terça-feira, 4 de março de 2025

“Produtos típicos portugueses fazem sucesso no Salão da Agricultura em Paris”


Os produtos de duas empresas portugueses presentes este ano no Salão Internacional da Agricultura de Paris fazem sucesso entre os franceses, disseram à Lusa os vendedores que querem inovar mais nas próximas edições.

“Nesta edição, já estamos quase aqui na reta final, até agora a expectativa correspondeu. As pessoas aderem muito aos nossos produtos, pela qualidade e está a correr excecionalmente bem”, disse Alexandre Pinto, funcionário da Saudade Lusa Produtos de Portugal, acrescentando que os franceses mostram “bastante interesse” nos produtos portugueses.

A empresa natural de Seia, na Guarda, marcou presença no certame num dos pavilhões da Paris-Expo Porte de Versailles com queijos, enchidos, presunto e sandes, “produtos tipicamente portugueses, artesanais, regionais”, e uma gastronomia “um bocado bastante diferente da francesa”, referiu.

Para o responsável, esta que é, pelo menos, a décima participação da empresa, tem como objetivo trazer a qualidade a “que as pessoas estão habituadas, mas também inovar”.

“Conduzimos sempre a linhagem dos nossos antepassados e mantemos o sabor e a tradição”, afirmou Alexandre Pinto, destacando o “método de tradição mais antiga” dos produtos que trouxeram este ano a Paris e que mostram “não só vontade, como o prazer de representar e dar a conhecer” Portugal, bem como de recordar e matar a saudade do país no caso da comunidade portuguesa em França.

Ao fundo do pavilhão de produtos das regiões de França e de vários países do mundo, os portugueses foram dando a conhecer e venderam os vários produtos gastronómicos nacionais dos seus expositores para os milhares de visitantes que já passaram pelo salão este ano.

“Inicialmente começou tudo por uma conversa entre amigos, num tom de brincadeira, começámos a ver a situação, a ver como é que conseguiríamos vir para cá, falámos com o responsável na altura da feira, ele gostou do nosso produto, gostou da ideia de representar Portugal, e foi assim que conseguimos entrar aqui”, acrescentou.

Ao lado deste expositor estava também a LusoNata, de Alcochete, “não só com o pastel nata, mas também produtos tipicamente portugueses como a ginja, o vinho do Porto e o belo café”, disse o funcionário do expositor Jorge Correia, acrescentando que os portugueses a viver em França “relembram o sabor de pastel de nata que lhes traz nostalgia”.

“É uma gratidão muito grande, porque estamos a apresentar o nosso país e um dos doces típicos do nosso país”, afirmou Jorge Correia, referindo que os “franceses ficam loucos” com o pastel de nata, gostando inclusive “de ficar a olhar, de comer com os olhos”.

Já a participar no evento há alguns anos, a LusoNata vende ainda dois tipos de ginja da região de Serra da Estrela e de Óbidos, sendo que na próxima edição há a possibilidade de trazer “outra ginja de outra região, por exemplo”.

“Só para o ano veremos como é que corre. Este ano, quando isto acabar, veremos qual é o ‘feedback’, nosso também, se vale a pena estar cá para o ano ou não, mas de certeza que sim, para o ano estaremos cá de novo, no mesmo sítio, ainda mais fortes”, acrescentou.

A edição deste ano do Salão Internacional da Agricultura de Paris começou no dia 22 de fevereiro e termina no domingo, tendo recebido no dia 25 de fevereiro a visita do Ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, a convite da sua homóloga francesa, Annie Genevard.

Fonte: Luso Jornal (França)

“Shakti Quatro Faces da Deusa”


Curso on-line terças e quintas | 1, 3, 8 e 10 Abril | 19.00 às 20.30 | €88/4 sessões ou €25/sessão avulsa

Com Filipa Veiga

Shakti é o princípio do poder feminino, criador e omnipresente. Neste curso, mergulhamos na mitologia e tradição ritual das deusas hindus Saraswati, Lakshmi, Kali e Durga, para encarnar o poder de Shakti, através de meditação, visualização e mantras.

M/16 anos [idade indicativa]

Saber mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=BE02755A-BF1F-4B4B-BDFF-504EEC939E75&area=cursos-conferencias-e-workshops

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt | www.foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Farmácias em Ação, Cuidar Solidário 2025”


A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a rede de Farmácias Claro, com o patrocínio da Generis, levam a cabo mais uma edição do projeto solidário com o objetivo de apoiar os doentes oncológicos que enfrentam os vários desafios da doença e do tratamento.

Denominada “Farmácias em Ação, Cuidar Solidário 2025”, esta iniciativa será concretizada através da confeção de tocas, bolsas e próteses mamárias, a partir de tecidos doados, que serão doados às doentes que necessitem.


A recolha de tecidos e peças de roupa com material maleável será realizada ao longo do mês de março nas farmácias da rede Claro.

O trabalho manual será executado através de workshops, que serão realizados em diferentes núcleos da LPCC no país.

Trata-se de uma iniciativa que, de acordo com a LPCC reúne esforços, com base em parcerias, para, mais uma vez apoiar os doentes oncológicos, através da doação de produtos que são essenciais no processo de tratamento e recuperação destas pessoas, numa altura em que estão fisicamente e emocionalmente mais vulneráveis. “O Cancro é uma doença que afeta toda a gente de forma direta ou indireta, sendo de salientar todas estas iniciativas que partem da comunidade para a comunidade”, lembra a instituição.


Por seu lado, a Rede Claro sustenta que “cuidar vai além da saúde, significa também estar presente para quem mais necessita”. Este foi de resto o mote para “o lançamento do projeto Farmácias em Ação: Cuidar Solidário que há três anos reforça o compromisso das nossas farmácias com a comunidade”.

“O Cuidar Solidário não é apenas sobre doação, é sobre humanidade, apoio e esperança. Trata-se de estar próximo de quem enfrenta desafios, de criar oportunidades para melhorar vidas e de devolver carinho e confiança.”

Além disso, a Rede Claro considera essencial “construir projetos que fortaleçam a ligação entre as nossas farmácias, promovendo um espírito de união e colaboração em prol da comunidade”.

Por seu lado, enquanto patrocinadora, a Generis acredita “que a responsabilidade social” deve estar alicerçada no “impacto positivo e o compromisso com a comunidade”. “Por isso é com orgulho que nos juntamos e apoiamos esta iniciativa da Rede Claro, garantindo que mais doentes possam beneficiar deste pequeno, mas significativo gesto de conforto”.


A participação da Generis reflete o posicionamento da empresa na valorização da empatia, da solidariedade e dignidade de cada pessoa, estando ao lado de quem mais precisa e promovendo ações que fazem a diferença.

“Através do nosso apoio direto, da sensibilização ou do incentivo ao voluntariado, a Generis reforça o compromisso com causas que importam, juntando-se a parceiros que também acreditam que juntos podemos levar mais conforto, esperança e qualidade de vida a quem enfrenta desafios tão exigentes”.

 

Calendarização das deslocações da Rede de Farmácias Claro ao Núcleos da LPCC

 

Dia 05/03 - NRS Lisboa:

Sala da Costura da LPCC

Morada: IPO Lisboa, R. Prof. Lima Basto (Pré-fabricados LPCC-NRS) - Horário: 13h às 17h

 

Dia 10/03 - NRS Santarém:

Grupo de Apoio de Santarém

Morada: Av. dos Combatentes 12005-361 Santarém       

Horário: 10h às 16/17h

 

Dia 12/03 – NRS Lisboa:

Sala da Costura da LPCC

Morada: IPO Lisboa, R. Prof. Lima Basto (Pré-fabricados LPCC-NRS)       - Horário: 13h às 17h

 

“Dia 12/03 – NRS Faro:

Local: Grupo de Apoio de Faro

Morada: Rua Artur Aguedo Miranda - Horta dos Pardais Penha Lote 2 - Edifício Palmeira, BLC C - Loja F8000-138 Faro

Horário: 11h às 16h

 

Dia 21/03 - NRM Funchal:

Sede do NRM LPCC – Rua Elias Garcia, Edifício Elias Garcia | Bloco ll 1-A, 9050-023 Funchal

Contato: Helena Toste Silva (962015686) - Horário: 9h às 17h

 

Dia 27/03 - NRN Porto:

IPO Porto- Edifícios Cuidados Paliativos, Centro de Dia 

Horário: 9h às 17h

Juntos somos mais FORTES!

Juntos vamos VENCER!

Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro