terça-feira, 9 de julho de 2024

“Musica: O PARQUE URBANO DO JAMOR É O PALCO DO SOMERSBY OUT JAZZ NO MÊS DE AGOSTO"


Por: Nicole Santos Fernandes

O ponto de encontro das tardes domingueiras mais cool do mês de agosto será o Parque Urbano do Jamor e contará com Yvu, Colorao Som Sistema, Ketzal, Duarte Ventura Quinteto, entre outros artistas

No penúltimo mês do Somersby Out Jazz dá-se continuidade aos pores do sol inesquecíveis de domingo, às boas vibrações que pairam no ar e aos momentos de boa música que vão perdurar até ao fim do verão – tudo se mantém, só mesmo a localização é que muda e agora é a vez de desfrutar do Parque Urbano do Jamor, como é habitual, todos os domingos a partir das 17h00.

O festival prossegue na nova localização já no dia 4 de agosto, para trazer aos finais de tarde quentes de domingo o desejo de que nunca acabem e se a música, a companhia, o ambiente e os jardins não eram suficientes para convencer a ir espreitar o Somersby Out Jazz, a nova localização tem o bónus de ter uma paisagem particularmente bonita, com um rio que corre em volta de todo o parque. E porque num festival uma das partes mais importantes é a música, a garantir que o fim de semana acaba da melhor forma estarão nomes como Tinim, Yvu, Marwan, Ketzal e não só, a proporcionar boas energias ao som do melhor jazz, funk, soul e hip-hop.

Com a Somersby como mainsponsor, vinho Bico Amarelo como sunday sponsor e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a 18ª edição do Somersby Out Jazz tem sido um sucesso na promoção da cultura musical e de artistas portugueses. Com entrada gratuita para todos – amigos de quatro patas com trela incluídos – o festival conta ainda com muitas tardes de domingo animadas e inesquecíveis para aproveitar sozinho ou acompanhado.

 

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO:

 

4 de agosto

          Tinim

          Yvu

11 de agosto

          Marwan

          Colorao Som Sistema

18 de agosto

          Luís Vicente Trio

          Ketzal

25 de agosto

          Duarte Ventura Quinteto

          Hélder Russo

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Atividades: PROGRAMA MUNICIPAL CONTINUA A ANIMAR O VERÃO NA ZONA DE SANTA CRUZ”


No âmbito do “Santa Cruz.365”, programa que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, está a ser proporcionado um vasto conjunto de atividades em diversas áreas na localidade balnear de Santa Cruz e em outros pontos da zona litoral torriense, de modo a tornar mais agradável e aprazível a estadia na mesma durante a época de veraneio.

Das atividades previstas para o período de 13 a 19 de julho no âmbito do “Santa Cruz. 365”, destaque-se as de carater cultural que terão lugar nas noites do próximo fim de semana na zona central de Santa Cruz. Uma delas é o teatro Transportadores, que será apresentado pela companhia Radar 360 na Rua José Pedro Lopes, no dia 13 de julho, a partir das 22h00, o qual será levado a cabo por “passageiros das suas próprias viagens”, que “constroem narrativas abstratas a partir de percursos poéticos e efémeros no espaço. Pelo caminho vão encontrando e acumulando... O seu património é material e imaterial.

Questionam o excesso, a carência, o desperdício, o alto consumo, a sociedade fabricada, a natureza bruta... a memória individual e a (in)consciência coletiva da sociedade contemporânea. Passam uma noite, mas seguem viagem ... numa deambulação contínua, resultante duma necessidade compulsiva de avançar nesta mobilidade da utopia!”. Também no dia 13 de julho, igualmente pelas 22h00, o Parque Municipal de Santa Cruz acolherá um concerto da Sociedade Filarmónica Ermegeirense, sendo que 24 horas depois o mesmo espaço será palco para uma atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses do Varatojo”.

Durante o referido período temporal o “Santa Cruz.365” proporcionará um conjunto de atividades destinadas ao público infantil. Quatro dessas atividades terão lugar na Biblioteca de Praia de Santa Cruz: as sessões de leitura baseadas nos livros Quem dá uma abraço ao Martim? e O livro é Meu!, que se realizarão nos dias 16 e 18 de julho, respetivamente, pelas 15h00; uma oficina de expressão plástica denominada “Peixes Úteis”, que acontecerá no dia 17 de julho, pelas 15h00; e uma oficina denominada “Vamos conhecer e jogar com os ODS – ODS14 / Proteger a vida marinha”, que decorrerá no dia 19 de julho, a partir das 15h00, organizada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste e o Geoparque do Oeste.

De referir que para a participação nestas atividades tem de ser efetuada inscrição prévia durante os cinco dias que antecedem cada uma delas, pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt. Já o Parque Municipal de Santa Cruz acolherá nas noites dos dias 16 e 18 de julho, a partir das 21h30, a atividade “ O Rei manda… Brincar no verão”, a qual se constituirá como um tempo de encontro para a brincadeira livre, não programada, com recursos e propostas sugeridos, com que as crianças participantes poderão brincar entre elas e com as respetivas famílias.

Na área da educação científica o “Santa Cruz.365” proporcionará proximamente duas atividades: “Borboletas noturnas na Praia Azul”, que se realizará no dia 13 de julho, a partir das 21h00, orientada por Hélder Cardoso (requer inscrição prévia que deve ser efetuada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras); e “Como podemos usar a mosca da fruta para estudar a adaptação ao aquecimento global?”, que acontecerá no dia 19 de julho, pelas 19h15, na Biblioteca de Praia de Santa Cruz, dinamizada por Marta Alves Antunes, no âmbito do projeto “Torres de Ciência em movimento” (o qual é dinamizado pela jovem cientista torriense Madalena Pimentel Marques com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras).

O desporto é outra das componentes do programa “Santa Cruz.365”, sendo a esse propósito de recordar que no âmbito do mesmo estão a ser proporcionadas em Santa Cruz caminhadas e corridas com duração de uma hora aos sábados de manhã (pelas 9h30, a partir da Praceta Antero de Quental) e às quartas-feiras ao início da noite (com concentração pelas 21h15, a partir do Largo Jaime Batista da Costa), por meio das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, respetivamente. Ainda na área desportiva e igualmente no âmbito do “Santa Cruz.365” é de frisar o início no próximo dia 19 de julho do Santa Cruz Ocean Spirit (a realizar em Santa Cruz) e do Campeonato Nacional de Saltos B (a realizar no centro hípico do hotel Golf Mar, em Porto Novo).

Mais informação sobre a programação do “Santa Cruz.365” pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Espetáculos: Noites de Verão 2024 Praça Salgueiro Maia com animação de verão”


Por: Ana Cristina Feio

A edição 2024 do programa “Noites de Verão” vai animar a Praça Salgueiro Maia, nos meses de julho, agosto e setembro, com vários espetáculos.

 

PROGRAMA:

 

20 julho | sábado | 22h00 | TORRES FARRA

Constituída por músicos oriundos da zona de Torres Novas, a Torres Farra tem palmilhado Portugal na busca de novas raízes, temas e maneiras de levar a alegria e boa música a todo o povo! Esta fanfarra com instrumentos de sopro e percussão abrange os mais variados estilos musicais tendo um repertório musical de diversas influências culturais. No entanto, é a sua ligação à herança musical portuguesa que torna imprescindível interpretações únicas e de nova roupagem de temas nacionais conhecidos de todos.

 

3 agosto | sábado | 22h00 | XV FESTIVAL INTERNACIONAL "ACORDEÃO EM ESPETÁCULO" 2024 / 40 ANOS CARREIRA - RODRIGO MAURÍCIO

O Festival Internacional "Acordeão em Espetáculo'' terá, em 2024, a sua XV Edição, tendo como objetivo principal o promover o acordeão como instrumento multifacetado, a Música como linguagem universal e o trazer a Portugal os mais conceituados acordeonistas a nível Mundial/Campeões Mundiais do referido instrumento.

 

17 agosto | sábado | 22h00 | FAST FORWARD DE MARINA POPOVA

Contrariando a ideia de que algumas músicas não são adequadas para dançar, FAST FORWARD surge da vontade da Coreógrafa Marina Popova em ilustrar através da dança, as músicas mais icónicas da sua juventude. Neste espetáculo multidisciplinar que assume a forma de um “concerto”, os instrumentos são tocados ao vivo pelos próprios bailarinos, mas é o movimento e a coreografia que assume o papel principal do cruzamento artístico.

 

31 agosto | sábado | 22h00 | FIVE MEET BLUES

"Five Meet Blues” é um grupo musical constituído por cinco músicos que se uniram com uma paixão em comum: o Blues. Combinando influências do Rock com a autenticidade do Blues, o grupo integra no seu repertório alguns temas marcantes deste género musical, caraterizado por solos de guitarra apaixonados, harmonias envolventes e uma batida contagiante. Para quem está pronto para uma dose de blues com uma pitada de Rock'n Roll, não deixe passar a oportunidade de assistir aos “Five Meet Blues” ao vivo, acompanhando este grupo numa viagem sonora que o vai deixar com vontade de mais. Para nós, cantar Coimbra é uma paixão.

 

7 setembro | sábado | 22h00 | RANCHO "OS PESCADORES" DE TANCOS

Fundado a 13 de junho de 1981, composto por 50 elementos, sócio efetivo da Federação do Folclore Português, da região de turismo dos Templários e Inatel, ao longo destes anos temos atuado de norte a sul de Portugal e em vários países Europa.

Espetáculos com entrada livre.

Viva o Verão Connosco!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Arqueologia: Visita orientada à villa romana da Quinta da Bolacha e ao sítio arqueológico do Moinho do Castelinho”


No próximo dia 27 de julho (sábado), das 10h00 às 12h30, realiza-se uma visita orientada à villa romana da Quinta da Bolacha e ao sítio arqueológico do Moinho do Castelinho.

Visita pela Arqueóloga Gisela Encarnação onde se vai dar a conhecer os resultados obtidos durante as campanhas de escavação realizadas em 2024, em dois dos sítios romanos mais importantes da Amadora.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Ponto de Encontro: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Parque Aventura

Necessita inscrição prévia | Custo: 2€ /pessoa, gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

Inscrição prévia por email: museu@cm-amadora.pt ou telefone (214 369 090)

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações, contactar museu@cm-amadora.pt ou 214 369 090

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Feira: De Antiguidades e Velharias do Entroncamento”


Por: Ana Cristina Feio

No dia 14 de julho, domingo, decorre mais uma edição da Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento.

A Feira decorre na Rua Luís Falcão de Sommer e na Praça Salgueiro Maia, entre as 09h00 e as 18h00, e tem por objetivo dinamizar e valorizar o comércio no centro da cidade.

Para mais informações e inscrições para potenciais vendedores nesta Feira deverá ser contatado o Gabinete de Turismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal através do email empresario@cm-entroncamento.pt ou 249 720 415.

Visite a Feira de Antiguidades e Velharias!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Festas: De volta no fim do verão”


As Festas de Lisboa já lá vão e deixaram boas recordações na cidade. Com as Marchas Populares, os Casamentos de Santo António e os Arraiais, os concertos, as peças de teatro, as exposições, as visitas e os percursos, as performances e as festas multiculturais, Lisboa ficou mais rica, mais colorida e animada, lotando espaços e plateias, dentro e fora de portas. 

Agora é tempo de férias, mas as Festas regressam à cidade no fim do verão...

A Lisboa Mágica, a Orquestra Gulbenkian, orquestras de jazz, bandas filarmónicas, curtas-metragens, miniconcertos ao piano, espetáculos de António Chainho e Rui Massena ou o novo projeto de Dino d’Santiago, são alguns dos destaques das Festas na Rua - vamos montar palcos nos jardins, coretos, praças e lavadouros, oferecendo um programa cultural diversificado, intimista, ao ar livre e gratuito.

Fonte: Egeac

“Cultura: Espetáculo “Morte às Fantasmas” apresentado em Idanha”


13 de julho, no Teatro Estúdio São Veiga

 

Por: Tiago Carvalho

No próximo sábado, dia 13 de julho, pelas 20 horas, no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova, será apresentado o espetáculo "Morte às Fantasmas", uma criação de Roxana Ionesco.

 

SINOPSE

Este projeto é criado a partir de uma tradição existente no património cultural romeno - a lavagem das carpetes. É um baile de fantasmas, mas um baile onde as fantasmas dançam slows na tentativa de celebrar o encontro corpo com corpo. Uma procura incessante pela conexão possível neste mundo sempre em movimento. Dar-te a mão enquanto dançamos e isso ser mais que o suficiente. Não te tocar - para encontrarmos uma outra intimidade. Criar um lugar onde seja possível partilharmos a nossa solidão em conjunto, pois talvez seja a isso que o amor se resume: partilhar a nossa solidão com outras solidões.


 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação, interpretação, texto e cenografia: Roxana Ionesco

Interpretação: Beatriz Garrucho; Inês Saramago; Rafaela de Lima

Designer de luz: Renato Marinho/Nova Lux Coletivo

Figurinista: Margarida Marques

Apoio à Cenografia: Constanza Siragusa

Apoio ao Movimento: Gonçalo Egito

Produção: Mariana Sá Marques

Fotografia de divulgação: Rui Palma

Fotografia de cena: Max Shuz

Teaser de divulgação: João Santana

Video: Ana Ladislau

Residências Artísticas: Cão Solteiro. Residências 120; Futurama; Teatro Oficina

Apoios: Associação Buburuza; Galeria Zé dos Bois; Latoaria; República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes; Teatro Ajidanha.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Exposições: Museu do Caramulo expõe coleção de automóveis e motos de André Villas-Boas”


Exposição “Uma exposição sobre rodas” mostra a coleção e ao vivo pela primeira vez

 

O Museu do Caramulo inaugura, a partir desta quinta-feira, dia 11 de Julho, pelas 10h, a exposição “Uma Paixão sobre Rodas: Coleção André Villas-Boas”, com a apresentação de um conjunto de automóveis, motos e artigos de automobilia que retratam as vivências e a profunda ligação emocional de Villas-Boas ao mundo do universo a motor.

Todas as paixões têm o seu momento de ignição. No caso de André Villas-Boas, tudo começou com as idas ao Estoril e à Exponor, num baú de memórias levadas pela mão do seu Pai, Filipe, e do seu Tio, Pedro Villas-Boas.

Construída ao longo de anos e com uma curadoria puramente pessoal, a coleção de André Villas-Boas reflete os seus diversos gostos motorizados, que vão desde os clássicos desportivos, como o Lamborghini Miura S, o Porsche 911 RS ou o Ferrari F40, ao universo das duas rodas, com exemplares tão exóticos como a Confederate Fighter ou a Auto Fabrica Type 16. E claro, a competição, pela qual André Villas-Boas tem uma atração desde criança, cumprindo agora o sonho de poder colecionar não só os modelos dos grandes protagonistas do passado, como as motos KTM de Cyril Despres e Marc Coma e a sua própria Toyota Hilux, mas também daqueles ainda no ativo, como o Peugeot 3008 DKR Maxi de Stéphane Peterhansel e a KTM RC16 de Miguel Oliveira.

A coleção vai ainda mais além, com a demonstração de uma paixão genuína que surpreende pela variedade de exemplares que passam pelo exótico BAC Mono, pelo vibrante Citroën C3 WRC e pelo possante Ferrari 599 GTB Fiorano, mas igualmente pelo clássico MG Le Mans EX 182 e pelo popular FIAT 500 L.

Além deste extraordinário alinhamento de automóveis e motos, a exposição conta também com um conjunto de artefactos pessoais preservados desde a infância e que conectam a paixão de Villas-Boas a todas as suas vivências, das miniaturas aos bilhetes das provas, passando pelos capacetes das lendas com quem se cruzou.

André Villas-Boas criou com o tempo uma extraordinária coleção de automóveis e motos, mas mais do que isso, uma coleção de memórias em constante ebulição que, generosamente, exibe agora – e pela primeira vez – ao vivo no Caramulo, um lugar indissociável da sua paixão motorizada.

A exposição “Uma Paixão sobre Rodas – Coleção André Villas-Boas” estará patente até ao dia 20 de Outubro, no Museu do Caramulo, podendo ser visitada todos os dias entre 10 e as 18h, já a partir do próximo dia 11 de Julho.

Fonte: Museu do Caramulo

“Desporto: XXVII Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e IX Caminhada José Canelo”


Por: Ana Cristina Feio

Decorre no dia 29 de setembro, pelas 10h00, o XXVI Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e a IX Caminhada José Canelo.

A caminhada, deste ano, assinala a comemoração do 100º Aniversario de José Canelo, atleta, residente no Entroncamento, tetracampeão mundial de atletismo e que tem que ao longo da sua vida conquistado diversos prémios na modalidade.

A prova de atletismo tem definido um percurso de 10 km tendo partida junto ao Museu Nacional Ferroviário, passando pelo Regimento de Manutenção, pelo Parque Verde do Bonito e terminando no Largo José Duarte Coelho. A caminhada terá entre 6 a 8 km, com um percurso acessível a todas as idades.

Aa atividades são dirigidas ao público em geral e obedecem a inscrição prévia, devendo ser efetuadas online através do site do “Grande Prémio - Museu Nacional Ferroviário”, no endereço: https://linhanorte.wixsite.com/gpmnf.

O XXVI Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e a IX Caminhada José Canelo, integram o programa oficial do Festival Vapor 2024 e são uma organização do Município do Entroncamento, que conta com o apoio técnico do CLAC – Clube Amador de Desportos do Entroncamento.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento