sábado, 29 de junho de 2024

“Filmes: Museu do Caramulo produz série “Clássicos com História”, dedicada a automóveis excecionais”


Após o enorme sucesso das seis séries anteriores, o Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, e com o apoio do Standvirtual, regressa agora com uma nova série intitulada “Clássicos com História”, dedicada a um conjunto de automóveis extraordinários.

Ao longo de seis episódios, a série seguirá um novo caminho em relação às anteriores, com o olhar especialista de Adelino Dinis focado não apenas no retrato dos automóveis em análise, mas também na performance e desempenho dos mesmos, através de um relato vivo da sua experiência ao volante.

O conjunto de clássicos excecionais que atravessarão esta temporada incluem modelos como a Ford BB (carrinha de caça) de 1932, o Chevrolet Corvette C1 de 1960, o Jaguar E OTS de 1961 (que pertenceu a Manuel Nogueira Pinto), o Citroën SM de 1970, o Honda NSX de 1991 e ainda o Porsche 911 ‘964’ Turbo, igualmente de 1991.

Com estreia marcada já para o próximo dia 4 de Julho, os episódios da série “Clássicos com História” serão lançados semanalmente, a cada quinta-feira, no canal do Jornal dos Clássicos no Youtube, e duas semanas mais tarde na televisão.

Fonte: Museu Caramulo

“Cultura: Teatro e dança em Julho nos Recreios da Amadora e Cineteatro D. João V”


No mês de julho, os munícipes e visitantes do município da Amadora têm bons motivos para apreciarem os espetáculos de teatro e dança que sobem ao palco dos Recreios da Amadora e do Cineteatro D. João V:

 

- 1 e 2 julho

Segunda e terça, às 15h00 e às 21h00

Teatro | Teatro dos Aloés

“Todas as tuas lágrimas não serão suficientes”

O ponto de partida desta criação é uma reflexão sobre o nosso papel face às alterações climáticas. Precisa o planeta de ser salvo por nós? Mas salvo de quê, de quem de nós? Salvo da destruição em massa que nós mesmos infligimos destruindo fauna e flora, contaminando a terra e a água? Mas como pode quem destrói ser chamado a proteger? Nós destruímos

recursos que nos foram generosamente oferecidos e que garantem a nossa subsistência. Ao destruí-los pomos em causa a nossa sobrevivência, e a sobrevivência de outras espécies, mas não a do planeta. A questão é: a Terra precisa dos humanos para subsistir? Sabemos que não, mas continuamos a agir como se fossemos nós os salvadores da Terra e não os que precisam de ser salvos de si mesmos. Na verdade, a Natureza tem a capacidade de nos destruir mais rapidamente do que nós temos capacidade de a destruir a ela. A água, o nosso bem mais precioso, está a ser usada e contaminada de forma absurda, criando desequilíbrios no ciclo natural da água que durante milénios permitiu a nossa sobrevivência. Somos uma espécie ameaçada por nós próprios. É a nossa sobrevivência que está em causa. A ação centra-se no quotidiano de uma família comum confrontada com a problemática da escassez de água, e a sua dificuldade em integrar no dia a dia as suas convicções ecológicas.

 

Local: Recreios da Amadora

M12 | 10 €

Bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira dos Recreios da Amadora no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.

Org: CMA e Teatro dos Aloés

 

- 6 e 7 julho

Sábado e domingo, às 15h00 e às 19h00

Dança | Quorum Academy

Espetáculo Final 2024

Fruto de uma parceria com a Câmara Municipal da Amadora e em colaboração com o Quorum Ballet, a Quorum Academy sobe ao palco do Cineteatro D. João V com o espetáculo final do ano letivo 2023/24, onde será apresentado o trabalho de todos os professores e alunos ao longo de mais um ano letivo repleto de criatividade e dedicação.

 

Local: Cineteatro D. João V

M6 | 10 €

Bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira do Cineteatro D. João V no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.

Org: CMA e AQK

 

- 16 a 21 julho

Teatro

7º Amadora Mostra | Mostra de Jovens Criadores de Teatro

Trata-se de uma Mostra de Jovens Criadores de Teatro que visa o apoio a jovens emergentes que desenvolvem projetos na área do teatro e que têm dificuldade em ter à sua disposição espaços de acolhimento com condições técnicas e de divulgação que dignifiquem o seu trabalho. Pretendemos acolher 8 espetáculos em 2024 nesta 7ª Edição de AmadoraMostra, dedicada à Liberdade no contexto das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Local: Recreios da Amadora

Classificação: a definir | Valor ingresso: a definir

Org: CMA e Teatro dos Aloés

 

- 27 julho

Sábado, às 19h00

Dança | Quorum Dance Company e Companhia Nacional do Kosovo

“AEON” de Daniel Cardoso

O que molda tudo? O que influencia as nossas decisões e define a trajetória das nossas vidas?

O que alimenta os "fantasmas" do nosso passado? Um recurso que não pode ser reabastecido ou recuperado uma vez gasto. Em última análise, a única coisa que não podemos parar ou controlar. Pode parecer uma eternidade dolorosa ou uma fração de segundo e desperdiçamos isso nas coisas que não significam nada para nós, nas coisas que realmente não importam, nas coisas que nos esvaziam.

TEMPO. A força implacável que marcha, indiferente aos nossos desejos, imutável à nossa vontade. A essência de uma coisa está nos momentos rendidos para alcançá-la.

E se encontrarmos aquela pessoa preciosa, aquele lugar precioso, aquele momento precioso, onde só desejamos poder congelar o tempo e fazer o relógio parar...

 

Local: Cineteatro D. João V

M/6 | Valor ingresso: a definir

Bilhetes à venda brevemente na Ticketline e na bilheteira do Cineteatro D. João V, no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.

Org: CMA e AQK

Cineteatro D. João V

Morada: Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora

GPS: 38.746029, -9.218823

telefone: +351 214 975 187

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Estação da Damaia - Linha de Sintra – Lisboa

Carris Metropolitana

Táxis (Praça de táxis a 500 mts.)

 

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

Telefone: 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.758323, -9.235262

 

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa

Autocarros Carris Metropolitana:

1502 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul), via Linda-a-Velha

1712 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul)

1714 - Amadora (Estação Sul) - Belém (Estação)

Táxis (Praça de táxis a 100 mts.)

Parque público de estacionamento (a 20 mts.)

 

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Exposições: FEIRA DE SÃO PEDRO INAUGURADA PELO SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO”


A edição deste ano da Feira de São Pedro começou esta quinta-feira 27 de junho, e decorre até ao dia 7 de julho, na Expotorres – Parque Regional de Exposições de Torres Vedras. A inauguração do certame contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Na sua intervenção, o secretario de Estado do Turismo referiu que a Feira de São Pedro apresenta uma componente empresarial importante para a atividade turística, que é por excelência uma atividade desenvolvida pelo setor privado. Pedro Machado sublinhou a necessidade de “conciliarmos o crescimento da atividade turística com a componente de desenvolvimento do território e, sobretudo, com o grau de satisfação das comunidades que recebem turistas”, num ano em que Portugal vai passar os 30 milhões de turistas internacionais.

“Há mais de sete séculos que a Feira de São Pedro contribui para a construção da nossa identidade, como uma mostra da produção e comércio locais, mas também como ponto de encontro”, referiu na ocasião a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacando a importância do certame para o desenvolvimento do território.  No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, a exposição apresentada pela Câmara Municipal, Torres Vedras: 50 anos de Democracia, “faz uma retrospetiva destas cinco décadas e do progresso que este território registou ao longo do tempo”, referiu Laura Rodrigues.

O presidente do Conselho de Administração da Promotorres, Rui Penetra, referiu que a Feira de São Pedro é a maior feira agroindustrial da região oeste e é considerada uma das maiores feiras generalistas do país, acrescentando que “tal reconhecimento apenas é possível porque Torres Vedras e a região Oeste apresentam um forte tecido empresarial”. Neste âmbito, Rui Penetra explicou que no Pavilhão Multiusos é possível encontrar o espaço Vinho nas Linhas, numa parceria com a CVR Lisboa, e o espaço da Associação Interprofissional de Hortícolas do Oeste (AIHO), “setores de atividade tão identitários do nosso território”.

A edição de 2024 da Feira de São Pedro conta com 162 expositores, 30 feirantes de artesanato, 100 feirantes tradicionais, 26 divertimentos e jogos, 5 bares, 5 restaurantes e 8 tasquinhas de associações torrienses. Apresenta ainda um programa de animação com concertos de artistas nacionais.

A presente edição da Feira de São Pedro é, novamente, um Ecoevento, por isso irá contar com uma campanha de sensibilização para a deposição seletiva de resíduos junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida e com a recolha de óleos e restos alimentares.  A Valorsul estará presente no evento com uma equipa que irá sensibilizar e incentivar os visantes para a separação correta dos resíduos.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras