terça-feira, 17 de setembro de 2024

“Requalificação: Câmara Municipal financia obras do Retábulo da Capela de Nossa Senhora da Azenha Monsanto”


Por: João Mascarenhas Duarte

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova financiou as obras de requalificação do retábulo da Capela de Nossa Senhora da Azenha, através de um apoio concedido à Fábrica da Igreja de Paroquial da Freguesia de Monsanto. Uma medida que visa a valorização do património religioso existente no concelho.

A intervenção foi inaugurada no passado dia 8 de setembro, durante a Festa de Nossa Senhora da Azenha, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, do Pároco da Paróquia de Monsanto, Pe. Adelino Lourenço e do Presidente da Comissão de Festas de Nossa Sra. da Azenha, Jorge Costa.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Azenha marca o fim das festividades de Verão no concelho de Idanha-a-Nova, que ao longo destes meses trouxeram até às freguesias inúmeros devotos e visitantes.

Refira-se que por ocasião destas festividades, o Município de Idanha-a-Nova apoiou todas as comissões e instituições do concelho com a disponibilização de infraestruturas e equipamentos, o que representou um esforço acrescido e exigente dos trabalhadores da autarquia, a quem o Presidente da Câmara Municipal deixa um gesto de agradecimento.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Desporto: Atletismo Olímpico Vianense contrata Ussumani Djumo”


Um dos cinco melhores barreiristas portugueses em atividade

 

Atual campeão nacional de clubes de atletismo ao ar livre da segunda divisão masculino, o jovem algarvio de Armação de Pêra, Ussumani Djumo, atual campeão nacional de clubes de atletismo ao ar livre da segunda divisão masculino é um dos melhores barreiristas portugueses em atividade, com a marca de 14.39 segundos nos 110 metros barreiras.

Usummani Djumo, o atleta Sub-23 luso-guineense, nascido no ano de 2001, é campeão nacional de clubes de atletismo ao ar livre da segunda divisão masculino.

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense anunciou esta segunda-feira, 16 de Setembro, a contratação de mais um atleta, Ussumani Djumo, atual campeã nacional de clubes de de atletismo ao ar livre da segunda divisão masculino e um dos melhores barreiristas portugueses em atividade com a marca de 14.39 nos 110m barreiras.                                                        

Fernando Alves, presidente do clube, afirmou que “O Olímpico Vianense ambiciona chegar ainda mais longe na próxima época. A contratação do atleta Ussumani Djumo vai permitir-nos fortalecer a nossa equipa, mas ao mesmo tempo irá garantir condições ao atleta que lhe permitam continuar a prestigiar a região e o país com o seu alto nível de rendimento rumo ao seu objetivo de ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028”.

“O nosso clube tem uma história longa de títulos e troféus alcançados por uma grande família de atletas e queremos que o Ussumani faça parte dela, trazendo ainda mais vitórias e bons resultados para o Olímpico Vianense”.

O Vianense continua assim o processo de fortalecimento da sua equipa para esta época.                                                                                                                             

“Estou muito feliz por terem apostado em mim para este novo projeto desportivo”, assumiu o atleta. "Ao mudar-me agora para o Vianense, espero dar o meu contributo para a equipa e em conjunto com os meus colegas continuar a elevar o nome deste incrível clube” disse o atleta após assinar o acordo com o Olímpico Vianense.                                                            

O atleta de Armação de Pêra, Silves, Ussumani Djumo, já conta com um palmarés invejável: além de ter sido campeão nacional de clubes na sua divisão na época passada, Foi ainda 4º Lugar no Campeonato de Portugal nos 110m Barreiras este ano de 2024, e foi também 7º Lugar nos Campeonatos de Portugal em 110m Barreiras em 2023.

Além disso, entre 2020 e 2023 enquanto representou o clube Associação Académica da Bela Vista (AABV) no Algarve, onde iniciou o seu percurso no atletismo, obteve 15 títulos de campeão regional.                                                  Fonte: Equipa USSUMANI SPORTS

“Turismo: DIA MUNDIAL DO TURISMO CELEBRADO COM PROGRAMA DIVERSIFICADO DE INICIATIVAS”


Por: Sara Pereira

Atividades destacam oferta turística de Melgaço, consolidando o concelho como um destino de natureza, radical, de enoturismo, gastronómico e sustentável.

Melgaço, o município mais a norte de Portugal, celebra o Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, com um programa recheado de atividades culturais, desportivas, gastronómicas e de enoturismo, numa parceria com diversas entidades locais e durante três dias (de 27 a 29 de setembro). A população e visitantes são convidados a explorar o património natural e cultural de Melgaço. 

O programa especial de atividades oferece uma ampla variedade de experiências, abrangendo diversas tipologias, que prometem agradar todos os gostos. Para os amantes da natureza e aventura, as opções incluem um percurso guiado pelo Trilho do Laboreiro, rafting no Rio Minho, hidrospeed, kayaks, salto pendular, canyoning, mini slide, rappel, passeios de pónei, burro ou cavalo e passeios de charrete com visita ao centro histórico, à Rede Melgaço Museus e ao Solar do Alvarinho.  

Para os entusiastas do enoturismo, as adegas locais irão promover visitas e provas gratuitas. Estas experiências permitirão não só degustar os vinhos da região, como também descobrir os processos de produção e a herança vitivinícola de Melgaço. 


 

As sugestões para quem procura experiências autênticas passam por uma visita à queijaria Prados de Melgaço, ao “ARTES” – Centro de Artesanato ou uma experiência com abelhas mansas (Abelhas do Paulo – Buckfast). 

Para os apreciadores de cultura e história, o programa inclui um tour cultural em minibus pelos principais espaços culturais do concelho, com a oportunidade de visita à Rede Melgaço Museus, com entrada gratuita. Os espaços museológicos incluem o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, o Museu do Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro. 

Os amantes de relaxamento e bem-estar poderão usufruir do circuito termal das Termas de Melgaço e dos serviços de spa da Melsport, ambos com um desconto de 20%. 

Para a proposta e visita a Melgaço estar completa, os visitantes poderão ainda usufruir de um desconto de 20% nos alojamentos aderentes à iniciativa. E, aos almoços e jantares, serão brindados com um copo de alvarinho nos restaurantes aderentes. 

 

Programa completo e entidades aderentes para consulta aqui: https://www.cm-melgaco.pt/dia-mundial-do-turismo-2/

 

MELGAÇO REGISTA CRESCIMENTO TURÍSTICO E CONSOLIDA-SE COMO DESTINO DE NATUREZA E SUSTENTÁVEL

 

Nos últimos anos, Melgaço tem-se afirmado como um destino turístico de excelência, com o número de dormidas a crescer continuamente. Em 2023, o concelho registou 48.178 dormidas em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local. Este crescimento é impulsionado pelo plano estratégico e de marketing para o turismo implementado pelo município, que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como um destino turístico e como um destino de turismo de natureza, ativo e sustentável, sob a marca o “destino de natureza mais radical de Portugal”. «Melgaço é um destino turístico para todos aqueles que adoram natureza, boa gastronomia e vinho, mas também cultura e património», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, salientando que «Melgaço é hoje reconhecido como um destino de turismo de natureza de excelência - estamos inseridos no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas somos também muito procurados pela nossa gastronomia e pelos muito galardoados alvarinhos. Este posicionamento deve-se, também, muito à panóplia de programas que a autarquia e os operadores do concelho promovem durante todo o ano.». 

Saiba-se que em 2023, de acordo com dados do Observatório Turístico de Melgaço, designadamente das visitas aos vários espaços culturais do concelho, Melgaço recebeu 31.113 visitantes nacionais e 13.733 internacionais, oriundos de diversos países (top 5:  Espanha, França, Reino Unido, Brasil e Alemanha).  

O Solar do Alvarinho destaca-se como o espaço mais visitado, com 11.756 visitantes nacionais e 2.720 internacionais; seguindo-se a Torre de Menagem com 6.045 visitas nacionais e 4.269 internacionais; a Porta Lamas de Mouro, com 3.455 nacionais e 1.667 internacionais; o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, com 2.905 nacionais e 1.555 internacionais; o Museu de Castro Laboreiro, com 2.823 nacionais e 790 internacionais; a Loja interativa de turismo, com 2.797 visitantes nacionais e 2.234 internacionais; o Espaço Memória e Fronteira, que registou 2.512 nacionais e 1.039 internacionais; e o Posto de turismo de Castro Laboreiro, com 1.725 visitas nacionais e 1.015 internacionais. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal   

Fonte: Essência Completa

“Desporto: Clube de Ténis organiza III Torneio em Cadeira de Rodas”


Por: Tiago Carvalho

Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube de Ténis de Idanha-a-Nova (CTIN) irá organizar de 20 a 22 de setembro o Torneio em Cadeira de Rodas, Nível A – Dr. João José Castel-Branco da Silveira, em homenagem ao sócio fundador da coletividade.

O torneio destaca-se pela integração de atletas com limitações locomotoras e acontece nos Campos de Ténis de Idanha-a-Nova.

Será um fim de semana repleto de jogos, convívio e boa disposição, a não perder.


Mais informações através do e-mail ctidanhaanova@gmail.com ou pelo número de telefone 965 371 326.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Exposições: Centro Cultural Raiano recebe exposição “Punctum – O Jazz em Palco”


Por: João Mascarenhas Duarte

O Centro Cultural Raiano, irá receber de 28 de setembro a 3 de novembro a exposição “Punctum – O Jazz em Palco”, da fotógrafa Márcia Lessa (Porto, n. 1979). A antecipar a comemoração do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, a inauguração será, então, no dia 28 setembro, às 20h30 (antes do concerto do Rogério Charraz) e na semana seguinte vão programar-se algumas visitas de escolas.

Punctum surge no âmbito de um convite feito pelo Festival de Jazz do Funchal, em 2023, e é um breve resumo de um grande arquivo fotográfico construído por Márcia Lessa, ao longo de mais de 20 anos. A escolha das imagens resume-se a retratos de músicos, em palco, grande parte deles feitos em momentos de silêncio.

O registo das artes performativas e o fotojornalismo tem ocupado um lugar de destaque no percurso da fotógrafa, tendo colaborado com diversas companhias de teatro, jornais e vários músicos nacionais e internacionais ao longo dos últimos 20 anos.

Desde 2010 que colabora regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian nas áreas de Fotografia e de Vídeo, onde em 2014 realizou a exposição de fotografia "Acesso Interdito" sobre a obra de remodelação do Grande Auditório da Fundação. Publicou em 2019, com Nuno Catarino, o livro Improvisando - A Nova Geração do Jazz Português, editado pelo Hot Clube de Portugal.

Patente até 3 de novembro, a exposição pode ser vista de terça a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Mais informações através do número do Centro Cultural Raiano em:  www.idanha.pt/agenda.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Educação: Telemóveis nas escolas”


Proibir ou educar, qual a melhor solução?

 

Por: Inês Fernandes

•Existem alternativas ao telemóvel como os relógios inteligentes que podem preparar os mais novos para o uso da tecnologia

•Proibição nas escolas pode ser um passo, mas não é solução definitiva para melhorar a relação dos jovens com a tecnologia

•Educar e sensibilizar para as novas tecnologias e encontrar alternativas pode ser o caminho a seguir

•Dar um telemóvel a uma criança por questões de segurança é uma justificação infundada, há alternativas mais adequadas

Com o início do ano letivo, o governo português tomou medidas mais imediatas e recomendou às escolas proibir o uso ou entrada de telemóveis nos recintos escolares, com especial incidência no 1º e 2º ciclo, ou seja, para crianças entre os 6 e os 12 anos.

O objetivo é o de dar seguimento e alargar resultados positivos que se fizeram sentir nalgumas escolas que já tomaram estas medidas em anos anteriores.

Ainda que haja posições a favor ou contra esta decisão, e que seja bastante importante abrir o debate na sociedade, a verdade é que mais do que proibir, a solução pode passar por educar os mais novos no uso equilibrado e consciente das tecnologias.

Esta é a posição da SaveFamily, a empresa fornecedora de relógios inteligentes desenvolvidos para crianças a pensar nestas circunstâncias. Para Jorge Álvarez, CEO da empresa “Somos conscientes de que a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia. Se bem que as gerações mais velhas tenham crescido com o desenvolvimento dos equipamentos, os mais novos já nasceram dentro de uma sociedade conectada e em que os telemóveis fazem parte do seu quotidiano. Ao verem os adultos a utilizarem os equipamentos é apenas natural que também o queriam fazer. Ora, os pais e encarregados de educação acabam por introduzir o uso destes equipamentos cada vez mais precocemente, sobretudo em idade escolar, não sob a ideia do uso consciente da tecnologia, mas sim com o objetivo de os manterem em segurança, ao estarem totalmente contactáveis”, afirma o responsável da empresa. “Contudo, sabemos que não apenas a tecnologia pode ter impactos cada vez maiores no desenvolvimento dos mais novos, como traz alguns comportamentos como o bullying, que os pais não conseguem controlar. A chave será sempre ensiná-los a utilizar os equipamentos de forma mais consciente e, assim, garantir a sua segurança”.

Além da pressão social para a introdução e uso de tecnologia, a segurança dos mais novos é uma das principais razões que se dão para uma introdução tão precoce de equipamentos como os telemóveis. Mas a chave passa por ensiná-los a utilizar os equipamentos e acompanhá-los ao longo deste crescimento, supervisionando o que fazem e guiá-los de forma a que se tornem adultos tecnologicamente responsáveis.

Assim, existem alternativas que fazem exatamente isso: introduzem a tecnologia na vida dos mais novos aos poucos e que são adaptadas à sua idade, como são os relógios inteligentes equipados com GPS e ferramentas de comunicação como o WhatsApp.

Os smartwatches para crianças incluem funcionalidades como são chamadas, videochamadas, mensagens, reprodutor de música, câmara, entre outras, cujas funções são controladas pelos pais através dos seus próprios equipamentos. Desta forma não só as crianças estão integradas com os pares em uso de tecnologia, como o fazem de forma faseada e sem que esta invada totalmente o seu quotidiano. O facto destes equipamentos estarem ainda equipados com GPS retira da equação a preocupação com a localização e segurança dos mais novos, uma vez que os pais os poderão encontrar a qualquer momento do dia.

“O debate em torno deste tema é complicado e complexo porque enfrenta as famílias com as escolas: por um lado o uso da tecnologia pode ser benéfico para os mais novos, quando o fazem de forma consciente e adequada, mas por outro não podem tomar totalmente conta do seu dia-a-dia ao ponto de que as crianças não têm a normal liberdade para serem isso mesmo, crianças. Ao mesmo tempo, não podemos nunca esquecer o impacto que os estudos revelam já do desenvolvimento cognitivo e social dos mais novos pelo uso excessivo da tecnologia”, afirma Álvarez.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Festas: Máscara ibérica nas ruas de Lisboa, música nos jardins e curtas no lavadouro”


As Festas na Rua trazem este fim de semana até Lisboa as tradições populares ancestrais da Península Ibérica. Máscaras típicas das aldeias do norte e centro do país e também de várias províncias espanholas ligadas a rituais festivos antigos associados ao solstício de inverno, à fertilidade e a cultos celtas.

É o regresso à cidade do Desfile Internacional da Máscara Ibérica, depois da pandemia. Nesta 16.ª edição são mais de 450 participantes, incluindo um grupo convidado que traz de Itália as famosas máscaras Venezianas, que irão animar as ruas da cidade ao som dos Pauliteiros e das Gaitas de Foles Asturianas. Sábado (dia 21), às 16h30, o desfile começa e termina no Terreiro do Paço, celebrando assim o ritual da máscara - que no passado marcava a passagem dos jovens à idade adulta - e recuperando a magia de tempos místicos. Uma iniciativa com o apoio da Associação de Turismo de Lisboa.

 

A música preenche dois finais de tarde, com ritmos diferentes

 

Já esta quinta-feira (dia 19), às 19h, o pianista João Paulo Esteves da Silva junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos. Um concerto no Jardim da Quinta da Paz (no Lumiar) para ouvir Bela Senão Sem - editado em 2013 e reeditado em 2020 com novos arranjos e novas composições. 

No domingo, a partir das 18h, o Coreto do Jardim do Campo das Amoreiras (na freguesia de Santa Clara) serve de palco à atuação da Banda Musical e Artística da Charneca com um repertório musical tradicional, popular e erudito.

Voltamos a montar tela nos tanques públicos de lavagem de roupa, desta vez no Lavadouro do Lumiar para a exibição de curtas-metragens ao ar livre. Entre o universo Queer e os 50 anos do 25 de abril, as sessões do Cinema no Estendal estão marcadas para os dias 20 e 21, a partir das 21h.

Fonte: Egeac

“Viagens: HelloSafe revela a sua classificação exclusiva dos países mais baratos do mundo para viajar”


Por: Alexandre Desoutter

Planear um orçamento é sempre um passo importante para qualquer viajante que se prepara para uma viagem ao estrangeiro. Num novo estudo publicado hoje, a HelloSafe revela o orçamento médio diário necessário para viajar para 136 países em todo o mundo - incluindo alojamento, alimentação e transporte. O estudo revela que:

•O Laos (com um orçamento de 12 euros por dia), o Cazaquistão (17 euros) e o Ruanda (19 euros) são os três países mais económicos dos 136 países comparados.

•Em contrapartida, as ilhas caribenhas de Barbados (311 euros), Antígua e Barbuda (291 euros) e São Cristóvão e Neves (256 euros) são os três destinos com os orçamentos de viagem mais elevados.

•Portugal é o 20º país mais caro da Europa para viajar, com um orçamento médio de 122 euros por dia

Para consultar o estudo completo: https://hellosafe.pt/seguro-viagem/paises-mais-baratos-para-viajar

 

Metodologia

Este orçamento inclui as despesas incorridas pelo viajante no país de destino, ou seja: despesas de alojamento, despesas de alimentação, despesas de transporte dentro do próprio país, despesas relativas a visitas e actividades turísticas no local. Por outro lado, este orçamento não inclui as despesas de transporte para o país de destino (normalmente, o custo de um bilhete de avião).

A metodologia completa pode ser consultada no final do estudo.

A equipe editorial da HelloSafe terá o prazer de responder a quaisquer perguntas que possa ter sobre esta publicação.

 

A HelloSafe é uma plataforma líder na comparação de produtos financeiros (seguros, crédito, investimentos) no Portugal. Além de sua linha editorial especializada em seguros e produtos financeiros, o HelloSafe oferece uma gama mais ampla de tópicos relacionados ao consumo global no Portugal e no mundo. Seu objetivo é decifrar certos assuntos complexos para os consumidores e fornecer a todos as informações mais recentes.