quinta-feira, 27 de junho de 2024

“Projetos: Universidade de Coimbra integra projeto europeu pioneiro na área da Economia Circular”


Os “Circular Hubs” servem como motor para as regiões europeias promoverem uma economia circular baseada em valores de sustentabilidade

 

Por: Sara Machado

A Universidade de Coimbra (UC) participa no projeto CHEERS4EU, focado na criação de "Circular Hubs" e na promoção de economia circular, através da colaboração inter-regional e inovação, visando vários setores de atividade.

Os “Circular Hubs” servem como motor para as regiões europeias promoverem uma economia circular baseada em valores de sustentabilidade. O CHEERS4EU, que decorrerá até 2028, é o primeiro projeto INTERREG EUROPE centrado nesta temática, contando com a presença de vários parceiros europeus e associados de sete países diferentes.

O consórcio é coordenado pela Province of Limburg (NL), contando como parceiros com a Skive Municipality (DK), Standortagentur Tirol (AT), Pardubice Business Incubator (CZ), Universidade de Coimbra (PT), SEKUENS - Science, Business Competitiveness and Innovation Agency of Asturias (ES), Helsinki Region Environmental Services Authority (FI), e como parceiros associados a Province of Tyrol (AT), The Pardubice region - Regional Authority of the Pardubice Region (CZ) e a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (PT).

De acordo com a equipa da UC, «este projeto pretende identificar fatores fundamentais na formação e exploração de um “Circular Hub” num contexto regional específico, a fim de influenciar instrumentos políticos para garantir o apoio regional. A aposta incidirá sobre o intercâmbio de boas práticas no que respeita à colaboração Multi-Hélice, às cadeias de valor circulares, aos modelos de negócio e ao impacto social».

Assim, os investigadores pretendem contribuir para a criação de condições propícias para o estabelecimento de um primeiro “Circular Hub” na Região Centro de Portugal, focado no setor agroindustrial.

Na UC, o projeto é coordenado por Susana Garrido, da Faculdade de Economia (FEUC), e conta com a participação de diversos docentes e investigadores, designadamente, Alexandra Aragão, Faculdade de Direito (FDUC), António Alberto (Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências (FCTUC), Carmina Nunes (FEUC), Dulce Lopes (FDUC), Luis Ferreira (Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC), Margarida Quina (Departamento de Engenharia Química da FCTUC), Paula Morais (Departamento de Ciências da Vida da FCTUC) e Vanessa Magalhães ( Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC).

A equipa é amplamente multidisciplinar envolvendo investigadores de quatro centros de investigação, nomeadamente Centre for Business and Economics Research (CeBER), o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito (IJ), Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) e Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE).

Para mais informações basta visitar o site do projeto aqui: https://www.interregeurope.eu/cheers4eu

Fonte: Universidade de Coimbra

“Animais: Centro de Recolha Oficial de Animais com capacidade reforçada em Alenquer”


O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Alenquer passou, a partir da última quarta-feira (26 de junho), a ter a possibilidade de albergar 80 canídeos a tempo inteiro, quase que duplicando a capacidade do espaço nesta valência. O alargamento das instalações que continuam a situar-se na Estrada da Várzea acontece com a intervenção do Município de Alenquer e com a ajuda da Águas do Tejo Atlântico, que cedeu o terreno para o efeito ao abrigo do protocolo celebrado em 2021.

O investimento de 135 mil euros neste projeto passa a prever uma área de implantação de 550 metros quadrados para todo o espaço que já havia sido alvo de melhorias em 2022. Além do canil, a infraestrutura conta ainda com um gatil (idealizado para 25 gatos), uma sala de tratamento, uma sala de cirurgia, uma zona de recobro, uma zona de sequestro e ainda uma zona de quarentena, sendo todas elas geridas em permanência por seis profissionais dedicados.

A inauguração do alargamento do espaço que irá beneficiar toda a comunidade contou com o Presidente do Município, que agradeceu o apoio de todas as entidades envolvidas. "Foi com esta parceria que conseguimos melhorar o espaço que temos. Temos a necessidade de alojar mais animais. É sempre importante a possibilidade que temos de fazer crescer um serviço e que os municípios garantam valor acrescentado. A nossa relação com a DGAV é muito importante tal como a é com a Águas do Atlântico. Em consonância, vamos conseguindo ultrapassar as dificuldades", deixou claro o edil Pedro Folgado.


Susana Guedes Pombo, responsável máxima da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, agradeceu o convite para estar presente na inauguração e deu relevo ao trabalho feito no concelho de Alenquer em vários aspetos. "Todos juntos temos a capacidade proteger a população animal, mas também protegendo todas as pessoas. A sociedade evoluiu e estes espaços existem não só por razões de saúde pública, mas como pela própria segurança da população, sem esquecer o bem-estar animal. Queria cumprimentar-vos porque as campanhas de adoção têm sido muito bem-sucedidas uma vez que a vossa forma de comunicar é muito eficaz", relevou.

Já Hugo Pereira assumiu que a cedência do terreno por parte da Águas do Tejo Atlântico faz parte do "espírito de partilha e trabalho em rede" que deve ser comum a toda a sociedade. "Os municípios são nossos clientes, parceiros e acionistas. Estamos, por isso, sempre disponíveis para poder, em conjunto, pôr em prática ideias que temos em comum. O alargamento do CROA de Alenquer foi uma das muitas. O espaço que acolhe agora a infraestrutura não estava a ser usado e respondemos logo afirmativamente quando nos fizeram a solicitação", asseverou o vice-presidente da empresa que gere e explora o sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste.

O vereador Paulo Franco abordou ainda a mais-valia e mostrou-se contente por passar a poder contar com mais animais, proporcionando-lhes uma vida melhor. "Este espaço garante uma capacidade de resposta que precisamos de ter e para uma independência que os municípios têm de saber ter. Hoje é um dia de grande felicidade. Sentimos muito na pele quando temos de dizer ‘não’ por não termos capacidade no espaço. A partir de agora conseguiremos dar uma resposta diferente a quem nos procura", afirmou o responsável pela saúde e bem-estar animal no executivo municipal, dando conta do investimento contínuo no espaço desde 2018 e na possibilidade futura da criação de uma sala de triagem e de uma sala de vacinação.

Em Alenquer, o CROA está situado da Estrada da Várzea, junto à ETAR, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17 horas. O trabalho do centro que atua em prol do bem-estar e saúde dos animais de rua pode ser acompanhado aqui: https://www.facebook.com/CROAalenquer

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Saúde: SaveFamily alerta para os cuidados a ter com os idosos e o calor que se aproxima”


Por: Inês Fernandes

•As saídas de casa pelo bom tempo ou a desorientação com as ondas de calor são preocupações para os cuidadores.

•Os cuidadores procuram dispositivos com GPS que permita ter os utilizadores localizados em tempo real, mas também alertas SOS, avisos de quedas e controlo de sinais vitais.

Com os mais recentes relatos de desaparecimento de pessoas idosas ou dependentes, a preocupação com o seu bem-estar tem aumentado entre os cuidadores e entidades competentes, seja no seu acompanhamento em ambiente hospitalar, seja no seu dia-a-dia.

Com o tempo a estabilizar e o aumento das temperaturas que se esperam para o verão, é natural que as pessoas comecem a usufruir ainda mais do tempo ao ar livre e a realizar atividades fora de casa. Naturalmente, os maiores de 65 anos, muitos deles já reformados, são quem mais disfruta do tempo fora de casa.

O aumento de atividades ao ar livre, para além de ser muito benéfico para a saúde física e mental deste grupo, tem uma parte menos positiva que é o desaparecimento de pessoas idosas ou dependentes, que podem aumentar nos meses mais quentes, por desorientação ou episódios de mal-estar.

Em Portugal urgem as autoridades para a criação de um Centro Nacional para Pessoas desaparecidas, com acontece em Espanha, de forma a encontrar respostas mais rápidas para ajudar estas pessoas e os seus cuidadores e familiares, mas enquanto tal não acontece, a tecnologia pode ser uma ferramenta importantíssima para garantir a segurança deste grupo.

Para prevenir estas situações, cada vez mais cuidadores procuram dispositivos com GPS para saberem do paradeiro dos seus familiares. Como explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, a empresa líder em smartwatches com GPS “A procura por relógios com GPS e botão de SOS aumenta com a mudança de horário de verão para alcançar o seu pico nos meses mais quentes, quando o bom tempo leva as pessoas a passarem mais tempo fora de casa, mas também quando episódios de golpes de calor podem ser mais comuns”. Outra razão é também a deslocação das famílias para lugares de férias, locais desconhecidos e que podem criar também momentos de desorientação.

O perfil do utilizador tipo de smartwatches com GPS são pessoas idosas ou dependentes que vivem sozinhos ou passam grande parte dos dias sozinhos e têm autonomia suficiente para saírem de casa ou viverem sozinhas sem grandes dificuldades. “Para os cuidadores, sejam os filhos ou outros parentes e amigos, e inclusive instituições que se encarregam de velar pela segurança dos utilizadores, é muito reconfortante saber que essa pessoa está localizável a qualquer momento e que o relógio controla alguns dos seus parâmetros vitais como o pulso, a pressão arterial ou o nível de oxigénio no sangue”, adiciona Jorge Álvarez.

Este tipo de dispositivos inclui, além de chamadas e videochamadas, um botão de SOS e um aviso de quedas. “O objetivo é melhorar a autonomia e a segurança no quotidiano das pessoas idosas enquanto se favorece a conciliação da vida profissional e pessoal dos cuidadores”, conclui Álvarez.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação