogan Azambuja Terras do Torricado.

Recorde-se, que o lançamento do conceito concretizou uma forte aposta na defesa e promoção da identidade e das potencialidades deste território. O objetivo geral é valorizar e divulgar o Torricado d’Azambuja e todas as manifestações culturais a ele associadas. Para potenciar o mais possível essa promoção, o Município de Azambuja envolveu um conjunto largo de parceiros, desenvolvendo sinergias com as Juntas de Freguesia e diversas associações socioculturais do concelho com esse mesmo fim.

Neste âmbito, a marca AZAMBUJA TERRAS DO TORRICADO, dinamizará, ao longo do ano 2025, vários eventos nas sete freguesias e ainda uma iniciativa aberta a todos os estabelecimentos de restauração que venham a aderir, intitulada “A GULA – à mesa nos restaurantes do concelho”, e que decorrerá de 01 a 31 de outubro.

 

Calendário de eventos nas Freguesias:

 

Do Torricado à Lapardana, Uma Viagem Gastronómica - Aveiras de Cima | 8 e 9 de março

Torricado na Praça - Manique do Intendente (União das Freguesias) | 24 a 27 de abril

Festa das Tasquinhas e do Torricado - Alcoentre | 2 a 4 de maio

Festa do da Espiga e do Torricado - Casais da Lagoa (Aveiras de Baixo) | 29 a 31 de maio

Cultura, Gastronomia e Torricado - Vila Nova da Rainha | 26 a 29 de junho

Torricado na Vindima - Aveiras de Cima | 6 e 7 de setembro

Retiro do Torricado - Aveiras de Baixo | 12 a 14 de setembro

Paraísabor - Festival do Torricado - Vale do Paraíso | 3 a 5 de outubro

Almoço de Torricado - Casais das Amendoeiras (Aveiras de Baixo) | 12 de outubro

Festa do Torricado - Azambuja | 7 a 9 de novembro

Fonte: Câmara Municipal Azambuja

“EasyPark Group faz balanço positivo de 2024”


Por: Inês Fernandes

• A empresa registou números de estacionamento records em Portugal em Dezembro de 2024

• A aplicação está já presente em mais de 30 cidades portuguesas

• O grupo assinala 2024 como um ano de transformação, crescimento e inovação em todo o mundo

• O EasyPark Group iniciou 2025 com a aquisição do Flowbird Group

O EasyPark Group, reflete sobre 2024, evidenciando este como um ano transformador para o grupo marcado por eventos significativos que promovem a missão de tornar as cidades mais habitáveis. Das tendências de estacionamento às inovações no carregamento de veículos eléctricos (EVC), este ano permitiu explorar novas fronteiras, abraçando novas cidades, tecnologias de ponta e novas possibilidades para moldar um futuro urbano mais inteligente.

No final do ano de 2024, e indo de encontro às previsões apresentadas em Dezembro, a empresa registou sessões de estacionamento em Portugal de condutores com origem em Espanha, Alemanha, França, Países Baixos ou Itália, no top cinco, e observou que 70% do total de estacionamentos se concentraram nas duas últimas semanas do ano. Estas tendências correspondem a uma época festiva e reforçam um claro aumento do interesse do país como destino turístico, numa tendência que se observou ao longo dos últimos doze meses.

De um modo geral, ao longo do último ano, o grupo registou um crescimento e desenvolvimento notáveis, solidificando a posição como um dos líderes em soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade. Em 2024, adicionou mais de 400 cidades na América do Norte e na Europa às suas aplicações, expandindo o alcance e a acessibilidade. Este reforço significa que está agora presente em mais de 20 países e mais de 4.000 cidades, com um crescimento notável nos principais mercados europeus, como a Alemanha, França e Itália.

Em Portugal, o grupo demonstrou um crescimento sustentado desde 2021 e disponibilizou a sua aplicação e serviços, no final do ano de 2024, as 31 cidades de norte a sul do país: Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Lagos, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ílhavo, Póvoa de Lanhoso, Oliveira de Azeméis, Olhão, Guarda, Penafiel, Mangualde, Braga, Tomar, Espinho, Gondomar, Vila Real de Santo António que inclui ainda o estacionamento em Monte Gordo, Vila Real, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia e Figueira da Foz.

 

Marcos - Parcerias estratégicas e projetos transformacionais

 

Em 2024 a aplicação EasyPark observou a sua maior e mais significativa actualização em anos. Juntamente com um visual renovado, foram introduzidos recursos aprimorados de carregamento de veículos elétricos (EV), criando uma experiência perfeita de estacionamento e carregamento para os utilizadores.

O Grupo EasyPark foi classificado como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo Financial Times e pelo Statista.

Estacionamento com câmara: A primeira instalação de estacionamento com câmara em Portugal em Lagos nos parques de estacionamento da Frente Ribeirinha e Anel Verde.

Capacidades melhoradas na UE. Expandimos as capacidades do EasyPark Insights, permitindo que cidades como Hamburgo, Aarhus e Bolonha optimizem as políticas de estacionamento e simulem os efeitos do aumento ou remoção de lugares de estacionamento. Digitalizamos mais de 2.000 quilómetros de inventário de estacionamento utilizando tecnologia de digitalização avançada e introduzimos ferramentas de fiscalização com base em IA.

 

Parcerias

 

Com o protocolo com a Hubject, a empresa desbloqueou 600.000 estações de carregamento de veículos eléctricos em toda a Europa, abrindo caminho para que os condutores de veículos eléctricos possam desfrutar de uma conveniência sem paralelo em 2025.

Na América do Norte, uniu forças com a Flash para modernizar a infraestrutura de estacionamento em milhões de espaços, avançando com soluções de pagamento digital e integrando ferramentas alimentadas por IA para melhores experiências dos condutores.

Em Portugal, assinou um protocolo com a ESSE que abriu as portas para uma gestão de estacionamento em mais cidades de norte a sul do país, elevando o potencial da aplicação EasyPark a mais condutores.

 

Tendências da mobilidade urbana em 2024

 

Aumento da procura de infra-estruturas para veículos eléctricos: os pontos de carregamento aumentaram 44-53% nos países nórdicos. Apesar deste crescimento, um ligeiro declínio no volume médio de carregamento por estação evidencia a mudança de comportamentos, com mais utilizadores a carregar em casa ou no trabalho. Os locais de carregamento mais populares incluem centros comerciais, paragens de descanso nas auto-estradas e estâncias de esqui.

Carros aumentam em tamanho: de acordo com dados e pesquisas analisados pela Easypark, o tamanho médio dos veículos tem vindo a aumentar nos últimos anos, criando novos desafios para as cidades com impacto no planeamento urbano. A EasyPark apoia as cidades na resposta a esta tendência através de soluções baseadas em dados e otimização de políticas.

Qualidade do ar e poluição: à medida que as populações urbanas crescem, as cidades em todo o mundo estão a adotar zonas ambientais delimitadas de forma a reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar. Os exemplos incluem zonas restritas em Bruxelas, Alemanha e Itália, bem como medidas semelhantes nos EUA e na Austrália. Estas iniciativas reformulam os fluxos de tráfego e as necessidades de estacionamento.

 

Inovação contínua para 2025

 

O EasyPark Group começou o ano de 2025 com a aquisição e incorporação do Flowbird Group, tornando-se assim um dos fornecedores líderes de soluções de mobilidade internacional.

Para dar seguimento ao trabalho realizado em 2024, o EasyPark Group espera continuar a lançar a nova aplicação em todas as regiões geográficas, sendo o mais notável o lançamento nos EUA no segundo trimestre do ano. Uma inovação fundamental na nova aplicação é o chatbot de IA que permitirá aos condutores obter apoio instantâneo e contínuo. Ao mesmo tempo, pretende também lançar, durante 2025, um novo design global do seu painel de controlo de estacionamento da interface Cities & Operators.

Para além disso, o grupo pretende trazer inovação ao mercado em áreas como as Reservas, onde, em conjunto com a Flash, será capaz de oferecer aos clientes da ParkMobile milhares de novos locais para reserva de estacionamento. A empresa pretende também começar a experimentar o plug & charge para oferecer uma experiência de carregamento totalmente automatizada.

“Ao encerrarmos 2024, olhamos para o futuro com otimismo. Com o aumento dos veículos eléctricos e a expansão da rede de opções integradas de estacionamento e carregamento, o Grupo EasyPark Flowbird deverá continuar a desempenhar um papel importante na mobilidade urbana. Com inovação, colaboração e crescimento na vanguarda, 2025 promete ser mais um capítulo emocionante. Obrigado à nossa fantástica equipa, clientes e parceiros por terem feito de 2024 um ano tão notável. Juntos, tornamos as cidades mais habitáveis.”, afirma Cameron Clayton, CEO do EasyPark Group.

Para Portugal, o foco em 2025, será de disponibilizar a aplicação a mais condutores, em mais cidades, em parceria com os municípios e operadores de gestão de estacionamento, num ecossistema que pretende tornar as cidades portuguesas mais habitáveis, tanto em estacionamento de rua, como em parques cobertos ou de entrada controlada. “Para este novo ano reforçamos o compromisso que temos com as cidades e os condutores em Portugal e no mundo”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group

 

Sobre o EasyPark Group:

 

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

 

Sobre o Flowbird Group:

 

As soluções do Flowbird Group são utilizadas em 6.000 cidades de 80 países para tornar as deslocações mais fáceis. O desejo incessante da empresa de permitir a mobilidade, através de tecnologia sem atritos, que devolve o tempo a todos os utilizadores é a força motriz por trás das inovações. O Flowbird Group dedica-se a soluções completas e baseadas em dados, que podem ser utilizadas para informar a política de mobilidade e ter um impacto positivo.

Fonte: Newsline