quarta-feira, 9 de outubro de 2024

“Comemorações: Amadora comemora Centenário da 1.ª Viagem Aérea Portugal-Macau”


A Câmara Municipal da Amadora associa-se às comemorações do Centenário da 1.ª Viagem Aérea Portugal-Macau, através de uma exposição alusiva a esta efeméride, que inaugurará esta sexta-feira, dia 11 de outubro, pelas 18h00, no Auditório Rogério Rodrigues, localizado na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, até 24 de outubro.

Além da exposição, o Cineteatro D. João V acolhe, no dia 19 de outubro (sábado), pelas 21h00, um Concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.

Entrada livre.

 

Sinopse | Exposição "Centenário da 1.ª Viagem Aérea Portugal-Macau"

«1ª Viagem Aérea Portugal-Macau, protagonizada por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, em 1924, teve início com o avião Breguet XVI BN 2, denominado "Pátria".

Após inúmeros desafios e incidentes, incluindo uma aterragem forçada no deserto, o Pátria II, um De Havilland DH9, foi adquirido na Índia. A jornada culminou em Macau após enfrentarem tempestades e dificuldades técnicas.

Esta pioneira conexão aérea entre Portugal e Macau não só marcou um feito histórico na aviação portuguesa e internacional, como também deixou um legado duradouro, evidenciando a coragem e determinação da tripulação envolvida.

Ao longo da exposição, o público tem a oportunidade de seguir os passos dos aviadores através de fotografias históricas e documentos originais da época, proporcionando uma visão única dos desafios e sucessos enfrentados pela tripulação durante a sua jornada até Macau.»

Texto: Museu do Ar

 

Sinopse | Concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa

«Constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda corresponde às inúmeras solicitações que lhe são dirigidas para atuações de diversa índole. Para além das missões de natureza marcadamente militar (Guardas de Honra, Paradas e outras), muitos êxitos tem obtido, interpretando obras de autores mundialmente consagrados, em concertos do mais alto nível, no Continente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e ainda no Estrangeiro em representação nacional, na ALEMANHA, BÉLGICA, ESPANHA, FRANÇA, HOLANDA, INGLATERRA e LUXEMBURGO.

Nas suas deslocações pelo País e estrangeiro, tem a Banda contribuído como elemento cultural para o enriquecimento de todo o meio musical português, prestigiando a Força Aérea, as Forças Armadas e Portugal.»

Texto: Força Aérea Portuguesa

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira

Telefone: 214 369 054

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt

GPS: 38.752483, -9.2337572

 

Cineteatro D. João V

Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora

Telefone: 214 975 187

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.746029, -9.218823

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Desporto motorizado: RALI VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL”


ARC SPORT COM 3 MOSQUETIROS PARA ENCERRAR O CAMPEONATO

 

Pedro Almeida, Ernesto Cunha e Paulo Neto são os pilotos para Alcobaça

 

Por: Albano Loureiro

Fotos: AIFA | Jorge cunha e Zé Miguel

 

Desta vez o centro nevrálgico do Rali Vidreiro Centro de Portugal será em Alcobaça, por troca com a Marinha Grande. Nove especiais de classificação em asfalto vão encerrar o Campeonato de Portugal de Ralis, com os pilotos apoiados pela casa de Aguiar da Beira a mostrarem excelente dose de otimismo para esta reta final do campeonato.


Pedro Almeida, acompanhado por Mário Castro, quer alcançar um resultado de destaque: “No Rali Vidreiro todos queremos arrancar um grande resultado para fechar a época em beleza. Vamos ver do que somos capazes, na certeza que as condições climatéricas vão condicionar muito o que seja a prova, mas estamos a preparar o rali, e ainda vamos fazer um pequeno teste com a ARC Sport, para delinear a melhor estratégia, para no fim-de-semana estar ao melhor nível e terminar da melhor forma a temporada", disse Pedro Almeida.

Ernesto Cunha, que tem Rui Raimundo no banco do lado do Skoda, quer terminar a época em bom plano, numa prova que bem conhece: “De certa forma, vamos correr em casa, e gostaria de terminar o campeonato em alta. Não esperava tanto em termos de campeonato, que posso considerar foi positivo, com uma boa adaptação a um caro de tração integral, como o Skoda Fabia. Terminar entre os cinco primeiros classificados é um resultado que posso considerar positivo”, afirmou Ernesto Cunha.


Com mais de quatro meses de paragem, devido à ocorrência no Rali de Portugal, no passado mês de maio, que obrigou Paulo Neto a uma intervenção cirúrgica, o piloto regressa com Nuno Mora Ribeiro para fechar o campeonato e garantir o título do Campeonato de Portugal Masters: “Ainda não estou a 100% e a recuperação ainda irá demorar um pouco, pois fisicamente não está nada fácil. Vou participar para defender a liderança no Masters, mas sem pensar na classificação. Vamos ver como me sinto ao longo da prova, mas estou confiante que irá correr bem”, disse Paulo Neto.

A ARC Sport vai fechar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024 com os habituais cuidados e entrega a todas as suas equipas, estando confiante num excelente desfecho: “Temos a certeza de que, uma vez mais, toda a nossa equipa irá demonstrar o mesmo grau de profissionalismo e total dedicação. O Pedro e o Ernesto estão em bom plano, e quero felicitar o regresso do Paulo, que espero seja bastante positivo”, afirmou, otimista, Augusto Ramiro.

Fonte: ARC Sport

“Webinar: “O papel das crianças e jovens na construção de uma comunidade mais resiliente”


Dia 17 outubro

 

No âmbito das comemorações do “Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes”, que se celebra a 13 de outubro, o Serviço Municipal de Proteção Civil irá promover durante o mês de outubro, um conjunto de iniciativas relacionadas com a sensibilização da comunidade para a problemática do risco e da catástrofe, nomeadamente o Webinar “O papel das crianças e jovens na construção de uma comunidade mais resiliente”.

Esta iniciativa tem lugar dia 17 de outubro (quinta-feira), entre as 14h00 e as 17h00.

Inscrição prévia, através do email: resiliente@cm-amadora.pt

Outras iniciativas a decorrer no âmbito das comemorações do “Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes”:

 

- 13 de outubro (domingo) | 10h00 | Online https://www.facebook.com/municipiodaamadora

Lançamento do Vídeo Comemorativo do "Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe"

 

- 13 de outubro (domingo) | 16h00 | Local: UBBO (Avenida Cruzeiro Seixas, 5 e 7, 2650-505 Amadora)

Exposição Resiliência Artística II “Um espaço (ação) sobre a intergeracionalidade na prevenção e proteção civil”.

 

- 29 de outubro (3ª feira) | 14h30-17h00 | Local: Recreios da Amadora

Tertúlia “Assistência em Saúde e Conflitos Legais: a importância dos dados estatísticos para uma visão e intervenção à escala local”

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora