sábado, 20 de setembro de 2025

“Dermatite seborreica: o que é, causas, sintomas e tratamento”


Por: Dr. Leonardo Rotolo

Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causas sintomas como vermelhidão, manchas e descamação na pele, afetando principalmente o couro cabeludo, lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras, sobrancelhas e peito.

A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia, caspa, psoríase seborreica ou eczema seborreico, é mais comum em bebês nos primeiros meses de vida, mas também pode surgir em adultos em qualquer idade.

No caso de apresentar sintomas da dermatite seborreica, é importante consultar o dermatologista, pois em alguns casos pode ser necessário usar shampoos específicos ou antifúngicos.

 

Sintomas de dermatite seborreica

Os principais sintomas de dermatite seborreica são:

 

Caspa no couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou bigode, com formação de pequenos pedaços finos de pele morta e que podem ser visíveis em roupas escuras ou a olho nu;

Manchas ou placas com crostas amareladas ou esbranquiçadas no couro cabeludo, rosto, lados do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras ou peito;

Vermelhidão e inchaço na pele na região afetada;

Coceira nas regiões afetadas.

Estes sintomas podem piorar em situações de estresse ou na exposição a ambientes frios e secos.

Em casos mais graves, as manchas na pele podem engrossar, tornando-se amarelas e gordurosas, além de também poder aumentar o risco do desenvolvimento de infecções no local.

 

Teste online de sintomas

 

A dermatite seborreica é um tipo de dermatite, como a dermatite atópica e dermatite de contato. Para saber as chances de ter uma dermatite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

Este teste serve apenas como meio de orientação e não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um dermatologista ou clínico geral.

 

Como confirmar o diagnóstico

 

O diagnóstico da dermatite seborreica é feito pelo dermatologista principalmente por meio da avaliação dos sintomas apresentados e exame físico.

Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para avaliar a possibilidade de dermatite seborreica

Além disso, o médico deve levar em consideração a história clínica da pessoa e a frequência com que surgem os sintomas, ou seja, se surge ou piora em momentos de estresse ou de ansiedade, por exemplo.

Em alguns casos, o médico pode solicitar um exame de raspagem da pele, para descartar outros problemas de pele que podem causar sintomas semelhantes como psoríase, eczema ou rosácea, por exemplo.

 

Dermatite seborreica é contagiosa?

 

A dermatite seborreica não é contagiosa, e não passa de uma pessoa para outra.

Além disso, essa doença de pele não é causada por falta de cuidados ou de higiene com a pele.

 

Como é feito o tratamento

 

A dermatite seborreica pode melhorar sem necessidade de tratamento. No entanto, em alguns casos pode não ter cura e surgir várias vezes ao longo da vida.

Nesses casos, o dermatologista pode indicar o uso de alguns remédios, como:

Corticoides na forma de shampoos, cremes ou pomadas, como hidrocortisona, fluocinolona, clobetasol ou desonida, aplicados diretamente sobre o couro cabeludo ou área da pele afetada. Estes produtos devem ser usados com muito cuidado e nunca se deve exceder o número de dias de tratamento sugeridos pelo médico. Confira outros shampoos e pomadas para dermatite seborreica;

Imunossupressores na forma de cremes ou loções, como tacrolimo ou pimecrolimo, aplicado diretamente na região afetada;

Antifúngicos na forma de pomada, gel, creme ou shampoo, como cetoconazol ou ciclopirox, aplicados diretamente sobre a pele na região afetada;

Além disso, se o tratamento com remédios usados diretamente na região da pele afetada não for eficaz ou se os sintomas voltarem, pode ser necessário tomar medicamentos antifúngicos na forma de comprimido.

É muito importante também manter sempre o cabelo e o couro cabeludo bem limpos e secos, retirar bem o shampoo e o condicionador depois do banho, não lavar com água muito quente, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos e evitar situações de estresse.

 

Dermatite seborreica em bebês

 

No caso de bebês, a dermatite seborreica desaparece sozinha após alguns meses, no entanto, é recomendado lavar o cabelo com água e shampoo de pH neutro adequado para bebês e, após o banho, pentear com uma escova de cerdas macias para retirar as casquinhas.

Se as casquinhas não saírem com facilidade, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo mineral ou vaselina no couro cabeludo do bebê, deixar por alguns minutos e, depois tirar com a escovinha ou o pente.

Além disso, o pediatra pode indicar o uso de algum creme com cortisona, como a hidrocortisona de 1%. Após a melhora dos sintomas do bebê, pode ser indicado pelo pediatra que volte a ser utilizado o shampoo adequado para bebês.

No caso de seborreia em outras partes do corpo, o pediatra também pode indicar o uso de cremes que contenham esteroides ou antifúngicos.

 

Opções de tratamento caseiro

 

Um bom remédio caseiro para ajudar a tratar a dermatite seborreica é o óleo de melaleuca, que possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e antifúngicas, que pode ser aplicado diretamente nas regiões afetadas, preferencialmente diluído em outro óleo vegetal, para evitar reações na pele.

Além disso, a babosa também é uma boa opção para eliminar a caspa, já que contém enzimas que eliminam as células mortas, podendo ser usada em creme ou gel, ou a planta pode ser aplicada diretamente na pele.

Fonte: MSN

“FÓRUM DE INOVAÇÃO DE GASTRONOMIA DE BASE VEGETAL DE TORRES VEDRAS VAI TER A SUA 2.ª EDIÇÃO”


A Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a AIHO - Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, irá organizar a segunda edição do Raízes | Fórum de inovação de gastronomia de base vegetal, a qual acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, na Praça Machado dos Santos, em Torres Vedras.

O Raízes pretende fazer brilhar os hortícolas produzidos no concelho de Torres Vedras, não esquecendo o tomate, através da promoção de provas, showcookings, tertúlias e apresentações de produtos inovadores.

A edição deste ano do evento, que é de acesso gratuito, contará também com animação musical, street food e um espaço dedicado aos mais novos.

É de destacar do programa da próxima edição do Raízes algumas ações, nomeadamente o showcooking com A Pitada do Pai (dinamizado por Rui Marques), o workshop “Da terra à mão: Finger Food Vegetal” (dinamizado por Cuca Bianchi) e o showcooking “Receitas para partilhar com boas energias” (dinamizado por Fábio Bernardino), bem como os concertos de emmy Curl e de Diogo Clemente. Uma menção também para outras ações do programa, como as tertúlias “Recuperação de variedades de hortícolas” (com César Rodrigues e Mariana Mota) e “O meu filho não gosta de hortícolas, e agora?” (com Nádia Fernandes, Carolina Almeida e Rita Teixeira), os showcookings “Prato Macrobiótico Equilibrado” (dinamizado por Íris Maria) e “Da horta ao Mar” (dinamizado por Rogério Miranda), a apresentação do livro As tipologias dos moinhos em Torres Vedras (da autoria de Jorge Martins) e a prova de hortícolas.

O programa completo da segunda edição do Raízes | Fórum de inovação de gastronomia de base vegetal é o seguinte:

26 de setembro | 18h00 às 24h00

18h00 às 19h00 | Prova de cocktails

Prova de cocktails diferenciados, pelo uso de alguns hortícolas da região Oeste como ingredientes.

Dinamização: REPÚBLICA Wine bar

18h00 às 19h00 | Atuação de DJ Gonçalo Livramento

18h00 às 21h00 | Espaço Infantil: Mãos nos Hortícolas!

Para crianças dos 3 aos 10 anos, sem inscrição prévia.

Convida-se os mais novos a descascar alguns hortícolas, como cenouras, utilizando descascadores e facas que cortam os legumes, não os dedos, para que depois os possam consumir.

Dinamização: Kidchen, com produtos do Oeste.

18h00 às 22h00 | Prova de hortícolas

Os produtos hortícolas do Oeste vão estar em exposição, convidando à prova dos seus sabores.

18h00 às 23h30 | Comida de rua

18h30 às 19h30 | Apresentação do livro As tipologias dos moinhos em Torres Vedras, da autoria de Jorge Augusto dos Reis Martins

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Uma obra sobre as tipologias dos moinhos de Torres Vedras e os sistemas tradicionais de moagem, que permite compreender a riqueza patrimonial e a importância histórica destes engenhos na vida económica e social das comunidades locais.

18h30 às 19h30 | Workshop “Pequenos Espaços, Grandes Colheitas”

Venha aprender a fazer uma horta em casa.

Lotação da atividade: 16

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: Agriloja

19h00 às 20h00 | Showcooking com A Pitada do Pai (dinamizado por Rui Marques)

21h00 às 22h00 | Hora do Conto "A Joaninha salva as Abelhas"

Sinopse: A Joaninha não tem medo de insetos e adora-os a todos sem exceção. Ela passa horas a brincar no jardim e a observar as pequenas criaturas que por lá vivem.

Um dia, recebe o presente mais especial de sempre: uma lupa mágica. Mas como é que uma criança e uma lupa podem ajudar a salvar as abelhas? FÁCIL: basta não ficar de braços cruzados e acreditar que todos podemos fazer a diferença!

Esta história é maravilhosamente ilustrada com cores vivas e cheia de pormenores. Inclui factos incríveis sobre insetos!

Dinamização: Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Destinatários: famílias com crianças dos 4 aos 10 anos

Lotação: 20 crianças

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome e idade da criança e contacto - até 25 de setembro)

22h00 | Concerto de emmy Curl

emmy Curl, nascida e criada nas altas montanhas de Vila Real, traz à vida as antigas melodias do folclore transmontano e celta que durante muito tempo permaneceram esquecidas. A artista dedica-se a valorizar e a respeitar o património cultural português, incorporando o lado moderno e o seu estilo de interpretação nas complexas camadas rítmicas e harmónicas destas tradições. Pastoral, vencedor do Prémio José Afonso 2025, é mais do que um álbum, é uma homenagem à herança cultural do folclore português, uma celebração de coragem e amor em tempos difíceis. Um convite aos ouvintes e amantes de música a perderem-se e a deixarem-se envolver pela atmosfera Pastoral, que ecoará como as vozes das montanhas que a rodeiam. A tour de apresentação de Pastoral passa pelo Raízes no dia 26 de setembro. 

23h30 | Oferta de sopa preparada pelas cozinhas escolares municipais com hortícolas do Oeste

27 de setembro | 11h00 às 24h00

11h00 às 12h00 | Tertúlia “Recuperação de variedades de hortícolas”

Esta tertúlia incidirá sobre a obtenção das melhores variedades e a importância da preservação de variedades autóctones, com foco no tomate.

Oradores confirmados:

• César Rodrigues (Cropseeds - Comércio e Serviços Agrícolas – associado AIHO)

• Mariana Mota (professora auxiliar do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa)

11h00 às 12h00 | Teatro Infantil A Vida Secreta dos Polinizadores

Com a ajuda da Abelha Bzzzz, ir-se-á compreender a grande contribuição das espécies polinizadoras para a existência de vida na Terra e ainda descobrir o que se pode fazer para prevenir o desaparecimento destes seres tão importantes. Um espetáculo cheio de aprendizagem, música e interação, que fará as delícias dos mais novos!

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Destinatários: 3 aos 10 anos

Lotação: 15 crianças

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome, idade da criança e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: Teatro Muzumbos

11h00 às 21h00 | Espaço Infantil: Mãos nos Hortícolas!

Para crianças dos 3 aos 10 anos, sem inscrição prévia.

Convida-se os mais novos a descascar alguns hortícolas como cenouras, utilizando descascadores e facas que cortam os legumes, não os dedos, para que depois os possam consumir.

Dinamização: Kidchen, com produtos do Oeste.

12h00 às 13h00 | Workshop “Da terra à mão: Finger Food Vegetal”

Neste workshop os participantes preparam e provam pequenas criações à base de hortícolas da região como abóbora, couve, batata-doce e tomate. A ideia é mostrar como transformar vegetais locais em snacks criativos, saudáveis e cheios de sabor, ideais para servir em eventos ou como entradas.

Lotação: 10

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: Cuca Bianchi (finalista Masterchef 2024) 

12h00 às 23h30 | Comida de Rua

15h00 às 16h00 | Atividade Infantil “Histórias com Sabor”

Nesta atividade as crianças vão aprender a cozinhar com os hortícolas da região enquanto vivem uma história comestível! Cada ingrediente faz parte de um enredo. Cada receita tem um papel no desenrolar da aventura.

Destinatários: 4 aos 12 anos

Lotação: 10

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome e idade da criança e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: Kidchen

15h00 às 16h00 | Showcooking “Prato Macrobiótico Equilibrado”

Dinamização: Íris Maria (consultora alimentar e chef de cozinha macrobiótica)

15h00 às 22h00 | Prova de hortícolas

Os produtos hortícolas do Oeste vão estar em exposição, convidando à prova dos seus sabores.

16h00 às 17h30 | Tertúlia “O meu filho não gosta de hortícolas, e agora?”

Oradores:

• Nádia Fernandes (Simples & Frescas – associado AIHO)

• Carolina Almeida (criadora do projeto “Comida de bebé”) 

• Rita Teixeira (nutricionista e autora da página @ritateixeira_nutricionista)

17h00 às 18h00 | Showcooking “Da horta ao Mar”

Dinamização: Nameless Journey by chef Rogério Miranda

18h00 às 18h30 | Apresentação “Da casca à pevide, saiba aproveitar a sua abóbora ao máximo”

Aprenda a descascar uma abóbora, aproveitando todas as suas propriedades nutricionais. No final, prove a famosa Tarte Dona Isabel.

Dinamização: chef Sílvia Baptista (Doce Lourinhã)

19h00 às 20h00 | Showcooking “Receita para Partilhar, com Boas Energias”

Receita onde as estrelas são os hortícolas do Oeste.

Dinamização: chef Fábio Bernardino (chef residente no programa "A Nossa Tarde”, RTP)

22h00 | Concerto de Diogo Clemente

Nome incontornável e um dos principais autores do caminho do fado há quase duas décadas, com dezenas de álbuns produzidos e mais de 70 obras editadas entre músicas e poemas, cantadas pelas principais vozes portuguesas como Mariza, Carminho, Sara Correia, Raquel Tavares, Marco Rodrigues ou António Zambujo. No seu percurso reúne um Prémio Amália (2017), duas nomeações para os Grammy Latinos (2015 e 2021), um Edison Jazz/World Award (2011) e o GQ MOTY 2018.

Em 2024, Diogo Clemente lança finalmente a sua mais pessoal e definidora obra - Amo-te E Outras Coisas Pra Te Dizer - em livro e álbum, trabalho que o leva para a estrada num concerto que quer que se viva como quando se reúne amigos à volta de uma mesa, na sala de estar, entre umas cantigas e boa conversa.

Ao vivo, Diogo Clemente apresenta-se em quarteto, com baixo, bateria e guitarra portuguesa.

23h30 | Oferta de sopa preparada pelas cozinhas escolares municipais com hortícolas do Oeste

 

Visitas Guiadas

 

26 de setembro | 18h30 às 19h30

Visita à Agrofloresta da Escola Básica de Ventosa

Projeto de educação ambiental que consiste em criar e manter uma agrofloresta.

Lotação: 20

Partida às 18h00 junto à entrada do Tribunal de Torres Vedras | Regresso pelas 20h00

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome, nif, data nascimento e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: Sónia do Carmo Dias (Ecoprojeto Fontainhas)

 

27 de setembro | 10h00 às 12h00

Visita à Olhorta Produção de Produtos Hortícolas, Silveira - produtor associado da AIHO

Lotação: 15

Partida às 9h30 junto à entrada do Tribunal de Torres Vedras | Regresso pelas 12h30

Inscrições: marca@cm-tvedras.pt (nome, nif, data nascimento e contacto - até 25 de setembro)

Dinamização: AIHO e Olhorta Lda.

Informações: 261 320 751 |  marca@cm-tvedras.pt

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras