segunda-feira, 27 de maio de 2024

“Desporto: “TVD Turismo Ativo” proporciona percursos pedestre por trilhos das escarpas da Maceira


No âmbito do "TVD Turismo Ativo", um programa promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras que proporciona atividades que visam dar a conhecer o concelho de Torres Vedras através de experiências de ar livre, realiza-se na manhã do próximo dia 2 de junho (das 9h00 às 12h30), na zona das escarpas da Maceira, um percurso pedestre denominado “Trilhos da Floresta”.

De referir, relativamente ao local onde acontecerá esta atividade, a qual terá como ponto de concentração o estacionamento da praia de Santa Rita-Norte e se desenrolará num itinerário de 9km que apresenta um grau de dificuldade médio, que as escarpas da Maceira estão rodeadas por uma paisagem verdejante que acolhe um ecossistema único, que lhes confere uma diversidade botânica e geológica notável.

Nessas escarpas, ao longo do rio Alcabrichel e nas suas zonas baixas, pode-se observar diversas árvores, como freixos, choupos, salgueiros e plátanos. Ao nível dos arbustos, encontra-se principalmente o carrasco (Quercus coccifera), mas também a aroeira, o lentisco, o zimbro-das-areias, entre muitos outros.

As inscrições para a participação na atividade “Trilhos da Floresta”, as quais são gratuitas e estão limitadas a um número de 30, podem ser efetuadas por meio do site da Câmara Municipal de Torres Vedras (na área de Agenda ou na de Atividade Física do mesmo) ou diretamente aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScoJVHClC4F6WXrCRbaKFueKZAJ0CxVhIl8kfPEYPuXyQfpiw/viewform?pli=1

Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 753; ou pelo email: turismo@cm-tvedras.pt

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Cultura: “Música com História(s)” para ver em família no CCR”


2 de junho, em Idanha-a-Nova

 

Por: Tiago Carvalho

No próximo domingo, 2 de junho, às 16h30, a AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, apresenta o espetáculo “Música com História(s)”, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. Trata-se de um concerto narrado destinado sobretudo a crianças com mais de 3 anos.

“Música com História(s)” é um concerto pedagógico que convida toda a família a assistir à interpretação de temas do reportório clássico, no fim de semana em que se assinala o Dia Mundial da Criança. Quem foi Bach, Mozart ou Beethoven? De uma forma divertida, pais e crianças irão conhecê-los melhor, através da projeção de imagens e textos sobre a vida e obra destes compositores e da audição de excertos célebres, executados por um ensemble de seis músicos.

O concerto termina com a apresentação do conto musical “O Sorriso Mágico de Sofia”, escrito e narrado por Linda Valadas e composto por Luís Soldado, fundadores da AREPO. “O Sorriso Mágico de Sofia” conta a história de uma menina especial que, apesar de ser diferente das outras crianças, descobre que consegue contagiar todas as pessoas do mundo com o seu sorriso mágico.

Após o espetáculo, haverá lugar a uma sessão de autógrafos do audiobook "O Sorriso Mágico de Sofia", que proporcionará uma oportunidade de realizar uma conversa aberta e informal entre o público e os criadores.

A entrada no concerto é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante reserva e levantamento de bilhete, através dos contactos do Centro Cultural Raiano, nomeadamente do telefone 277 202 900.

O espetáculo é apoiado pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Mais informações em: www.idanha.pt/agenda  

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Iniciativas: Município de Idanha-a-Nova vai celebrar Dia da Criança”


Atividade envolve todas as crianças do concelho

 

Por: Tiago Carvalho

O Município de Idanha-a-Nova vai celebrar o Dia Mundial da Criança no próximo dia 3 de junho (segunda-feira). Para assinalar a data, haverá um conjunto de atividades de animação, com muitas surpresas, para todas as crianças do concelho.

As comemorações do Dia Mundial da Criança vão decorrer entre as 10h e as 15h, nas localidades de Idanha-a-Nova, Ladoeiro, Monsanto, Zebreira e Penha Garcia. As crianças das Termas de Monfortinho, Rosmaninhal e São Miguel de Acha serão deslocadas até às freguesias mais próximas, para que todas possam participar no evento.

Modelagem de balões, insufláveis e jogos tradicionais são algumas das atividades previstas.

Com esta iniciativa, o Município de Idanha-a-Nova pretende oferecer aos mais novos um dia cheio diversão e alegria.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: Ajidanha convidada para festival de teatro na Alemanha”


Por: Tiago Carvalho

A Ajidanha estará como companhia de teatro convidada, no dia 30 de maio, no festival AMAfest 2024, em Estugarda, na Alemanha.

A 6ª edição deste Festival Internacional de Teatro amador decorrerá de 30 de maio a 2 de junho de 2024.

Criado em 2019, o evento reúne anualmente companhias de teatro amador de todo o mundo, em Estugarda.

O programa do festival inclui espetáculos de teatro, workshops, colóquios e outras atividades culturais.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: Natanael Santos apresenta livro “Rumo” em Idanha-a-Nova”


Por: Tiago Carvalho

Natanael Santos, jovem autor cigano de 25 anos, apresentou no dia 21 de maio a obra “Rumo”, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, um livro escrito a partir de Zebreira, neste mesmo concelho.

A obra foi apresentada por Ana Gomes, antiga Eurodeputada, que felicitou o autor por este primeiro trabalho. “O livro não só evidencia o talento do Natanael, mas também as aprendizagens adquiridas ao longo da sua jovem vida, nomeadamente na relação com a sua comunidade [cigana], que é parte da nossa comunidade e não podemos continuar a ignorar ou a discriminar negativamente”, afirmou.

“O livro é admirável não só pelo talento do autor, mas também como ato de coragem. Só por isso já seria merecedor de reconhecimento”, acrescentou Ana Gomes, para realçar a “determinação de Natanael em não se deixar limitar pelos determinismos, mantendo, porém, o orgulho na comunidade em que nasceu”.

Cronista habitual em vários jornais nacionais e em jornais online, Natanael Santos é ativista pelos Direitos Humanos e membro da comunidade cigana portuguesa. No plano académico, é licenciado em Gestão e em Gestão de Recursos Humanos pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, e mestrando em Gestão de Empresas na mesma instituição.

Na apresentação da obra de estreia, Natanael Santos explicou que “Rumo” é um “grito do Eu face ao senso comum”, que não nos deve impedir “de sermos quem queremos ser”. A mensagem principal do livro, transmitida através da história de um rapaz, é que “mesmo sem sermos egoístas, devemos focar-nos no nosso bem-estar, naquilo que nos faz crescer e evoluir”.

A obra é, assim, uma história de superação e conquistas, com traços autobiográficos.

A apresentação pública realizou-se no Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, integrado nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, organizado em articulação com o CLAIM de Idanha-a-Nova. 

Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, foi “uma enorme satisfação ver este momento acontecer” e felicitou Natanael Santos pelo seu talento e dedicação à escrita e aos estudos.

“Este livro é um exemplo de que o investimento na educação é sempre um bom investimento, para que jovens como o Natanael tenham a oportunidade de desenvolver as suas aptidões, de serem os empreendedores de amanhã ou fazerem a diferença em diversas áreas”, concluiu.

Por seu lado, a coordenadora das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Idanha-a-Nova, Patrícia Dias, observou que “em nenhuma passagem do livro se diz que o protagonista, um rapaz que vive num bairro social de uma cidade fictícia, é cigano. Esse facto faz-se notar nas limitações físicas e mentais que o personagem tenta superar”. Um sinal do muito que ainda há por fazer na promoção dos valores democráticos em Portugal, apesar dos avanços civilizacionais já conseguidos.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova