quinta-feira, 4 de abril de 2024

“Desporto: Lagos recebe os patinadores mais rápidos do mundo”


Por: Francisco Piedade

Lagos será palco da segunda etapa da Taça da Europa de Patinagem de Velocidade de 2024, de 5 a 7 de abril. Todos os recordes de participação irão ser batidos: 660 patinadores, oriundos de 27 países, representando perto de duas centenas de clubes na 19.ª edição do Torneio Internacional Terras do Infante.

Os dois primeiros dias terão provas com a pista da Escola Secundária Júlio Dantas como palco, para, no terceiro e último dia, apenas na parte da manhã, a Avenida dos Descobrimentos (100m e Maratona - 42Km) e as estradas da cidade serem o local de passagem das mais de seis centenas e meia de patinadores de quatro continentes. A realização da prova implicará condicionantes ao trânsito na cidade nesse domingo, os quais podem ser consultados aqui.

Muitos serão os campeões europeus e mundiais presentes e várias as equipas profissionais e semiprofissionais, esperando-se momentos de grande competitividade e emoção. A entrada é gratuita e existirá uma feira de venda de material de patinagem para todo o público poder desfrutar.

Os maiores destaques vão para os campeões mundiais de 100m, Vicenzo Maiorca (ITA), atual Campeão do Mundo 2023, e Jhoan Guzman (ESP), Tricampeão Mundial em 2022 (100m, 200m e volta). Estarão também presentes os vencedores das últimas edições: Marco Lira (PT), em 2023, e Patxi Peula (ESP), em 2022 e em outras quatro edições (patinador com maior número de vitórias). Nas mulheres, Kelly Delgado (COL), vencedora em 2023 e 2022, e Aura Quintana (COL), já com duas vitórias. Prémios monetários para os vencedores, feminino e masculino, de mil euros cada, num total de mais de seis mil euros a distribuir pelas várias competições (Torneio, 100m e Maratona).

Momentos mágicos que estes e outros patinadores trarão à cidade de Lagos.

Fonte: Diário On-line

“Iniciativas: Amadora aposta na dinamização do mercado local de arrendamento”


Programa municipal apoia obras de conservação em imóveis

 

No âmbito das Novas Políticas de Habitação, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a criação de um Programa Municipal de Apoio à Realização de Obras de conservação no interior de frações habitacionais PARAH ARRENDAR, para imóveis destinados exclusivamente a arrendamento, inseridos no parque habitacional privado, com o objetivo de dinamizar o mercado local de arrendamento.  

O programa visa responder à escassez de oferta de habitação e à existência de um parque habitacional privado envelhecido e desqualificado, incentivando os proprietários de imóveis habitacionais que já estão no mercado de arrendamento ou que estão devolutos, a realizarem obras que visem a melhoria do seu estado de conservação interior, através de uma comparticipação financeira, a fundo perdido, a pagar pela Câmara Municipal da Amadora no valor equivalente a 30% do valor total das obras elegíveis.

Em contrapartida, os imóveis cujas obras forem apoiadas terão de ser colocados no mercado de arrendamento, o que permitirá a qualificação do parque habitacional privado, a par com o aumento da oferta de habitação na cidade da Amadora.

Os limites máximos das comparticipações a pagar pelo município, por cada candidatura, tendo por base a tipologia do imóvel são os seguintes: T0 e T1 – 6 mil euros; T2 – 7 mil e 200 euros; T3 – 8 mil e 400 euros; T4 ou mais – 9 mil e 600 euros.

O programa contempla a realização de obras de conservação no interior das habitações, incluindo intervenções nas redes de eletricidade, telecomunicações, gás, água e esgotos.

A candidatura ao PARAH ARRENDAR implica reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuir licença de utilização para habitação emitida há pelo menos 15 anos; o requerente ser proprietário, usufrutuário ou superficiário do imóvel objeto da candidatura; no caso de imóveis detidos por mais de um proprietário, usufrutuário ou superficiário, ser demonstrado que existe unanimidade dos contitulares em relação à realização das obras e ao arrendamento do imóvel após a realização das mesmas.

A concessão do apoio à realização de obras para uma ou mais frações ou unidades independentes de um prédio, ao abrigo do PARAH ARRENDAR não inviabiliza a candidatura do prédio aos programas municipais Reabilita +, PLUS, ECO e Vertical destinados à realização de obras nas partes comuns dos mesmos.

Este programa funciona como um complemento à iniciativa privada e a outros programas de apoio municipais e nacionais já existentes.

Para mais informações, os interessados devem consultar o Regulamento do PARAH ARRENDAR em www.cm-amadora.pt e preencher o respetivo formulário de candidatura, a partir do dia 2 de maio de 2024.

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Comemorações: 50 Anos da “Revolução dos Cravos” vão ser celebrados pelo município de Torres Vedras”


O Município de Torres Vedras vai comemorar o 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” com um vastíssimo programa de atividades.

Serão atividades que se relacionarão com temáticas associadas à Revolução de 25 de Abril de 1974, acontecimento que despoletou um conjunto de transformações no país, como foram os casos da conquista da liberdade de expressão, da criação do Serviço Nacional de Saúde, da melhoria do sistema de ensino público, da obtenção de um vasto conjunto de direitos laborais e da atenuação das desigualdades entre homens e mulheres no trabalho e na vida em sociedade.

O programa celebrativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras terá o seu ponto alto, naturalmente, no dia 25 de abril, dia em que se realizará, pelas 10h30, propiciamente, na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, uma Sessão Solene Comemorativa da Assembleia Municipal de Torres Vedras, a qual contará com um período de discursos (em que usarão da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, representantes dos partidos e movimento de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras) e terminará com uma atuação da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (que interpretará na ocasião o Hino do MFA, Grândola Vila Morena e o Hino Nacional).

De referir que, também na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, desde o dia 25 de abril, e até 10 de junho, estará patente uma exposição de fotografias da coleção municipal Ezequiel Santos, denominada 25 de Abril Torres Vedras | Experiências de Liberdade. Igualmente na manhã do dia 25 de abril, das 10h00 às 13h00, será proporcionado, no Largo de Santo António, em Torres Vedras, a atividade “O Rei manda… brincar no Dia da Liberdade”, a qual possibilitará a crianças e familiares um espaço para a brincadeira livre, concebido segundo uma filosofia educativa inovadora. Ainda no dia 25 de abril, igualmente no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras, será inaugurada, no período da tarde, pelas 15h30, a nova sede da Junta da Freguesia da Ponte do Rol.

Outra inauguração acontecerá no âmbito do referido programa, essa no dia 25 de maio, pelas 18h00, em Torres Vedras: a da rua Coronel Vítor Alves. Trata-se de uma homenagem a um “Capitão de Abril”, com ligação a Torres Vedras (onde viveu e estudou), a qual resulta de uma moção aprovada pela Assembleia Municipal de Torres Vedras. Refira-se que a rua Coronel Vítor Alves irá ligar a Avenida Carlos Lopes à Rua Fernando Barros Ferreira Leal (situando-se numa área que pertenceu à extinta Fundição de Dois Portos).

O 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril será assinalado pelo Município de Torres Vedras também com um conjunto de momentos que propiciarão de forma especial a reflexão sobre temáticas relacionadas com esse histórico acontecimento que trouxe Liberdade e Democracia a Portugal. É o caso: da 26.ª edição do Turres Veteras, encontro de história que terá este ano como tema “Democracia e Cidadania” (a realizar de 9 a 11 de maio, a partir do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras); de um colóquio da Assembleia Municipal de Torres Vedras que abordará a “Implantação do Poder Local Democrático em Torres Vedras” (que acontecerá no dia 13 de abril, pelas 17h30, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras); do colóquio “O 25 de Abril na Imprensa: Impacto e Poderes discursivos” (que se realizará no dia 18 de maio, a partir das 9h15, no Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras); da sessão de apresentação da 3.ª edição do livro Crónicas de tantos feitos, da autoria de Andrade Santos (que terá lugar no dia 25 de maio, pelas 16h00, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras); e de uma sessão da iniciativa “Escola da Manipulação”, dinamizada por A Bolha, em que a partir da ponto de vista da manipulação de marionetas, se reflete sobre a manipulação na vida em sociedade (que acontecerá no dia 17 de abril, pelas 21h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras).

Para além destes momentos, três mostras proporcionadas no âmbito do programa comemorativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” organizado pelo Município de Torres Vedras irão também promover a reflexão sobre temáticas relacionadas com esse acontecimento. Trata-se: de uma mostra de documentários do Arquivo da RTP (que será disponibilizada na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, de 20 de abril a 22 de junho); da exposição documental Os jornais como atores políticos: o 25 de Abril na imprensa portuguesa (que estará patente no Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 26 de abril a 28 de junho); e da exposição documental Permissão para brincar (que estará patente no Atelier dos Brinquedos, de 19 de abril a 13 de outubro). 

Passando para um registo mais festivo, é de referir que os 50 anos do 25 de Abril serão celebrados pelo Município de Torres Vedras com um conjunto de concertos: 50 anos de Abril | Música de Intervenção Viva, um espetáculo que foi desenhado por Rúben Monteiro e será levado a cabo pelos Contrapeso da Balança (constituído por elementos dos Albaluna e por Mauro Ramos), Fernando Ribeiro (Moonspell), Ricardo Gordo e pela Orquestra Danada (que acontecerá no dia 24 de abril, pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras); um concerto comemorativo a cargo da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e do Coro da Camarata Vocal de Torres Vedras, em que se prestará um tributo à música de intervenção de Abril (a realizar no dia 27 de abril, pelas 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de São Domingos de Carmões); um outro concerto dedicado à música de intervenção intitulado Filhas de Abril: A Canção é uma Arma -, que será apresentado por Rita Sousa e Salomé Abreu (no dia 24 de maio, pelas 22h30, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras); e um concerto que juntará MONDA & BANDIDOS DO CANTE (no dia 6 de abril, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras).   

Não será, contudo, a música a única forma de expressão artística com que o Município de Torres Vedras assinalará o meio século da Revolução de 25 de Abril de 1974. Também o fará por meio: das artes plásticas com a exposição Pinturas de Abril, de Pedro Sobreiro (que será inaugurada no dia 24 de maio, pelas 21h30, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, onde estará patente até 31 de agosto); do teatro com a representação de Migraaaantes, pela K-Cena, e de Aurora Negra, por Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (nos dias 19 de abril e 14 de junho, respetivamente, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras); da dança - com a apresentação do espetáculo BANTU, de Vítor Hugo Pontes (no dia 12 de abril, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras); e do cinema - com a exibição de Areia, Lodo e Mar, de Amilcar Lyra, e Prazer, camaradas!, de José Filipe Costa (nos dias 4 e 18 de abril, respetivamente, pelas 21h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras).

Ainda relacionado com a área artística, refira-se que o programa comemorativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras facultará duas atividades lúdico-pedagógicas nessa área: a oficina de expressão plástica para famílias “Sábado na Galeria” (no dia 18 de maio, pelas 11h00, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras); e a oficina de bordado “As Linhas que cosem a Liberdade” (no dia 11 de maio, pelas 10h00, no Porta 5 - Espaço Cultural).

Referência também para um outro conjunto de atividades, de caráter cultural, com que o Município de Torres Vedras celebrará os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974: “Literatura e Revolução” (a realizar no dia 20 de abril, a partir das 15h00), uma atividade que consistirá numa visita guiada à exposição Recomeçamos, não nos rendemos, de Afonso Cruz, que está patente na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a que se seguirá uma aula aberta com este escritor/ilustrador, na Igreja de Santiago, em Torres Vedras; o debate “A banda desenhada e os fanzines em Portugal”, organizado pela CLICANDO - Associação Cultural (que acontecerá no dia 1 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras); a exposição Fanzines Portugueses, também organizada pela CLICANDO (que estará patente de 18 de maio a 8 de junho, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras); a oficina “É bom mandar?”, orientada por Inês Barahona e Catarina Requeijo (que se realizará no dia 5 de maio, pelas 16h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras); e a exposição 50 anos da Revolução, que dará a conhecer maletas pedagógico-artísticas elaboradas pelos alunos do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, da Universidade Lusófona de Lisboa, no ano letivo de 2022/23 (que estará patente de 3 de maio a 31 de julho, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino).

Para celebrar o 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” o Município de Torres Vedras envolveu também entidades da comunidade educativa local, tendo nessa sequência se concebido um conjunto de trabalhos que serão inaugurados no próximo dia 12 de abril: a exposição "Histórias com Resistência” - Manifestos, que dará a conhecer um projeto desenvolvido pela artista Vanessa Éffe com alunos do 12.º ano do curso de Artes da Escola Secundária Henriques Nogueira (que será inaugurada pelas 10h00 e estará patente até 29 de abril, no Largo Justino Freire, em Torres Vedras); a instalação Blackout Poetry “Reconstituição Portuguesa”, composta por trabalhos elaborados a partir da recriação da Constituição Portuguesa de 1933 por alunos das turmas 10.º I, 11.º J e 11.º L da Escola Secundária Henriques Nogueira (que será inaugurada também pelas 10h00, na Igreja de Santiago, em Torres Vedras, onde estará patente até 23 de abril); e a instalação És livre como um pássaro?, que apresentará um trabalho organizado pelas bibliotecas escolares da Escola Básica da Conquinha e da Escola Básica Carlos Bernardes (que será inaugurada pelas 14h30 e estará patente até 31 de dezembro na Biblioteca Municipal de Torres Vedras).

Menção ainda para o teatro infantil Regar Abril, que será apresentado por Papão de Contos e Upa!, o qual explicará a crianças com idade a partir de seis anos o que foi a “Revolução dos Cravos” (que se realizará no dia 23 de abril, pelas 14h30, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino).

Mais informações sobre o programa organizado pelo Município de Torres Vedras para comemorar o 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” podem ser consultadas aqui:  https://www.cm-tvedras.pt/agenda/programa/42

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Desporto: Corrida de S. Pedro ONE Place”


A 7 de julho venha celebrar o S. Pedro a correr.

 

Vem participar na grande festa que é a Corrida de São Pedro, o emblemático evento desportivo das festas da Póvoa de Varzim.

A partida é às 10 horas, só tens de optar pela corrida de 10 km ou pelos 5 km da Caminhada Solidária, que servirá para ajudar os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

A festa dos Santos populares chamam

A grande corrida poveira espera por ti!

10€ até dia 7 de abril

Inscrições em: https://bikeservice.pt/event/corrida-de-sao-pedro/


 

Caminhada 100% solidária

Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim

 

Venha caminhar 5 quilómetros e dar o seu contributo. A caminhada de 5 quilómetros é uma boa opção para aqueles que querem participar na Corrida de S. Pedro ONE Place mas não correm. E é, sobretudo, uma boa opção para dar uma ajuda a quem precisa.

Por apenas 5 euros, terá direito a uma T-shirt e ainda estará a ajudar uma boa causa, a totalidade da verba angariada com as inscrições desta caminhada solidária reverte para os Bombeiros Voluntário da Póvoa de Varzim.

Inscrições em: https://bikeservice.pt/event/corrida-de-sao-pedro/caminhada-solidaria/

Fonte: Bikeservice

“Projetos: Carro movido a hidrogénio desenvolvido em Portugal ligou o motor e acelerou”


Criado por alunos do IST, o projeto Técnico Fuel Cell usa hidrogénio como combustível, garantindo a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o seu motor elétrico. Como resultado, em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.

Um carro citadino e sustentável movido a hidrogénio, concebido e construído em Portugal: é assim que a equipa do Instituto Superior Técnico apresenta o “Técnico Fuel Cell”, recentemente dado a conhecer num roll out ao público em que ligou o motor e deu umas voltas, apesar de alguns desafios inesperados.


Neste momento, o Técnico Fuel Cell - também conhecido como TFC01- consiste num protótipo com 130kg e apenas uma roda motriz por motivos de eficiência, apresentando uma tecnologia de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane).

A utilização de hidrogénio (a 200bar) como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Resultado: em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.


“É a única equipa em Portugal com carro movido a H2 desenvolvido por estudantes, mas também, demostra o compromisso com sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico” resume Duarte Soares, team leader do TF 01.

No futuro, o projeto vai poder ser acompanhado na competição “Shell Eco-marathon de Urban Concepts”, mas antes disso pôs o motor a trabalhar e deu umas voltas, pela primeira vez para o público em geral.


“A apresentação do TFC01 foi, tal como o trabalho até aqui desenvolvido, uma montanha-russa de emoções e desafios, mas que acabou a ser um sucesso”, referiu Duarte Soares em declarações ao SAPO TEK, sublinhando a preparação da equipa “para o inesperado”.

O team leader partilhou que nas últimas semanas antes do evento houve desafios inesperados, “desde um controlador de motor que se queimou, a um DC/DC no sistema de powertrain que decidiu também entrar em curto-circuito, um suporte do motor que não queria ficar no sítio e uma carroçaria que parecia não querer ficar bem pintada”.


Nem as condições meteorológicas ajudaram no dia do roll out, sexta-feira, 28 de março, com um temporal que obrigou a equipa a adaptar os planos de test drive do carro. A solução foi convencer o IST a deixar o carro andar dentro do Pavilhão Central. E andou.

“Apesar de todo o trabalho e dedicação, ao formar esta equipa e ao conceber este protótipo aprendemos que as coisas nem sempre correm como pretendemos. Temos que nos adaptar e fazer funcionar, ser engenheiros”, afirmou Duarte Soares.


Neste momento, acrescentou, a equipa “mal pode esperar pela competição em França”, assim como por próximos eventos e pelos próximos protótipos “que estamos já a começar a conceber!”.

O TFC01 conta atualmente com 49 membros de diversas áreas da engenharia, incluindo Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, passando por Química e até de Materiais. A implementação deste projeto envolve uma colaboração única entre estudantes, docentes e empresas privadas.


Empresas como a Ecocompositos, Effectech do UK, Mouser dos USA, Bolas e Beta Tools, RTS, Emetres e Massivit de Israel, MEANWELL de Taiwan, BRM Land Africa de Sintra e Sensiron da Suíça forneceram materiais e tecnologias essenciais para a construção do veículo. O apoio financeiro e técnico vem de organizações como Galp Energia, REN, Grupo ProCME, Caixa Geral de Depósitos e Santander.

“O Técnico Fuel Cell representa o melhor da inovação, colaboração e empreendedorismo em Portugal. O nosso trabalho pretende inspirar a próxima geração de engenheiros e empreendedores, mas também posicionar o país na vanguarda da revolução da mobilidade sustentável”, resume Duarte Soares.

Fonte: Sapo on-line








“Desporto: Uma Aventura nas Linhas de Torres”


De 20 a 21 de abril de 2024, prepara-te para uma viagem única pelas incríveis Linhas de Torres!

Está na hora de explorares uma das mais importantes fortificações históricas de Portugal enquanto desfrutas da adrenalina e da aventura que as motos trail e big trail te conseguem proporcionar. Este evento especial combina a emoção da condução off-road com a riqueza da história, proporcionando uma experiência que será uma viagem no tempo e verdadeiramente inesquecível.

INSCRIÇÃO:  https://www.longitude009.pt/uma-aventura-nas-linhas-de-torres?fbclid=IwAR27YSdfovsCnH-WFDRieNb3tzEG5n5ogFyJPn48GnnEq4JiZX1EXi_qF0I_aem_AUtw7U6k6S8uvJ-0np1JOchIhIj6wSDB4WaFZkpWiBK7eYBdFX8od2gNXPDp1bRLrNaH8964ca3vSuekIwbhyl2K

Fonte: Touratech PT