quarta-feira, 17 de julho de 2024

“Cultura: Galeria Municipal acolhe Exposição de adereços e arte Steampunk”


20 julho a 01 de agosto | Entroncamento

 

Por: Guiomar Messias

A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe entre os dias 20 de julho e 01 de agosto uma exposição de adereços e arte Steampunk, no âmbito das atividades agendadas pré-festival.

O Festival Vapor, decorreu no Entroncamento, nos anos de 2018, 2019 e 2022 e foi uma aposta do Município e dos parceiros, de trazer à cidade e à região um festival diferenciador, potenciado pelo cenário proporcionado pelo Museu Nacional Ferroviário, que garantiu um enquadramento estético único no país.

O objetivo deste projeto foi retirar proveito das infraestruturas e do Património Ferroviário, incorporando a temática do Steampunk nas atividades de música, cinema, jogos, workshops e desfiles do Festival. Sendo o Steampunk um estilo retro no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o Museu Nacional Ferroviário, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, foi o local ideal para receber este festival.

Nesta exposição poderemos assistir à estética Steampunk com adereços e artes plásticas, contando assim com a colaboração da Artista Plástica Ana Morga e da Cogworks.

O Festival Vapor – Steampunk este ano, decorre nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Museu Nacional Ferroviário. Aqui poderá ver a inspiração para realizar uma peça e mais tarde usá-la no Festival. Até lá!

A inauguração da Exposição decorrerá no próximo sábado, dia 20 de julho, pelas 17h00 e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Festival: Motorizado Preferido dos portugueses regressa ao Caramulo em setembro”


O Caramulo Motorfestival decorre de 6 a 8 de setembro

 

A 19º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à Serra do Caramulo entre os dias 6, 7 e 8 de Setembro.

A Rampa Histórica Michelin, prova anualmente realizada durante o Caramulo Motorfestival, vai voltar a contar com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades. Os automóveis clássicos e de competição são seleccionados a dedo pela organização, que privilegia sempre a raridade e interesse histórico dos veículos participantes, o que confere um carácter único a esta prova.

A prova contará novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis pré-guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters, na qual a aposta é centrada nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.

O evento contará igualmente, e como é já apanágio, com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e em convívio com o público, e que inclui nomes como Filipe Albuquerque, Carlos Tavares, Ricardo Megre, Pedro Villas-Boas, Hipólito Pires, Fernando Peres, Joaquim Rino, Nuno Caetano, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, entre outros. O nome do piloto principal convidado será revelado já na próxima semana e será uma estreia nos grandes eventos nacionais.

 

Celebrações em destaque

 

O Caramulo Motorfestival é também um evento feito de celebrações, destacando-se desde logo nesta 19ª edição a comemoração do centenário da MG, dos 125 da Fiat e da Opel, com concentrações de modelos históricos referentes às marcas aniversariantes.

As celebrações vão assinalar também os 90 anos sobre o lançamento do Citroën Traction Avant (comummente conhecido como “Arrastadeira”), os 70 anos da estreia do Mercedes-Benz 300 SL “Asas de Gaivota” e ainda os 50 anos do lançamento do Volkswagen Golf, verdadeiro ícone do automóvel popular.

O Dia D, que celebrou em 2024 os seus 80 anos, será também assinalado no Caramulo Motorfestival, com uma exposição e desfile de veículos militares da Segunda Guerra Mundial.

 

O universo das duas rodas em destaque

 

As duas rodas vão estar novamente em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas.

 

Museus e Exposições para visitar

 

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.

A edição de 2024 será também marcada pela exposição temporária “Uma Paixão sobre Rodas - Colecção André Villas-Boas”, que abarca um conjunto de automóveis, motos, artigos de memorabilia e de automobilia que retratam as vivências e a profunda ligação emocional de Villas-Boas ao mundo do universo a motor.

Já no Caramulo Experience Center, o espaço museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, que celebrou recentemente o seu segundo aniversário, poderão ser contemplados veículos que habitualmente se encontram longe dos olhares do público, como dois autênticos monolugares de Fórmula 1, o Jordan 199 e o Sauber C18 (ambos de 1999, e pertencentes ao período em que os motores V10 dominavam a categoria máxima do desporto automóvel).

 

Um programa com entrada livre e para toda a família

 

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento, sempre com entrada livre.

A Motorlândia, um autêntico parque de diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores, e uma pista de Slot Cars, com corridas para todas as escalas e idades.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um desafio renovado: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo. Seja com um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado.

Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival como merchandising e brindes exclusivos, entre outros.

Para mais informação sobre o Caramulo Motorfestival, clique em www.motorfestival.pt

Fonte: Museu Caramulo

“Desporto: Entroncamento promove Verão Ativo para uma vida saudável”


Desporto ao ar livre em agosto

 

O Município do Entroncamento, através da Unidade de Desporto e Juventude, promove, durante o mês de agosto, diversas atividades desportivas ao ar livre.

As atividades que, pretendem promover um estilo de vida mais saudável, destinam-se a toda a população, são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia, basta aparecer no local à hora marcada. 

 

Agenda Verão Ativo:

 

Caminhadas ao Amanhecer | terças-feiras | 6, 13, 20 e 27 agosto | 09h15-10h15 | Concentração Parque Radical e de Lazer Arq. Jorge Ferreira (Percurso sempre diferente) | Caminhada e alongamentos no final

Caminhadas ao Luar | quartas-feiras | 7, 14, 21 e 28 agosto | 20h30m - 21h30m | Concentração Parque Radical e de Lazer Arq. Jorge Ferreira (Percurso sempre diferente) | Caminhada e alongamentos no final

Ginásios ao Ar Livre |quintas-feiras | 09h15m-10h00

1 agosto – Ginásio Ar Livre do Parque Radical e de Lazer Arq. Jorge Ferreira

8 agosto – Ginásio Ar Livre Centro de Saúde

22 agosto – Ginásio Ar Livre do Jardim D. José Salamanca

29 agosto – Ginásio Ar Livre Poli Desportivo da Coferpor

O programa Verão Ativo conta com a parceria dos Ginásios Bless Fitness e Entre-Linhas com aulas abertas:

Ginásio Bless Fitness | Relvado junto ao Ginásio e às Piscinas Municipais

Todas as segundas-feiras de agosto | 19h40 | Combat

Todas as quintas-feiras de agosto | 19h00 | Attack

Ginásio Entre-Linhas | Nas instalações do Ginásio

Todas as terças-feiras de agosto | 13h00 | Postura e Alongamentos

Todas as quintas-feiras de agosto | 09h15 | RPM (eyeling)

Todas as sextas-feiras de agosto | 17h30 | Body Pump

As aulas são de entrada livre sem inscrição.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Duas Rodas: De arrepiar! WEPED Sonic S Dual, a trotinete elétrica que vai além dos 150 km/h”


Segure-se, esta irá surpreendê-lo. A marca sul-coreana WEPED apresenta o seu mais recente modelo, a Sonic S Dual, uma trotinete elétrica que promete revolucionar o mercado com design inovador, performance de topo e tecnologia de ponta, capaz de atingir rodar acima de 150 km/h, e com um preço superior a muitos carros.

Com um visual imponente e linhas aerodinâmicas, a Sonic S Dual não passa despercebida. Construída em alumínio POSCO 6061, material de referência na indústria aeronáutica, o chassis é o resultado de um processo de CNC de alta precisão, garantindo resistência e durabilidade excecionais.

O coração da Sonic S Dual é um potente motor elétrico duplo BLDC capaz de desenvolver 8 kW de potência, proporcionando uma aceleração fulgurante e uma velocidade máxima de cerca de 160 km/h. A autonomia, segundo o fabricante, ronda os 280 km, o que coloca este modelo na liderança em termos de alcance.

A segurança é uma prioridade. O sistema de travagem hidráulico nas duas rodas (de 20 polegadas), aliado ao travão elétrico de emergência, garante uma resposta rápida e eficaz em qualquer situação. A suspensão, composta por um amortecedor de óleo na dianteira e dois na traseira, proporciona um conforto de condução digno de uma limusine, absorvendo com eficácia as irregularidades do terreno.

A bateria, fornecida pela Samsung SDI, é uma célula de alta qualidade com capacidade de 100Ah, assegurando uma autonomia generosa e uma rápida recarga. O painel de instrumentos digital oferece informações claras e intuitivas sobre velocidade, bateria, tempo e distância percorrida.

A WEPED Sonic S Dual tem um peso de 170 kg, e está disponível em uma única cor e as últimas informações apontam para um preço acima dos €15.000, e espera iniciar as entregas no final do ano. Está prevista uma forte procura, especialmente entre os amantes da velocidade e da tecnologia, ainda que falte saber especificamente qual será o enquadramento legal do seu uso, perante as leis, recordando que em território nacional apenas é permitido às trotinetes elétricas uma velocidade máxima nas vias até 25 km/h.

Fonte: Motociclismo

“OFICINA PARA FAMÍLIAS: BANDHANI, TIE DYE INDIANO”


Bandhani (que significa literalmente “amarrar”) é uma das mais antigas técnicas indianas de tingimento de tecido. Nesta oficina iremos aprender a criar padrões através do tingimento de tecidos, recorrendo a uma tradição ancestral para criar um mundo mais sustentável. Nesta sessão de Bandhani para crianças, os mais jovens poderão desenvolver suas capacidades motoras enquanto aprendem sobre a importância da moda sustentável. Os participantes terão a oportunidade de criar suas próprias peças usando técnicas tradicionais de tingimento, promovendo a criatividade e a consciência ambiental. Este Verão, incentive a aprendizagem prática e o amor pela moda consciente.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.


 

DATAS

Domingo | 11 Agosto

HORAS

15.00 às 17.30

PÚBLICO ALVO

Crianças +7 anos, acompanhadas por um adulto

PARTICIPANTES

Mín. 15, máx. 20

NOTA

Inscrições até 5 Agosto

PREÇO

€25 [adulto+criança], inclui materiais

 

ISHA ARTES

Representa Cultura Indiana No Corpo Europeu e trabalha para criar uma plataforma aberta de estimulação do indivíduo e de grupos através da cultura, da educação e de iniciativas sociais, promotora da globalidade, dignidade e visão intercultural que representa o ser humano. Isha Artes integra caminhos artísticos, sociais e educacionais da cultura indiana, tendo em vista a dinâmica das práticas interculturais como mecanismos de integração social. Promovemos iniciativas nos campos da cultura, cidadania activa, desenvolvimento local, educação e formação, promovendo a diversidade e a cidadania intercultural.

Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“GASTRONOMIA: INDIANA– BEBIDAS E SALADAS DE VERÃO”


Um país tropical como a Índia combate o calor também através da alimentação. De bebidas refrescantes que equilibram especiarias exóticas com o valor nutricional que as tornam saudáveis, a saladas criadas a partir de lentilhas germinadas, nesta oficina irá criar deliciosas receitas sem necessidade de usar o calor do fogão.  Venha connosco conhecer e preparar estes sabores da Índia com que se deleitará no final da sessão. 

Cada participante irá aprender estas refrescantes e saudáveis receitas num ambiente divertido e informal, que culminará na prova dos alimentos preparados, ao longo de 4 momentos:

1. Conhecer os ingredientes necessários à preparação dos pratos, bem como a importância destes na culinária indiana

2. Aprender a história destes alimentos e como se tornaram parte importante da cultura e sociedade indianas

3. Confecção de bebidas indianas e saladas

4. Degustação dos pratos preparados

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

 

DATAS

Domingo | 11 Agosto

HORAS

11.30 às 13.30

PÚBLICO-ALVO

M/16 anos [idade indicativa]

PARTICIPANTES

Mín. 15; Máx. 25

NOTA

inscrições até 5 Agosto

PREÇO

€25 [materiais incluídos]

 

ISHA ARTES

Representa Cultura Indiana No Corpo Europeu e trabalha para criar uma plataforma aberta de estimulação do indivíduo e de grupos através da cultura, da educação e de iniciativas sociais, promotora da globalidade, dignidade e visão intercultural que representa o ser humano. Isha Artes integra caminhos artísticos, sociais e educacionais da cultura indiana, tendo em vista a dinâmica das práticas interculturais como mecanismos de integração social. Promovemos iniciativas nos campos da cultura, cidadania activa, desenvolvimento local, educação e formação, promovendo a diversidade e a cidadania intercultural.

Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Desporto: CORRE JAMOR BY SAÚDE PRIME REGRESSA A 03 DE NOVEMBRO COM MUITO DESPORTO”


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 14ª EDIÇÃO

 

Por: Rita Eustáquio           

Fotos: HMS Sports | Paulo A. Lopes

A 14ª edição do Corre Jamor by Saúde Prime promove a atividade física no Centro Desportivo Nacional do Jamor a 03 de novembro, com o desafio a abranger a corrida de 10 km (para atletas com 18 ou mais anos), a caminhada de 5 km (para pessoas de todas as idades) e a Corrida de Crianças (nascidos entre 2011 e 2019). A vertente solidária do evento mantém-se e as inscrições encontram-se disponíveis em correjamor.com.

A Saúde Prime é o naming sponsor da iniciativa promovida pelo Clube Olímpico de Oeiras, em parceria com o Centro Desportivo Nacional do Jamor, a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto Português do Desporto e Juventude, e com o apoio técnico da HMS Sports.

Em treze edições, o Corre Jamor já colocou mais de 22.000 atletas a correr e a caminhar no Jamor.

Naide Gomes, a atleta olímpica que está em representação da Saúde Prime, e reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas medalhas e recordes no salto em comprimento, participa nesta

iniciativa desde o primeiro dia. Este ano, voltará a marcar presença.        

 

14ª EDIÇÃO

 

A Pista de Honra do Estádio Nacional é o ponto de partida e de chegada da prova, com os percursos a desenvolverem-se na íntegra no Centro Desportivo Nacional do Jamor. Tanto nos 10 km como nos 5 km, os participantes terão a possibilidade de passar por um dos locais nobres do espaço, a Tribuna de Honra.

Até 31 de agosto, a inscrição nos 10 km tem o valor de 8€, enquanto na caminhada de 5 km é 6€. No sítio correjamor.com estão disponíveis os períodos de inscrições.

Na Corrida das Crianças, o valor é único: 3€. A iniciativa dirige-se aos mais novos (nascidos entre 2011 e 2019) e as distâncias variam em função da idade:

•Bambis (2018 a 2019): aprox. 300 metros (*)

•Benjamins A (2015 a 2017): aprox. 500 metros

•Benjamins B (2013 a 2014): aprox. 700 metros

•Infantis (2011 a 2012): aprox. 1000 metros

(*) Neste escalão os atletas poderão ser acompanhados pelo encarregado de educação.

 

 

EVENTO SOLIDÁRIO

 

Com o apoio da Saúde Prime desde 2021 e à semelhança das edições anteriores, o Corre Jamor by Saúde Prime é um evento solidário. A instituição de cariz social para a qual irá reverter o valor das inscrições será divulgada oportunamente. No ano passado, Aldeias de Crianças SOS foi o projeto apoiado; em 2022, o apoio recaiu na Operação Nariz Vermelho e em 2021 na APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

 

 

PROGRAMA

01 NOVEMBRO

12h00 às 18h00 – Entrega de kits no Estádio de Honra (Centro Desportivo Nacional do Jamor)

 

02 NOVEMBRO

10h00 às 17h00 – Entrega de kits no Estádio de Honra (Centro Desportivo Nacional do Jamor)

 

03 NOVEMBRO – DIA DO EVENTO

08h30 às 09h30 – Entrega de kits no Estádio de Honra (Centro Desportivo Nacional do Jamor) 09h00 – Corrida das crianças

09h30 – Aquecimento

10h00 – Corrida 10 km e Caminhada 5 km 10h45 – Alongamentos

11h00 – Cerimónia de pódio 11h15 – Alongamentos

12h00 – Encerramento do evento

A 03 de novembro, é no Jamor que nos encontramos! Contamos consigo!

Fonte: Comunicação HMS Sports

“Desporto: Paris2024: Yolanda Hopkins tem sempre o primeiro lugar em mente”


Por: Nuno Filipe Ortega

Foto: António Cotrim

Fonte: Lusa

A surfista portuguesa Yolanda Hopkins assegurou que entra para todos os campeonatos com o primeiro lugar em mente e vai ser dessa forma, com o ouro na mira, que vai estar nos Jogos Olímpicos Paris2024.

“Sempre, sempre. Eu digo, em qualquer campeonato, que vou para ganhar e, se não ganhar, é apenas porque não correu da minha maneira. Mas eu, seja os Olímpicos, seja o que for, vou sempre com o número um na cabeça”, assumiu.

Em entrevista à agência Lusa na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, a algarvia aponta como objetivo mínimo uma medalha, considerando que esta é uma pressão que ela coloca em si própria.

“Eu acho que eu, com a equipa, o meu treinador, a minha mãe, os meus amigos todos à minha volta, acreditamos tanto na minha possibilidade, então estamos sempre a puxar para a frente, e eu acho que é uma maneira muito boa de ver os campeonatos”, disse.

Na primeira ronda da prova feminina de surf, Yolanda Hopkins, de 26 anos, vai encontrar a norte-americana Caroline Marks, campeã do mundo, e a sul-africana Sarah Baum.

“Claro que não [vai ser fácil], mas, sendo os Olímpicos, nunca ia ser fácil, e eu acho que se queremos a medalha de ouro, temos que ganhar a todos. Não interessa quem seja”, notou.

A poucos dias de partir para os seus segundos Jogos Olímpicos, a quinta classificada em Tóquio2020 diz que está “um bocadinho mais ansiosa”, porque sabe “o tipo de onda” que vai surfar em Teahupo’o, no Tahiti.

“Antes de Tóquio não tinha noção exatamente do que é que eram os Olímpicos, porque era a primeira vez que o surf ia fazer parte dos Olímpicos. Então, não tinha bem a noção de como é que ia ser. E agora que eu entrei em Paris2024, já sei qual é a experiência e estou só entusiasmada, não estou nervosa nem nada, eu confio nas minhas habilidades e eu apenas as quero ir mostrar”, afiançou.

Tal como em Tóquio2020, vai ter a companhia da compatriota Teresa Bonvalot, o que para a algarvia “dá uma confiança extra”.

“Eu e a Teresa já nos damos muito bem, já há muito tempo e já experienciámos tantas coisas juntas, que ter a possibilidade de fazer estes Jogos juntas outra vez, acho que dá confiança e empurra-nos um bocadinho para fora de zona de conforto de cada uma, porque eu vou estar lá no canal a gritar para ela ir na onda e ela vai estar no canal a gritar para eu ir na onda”, antecipou.

Yolanda Hopkins acredita que pode vir a entrar no Championship Tour (CT), a principal divisão do surf mundial, mas lembra que, ao contrário de outros desportos, os surfistas não dependem apenas de si, pois estão “muito dependentes da natureza”.

Sobre a sua grande adversária e grande candidata a vencer a medalha de ouro, Yolanda Hopkins assumiu que será a norte-americana Carissa Moore, campeã olímpica em Tóquio2020, de quem sempre foi “grande fã”.

“Eu sempre gostei muito do surf dela e, quando estava a crescer, visualizava o surf dela como o surf que eu queria fazer. Eu tive a possibilidade de competir contra ela em Peniche há dois anos, no CT, e acabei por vencer. Mas eu, mesmo ainda hoje em dia, acho que ela é a maior candidata, especialmente naquele tipo de ondas”, referiu.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, com as provas de surf previstas de 27 a 31 de julho no Taiti, a quase 16.000 quilómetros de distância da capital francesa.

“Atividades: VERÃO NA ZONA DE SANTA CRUZ CONTINUA A SER ANIMADO POR MEIO DE PROGRAMA MUNICIPAL”


Atividades para tornar mais agradável e aprazível a estadia na zona de Santa Cruz durante a época de veraneio, dirigidas a diferentes públicos a abrangendo áreas diversas (lúdica, cultural, educativa e desportiva), estão a ser proporcionadas por meio do programa “Santa Cruz.365”.

Das atividades desse programa que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras relativas ao período de 20 a 26 de julho, destaque-se a primeira edição deste ano da Feira de Verão, que acontecerá no dia 20 de julho, das 17h00 às 24h00, nas ruas pedonais de Santa Cruz. Recorde-se que nesta feira é proporcionada a aquisição de produtos de referência do concelho de Torres Vedras, podendo se encontrar nas bancas da iniciativa, por exemplo, flores, plantas aromáticas, doçaria, pão, queijos, vinhos, licores, artesanato, antiguidades e velharias.

Já na área cultural, das atividades do “Santa Cruz.365” relativas ao referido período temporal, é de mencionar a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Mugideira no dia 21 de julho, pelas 22h00, no Parque Municipal de Santa Cruz, o que acontecerá também no âmbito do programa “Um Mar de Sons”; a exibição do filme A Minha Família Afegã, no dia 23 de julho, pelas 21h45, igualmente no Parque Municipal de Santa Cruz, e também no âmbito do ciclo “9 Graus a Oeste” (o qual é coproduzido pelo ATV - Académico de Torres Vedras e pela Câmara Municipal Torres Vedras com o apoio do ACTV - Aeroclube Torres Vedras); e a apresentação da exposição Água e cor, de Arnalda Maia, no espaço Aguarela.

Para o período de 20 a 26 de julho o “Santa Cruz.365” tem também previstas atividades para o público infantil, sendo de realçar dessas: as sessões de leitura baseadas nos livros O grande assalto ao Queijo! e A loja de todas as histórias, que acontecerão nos dias 23 e 25 de julho, respetivamente, pelas 15h00, na Biblioteca de Praia de Santa Cruz; a atividade “Concerta a Robótica à tua criatividade - Vem construir um Robô Pintor”, que se realizará no dia 24 de julho, pelas 14h30, no espaço Aguarela; e o teatro Catra...Pum, que será apresentado pela Catrapum Catrapeia no dia 26 de julho, pelas 21h30, na Biblioteca de Praia de Santa Cruz.  De referir que para a participação nestas atividades tem de ser efetuada inscrição prévia durante os cinco dias que antecedem cada uma delas, pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt. Também para o público infantil o Parque Municipal de Santa Cruz está a acolher nas noites de terça e quinta-feira, a partir das 21h30, a atividade “ O Rei manda… Brincar no verão”, a qual se constitui como um tempo de encontro para a brincadeira livre, não programada, com recursos e propostas sugeridos, com que as crianças participantes podem brincar entre elas e com as respetivas famílias, supervisionadas por brincadores.

O desporto é outra das componentes do programa “Santa Cruz.365”, sendo a esse propósito de recordar que no âmbito do mesmo estão a ser proporcionadas em Santa Cruz caminhadas e corridas com duração de uma hora aos sábados de manhã (pelas 9h30, a partir da Praceta Antero de Quental) e às quartas-feiras ao início da noite (com concentração pelas 21h15, a partir do Largo Jaime Batista da Costa), por meio das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, respetivamente. Ainda na área desportiva e igualmente no âmbito da programação do “Santa Cruz.365” é de referir a realização do Santa Cruz Ocean Spirit (de 19 a 28 de julho, na Praia do Mirante) e do Campeonato Nacional de Saltos B (de 19 a 21 de julho, no centro hípico do hotel Golf Mar, em Porto Novo).

Mais informação sobre a programação do “Santa Cruz.365” pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras: https://www.cm-tvedras.pt/agenda/programa/39

Fonte: Camara Municipal Torres Vedras

“Saúde: Utilização dos ecrãs é cada vez mais precoce entre as crianças”


Por: Inês Fernandes

As crianças portuguesas são, cada vez mais precocemente, introduzidas aos ecrãs, começando a ver televisão ainda antes dos 18 meses, equipamento que é acompanhado pela introdução do smartphone e tablet até aos 24 meses.

Estes são os resultados do estudo [1] realizado no norte do país dentro das Unidades de Saúde Familiar e que analisou o uso de ecrãs em crianças entre os 12 meses e os 5 anos de idade. Ao mesmo tempo, os resultados demonstram que as crianças usam os equipamentos com bastante frequência à refeição ou para simples entretenimento e de forma bastante autónoma.

“Estes comportamentos, em idade pré-escolar, contribuem para que as crianças acabem por ver os equipamentos como um prolongamento de si mesmos e como forma de passar o tempo, tornando-se um hábito”, comenta Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily. “Compreendemos que as longas horas no trabalho por parte dos pais e o receio de deixar os mais pequenos brincarem na rua contribuam para esta situação, mas esta não pode ser a razão mais forte para tanto tempo de ecrã e tão precoce nos mais pequenos. É possível deixar os pequenos brincarem na rua ou estarem afastados dos pais e em segurança, sem ser necessário estarem agarrados a um ecrã”.

Os estudos mais recentes comprovam que este tipo de comportamentos, de horas longas ao ecrã, para além de levarem a problemas de visão em idades cada vez mais precoces, contribuem também para o desenvolvimento de problemas de linguagem, raciocínio e até atrasos nas aprendizagens. A Organização Mundial de Saúde afirma que as crianças até ao um ano de idade não devem, sequer, ter qualquer tipo de contacto com os ecrãs, e entre os dois e os quatro anos o tempo de visualização deverá ser de apenas uma hora diária. Estas recomendações estão, pois, bem longe da realidade nacional e dos comportamentos das crianças em Portugal.

Estas preocupações levam ao aumento das vendas de equipamentos dirigidos ao público infantil, sejam os tablets ou os relógios inteligentes.

Por um lado, a empresa disponibiliza equipamentos como o tablet SaveFamily com controlo parental avançado que permitem não apenas controlar os conteúdos a que as crianças têm acesso, mas também com atividades Montessori desenvolvidas para crianças acima dos 3 anos, evoluindo com o seu crescimento e com uma introdução de tecnologia de forma mais gradual e sem ser para simples entretenimento.

Por outro lado, e contemplando o incentivo a que os mais novos passem mais tempo na rua e a brincar com os amigos, os relógios inteligentes com localização GPS permitem que os pequenos usufruam do tempo ao ar livre e, ao mesmo tempo, mantenham os pais descansados de que está tudo bem e que os podem contactar a qualquer momento, sem que para isso estejam agarrados a um ecrã de telemóvel.

“Brincar ao ar livre é necessário e essencial para o normal desenvolvimento dos mais pequenos, pelo que, como pais, devemos torná-lo possível sempre que possamos e colocar todas as ferramentas que estejam ao nosso alcance para que as crianças disfrutem do tempo livre coma maior segurança”, comenta Álvarez, “Agora que estão em tempo de férias, é essencial que as crianças aproveitem o ar livre, assim como evitem os ecrãs. O tempo escolar já é suficiente para horas a olhar para o ecrã do computador, deveremos deixá-los aproveitar o bom tempo.”

 

Sobre a SaveFamily:

 

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Ecossistemas: Vila Pouca de Aguiar é a mais recente cidade do ecossistema EasyPark"


Por: Inês Fernandes

•A cidade do norte do país é, assim, parte de uma das 15 cidades em Portugal onde já pode estacionar com a aplicação com maior cobertura mundial

•A aplicação EasyPark permite gerir a sua sessão de estacionamento sem ser necessário deslocar-se a um parquímetro

Localizada no norte do país, Vila Pouca de Aguiar torna-se numa das 15 cidades do ecossistema EasyPark em Portugal, depois da assinatura do acordo de ativação com o Município.

Com a maior cobertura mundial, em 4000 cidades de 20 países, a aplicação EasyPark permite aos condutores iniciarem, prolongarem ou terminarem o seu estacionamento através do telemóvel ou do computador de bordo do seu veículo, sem ser necessário procurarem um parquímetro ou sem se preocuparem com terem moedas à mão.

No mercado português desde 2021, a EasyPark está disponível num total de 15 cidades nacionais. De Lisboa, ao Porto, Faro, Albufeira, Tavira, Portimão, Sintra, Loures, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Mafra, Pombal, Almada e Lagos.

Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group diz “Desde o início do ano que estamos a alargar a nossa presença em Portugal. Pretendemos chegar ao máximo de municípios possível e contribuir para viagens mais calmas e seguras para os nossos utilizadores. Não se preocuparem como vão pagar o seu estacionamento é, sem dúvida, um passo para que as deslocações decorram sem nervosismo. É natural que visitar uma cidade pela primeira vez possa ser intimidante, independentemente do tamanho da mesma, por isso, pretendemos chegar aos diferentes municípios do país para estarmos mais próximos dos nossos utilizadores”.

Graças à aplicação EasyPark, utilizadores e condutores de 78 nacionalidades diferentes já usufruíram de uma gestão de estacionamento mais eficaz e eficiente em território nacional.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço CustomerCare da EasyPark está disponível online aqui e por telefone+351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

 

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Cultura: Ajidanha leva “Obrigado senhor Zé” ao Teatro Estúdio São Veiga”


Dia 19 de julho, em Idanha-a-Nova

 

Por: Tiago Carvalho

Na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, a Ajidanha apresenta o seu mais recente espectáculo, “Obrigado senhor Zé”, no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova, pelas 21h30.

Trata-se de uma com criação coletiva a partir de uma ideia de Rui Pinheiro, com encenação de Fábio Superbi, consistindo no primeiro espetáculo da Ajidanha a utilizar marionetas.

O espetáculo “Obrigado Senhor Zé” decorre num bar, como tantos outros bares que existem, em qualquer lugar… Sendo dada uma ênfase especial a quem está detrás do balcão, que muitas vezes não serve apenas uma bebida, mas serve também um consolo, um conselho, uma opinião… passando a exercer funções de psicólogo, filósofo, comentador político ou desportivo, entre tantas outras. Falamos de vidas não olhadas, mas que olham por nós.


A manipulação de marionetas está a cargo de Pedro Grácio, Rui Pinheiro e Sofia Miguel.

Com preço livre, a peça é para maiores de 6 anos.

É uma coprodução Ajidanha e Centro Cultural Raiano, com os apoios do Município de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes. Tem ainda o apoio da República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


 

FICHA TÉCNICA

 

Encenação: Fábio Superbi

Dramaturgia, a partir de uma ideia de Rui Pinheiro (com criação colectiva)

Manipulação de marionetas: Pedro Grácio, Rui Pinheiro e Sofia Miguel

Cenografia: criação colectiva

Construção de cenografia: Luana Borges e Rui Varão

Marionetas e adereços: Fábio Superbi e Manu Romeiro

Desenho de luz: Fábio Superbi

Operação de luz e som: Paulo Vaz

Figurinos: Sofia Miguel

Cartaz: Vânia Cardoso

Co-Produção: Ajidanha e CCR

Duração: 60 minutos


 

APOIOS

 

Município de Idanha-a-Nova

União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes

República Portuguesa-Cultura/DGARTES, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova