terça-feira, 26 de março de 2024

“Atividades: OFICINA CALIGRAFIA COREANA


Dia 18 Abril 2024

 

A Caligrafia coreana é uma forma de arte que enaltece a beleza da língua.

Esta oficina dá a conhecer os materiais e as técnicas utilizados na caligrafia coreana, conduzindo os participantes na aprendizagem da escrita de uma frase curta em alfabeto coreano, o Hangeul.

Nesta oficina terá a oportunidade de ver fazer tinta, utilizando pedra para tinta e barra de tinta, e escrever o seu nome em Hangeul.

 

PROGRAMA

Breve apresentação de caligrafia coreana, Seoye

Os materiais: Quatro Amigos de Estúdio - pincel, papel, pedra para tinta e barra de tinta

Apresentação dos vários estilos de caligrafia coreana

Aprender a utilizar o pincel e a escrever uma frase curta em Hangeul.

Em caso de desistência:

 

HORAS: 14.30 às 17.30

 

PÚBLICO-ALVO

M/ 16 anos [idade indicativa]

PARTICIPANTES: Mín. 8, máx. 15

PREÇO: €30

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comp rovados.Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Cultura: Exposição "As Mulheres da minha vida: Roque Gameiro no feminino"


Está patente no Museu da Amadora Casa Roque Gameiro a exposição "As Mulheres da minha vida: Roque Gameiro no feminino".

 

Exposição que pretende iluminar vidas de mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.


Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.

Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.

Em exposição até 24 de julho de 2024


Entrada livre.

Casa Roque Gameiro

Praceta 1º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora

Horário:

3.ª feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Domingo, das 14h30 às 17h30

Encerra 2.ª feira

Aberto aos feriados

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cultura: VISITA ORIENTADA JAPÃO: FESTAS E RITUAIS"


DATAS: Sextas | 22 Março, 19 Abril, 24 Maio e 21 Junho

 

HORAS: 18.00

DURAÇÃO: 60 minutos

 


PÚBLICO-ALVO

M/16 anos [idade indicativa]

PARTICIPANTES: Mín.5

PREÇO: €4,50 [preço durante período de entrada gratuita no Museu, sexta-feira, 18.00 às 20.00]

 

INSCREVER

Ao longo do ano, realizam-se no Japão inúmeras festas e rituais tradicionais de natureza religiosa, de grande importância social e cultural. Com momentos cerimoniais solenes e outros de puro divertimento, têm origem sobretudo no Xintoísmo - antigo culto dos espíritos kami a que se juntaram práticas do Budismo. A exposição Japão: Festas e Rituais dá a conhecer estas celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, como eixos de construção de identidade e comunidade, da sua concepção do mundo e das forças que o movem.


 

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Cultura: Retrospetiva da obra de António Carmo para ver no CCR”


Por: Tiago Carvalho

 

A exposição “Percursos, Retrospetiva de António Carmo”, está patente no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, até 23 de junho de 2024.

A mostra é constituída por cerca de 30 obras do prestigiado artista plástico, entre pintura a óleo sobre tela e desenho a tinta-da-china sobre papel.

Desde 1968, António Carmo vem apresentando os seus trabalhos, nomeadamente em exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, granjeando prémios e amplo reconhecimento pela sua obra.

A inauguração da exposição decorreu no dia 22 de março, com a presença do artista e da vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, entre várias outras individualidades.


A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril promovidas pelo Município de Idanha-a-Nova. São compostas por um programa de eventos culturais ao longo do ano, para celebrar a liberdade e a democracia.

A entrada na exposição é gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O Centro Cultural Raiano encerra à segunda-feira, no dia 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, Feriado Municipal (terceira 2ª feira após a Páscoa) e 25 de dezembro.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova



“Musica: Dinis Reis a um passo da Grande Final do Got Talent Portugal”


Por: Tiago Carvalho

Dinis Reis, jovem pianista e compositor a residir em Setúbal, com raízes em Aldeia de Santa Margarida (Idanha-a-Nova), está a um passo da Grande Final do Got Talent Portugal!

A Gala em que o Dinis irá participar será a 4ª e última antes de Grande Final e terá lugar no dia 31 de março (domingo), a partir das 21h20, na RTP1. As votações do público serão contabilizadas a partir do momento em que começar o programa, altura em que os números de cada candidato serão revelados.

Tendo sido selecionado através de Cartão Dourado, dado por convite do Maestro Rui Massena (um dos elementos do Júri), Dinis Reis superou a fase de Audição com unanimidade dos 4 jurados, passou à fase de Apuramento para as semifinais (transmitida no dia 18 de fevereiro) e, entre 18 concorrentes dessa noite, foi um dos 6 concorrentes selecionados para passar à fase seguinte: as Galas em Directo (Semifinal).


É a partir desta fase do programa que o público é quem mais ordena, através de voto telefónico no seu candidato preferido.

Para a Gala e de olhos postos na Final, o jovem artista promete surpreender com algo muito diferente do que tem apresentado até agora e faz o apelo ao público em geral para que assista, e se possível, votem nele para que o seu sonho se concretize.

 

“Biografia: Dinis Reis pianista e compositor”

 

Nasce em Setúbal no ano de 2008, no seio de uma família ligada à música. Ainda na fase de gestação, já tinha participado na gravação de um disco de um grupo ao qual o seu pai pertencia, em que o som do seu batimento cardíaco captado na ecografia fez parte da base rítmica na parte final do tema que encerrava o disco. Sem saber, já traçava o seu destino.


Aos 7 anos inicia a sua formação musical em violino, com aulas privadas.  Dois anos depois decide mudar para piano, instrumento pelo qual sempre teve uma paixão especial desde o primeiro contacto. A partir daí (com 9 anos), o piano passaria a ser o seu melhor amigo.

A estudar atualmente no Conservatório Regional de Setúbal (6º grau), conta já com algumas apresentações públicas, reconhecidas e aclamadas pela assistência, em eventos corporativos, hotel sunsets, galerias, recitais, e participações em orquestras. Apesar de compor desde cedo, aos 14 anos decide lançar-se na aventura de gravar algumas composições da sua autoria, num EP de 4 temas intitulado "Deep Outside". Posteriormente, já lançou os singles “Soul & Heart”, “Two Hearts” e “Walkway” os quais têm merecido as melhores críticas, quer ao vivo quer nas redes sociais.


As suas composições destacam-se pela carga emotiva que transmitem e pela relação profunda com os elementos que o inspiram, numa atmosfera Neo-Clássica muito própria. Segundo o próprio, por vezes basta uma imagem, uma história, um dia menos bom, ou um momento de felicidade. Se o piano estiver por perto, a obra nasce.

Para além do reportório original, tem adaptado a sua performance de acordo com os locais e as ocasiões, fazendo também parte do seu repertório peças clássicas e temas de pianistas contemporâneos que tem como referências musicais.

Para além do seu trabalho a solo, tem vindo a participar como pianista nos espetáculos da Associação Setúbal Voz (da qual é membro e associado), quer no suporte ao Coro Setúbal Voz quer à Companhia de Ópera de Setúbal, sob direcção do Maestro Jorge Salgueiro.


Neste âmbito, destaca-se a participação como pianista de orquestra a acompanhar o espetáculo operático “3 Barítonos”, integrado no 1º Festival de Canto Lírico de Setúbal e na Ópera “1911 – A Conspiração da Igualdade”, da autoria do Maestro António Vitorino de Almeida (com libreto de Francisco Teixeira), ao lado da Orquestra do Norte, em Guimarães (Centro Cultural Vila Flor) e também em Setúbal (no Fórum Luisa Todi), em Dezembro de 2023.

Com apenas 15 anos (no final de 2023), decide concorrer ao programa da RTP “Got Talent Portugal” e é seleccionado através de Cartão Dourado, dado por convite do Maestro Rui Massena (um dos elementos do Júri). Tendo superado as fases de Audição e Apuramento, está neste momento nas Galas em Directo/Semi-final a disputar um lugar na Grande Final do concurso televisivo de talentos.


Atualmente encontra-se a preparar um concerto em colaboração com o pianista e também compositor Gerardo Rodrigues, intitulado “20 dedos de conversa”. É um concerto duplo, é uma conversa de café entre gerações, é uma partilha de experiências em que, para além de ouvirem os dois pianistas em concerto, o público poderá conversar com os 2 artistas, de perto, como se estivessem com eles em palco.

São 2 concertos num só, em que tanto o Dinis Reis como o Gerardo Rodrigues   interpretam os seus temas originais e outras surpresas, com suporte de um apresentador/moderador da conversa e questões da plateia.

Um conceito diferente, interativo e envolvente, que procura aproximar o público do piano, como expressão de histórias e emoções transversais a tanta gente.

Além disso, prepara-se para lançar um novo single intitulado “Êxtase”, uma composição para piano e quinteto de cordas composto pelo próprio, com lançamento marcado para o mês de Abril, incluindo videoclipe.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova






“Religião: Festa de Nossa Senhora do Incenso 2024”


Aproxima-se a passos largos aquela que é a Romaria dos Penamacorenses, a Festa de Nossa Senhora do Incenso 2024.

 

O programa da Romaria será o seguinte:

Domingo de Páscoa

16:00 - Abertura da Igreja e acolhimento dos devotos

20:30 - Solene Recitação do Terço no Altar do Recinto, seguida de Procissão das velas.

21:30 - “Concerto de Oração” por Claudine Pinheiro

 

Segunda-feira de Páscoa

9:00 - Abertura da Capela e acolhimento dos devotos.

11:00 - Recitação do Terço

12:00 - Solene Eucaristia em honra de Nossa Senhora do Incenso, seguida de Procissão.

15:00 - Tarde Cultural

A Unidade Pastoral de Penamacor deseja Votos de umas Santas Festas Pascais para todos vós.

Fonte: Unidade Pastoral de Penamacor