quinta-feira, 1 de agosto de 2024

“Desporto: Vitória Oliveira foi 38.ª nos 20 km marcha e Ana Cabecinha 43.ª em Paris 2024”


Por: PFO

Fonte: Lusa

A portuguesa Vitória Oliveira terminou hoje a prova feminina dos 20 quilómetros marcha dos Jogos Olímpicos Paris2024 no 38.º lugar, enquanto Ana Cabecinha foi 43.ª, numa prova conquistada pela chinena Yang Jiayu, em 1:25.54 horas.

Na estreia, Vitória Oliveira, de 31 anos, cumpriu a prova em 1:36.22, enquanto Ana Cabecinha, na despedida olímpica, aos 40 anos, depois de dois sextos lugares (2012 e 2016), um oitavo (2008) e um 20.º (2020), fez 1:46.30.

A espanhola Maria Perez foi medalha de prata, a 25 segundos de Yang, enquanto a australiana Jemima Montag arrebatou o bronze, a 31.

“Desporto: Camila Rebelo de consciência tranquila, mas gostava de ter chegado às ‘meias’”


Por: Nuno Filipe Ortega // AMG

Fonte: Lusa

A nadadora portuguesa Camila Rebelo garantiu hoje estar de consciência tranquila e muito feliz pela sua estreia em Jogos Olímpicos, mas admitiu que gostava de ter chegado às meias-finais dos 200 metros costas de Paris2024.

“Eu estou de consciência tranquila, porque dei o meu máximo [...] Além de ser muito chorona quando é felicidade, também sou chorona quando é tristeza. Estou contente por ter participado nos meus primeiros Jogos Olímpicos e sou oficialmente olímpica. Dei o meu máximo na prova. Estou contente por ter dado o meu máximo, mas sem dúvida que gostava de ter feito um bocado melhor, obviamente”, assumiu uma emocionada Camila Rebelo.

A campeã europeia da distância foi quinta na terceira série, com 2.11,26 minutos, o 19.º tempo das eliminatórias, ficando a 75 centésimos de segundo da 16.ª classificada (2.10.51), a última que se qualificou para as meias-finais.

“Sentia que era possível ir à meia-final, fiquei em 19.º, estou contente, obviamente fiquei no top 20. Mas obviamente que estava ali, gostava de ter feito pelo menos o apuramento para a ‘meia’”, salientou.

Aos 21 anos, a nadadora de Coimbra começa a pensar nos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, mas afirma que “agora é tempo de descansar o corpo e a cabeça, porque foram três anos [de ciclo olímpico] muito longos”.

“Mas estou muito, muito feliz por ter competido nos meus primeiros Jogos Olímpicos e agora é aproveitar o resto da competição e apoiar o Diogo [Ribeiro] que ainda está a nadar”, disse.

Sobre as críticas à piscina, por ser demasiado lenta, Camila Rebelo assegurou que isso não afetou o seu desempenho, porque “estão todos a competir na mesma piscina”.

“Por isso, se eventualmente a piscina fosse mais lenta ou mais rápida, estamos todos com a mesma variável, portanto acho que isso não ia influenciar em nada, porque estamos todas na mesma piscina a competir lado a lado, por isso acho que é igual”, considerou.

“Desporto: Judoca Patrícia Sampaio conquista medalha de bronze em -78 kg em Paris 2024”


Por: RPM/JP

Fonte: Lusa

A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.

Patrícia Sampaio (13.ª) venceu no combate decisivo, o seu quinto na Arena Champ-de-Mars, a nipónica Takayama, nona do mundo e sétima favorita entre as 22 judocas inscritas na categoria, com um segundo waza-ari, resultando em ippon, obtido a 01.02 minutos do final.

O bronze de Sampaio é o quarto do judo português em Jogos Olímpicos, após as medalhas de Nuno Delgado (Sydney2000, -81 kg), Telma Monteiro (Rio2016, -57 kg) e Jorge Fonseca (Tóquio2020, -100 kg).

“Ecossistema: Ílhavo integra EasyPark”


•A aplicação EasyPark fica agora disponível em mais uma cidade da zona centro-norte do país

•Gerir a sessão de estacionamento dos utilizadores fica agora mais simplificada

 

Por: Inês Fernandes

Localizada na zona centro-norte do país, ílhavo é uma cidade banhada pela Ria de Aveiro, e agora parte do ecossistema EasyPark, juntando-se a 16 outras cidades de norte a sul do país.

Iniciar, prolongar e terminar o estacionamento pode ser uma tarefa algo complexa para os condutores, mais ainda quando não são nacionais, não encontram o parquímetro ou não têm moedas para pagar a sessão de estacionamento. Tudo isto ficou agora simplificado para os condutores que se deslocam a Ílhavo. Presente em 4000 cidades de 20 países em todo o mundo, a aplicação permite simplificar estes procedimentos através do telemóvel ou do computador de bordo do veículo do condutor, na língua do utilizador e sem qualquer necessidade de introduzir diferentes formas de pagamento.

Com a assinatura do acordo de ativação entre a multinacional de gestão de estacionamento e a IlliPark - Parques de estacionamento, Lda (Grupo ABB) que detêm a concessão do estacionamento em Ílhavo, a EasyPark continua assim a crescer em Portugal,  estando disponívelnum total de 16 cidades nacionais. De Lisboa, ao Porto, Faro, Albufeira, Tavira, Portimão, Sintra, Loures, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Mafra, Pombal, Almada e Vila Pouca de Aguiar.

Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group diz “O ecossistema EasyPark pretende contribuir para simplificar o dia-a-dia dos condutores, mas ao mesmo tempo aproximar as cidades e os condutores, procurando uma solução para algo tão simples como é pagar e gerir o estacionamento. Estamos em Portugal desde 2021, mas neste tempo já implementámos os nossos serviços em dezasseis cidades e não vamos parar por aqui. Queremos que portugueses e estrangeiros consigam gerir o seu estacionamento sem qualquer stress ou tensão desnecessárias”.

Graças à aplicação EasyPark, utilizadores e condutores de 78 nacionalidades diferentes já usufruíram de uma gestão de estacionamento mais eficaz e eficiente em território nacional.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group  é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Cultura: CIM ALTO MINHO CONTINUA A CELEBRAR 15 ANOS”


INICIATIVA CULTURAL "ROTEIRO ALTO MINHO:  INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS" É O DESTAQUE DE AGOSTO

 

Por: Sofia Monteiro

No âmbito das comemorações dos seus 15 anos, a CIM Alto Minho - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho lança o "Roteiro Alto Minho: Intervenções Artísticas". Esta iniciativa, que decorrerá ao longo do mês de agosto, tem como objetivo promover o património cultural e artístico dos dez concelhos do Alto Minho. “A CIM Alto Minho apresenta este roteiro que celebra a arte e a cultura dos nossos municípios. Queremos proporcionar aos visitantes, durante este mês de agosto, uma experiência enriquecedora, que valorize o nosso património artístico e cultural, promovendo simultaneamente o turismo local,” afirma Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho.  

O "Roteiro Alto Minho: Intervenções Artísticas" pretende destacar as intervenções artísticas realizadas nos concelhos do Alto Minho, por diferentes autores relevantes no panorama artístico e arquitetónico contemporâneo, no âmbito de atividades e projetos da CIM Alto Minho e dos seus municípios associados, como o Desencaminharte e o PROVERE Minho Inovação (PA2 e 3 Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho e Aldeias do Minho).  


Os visitantes terão a oportunidade de descobrir uma variedade de obras artísticas, muitas delas integradas em ambientes rurais, em paisagens únicas ou locais inusitados no Alto Minho, além de conhecer o rico património cultural e natural da região.  

 

INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS EM DESTAQUE

 

1. Arcos de Valdevez: "A Árvore" por Miguel Neves Oliveira no Santuário de Nossa Senhora da Peneda. 

2. Caminha: "ABRIGO" por FAHR 021.3 em Lanhelas. 

3. Melgaço: "O Cão de Castro Laboreiro" por Albano Martins em Castro Laboreiro. 

4. Monção: "A TORRE" por STILL urban design + Miguel Seabra no Castro de São Caetano Longos Vales. 

5. Paredes de Coura: "VER ATRAVÉS DA ÁRVORE" por Dalila Gonçalves no Caminho das Piçarras Romarigães. 

6. Ponte da Barca: "BARCA" por Pablo Pita no Choupal de Ponte da Barca. 

7. Ponte de Lima: "PEDRA SOBRE ROCHA" por André Banha no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe. 

8. Valença: "Pedras do Caminho" por Dinis Ribeiro no exterior da Muralha de Valença. 

9. Viana do Castelo: "JANELA" por João Mendes Ribeiro no Miradouro da Senhora do Crasto Deocriste. 

10. Vila Nova de Cerveira: "Homenagem ao Eterno Mestre dos Inquietos" por Juan Domingues em Vila Nova de Cerveira. 

Mais informações sobre o "Roteiro Alto Minho: Intervenções Artísticas": https://www.altominho.pt/pt/visitar/experiencias/arte-aplicada-ao-lugar-desencaminharte/ 

Fonte: #ComunicaçãoCompleta 

“Ciberbullying: As férias potenciam o risco a menores”


O aumento do tempo livre, o uso incontrolado dos telemóveis e o anonimato das redes sociais provocam um aumento dos casos de cyberbullying infantil

 

Por: Inês Fernandes

Apôs meses a realizar as tarefas escolares, em frente aos livros, e com os exames nacionais totalmente terminados, chega o verão e com ele o momento mais desejado pelos estudantes: as férias. O período estival permitirá aos mais novos descansarem e desligarem-se do ano académico durante as próximas semanas nas quais poderão disfrutar de uma infinidade de atividades como ir à praia, passar o tempo na piscina, viajar e partilhar momentos de qualidade com outros amigos ou a família.

Ainda que o as férias sejam um momento de descanso para os estudantes, estas podem apresentar um desafio para muitos alunos já que os problemas que sofriam nas aulas podem persistir e até intensificar-se nesta altura.

Durante o verão o bullying não desaparece, apenas se desloca para o ambiente digital onde o anonimato e a fácil difusão de informação através das redes sociais agravam a situação. Nesta época, os mais novos têm mais tempo livre e, por isso, dispõem de mais tempo para usarem os telefones móveis sem a supervisão de um adulto. Ao mesmo tempo, algumas crianças também experimentam mais momentos de isolamento pelas horas que podem passar sozinhas enquanto os pais estão ainda a trabalhar.

“São momentos onde têm maior liberdade e é necessário manter uma maior supervisão e segurança sem os privar de privacidade ou desconexão. A tecnologia já avançou o suficiente e não é necessário um telemóvel, com um relógio inteligente podemos dar segurança ao menor e a nós mesmos, ao mesmo tempo que os mantemos conectados”, declara Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily.

O papel das famílias é fundamental na prevenção do abuso escolar entre os menores, que devem prestar sempre especial atenção aos comportamentos dos seus filhos para poder detetar qualquer indício ou sinal de ciberbullying. Também é essencial que os pais sejam conscientes dos riscos associados ao uso sem supervisão de telemóveis, controlando e mediando o uso destes por parte dos seus filhos.

São muitos os pais que optam por proporcionar aos seus filhos dispositivos móveis desde uma idade mais precoce, sobretudo por motivos de segurança perante possíveis situações de risco. Contudo, os estudos revelam que até ao nível do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, estes podem ser muito prejudiciais ao crescimento dos mais novos. Mas, existem alternativas que oferecem funções de segurança próprias de uma telemóvel, como as chamadas, sem ter que os expor aos riscos das redes sociais.

Um exemplo destas alternativas são os relógios inteligentes infantis com função de geolocalização como o SaveWatch+ da empresa SaveFamily. Este dispositivo permite aos pais conhecer a localização dos seus filhos a todo o momento, ao mesmo tempo que incluem funções como receber ou realizar chamadas, videochamadas ou mensagens de WhatsApp. A peculariedade deste dispositivo é que todas as funções estão controladas e reguladas desde a aplicação instalada no telefone dos progenitores, detetando e detendo assim possíveis casos de bullying.

“Os nossos relógios estão desenhados especificamente para oferecer aos pais uma ferramenta totalmente segura e que gera uma maior proteção. O SaveWatch+ permite aos pais supervisionar as comunicações que realiza o menor, além da sua localização, sem ter que recorrer aos telemóveis convencionais. Desta forma, o menor não terá que estar exposto a possíveis riscos na internet ou redes sociais”, completa Álvarez. “Para trazer um maior sentimento de tranquilidade aos pais, em relação ao bullying, os nossos relógios incorporam ainda a função anti-bullying. Com esta, os pais poderão ver em tempo real o ambiente no qual se encontra o menor, além de permitir ouvir o que está a acontecer”, destaca.

Além do mais, se a criança se encontra num momento no qual teme pela sua integridade física, os relógios da SaveFamily contam com um botão SOS com o qual a criança pode contactar de forma rápida e simples com os seus pais através do relógio e, assim, solicitar ajuda.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Viagens: Vai viajar nestas férias?”


Saiba como estar preparado para uma viagem sem stress

 

•55,6% dos portugueses afirma utilizar o seu veículo para momentos de ócio e lazer, como são as férias

•O stress ao conduzir continua a ser um fator importante nas deslocações nacionais e internacionais dos portugueses

 

Por: Inês Fernandes

O estudo da Marktest realizado recentemente revela que um em cada três portugueses sofre de stress. No pós-pandemia, a saúde mental tornou-se um dos temas mais relevantes para o setor da saúde, e o tempo de férias, ócio e lazer tomou conta das prioridades de muitos portugueses.

De acordo com o EasyPark Group, 55,6% dos portugueses utiliza a sua viatura para se deslocar em momentos de ócio e lazer, mais além do que simplesmente para trabalhar. A pensar nas férias que agora se aproximam, importa considerar que as regras de trânsito, multas e demais documentação poderão não ser iguais às portuguesas.

“A presença da EasyPark em todo o mundo leva-nos a encontrar mercados em que as regras são diferentes para os condutores. A nossa aplicação torna mais fácil o estacionamento noutro país, uma vez que o utilizador está a fazer uso de uma ferramenta na sua própria língua, sem quaisquer necessidades de mudança de idioma ou introdução de novas formas de pagamento. Mas sabemos que essa facilidade e carácter internacional não é transversal a outros domínios, como são a documentação e, acima de tudo, as multas, pelo que deixamos alguns alertas aos nossos utilizadores”, refere Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

Atualmente, as multas internacionais, e sobretudo dentro do território europeu, já chegam de forma bastante célere à morada dos condutores, mas há formas de evitar alguns constrangimentos e, até, stresses, na condução em férias.

Os condutores podem, por exemplo, reservar o seu lugar de estacionamento noutro país. Disponível em estacionamentos cobertos em todo o mundo, de forma simples e eficaz o utilizador pode optar por reservar pela página online o seu lugar pelo período de tempo necessário e viajar mais descansado. Assim, evita a preocupação da localização do estacionamento e, até, o stress acrescido que conduzir numa zona desconhecida pode trazer na hora de estacionar. Ao mesmo tempo, previne situações em que o condutor pode não estar alerta para zonas de estacionamento mais restrito. Esta solução previne multas de estacionamento indesejadas, assim como momentos de tensão logo no início das férias, permitindo um estacionamento e pagamento rápidos e simples.

Por outro lado, é importante que a documentação esteja toda de acordo com o destino. A cobertura internacional dos seus seguros é também bastante importante, assim como os vistos de entrada dos veículos. Ainda que na zona de Schengen os veículos possam circular com a documentação do país de origem e os seguros têm uma cobertura alargada, será importante informar-se e estar atento quando circula entre fronteiras. Seja com viatura própria ou alugada, a verdade é que a responsabilidade recai sempre sobre o condutor, e o incumprimento pode invalidar uma deslocação e até as próprias férias.

E quando nos referimos em documentação, estamos também a alertar para a necessidade de conhecer as regras de trânsito e circulação nas vias, como são os dispositivos de sinalização em caso de acidente, que podem variar de país para país.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group  é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Por: Newsline

“Feiras: 16ª Edição da Feirinha de setembro”


21 setembro - Rua Luís Falcão de Sommer

 

Por: Ana Cristina Feio

No dia 21 de setembro, sábado, o Entroncamento recebe mais uma edição da Feirinha de Setembro.

Nesta feira, que decorre entre as 10h00 e as 13h00, na Rua Luís Falcão de Sommer, as crianças tornam-se vendedores de tudo um pouco, como brinquedos, refrescos, bolos, desenhos, flores, contam uma história, e tudo isto a um preço simbólico.

Será a 16ª edição organizada pelo Município do Entroncamento onde as crianças se tornam vendedores por um dia e onde as famílias se envolvem para os apoiar, trazendo uma dinâmica de feira infantil à cidade.

As inscrições para vendedores, são gratuitas, e devem ser efetuadas, até 19 de setembro, nos serviços culturais, ou pelo email cultura@cm-entroncamento.pt ou telefone 249 720 400.

Se queres ser vendedor nesta Feirinha de setembro, inscreve-te e vem vender o que entenderes. Esperamos por ti!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Transporte Escolar: Plano de 2024/25 aprovado com recorde de alunos previsto”


O Plano de Transporte Escolar 2024/25 foi aprovado por unanimidade em reunião ordinária de Câmara Municipal de Alenquer e antecipa um número recorde de 1.992 alunos a transportar no próximo ano letivo. Em 2023/24, o Município organizou e controlou o funcionamento dos transportes de 1.772 alunos e alunas dos quatro Agrupamentos de Escolas (Abrigada, Carregado, Damião de Goes e Visconde de Chanceleiros), representando cerca de 31% de toda a população escolar (5.775 alunos). O número previsto supera os contabilizados em 2020/21 (1.546 alunos), 2021/22 (1.761), 2022/23 (1.844) e 2023/24 (1.772).

Refira-se que todos os jovens estudantes dos 4 aos 23 anos, inclusive, têm acesso ao passe gratuito de transporte coletivo, não sendo necessário fazer prova de inscrição em unidade de ensino. Terão estes, somente, de apresentar um documento de identificação que comprove a idade, bem como os outros dados de identificação constantes de um requerimento de adesão junto do operador. As candidaturas poderão ocorrer, em impresso próprio [clicar aqui], nas secretarias dos Agrupamentos de Escolas para alunos que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho, ou através dos serviços municipais online ou da plataforma SIGA. Para outras informações, os emails de contacto são: educacao@cm-alenquer.pt / transporte.escolar@cm-alenquer.pt

Os itinerários previstos serão realizados através de transportes de serviço público, de veículos municipais, com recurso ao auxílio das juntas de freguesia, através de veículos alugados e também de circuitos especiais de táxi. Contemplam as 27 instituições de educação e ensino do território, do ensino pré-escolar até ao secundário.

Os representantes das entidades que compõem o Conselho Municipal de Educação de Alenquer deram um parecer positivo ao documento aprovado.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer