sábado, 9 de março de 2024

“Agricultura: Produtores de vinhos verdes em feira alemã para dar a conhecer a região”


Por: SPC//APN

Fonte: Lusa

Quase 30 produtores de vinhos verdes portugueses vão marcar presença na feira alemã ProWein, que decorre entre domingo e terça-feira, para “dar a conhecer a região e aumentar as exportações”, foi hoje revelado.

Em comunicado, a Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes refere que os 28 produtores vão “mostrar ao mundo toda a riqueza e variedade de castas, assim como diferentes estilos e perfis de vinho verde”.

Na feira alemã ProWein, que decorre em Düsseldorf, os produtores vão ocupar um ‘stand’, com cerca de 200 metros quadrados e quatro ilhas.

Segundo a comissão, vão também decorrer três seminários sobre vinhos verdes, onde irão marcar presença vários oradores como o crítico de vinhos canadiano Justin Leone e a proprietária de uma escola de vinhos em Hamburgo Ana Finn.

Citada no comunicado, a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, destaca que a presença na feira alemã “permite dar palco" aos vários produtores que procuram “incrementar o negócio de exportação e criar contactos estratégicos para colocar os vinhos verdes em locais de venda conceituados”.

“Esta é uma excelente oportunidade para aumentar as exportações de vinho verde no segmento ‘premium’, reforçando a estratégia de valorização em que a região tem apostado e que nos posiciona, cada vez mais, como referência”, acrescenta.

“João Fernando conquista bronze no Grand Prix Upper Austria de judo”


Judoca português, 32.º do ranking mundial, venceu o bronze nos -81 kg do Grand Prix Upper Austria, disputado em Linz, ao vencer no combate pelo pódio o ucraniano Mykhailo Svidrak

 

Por: Lusa

O judoca português João Fernando conquistou hoje a medalha de bronze nos 81 kg do Grand Prix Upper Austria, disputado em Linz, ao vencer no combate pelo pódio o ucraniano Mykhailo Svidrak.

Fernando, 32.º do ranking mundial, venceu quatro combates para chegar à luta pelas medalhas, perdendo com o italiano Antonio Esposito, 19.º, para ser relegado para a disputa pelo bronze.

Aí, impôs-se ao 30.º da hierarquia mundial e somou um importante pódio na carreira em Linz, onde Joana Crisóstomo, 64.ª do ranking de 70 kg, e Taís Pina, 56.ª da mesma categoria, chegaram aos oitavos de final.

Otari Kvantidze, 129.º em 73 kg, caiu nos ’16 avos’, numa competição em Linz que terá ainda o português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em ação no domingo, em 100 kg.

Fonte: Sapo on-line

“Cultura: O Dia Mundial do Teatro na BARRACA”


No próximo dia 27 de Março às 21.30h “A Barraca” comemora o Teatro com “1936 - O Ano da Morte de Ricardo Reis” numa adaptação e encenação de Hélder Mateus da Costa do celebrado romance do nosso Nobel José Saramago.

Uma interpretação magistral de Ruben Garcia e de Adérito Lopes acompanhados pelo virtuosismo transformista de Sérgio Moras à cabeça do elenco da Barraca sob o crivo da direção artística minuciosa da Maria do Céu Guerra.

Viva o TEATRO.

Fonte: A BARRACA Teatro

“Cultura: Fundação Inatel “tertúlia vinícola”


Dia 16 Março de 2024

 

A Fundação INATEL apresenta mais uma tertúlia vinícola, desta vez com o vinho da Beira Alta como protagonista.

Dia 16 de março, no INATEL São Pedro do Sul Hotel****, venha desfrutar de uma experiência para melhorar os seus conhecimentos de vinhos e, ainda, degustar o melhor da nossa gastronomia. Reserve já o seu lugar.

Mais informação: https://hoteis.inatel.pt/pt/Menu/Promocoes.aspx

Reservas: 210 072 387 - hotelaria@inatel.pt - hotéis@inatel.pt  

Fonte: Inatel





"Cultura: Balanchine / McNicol / Forsythe"


De 14 a 24 de março de 2024 no Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

 

A Companhia Nacional de Bailado apresenta "Balanchine / McNicol / Forsythe" com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa.

Num só programa reunimos dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresentamos três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica. Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite.

Bilhetes (10€ a 20€; descontos disponíveis) em http://bol.pt

 

COM ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA E SOLISTAS DA ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA

 

Num só programa reunimos dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresentamos três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica. Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite.

George Balanchine será talvez o grande mentor desta noite, uma vez que é a partir da revolução que impulsionou na dança que veio a influenciar, direta ou indiretamente, criadores e bailarinos em todo o mundo.

O trabalho de Andrew McNicol destaca-se pela sua beleza poética e por uma profunda ligação entre movimento e música. A dança clássica está na sua base de trabalho, mas McNicol imprime sempre uma contemporaneidade, que é criada a partir da inspiração que o corpo de bailarinos/as lhe oferece. Neste programa, estreamos uma nova criação do coreógrafo britânico, desenhada para os bailarinos e bailarinas da CNB.

Workwithinwork, de William Forsythe, estreou em 1998 pelo Ballet de Frankfurt. Com um trabalho reconhecido internacionalmente, Forsythe aborda a dança de uma forma inovadora e desafiante, explorando, mas simultaneamente desconstruindo códigos da técnica de dança clássica e quebrando convenções, através de movimentos fora de equilíbrio e de rápidas mudanças de direção. Forsythe é também reconhecido pela forma como transforma o espaço cénico, criando coreografias complexas e dinâmicas tão desafiantes para os bailarinos e bailarinas como para o público.

 

CONCERTO BAROCCO

 

Concerto Barocco começou como um exercício para a School of American Ballet e foi dançado pelo American Ballet Caravan, na sua lendária digressão sul americana em 1941. Posteriormente, entrou no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo. Em 1948 foi uma das três peças no espetáculo inaugural do New York City Ballet e, em 1951, Balanchine elimina definitivamente os figurinos originais, vestindo os intérpretes com roupas de treino diário, provavelmente a primeira vez que se via aquilo a que passou a ser nomeado como o traje típico de Balanchine para obras contemporâneas.

Concerto Barocco é uma obra abstrata desenvolvida a partir da partitura musical de Johann Sebastian Bach. A coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, uma característica muito presente na obra do mestre americano George Balanchine.

 

UPSTREAM

 

Andrew McNicol tem vindo a desenvolver um trabalho como coreógrafo em companhias como o Royal Ballet de Londres, o Joffrey Ballet, o Royal Ballet da Flandres e a sua própria companhia, McNicol Ballet Collective.

O jovem coreógrafo britânico é reconhecido por contar histórias e retratar emoções fortes através da dança, quer nas peças que cria para o palco quer naquelas que cria para o seu projeto de dança digital com o McNicol Ballet Collective.

Esta nova criação é a sua primeira colaboração com a Companhia Nacional de Bailado.

 

WORKWITHINWORK

 

Workwhithinwork parte de uma sucessão de duetos que emergem de encontros impessoais, mas simultaneamente apaixonantes. Do fundo da cena escura, os bailarinos emergem como um reflexo da imaginação criativa de uma mente anónima.

Criando uma atmosfera sóbria e austera, esta peça oferece uma visão detalhada e musical sobre extrapolações aparentemente infinitas da técnica de dança clássica, libertando os bailarinos da sua lógica convencional. Uma visão a que Forsythe já nos habituou sem nunca deixar de nos surpreender.

Fonte: Companhia Nacional de Bailado

“Cultura: Sonia Wieder-Atherton - D’Est en Musique”


Dia 20 Março de 2024

Local

Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian

As imagens de D’Est, obra-prima da documentarista Chantal Akerman, permaneceram com Sonia Wieder-Atherton durante muito tempo. Ao assistir a um excerto do filme, sem som, na companhia de uma sonata de Schnittke, a violoncelista deu por si a imaginar a música a transformar os carros que rolavam sobre a neve em bailarinas cheias de leveza. Foi essa mediação emocional da relação entre música e cinema que Wieder-Atherton se propôs trabalhar e partilhar com a pianista Sarah Rothenberg, desenvolvendo o cativante projeto D’Est en Musique.

 

Sonia Wieder-Atherton Violoncelo

Sarah Rothenberg Piano

 

“D’Est en Musique”

Com projeção de imagens do filme D’Est (1993), de Chantal Akerman

 

Maurice Ravel

Kaddisch, para violoncelo e piano

 

Sergei Rachmaninov

Sonata para Violoncelo e Piano, em Sol menor, op. 19 (Largo – Allegro moderato)

 

Boris Tchaikovsky

Suite para Violoncelo solo em Ré menor (Aria)

 

Fryderyk Chopin

Sonata para Violoncelo e Piano, em Sol menor, op. 65 (Scherzo: Allegro con brio)

 

Bohuslav Martinů

Sonata para Violoncelo e Piano n.º 2, H. 286 (Largo)

 

Leoš Janáček

Poesia popular da morávia em canções, para violoncelo solo(transcrição de F. Krawczyk e S. Wieder-Atherton)

 

Béla Bartók

Danças populares romenas, para violoncelo e piano (IV Bucsumí tánc / III Pe loc)

 

Alfred Schnittke

Sonata para Violoncelo e Piano n.º 1 (Largo-Presto-Largo)

 

Sergei Prokofiev

Adagio op. 97bis, para violoncelo e piano (do bailado Cinderela)

 

Duração total prevista: 80 minutos sem intervalo

Preço: 12,00 €

 

FICHA TÉCNICA

Open

Mecenas Gulbenkian Música

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian