segunda-feira, 25 de agosto de 2025

“Percussão contemporânea dia 29 de agosto no CCR”


Por: Tiago Carvalho

O Centro Cultural Raiano (CCR) recebe no próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), às 21h30, o espetáculo “Nativo”, uma criação de Tiago Manuel Soares.

Após 20 anos de um profundo estudo, formação e percurso ligados à música de raiz, o músico Tiago Manuel Soares apresenta-se a solo, com a percussão tradicional portuguesa como ponto central da narrativa, num espetáculo pioneiro.

“Nativo” vai à descoberta de novas estéticas, numa visão contemporânea da diversidade deste património imaterial português, vista aos olhos de artistas atuais que nunca se desconectaram das suas raízes. A herança imaterial portuguesa é conduzida pela permanente regeneração e é essa transformação o motor para o futuro da autodescoberta.

Formado pela Academia Contemporânea do Espectáculo, Tiago Manuel Soares iniciou o seu percurso em percussão tradicional e, ao longo dos anos, realizou masterclasses com nomes distintos do panorama internacional. Tem desenvolvido a sua atividade como músico colaborando em inúmeros projetos nacionais e internacionais, e como formador.

Como solista, estreou obras dos compositores Fernando Lapa, Ângela da Ponte, Luís Figueiredo, Eurico Carrapatoso e Filipe Fernandes, explorando o universo da música tradicional portuguesa numa vertente erudita. Como autor, editou um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoio DGARTES), sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho.

A entrada é gratuita, mas a reserva é aconselhável, preferencialmente através do telefone 277 202 900. Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do CCR a partir das 20h30.

“Nativo” resulta de uma coprodução com o Município de Santo Tirso; 23 Milhas/Município de Ílhavo; Município de Idanha-a-Nova/Centro Cultural Raiano e conta com o apoio República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes / Rede Portuguesa de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Em www.idanha.pt/agenda é possível encontrar mais informações.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“O mito da água com limão em jejum: afinal faz bem ou mal?”


Por: Leak

Poucas tendências de saúde tiveram tanto impacto como a ideia de beber água com limão logo ao acordar. Em redes sociais, blogs e até em conversas do dia a dia, esta prática é apresentada como um “milagre natural” capaz de desintoxicar o organismo, acelerar o metabolismo e até prevenir doenças. Mas será que a água com limão em jejum tem, de facto, todos estes benefícios? Ou estamos perante mais um mito de bem-estar amplificado pela internet?

 

De onde vem a ideia da água com limão em jejum

 

A prática popularizou-se nas últimas décadas como parte de rotinas de “detox”. A ideia central é simples: o limão, rico em vitamina C e antioxidantes, combinado com a água morna ou natural, ajudaria a limpar o corpo logo de manhã, equilibrar o pH e promover a digestão. Esta crença espalhou-se rapidamente e passou a ser adotada por milhões de pessoas em todo o mundo.

 

O que a ciência realmente diz

 

Beber água com limão pode, sim, trazer alguns benefícios, mas não são tão extraordinários como muitas vezes se afirma.

Hidratação: a maior parte dos efeitos positivos vem da água em si, já que começar o dia hidratado é essencial para o funcionamento do organismo.

Vitamina C: o limão é uma boa fonte desta vitamina, importante para a imunidade e para a produção de colagénio.

Digestão: a acidez do limão pode estimular a produção de sucos gástricos, ajudando algumas pessoas a digerir melhor.

No entanto, não existem evidências científicas sólidas de que a água com limão em jejum seja capaz de “desintoxicar” o corpo ou de acelerar de forma significativa a perda de peso. O fígado e os rins já desempenham naturalmente essa função de desintoxicação.

 

Os mitos mais comuns

 

Muitos dos supostos benefícios da água com limão em jejum não têm fundamento científico.

Alterar o pH do corpo: é impossível mudar o pH do sangue através da alimentação, já que o organismo mantém este valor estável de forma natural.

Queimar gordura rapidamente: não há provas de que beber água com limão acelere o metabolismo a ponto de provocar emagrecimento por si só.

Eliminar toxinas: não existem toxinas específicas que sejam eliminadas pelo limão; esse é o papel dos órgãos responsáveis pela filtragem do corpo.

 

Quando pode ser benéfico

 

Apesar dos exageros, beber água com limão não deixa de ser uma prática saudável para muitas pessoas.

Ajuda a começar o dia hidratado.

Pode substituir bebidas menos saudáveis, como refrigerantes ou sumos açucarados.

Contribui para aumentar a ingestão de vitamina C, sobretudo em dietas pouco ricas em fruta.

Para quem gosta do sabor cítrico e sente que ajuda a acordar o organismo, não há problema em manter este hábito.

 

Possíveis riscos da água com limão em jejum

 

Nem tudo é positivo. A acidez do limão pode ter efeitos indesejados se consumido em excesso:

Erosão dentária: o contacto frequente do ácido cítrico com o esmalte pode fragilizar os dentes.

Azia e refluxo: pessoas com problemas gastrointestinais podem ver os sintomas agravados.

Irritação gástrica: em jejum, o estômago pode ficar mais sensível à acidez.

Para minimizar riscos, recomenda-se beber com palhinha, enxaguar a boca com água depois do consumo e não exagerar na quantidade.

A água com limão em jejum não é uma poção mágica, mas também não é prejudicial para a maioria das pessoas. O principal benefício está na hidratação e no pequeno extra de vitamina C que fornece logo de manhã. No entanto, acreditar que esta prática por si só emagrece, desintoxica ou altera o pH do corpo é cair em mitos sem base científica.

No fundo, beber água com limão pode ser um hábito agradável e saudável, desde que integrado numa alimentação equilibrada e sem expectativas irreais. O segredo não está numa receita milagrosa, mas na consistência de escolhas diárias para a saúde.

Fonte: MSN

“Ciclo de cinema Goa em foco vozes e visões documentais”


Foto:  I am Nothing, Vamona Navelcar, de Ronak Kamat

Sextas | 5 e 12 Setembro; 3 e 10 Outubro | 18.00 | Entrada gratuita

M/12 anos

PROGRAMAÇÃO PARALELA | EXPOSIÇÃO FOTO ARTE GANESH

Este ciclo de documentários viaja pelas memórias históricas de Goa, mas também pelo pulsar contemporâneo da sua sociedade. A par da exibição de filmes, promovem-se conversas com o público e convidados sobre o papel do documentário na resistência ao esquecimento.

 

Programa

 

5 Setembro | I am Nothing, Vamona Navelcar [2025], de Ronak Kamat

12 Setembro | Saxtticho Koddo: O Celeiro de Salcete [2017], de Vince Costa

3 Outubro | A Delicate Weave [2017], de Anjali Monteiro e K.P. Jayasankar

10 Outubro | Outra Goa I [2024], de Rosa Maria Perez

Sessão com a presença da realizadora e momento de música e dança pelo grupo EKVAT, da Casa de Goa

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Dia 7 de setembro há passeio dos Cangalhos D’Idanha”


Por: Tiago Carvalho

Os Cangalhos D’Idanha organizam um novo passeio de motas no dia 7 de setembro, por belas paisagens do concelho de Idanha-a-Nova.

Os participantes deverão concentrar-se às 8h30 na sede dos Cangalhos, na zona antiga de Idanha-a-Nova (Rua do Pombal), com saída às 9h00.

O passeio inclui uma paragem no Ladoeiro, para reforço alimentar, e termina com o regresso a Idanha-a-Nova, para almoço no Parque de Campismo.

As inscrições estão abertas e têm o valor de 15 cangalhos para sócios e 20 para não sócios, com direito a brinde, almoço e reforço alimentar.

As inscrições devem ser feitas junto dos Cangalhos D’Idanha através dos contactos 962 592 856 (Jorge) ou 964 381 221 (Chamusca).

O 27º Passeio Oficial dos Cangalhos D’Idanha conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Junta de Freguesia do Ladoeiro e da Vídeo-Foto Quaresma.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Exposição de Pintura de Luís Sá”


De 30 agosto a 11 setembro | Galeria Municipal

 

Por: Guiomar Messias

A Galeria Municipal, acolhe entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro, a Exposição de Pintura da autoria de Luís Sá.

Luís Sá nasceu em Torres Novas no ano de 1971. Adquiriu os seus conhecimentos artísticos em Madrid, estudando desenho e pintura na Academia Artium e no atelier de Ramón Rodriguez Soria, e foi durante a sua estadia em Espanha que se dedicou inteiramente à pintura.

A Exposição de Aguarela, realiza-se no âmbito do projeto DEVIR 2025, e tem inauguração marcada para o dia 30 de agosto, sábado, pelas 17h00, podendo posteriormente ser visitada até ao dia 11 de setembro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento