quarta-feira, 2 de outubro de 2024

“Teatro: Reabertura do Teatro Variedades”


Um teatro acessível

 

É já no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, que reabrem as portas do Teatro Variedades com muita música, entretenimento, arte urbana, cinema, e claro, teatro.

Este evento, de entrada livre (mediante a lotação dos espaços), simboliza uma nova era do Parque Mayer, espaço histórico do teatro português, valorizando a Cultura, a Arte e o Teatro em Lisboa.  

Durante o processo de reabilitação do espaço, uma das preocupações da EGEAC/Lisboa Cultura foi a acessibilidade. Neste sentido, foi solicitado à Acesso Cultura um diagnóstico da acessibilidade do Teatro Variedades e também do Capitólio que servirá de base para um documento orientador para um trabalho de curto/médio prazo de realização de melhorias de acesso ao público, mas também a equipas e artistas. E a programação segue estes objetivos. 

O evento de reabertura apela à participação de diferentes públicos: nos dias 5 e 6 de outubro, sábado e domingo, a festa é marcada pela estreia de duas peças de Ricardo Neves-Neves, "Entraria Nesta Sala" e "The Swimming Pool Party", no Teatro Variedades, pelo concerto “No Futuro Lisboa”, com curadoria de Dino D’Santiago e direção musical de André Gravata, e o concerto de fado com Pedro Jóia & José Manuel Neto com a convidada especial Aurora, no Capitólio. Todos estes espetáculos terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, e no caso dos concertos, também coletes sensoriais.

A sala do Teatro Variedades dispõe de 7 lugares para pessoas que se deslocam em cadeira de rodas (na plateia e frisas), 2 casas de banho adaptadas e elevador. 

As pessoas com necessidades específicas têm direito a um desconto de 20% sobre o preço do bilhete e de bilhete gratuito para assistente pessoal.

Até ao final do ano será possível assistir a espetáculos com recurso a interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição nas seguintes datas: 

 

25 de outubro 

- Entraria nesta sala – Ricardo Neves-Neves (19h00) 

- Swimming Pool Party – Ricardo Neves-Neves (21h30

 

27 de outubro 

- Swimming Pool Party – Ricardo Neves-Neves (16h00)

- Entraria nesta sala – Ricardo Neves-Neves (19h00) 

 

15 de novembro 

- Rita – Rita Ribeiro (21h00) 

 

17 de novembro 

- Rita – Rita Ribeiro (16h00)

 

13 de dezembro 

- Vento forte – Artistas Unidos (20h00)

 

15 de dezembro 

- Vento forte – Artistas Unidos (16h00)

 

 

Local: Parque Mayer, Lisboa.   

Programa completo disponível aqui: https://egeac.pt/wp-content/uploads/2024/09/programa-reabertura.pdf?eg_sub=23be1ae664&eg_cam=9901f9af4c59dd9a90f9df8e452b0c92&eg_list=23

Fonte: Egeac

“Museus: Outubro no Museu da Amadora”


Durante o mês de outubro, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, irá promover diversas iniciativas.

Conheça-as de seguida:

 

■ 11 outubro (sexta-feira)

Horário: 21h00/23h00

Observação astronómica noturna

Aproveitando o miradouro privilegiado que constitui o Alto do Moinho do Penedo, e com recurso a diversos telescópios, serão observados alguns dos principais astros do firmamento nessa noite.

Local: Alto do Moinho do Penedo, topo da Rua Dr. Azevedo Neves

Colaboração: ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Gratuito

 

■ 19 outubro (sábado)

Horário: 14h30/17h00

Passeio pedestre orientado ao Vale de Carenque

Passeio pelo património histórico e arqueológico em torno da povoação de Carenque, levando os participantes a conhecer, entre outros, o Aqueduto das Águas Livres, os Moinhos das Pedras, o Aqueduto Romano, a Necrópole de Carenque e o vale da Espargueira, onde se localiza o povoado pré-histórico com o mesmo nome.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Colaboração: ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Gratuito

 

■ 26 outubro (sábado)

Horário: 15h00/16h30

Visita orientada e apresentação de catálogo

Visita orientada pela comissária da exposição “Todas as cores. Guida Ottolini (1915-1992: Uma ilustradora da tribo dos Pincéis", Dra. Sandra Leandro e apresentação do respetivo catálogo, no âmbito do Amadora BD.

Local: Casa Roque Gameiro

Destinatários: Participantes individuais e grupos, gratuito

 

■ 3.ª a domingo

Exposição Temporária "Amadora, Primeiro Município de Abril"

Patente até 4 de maio de 2025

No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a visitar esta exposição que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril de 1974, até à sua formação como cidade.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

 

■ 3.ª a domingo

Exposição Temporária "Todas as cores. Guida Ottolini (1915-1992: Uma ilustradora da tribo dos Pincéis"

Patente até 20 de julho de 2025

Esta exposição decorre de uma investigação sobre Margarida Roque Gameiro Ottolini Coimbra, conhecida no mundo das artes gráficas como Guida ottolini ou Janine e explora esta personalidade enquanto grande ilustradora e autora de Banda Desenhada.

Local: Casa Roque Gameiro

Gratuito

 

■ Ano letivo 2024/2025

Horário: De 3.ª a 6.ª, às 10h00 e às 14h30

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Atividades gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente e por equipamento.

Destina-se a escolas e grupos organizados

As atividades são pagas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

 

Para mais informações, contactar: museu@cm-amadora.pt ou 214 369 090

 

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

 

Casa Roque Gameiro

Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“EasyPark Group: Marca presença no Portugal Smart Cities Summit 2024”


•O EasyPark Group apresenta-se pela primeira vez na conferência líder para a inovação e desenvolvimento de smart cities em Portugal

•A Portugal Smart Cities Summit 2024 realiza-se de 8 a 10 de Outubro na FIL

 

Por: Inês Fernandes

O EasyPark Group anuncia a participação na 10ª edição do Portugal Smart Cities Summit 2024, juntando-se assim a municípios, empresas e empreendedores no desenvolvimento de soluções mais inteligentes para um futuro mais sustentável das cidades.

A decorrer entre os dias 08 a 10 de Outubro, a Portugal Smart Cities Summit 2024 tem lugar na Feira Internacional de Lisboa e procura promover o encontro entre os diferentes operadores, fornecedores e intervenientes envolvidos nos ecossistemas que tornam as cidades mais habitáveis e inteligentes. Ao longo de três dias será possível a expositores e visitantes participarem em diversos momentos do programa que conciliam o fator empresarial com a educação e o desenvolvimento tecnológico.

O EasyPark Group opera em Portugal desde 2021 estando presente em mais de 20 cidades de norte a sul do país com o intuito de tornar as cidades mais habitáveis, um estacionamento de cada vez. Através da sua aplicação é possível iniciar, prolongar ou terminar as sessões de estacionamento, mas as vantagens desta tecnologia não se ficam por aí. Com a utilização da aplicação por parte dos condutores e com os dados de análise que o próprio grupo recolhe e desenvolve é possível trazer aos municípios as ferramentas necessárias para tornar o seu ecossistema de estacionamento mais eficiente e, simultaneamente, contribuir para uma mobilidade mais eficiente em todas as cidades.

A presença, pela primeira vez, na Portugal Smart Cities Summit 2024 é um novo passo no compromisso do grupo pela sustentabilidade e mobilidade das cidades, como refere Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group: “O nosso compromisso é em tornar as cidades mais habitáveis, seja pela agilização dos processos necessários para estacionar, seja pelo desenvolvimento de soluções que permitam tornar os ecossistemas de estacionamento mais eficientes, seja pela colaboração cada vez mais estreita com os municípios e entidades reguladores e outros fornecedores de serviços pela integração da tecnologia ao serviço das cidades, dos habitantes e do ambiente. Sabemos que é possível ter um impacto de maior duração se o fizermos em conjunto e, por isso, a nossa presença na Portugal Smart Cities Summit é um novo passo que damos para contribuir para a construção das cidades do futuro.”

A EasyPark é a aplicação de gestão de estacionamento com maior cobertura do mundo, estando presente em mais de 4000 cidades de 20 países. Em Portugal, a aplicação já ajudou condutores de 78 nacionalidades diferentes a gerir o seu estacionamento em diferentes cidades nacionais e pretende facilitar e simplificar o processo a todos os seus utilizadores em qualquer parte do mundo.

A empresa desenvolve ainda outros serviços como estacionamento em parques regulados, soluções B2B, integração no automóvel ou carregamento de veículos elétrico

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

 

Sobre o EasyPark Group:

 

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Fonte: Newsline

“Cosmética: A SEPHORA E A RARE BEAUTY BY SELENA GOMEZ RENOVAM O COMPROMISSO COM A CAMPANHA “MAKE A RARE IMPACT”, EM HONRA DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL”


Por: Nicole Santos Fernandes

No próximo dia 10 de outubro a Sephora junta-se à Rare Beauty para o segundo ano consecutivo de doação da totalidade das vendas globais de produtos Rare Beauty, com o objetivo de aumentar o acesso a serviços de saúde mental

A Sephora e a Rare Beauty by Selena Gomez anunciam o regresso da campanha Make A Rare Impact para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, comprometendo-se a doar 100% das vendas globais da Rare Beauty à Rare Impact Fund, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar esforços em prol da saúde mental para jovens em todo o mundo.

Partindo do sucesso da parceria realizada em 2023, a campanha deste ano contará mais uma vez com a Sephora a doar 100%* das vendas de produtos da Rare Beauty no dia 10 de outubro para a Rare Impact Fund, incluindo as vendas da Sephora nas lojas online e lojas físicas.

Fundado em 2020 pela fundadora e criadora da Rare Beauty, Selena Gomez, a Rare Impact Fund tem a missão de angariar 100 milhões de dólares para organizações que ajudam jovens em todo o mundo a terem acesso a serviços de saúde mental. Como parte deste compromisso, a Rare Beauty by Selena Gomez compromete-se a doar um porcento das vendas diretamente à Rare Impact Fund, que angaria ainda fundos adicionais com o apoio de fundações filantrópicas, indivíduos e parceiros empresariais como a Sephora. Atualmente, a Rare Impact Fund apoia 26 organizações em cinco continentes, facilitando o acesso a serviços de saúde mental e educação aos jovens. 

“Estou incrivelmente grata por continuar a nossa parceria com a Sephora para o Dia Mundial da Saúde Mental. Quando criei o Rare Impact Fund, o meu objetivo era expandir o acesso a serviços de saúde mental e educação para os jovens – algo que eu desejava na minha própria juventude. A crise de saúde mental continua a afetar os jovens de forma desproporcionada e parceiros como a Sephora são fundamentais, não só por acreditarem nesta missão, mas por contribuírem com fundos cruciais para expandir os recursos de saúde mental para os jovens que deles necessitam.” - Selena Gomez, fundadora e criadora da Rare Beauty e do Rare Impact Fund

Tomando partido do alcance global da Sephora, as doações* serão realizadas em 27 mercados onde a marca opera. Com esta iniciativa, a Sephora e a Rare Beauty reafirmam o seu compromisso em transformar a saúde mental numa prioridade global. Através da campanha Make A Rare Impact, ambas as marcas reforçam a importância de apoiar jovens, proporcionando-lhes o acesso necessário a serviços de saúde mental. Ao continuar a sensibilizar para o tema e a contribuir com fundos cruciais, esta parceria ambiciona criar um impacto duradouro, para promover inclusão, pertença e esperança para as futuras gerações.

*Até 200 000 euros em valor no Sudeste Asiático, Oceânia e Índia, da Sephora enquanto entidade comercial; e 50 000 dólares de Hong Kong.

 Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Relógios: SaveFamily regista aumento de vendas e procura de relógios inteligentes no mês de Setembro”


•A empresa registou um aumento de 60% em Setembro face a Agosto

•Em comparação com o mesmo período do ano passado, a SaveFamily apresenta um aumento de procura dos seus equipamentos de mais 40%

•No primeiro trimestre do ano a faturação aumento 90% em relação a 2023

 

Por: Inês Fernandes

A SaveFamily continua o seu crescimento no mercado dos relógios inteligentes, registando em Portugal um crescimento de 60% entre Agosto e Setembro. De um modo geral, os valores do período de início do ano letivo aumentaram 40% em relação ao mesmo período do ano de 2023.

Com um aumento global de vendas de 90% registado nos primeiros três meses de 2024, e com valores de mais de 95% apenas no mercado português, a empresa de relógios inteligentes regista, assim valores positivos, representando um desenvolvimento forte do negócio da SaveFamily.

De acordo com os dados da empresa, o negócio, de um modo geral, consolidou-se quer no incremento de procura por relógios inteligentes para crianças, quer para adultos, atingindo mais de 20 mil procuras mensais. Além do mais, a empresa duplicou o seu EBITDA.

Estes dados consolidam e demonstram a expansão e reforça a posição de liderança da SaveFamily no mercado de relógios inteligentes para crianças e idosos.

“Neste momentos estamos concentrados no crescimento em todos os mercados. Ainda que,naturalmente, ainda temos margem para crescimento e melhoria, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no mercado português e a nível internacional” explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

A empresa, nascida em 2017, é perita em pulseiras de atividade, tablets e câmaras digitais. Mas, os seus relógios inteligentes são os que a posicionaram como atrativa no mercado. Estes oferecem uma opção que aumenta a segurança dos menores através de dispositivos tecnológicos que podem utilizar no quotidiano, ao mesmo tempo que contribuem para um desenvolvimento e crescimento mais equilibrado da relação das crianças com os telemóveis e a internet.

“As nossas perspectivas para o que resta de 2024 é continuar a aumentar o negócio, consolidar a nossa posição de liderança, crescer internacionalmente e continuar a investir em melhores instalações, serviços e, claro, equipamentos”, conclui Jorge Álvarez.

 

Sobre a SaveFamily:

 

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Leitura: Bedeteca | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos”


Outubro | Programação

 

Mais do que uma biblioteca, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos é um equipamento que promove mensalmente um conjunto alargado de iniciativas culturais dirigidas a diversos públicos, nomeadamente crianças, com atividades para escolas durante a semana, e para as famílias ao fim de semana.

São Horas do Conto e Recontos do Mundo, que incluem oficinas de expressão plástica, onde a criatividade e diversão andam de mãos dadas.

Em outubro, o Auditório Rogério Rodrigues recebe a apresentação do livro “Em Velho Ser Com HUMORistas”, do autor Osvaldo Macedo de Sousa (dia 8) e inaugura a exposição “Comemorações do Centenário da 1ª Viagem Aérea Portugal-Macau” (dia 11).

No dia 21 decorrerá neste espaço a habitual sessão de Apoio ao Consumidor pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: atendimento efetuado pela DECO.

Já a Bedeteca, por ocasião do 35º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora BD, inaugurará a

exposição “25 Mulheres” de Raquel Costa.

 

Fique a par de toda a atividade cultural. Consulte abaixo a programação completa.

 

Atividades para escolas:

 

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Recontos do mundo – Portugal “O príncipe com orelhas de burro”, a partir do conto de António Torrado, seguido de oficina “Vamos fazer uma ponteira de lápis”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Recontos do mundo - Cabo Verde “A sereia Mánina e seus sapatos vermelhos”, de Celina Pereira, seguido de oficina “Vamos fazer uma sereia Mánina”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

 

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Reconto do Mundo – Dinamarca “A árvore da saúde” retirado do livro “O palácio dos contos” de Ulf

Diederichs, seguido de oficina – “Vamos fazer uma árvore”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Dramatização da História “O silêncio da água” adaptação teatral baseado na obra de José Saramago, seguida de oficina “Vamos fazer um peixe porta-chaves”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilingue “Bears don’t read!” / “Os ursos não leem!” de Emma Chichester Clark, seguida de oficina “Vamos fazer um urso”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/bilingue “You matter” / “És importante” de Christian Robinson, seguida de oficina “Vamos fazer um fantoche e vestir de diferentes culturas”

Destinatários: Escolas com Crianças do Pré-escolar e 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto em inglês/biligue “My cork book” / “O meu livro da cortiça” de Danuta Wojciechowsk e ilustração de Joana Paz, seguida de oficina “Vamos fazer uma moldura com rolhas de cortiça” Destinatários: Escolas com Crianças do Pré-escolar e 1º ciclo

Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.00-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “Era uma vez um dia normal de escola” de Colin McNaughton e ilustração de Satoshi Kitamura, seguida de oficina “Vamos fazer uma base para material escolar”

Destinatários: Escolas com Crianças do Pré-escolar e 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil.

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6ª feira | 10.00-12.00 / 14.30-16.00

Hora do conto “Amelia Earhart” de Maria Isabel Sánchez Vegara e ilustração de Mariadiamantes. seguida de oficina “Vamos fazer aviões de papel”

Destinatários: Escolas com Crianças do 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

 

Custo 5€ p/turma*

         2ª a 6 ª feira | 10.30-12.00 / 14.30-16.00

Visita guiada à Bedeteca

Atividade realizada em português ou inglês Destinatários: Escolas com Crianças do 1º e 2º ciclo Local: Bedeteca

Custo 5€ p/turma*

         16 outubro|10.00-12.00 / 14.30-16.30

Celebração do Dia Mundial da Alimentação- Dramatização da história “Sopa da pedra” de Alice Vieira e ilustração de Vanda Romão, seguida de oficina “Vamos fazer um porquinho mealheiro”

Destinatários: Escolas com Crianças do Pré-escolar Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

 

Atividades Público em Geral

 

Biblioteca

         8 outubro | 18.30-19.30

Apresentação do livro “Em Velho Ser Com HUMORistas”

Autor: Osvaldo Macedo de Sousa

Parceria: Amadora Compassiva e o Coração Amarelo Destinatários: Geral

Local: Auditório Rogério Rodrigues Entrada Livre

         11 outubro | 18h00

Inauguração da Exposição “Comemorações do Centenário da 1ª Viagem Aérea Portugal-Macau”

Organização: Museu do Ar em parceria com a Câmara Municipal da Amadora Destinatários: Geral

Local: Auditório Rogério Rodrigues Entrada Livre

         12 outubro | “Sábados em família na Ludoteca” | 10.30-12.00 / 15.00- 16.30

Hora do conto em inglês/bilingue “No such thing”, de Ella Bailey, seguida de oficina “Vamos fazer uma casa assombrada”

Destinatários: Famílias com crianças Local: Sala infantojuvenil

Custo 3€/criança**

         21 outubro | 15.00-18.00

Apoio ao Consumidor pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: atendimento efetuado pela DECO

Parceria: Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO

 

 

Destinatários: Geral

Local: Auditório Rogério Rodrigues Entrada gratuita

         26 outubro | “Sábados em família na Ludoteca” | 10.30-12.00 / 15.00- 16.30

Hora do conto "Por uma mosca de nada”, de Gracia Iglesias e Gómez, seguida da oficina “Vamos fazer bolachas”

Destinatários: Famílias com crianças Local: Sala infantojuvenil

Custo 3€/criança**

         31 outubro | 10.30-12.00 / 13:30-15:45 / 16:00-17:30

Leitura de Contos horripilantes, seguida de oficina “Vamos fazer uma bruxa”

Destinatários: Escolas com Crianças do Pré-escolar e 1º ciclo Local: Sala infantojuvenil

Custo 5€ p/turma*

 

Bedeteca

         17 outubro a 5 janeiro 2025

Exposição “25 Mulheres” de Raquel Costa, no âmbito do 35º Festival Internacional de Banda Desenhada

Destinatários: Público em Geral

 

*As atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma, e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente.

** Atividades gratuitas para os acompanhantes.

 

Todas as atividades necessitam inscrição prévia por e-mail (bibliotecas@cm-amadora.pt) ou por telefone (21

4369 054), exceto “Apresentação de Livros”, “Tertúlia Literária” e exposições.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira Telefone: 214 369 054

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

 

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:

Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

 

For@ de Horas:

De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00 Encerra aos domingos e feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Desporto: SUPERTAÇA DE GOALBALL ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM MELGAÇO”


Evento terá lugar no próximo sábado, 5 de outubro, no pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios. A entrada é livre.

Por: Sara Pereira

Melgaço acolhe pela primeira vez a Supertaça de Goalball no próximo sábado, 5 de outubro. A competição será disputada no pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço, em formato final-four, e reunirá os clubes Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético e Cultural e Castêlo da Maia Ginásio Clube. A entrada é livre. 

A primeira prova da competição desportiva acontecerá pelas 14h00, onde o Futebol Clube do Porto enfrenta o Clube Atlético e Cultural. De seguida, pelas 15h30, o confronto será entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo da Maia Ginásio Clube. As equipas vencedoras destes jogos avançarão para a final, disputada pelas 17h30, que determinará o campeão da Supertaça. 

A cerimónia protocolar está prevista pelas 18 horas, onde serão entregues os prémios e reconhecido o campeão da Supertaça. 

O Goalball é um desporto que requer total concentração, e, por isso, é fundamental que o público mantenha silêncio durante as partidas, garantindo as condições ideais para os atletas competirem.

Esta modalidade nasceu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão. Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. 

O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol - 9metros de largura por 18metros de comprimento. Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo. As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.  

Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes. O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo - baliza com 9metros de comprimento por 1,30metros de altura.  A bola utilizada pesa 1250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetarem a sua trajetória. 

 

NUM ÚNICO ESPAÇO, MELGAÇO CONSEGUE RESPONDER A TODAS AS NECESSIDADES DOS DISTINTOS GRUPOS DE TRABALHO

 

O Centro de Estágios de Melgaço constitui-se como um polo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, mais bem equipados e mais completos complexos desportivos. Divide-se em duas grandes áreas: 

• a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; 

• e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. 

Com uma localização privilegiada e inserido num espaço natural de rara beleza, oferece condições de excelência para acolher equipas e desportistas profissionais e amadores, das mais variadas modalidades, como futebol, futsal, andebol, basquetebol, trail running, atletismo, ciclismo, salto com vara, rugby, patinagem, entre outras. É composto por estádio de futebol (com capacidade para 1700 espectadores), pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube de saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros. Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade. 

Até ao momento, o Centro de Estágios recebeu atletas de vários pontos do mundo: Espanha, França, Itália, Canadá, Austrália, China, Qatar, Marrocos, Guiné Equatorial, Roménia, Angola, Polónia, Portugal, Dinamarca, Rússia, Suíça e Nigéria são alguns dos exemplos.  

 

CAMPEONATO DA EUROPA DE XCO DE 2025 ACONTECE EM MELGAÇO

 

Em 2025 o Campeonato da Europa de XCO será disputado em Melgaço, na sequência da aprovação pela UEC – European Cycling Union da candidatura apresentada pelo Município de Melgaço, pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e pela Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova. 

Recorde-se que a candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada em novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço. Em setembro de 2022 o Município de Melgaço recebeu a confirmação que, ancorado nas condições naturais existentes, mas também na infraestrutura ímpar que o Centro de Estágios oferece, existem de facto condições de excelência para a realização desta prova europeia, que terá lugar entre 9 e 13 de julho de 2025. 

«Receber o Campeonato da Europa de XCO de 2025 é prova do reconhecimento internacional da nossa região como um destino de excelência para o BTT. Mas é também prova da aposta que o nosso executivo tem feito no desporto. Sabemos que esta área é uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da nossa economia e que deve/tem de ser potenciada no seu todo, permanentemente. Por isso mesmo temos investido em melhores condições para o nosso Centro de Estágios, para que possamos, assim, oferecer uma experiência de qualidade a quem nos escolhe, mas também para promover provas, como a que iremos acolher em 2025, mas também equipas e atletas de diferentes modalidades para se prepararem para as épocas desportivas.», considerou o nosso presidente, Manoel Batista, aquando da assinatura do protocolo para a realização do campeonato, no passado dia 19 de março.   

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: #ComunicaçãoCompleta 

“EXPOSIÇÃO: A PRESENÇA AGOSTINIANA EM PORTUGAL VAI ESTAR PATENTE EM TORRES VEDRAS”


Passado, Presente e Futuro da Ordem de Santo Agostinho em Portugal é uma exposição itinerante organizada por esta ordem religiosa que vai estar patente no Museu Municipal de Torres Vedras entre os próximos dias 4 de outubro e 1 de dezembro.

Trata-se de uma mostra que celebra o 50.º aniversário do regresso da Ordem de Santo Agostinho a Portugal (a qual tinha sido expulsa do país em 1834), sendo que a sua apresentação em Torres Vedras conta com o apoio da respetiva Câmara Municipal.

Organizada e disposta segundo três eixos temporais - “Passado”, “Presente” e “Futuro” , a exposição oferece aos visitantes uma visão abrangente da história e dos contributos significativos da Ordem de Santo Agostinho em território português (onde se implantou no século XIII), destacando personalidades marcantes desta ordem religiosa, documentos históricos, obras religiosas e a evolução da mesma.

Na secção da exposição dedicada ao “Passado” são dadas a conhecer algumas das principais personalidades da Ordem de Santo Agostinho em Portugal (como São Gonçalo de Lagos, Aleixo de Meneses ou Frei Tomé de Jesus), para além de uma amostra significativa de acervo bibliográfico dos séculos XVII-XVIII e peças escultóricas de finais do século XVII. Já a secção relativa ao “Presente” destaca o esforço de restauração em Portugal da Ordem de Santo Agostinho, o que acontece desde 1959, com ênfase na tomada de posse da igreja de São Vicente na Guarda, em janeiro de 1974, marcando a definitiva restauração desta ordem religiosa em Portugal. Esta parte da mostra apresenta documentos oficiais, fotografias e exemplares originais do hábito religioso agostiniano. Por fim, a secção de “Futuro” da exposição ressalta a importância dos leigos, famílias e jovens na continuidade da Ordem de Santo Agostinho em Portugal, destacando a Juventude Agostiniana Portuguesa (JAP) e as fraternidades seculares agostinianas. Esta última parte da mostra testemunha a vitalidade da Ordem de Santo Agostinho em Portugal.

A inauguração da exposição Passado, Presente e Futuro da Ordem de Santo Agostinho em Portugal no Museu Municipal de Torres Vedras realiza-se no dia 4 de outubro, pelas 18h00. A mesma pode ser visitada gratuitamente.

A propósito do local de realização da exposição em Torres Vedras, é de referir que mesma acontecerá num espaço onde funcionou um convento agostinho: o Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, o qual foi construído no século XVI (no local onde existiu uma gafaria) e ocupado por frades da Ordem de Santo Agostinho até 1834, ano em que as ordens religiosas foram expulsas de Portugal. Posteriormente, em 1887, esse espaço seria adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que o mantém na sua posse até à atualidade. Os frades agostinhos estavam, de resto, desde o século XIV em território torriense, sendo que o seu primeiro espaço no mesmo situou-se na Várzea Grande (defronte da Igreja de Santiago de Torres Vedras), o qual foi abandonado devido à frequente ocorrência de cheias motivadas pelo transbordo do rio Sizandro. Mais informações sobre a história do Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras podem ser consultadas aqui: https://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/mosteiro-e-convento-de-nossa-senhora-da-graca

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Tertúlia: Fado e Vinho – “Cor Lezíria”: projeto musical da Fadista Casimira Alves, na Casa Paciência em Alpiarça”


Data: 12 de Outubro de 2024

Hora: 21h30

Local: Casa Paciência, Alpiarça

 

Por: Alexandre Sebastião

O Município de Alpiarça e a Casa Paciência anunciam o evento “Tertúlia Fado e Vinho – Cor Lezíria”. O Evento realiza-se no próximo dia 12 de outubro de 2024 (sábado), pelas 21h30, na Casa Paciência, em Alpiarça. Uma noite especial de fado e vinho, num ambiente intimista de tertúlia. O evento, organizado pelo Município de Alpiarça e pela Casa Paciência, faz parte das iniciativas da Cidade do Vinho 2024, uma iniciativa da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Será uma grande noite Fados com a fadista alpiarcense Casimira Alves, que apresentará o espetáculo "COR LEZÍRIA”, abordando o tema: Ribatejo - Eu(a) mulher, o fado, o Ribatejo e os Touros", acompanhada na Guitarra Portuguesa por Luís Petisca, na Viola, Armando Figueiredo e na Viola Baixo, Máximo Ciuro. Este é um espetáculo único que explora a ligação entre o fado e as tradições do Ribatejo, numa homenagem à mulher ribatejana, às suas vivências culturais e às festas dos touros na região.

Para complementar esta experiência cultural única, o evento será harmonizado com os vinhos da Casa Paciência, acompanhado pelo tradicional Caldo Verde, enriquecendo desta forma o evento, com uma experiência sensorial que ligará a música aos aromas e paladares dos vinhos de excelência produzidos em Alpiarça.

Os bilhetes, com o valor de 10€ por pessoa, já estão disponíveis para compra no Balcão Único de Atendimento do Município de Alpiarça e na própria Casa Paciência. Dado o carácter exclusivo do evento e a lotação limitada, recomenda-se a aquisição antecipada de bilhetes.

Este evento insere-se no programa das iniciativas da Cidade do Vinho 2024, um projeto que envolve os municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém, com o objetivo de promover e valorizar a cultura vitivinícola da região, destacando a sua importância para o Território Nacional Vinhateiro.

Não perca a oportunidade de celebrar o fado, o vinho e as tradições do Ribatejo numa noite de fados que promete ser memorável!

 

Para mais informações e compra de bilhetes:

 

Balcão Único de Atendimento do Município de Alpiarça

Telefone: 243 559 100 (custo chamada rede fixa nacional)

Linha Verde: 800 202 868 (chamada gratuita)

 

Casa Paciência

Telefone: 243 558 804 (custo chamada rede fixa nacional)

 

Organização:

Município de Alpiarça e Casa Paciência

Fonte: Câmara Municipal Alpiarça