terça-feira, 13 de agosto de 2024

“Investigação e Desenvolvimento: Investigador do Instituto Superior Técnico distinguido pela Agência Internacional de Energia Atómica”


Nuno Pessoa Barradas foi o único português agraciado pelo Serviço Excecional na Missão de Apoio e Assistência à Ucrânia, que realizou numa das centrais nucleares em zona de conflito.

Nuno Pessoa Barradas, investigador do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, foi distinguido este ano pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) pelos serviços excecionais prestados durante a Missão de Apoio e Assistência à Ucrânia, numa das suas centrais nucleares. O objetivo da missão passou por ajudar a garantir a segurança nuclear e a proteção de todas as centrais nucleares da Ucrânia durante o conflito militar em curso.

O investigador ofereceu-se como voluntário para essa missão, que durou cerca de quatro semanas, tendo integrado a estrutura da AIEA, como funcionário do Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares, entre 2017 e fevereiro deste ano. Foi o único português a receber esta distinção. Após a missão, regressou ao Instituto Superior Técnico para retomar a sua atividade de investigação, integrando também o Conselho de Gestão do polo de Loures.

No seu currículo de investigação no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Nuno Pessoa Barradas conta com vasta experiência na equipa de operação do Reator Português de Investigação, onde fazia os cálculos de segurança e apoio à operação do reator e era supervisor do reator. “Foi esta experiência que me permitiu vencer um concurso internacional para entrar na AIEA como especialista em Reatores de Investigação, e que também me deu confiança para me oferecer como voluntário para a missão, uma vez que tinha alguma familiaridade e conhecimento de reatores nucleares, apesar de uma central nuclear ter uma dimensão muito maior que um reator de Investigação”, explica.

“Contribuir para aquela que deve ter sido uma das missões mais importantes de sempre da AIEA foi, sem dúvida, uma das melhores coisas que fiz na minha vida”, descreve o investigador. “As condições de vida eram boas, apesar dos frequentes alarmes de ataques aéreos, e não houve apagões prolongados nem ataques perto da central enquanto eu lá estive”, recorda. “As pessoas são pessoas em todo o lado, com famílias, vidas interrompidas e futuros incertos. Toda a gente é afetada”, complementa.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

“Viajar: EasyPark propõe uma viagem pela região de Lisboa”


•A zona da capital é um dos principais pontos de atração turísticos do país

•EasyPark oferece, além do mais, alguns conselhos antes de iniciar viagem

 

Por: Inês Fernandes

Portugal tornou-se, nos últimos anos, um dos destinos turísticos mais populares do mundo, e a região de Lisboa é das que mais atrai turistas de todo o mundo. Mas, não é apenas a capital que atrai o interesse turístico. As cidades e vilas da região da Grande Lisboa com as suas praias, o seu património arquitetónico e a sua fantástica gastronomia tornam a região apelativa em qualquer altura do ano.

Se planeia realizar uma escapadela de verão na região de Lisboa, a aplicação de estacionamento EasyPark selecionou alguns pontos de interesse para aproveitar o tempo ao máximo e desfrutar de tudo o que a região tem para oferecer. Mas, antes de iniciar viagem, tenha em conta estes conselhos:

1.         Preparação: rever o estado do seu veículo é um aspeto antes de empreender a viagem para evitar desgostos que estraguem os seus dias livres.

2.         O seu telemóvel ajudará a otimizar as deslocações: aplicações como a EasyPark, com que pode pagar o estacionamento em 17 cidades portuguesas, são muito úteis para se mover em novas cidades, com regulamentos de circulação que não conhece.

3.         Vigie o seu consumo de combustível: realizar uma condução eficiente, sem acelerações ou travagens bruscas, é a melhor maneira de poupar na fatura de combustível.

4.         Reserve estacionamento: se não quer renunciar a estacionar à sombra, a EasyPark dá-lhe a opção de reservar um lugar de estacionamento da sua eleição através da sua página online quando se desloque ao estrangeiro.

5.         Deixe-se guiar: seja através de GPS ou com aplicações que permitem criar rotas para as suas viagens, deixe que a tecnologia o guie nas suas férias e liberte-se de stress.

A rota começa, naturalmente, em Lisboa e nas suas concorridas ruas. Desde o Bairro Alto até Alfama, passando pelo Castelo, por Belém ou pelo Príncipe Real, Santos ou Lapa, a capital desenrola-se ao longo do rio Tejo, com atrações para todos e todas as idades. Em qualquer recanto pode encontrar um museu, uma tasquinha típica ou uma pastelaria onde descansar nos momentos de mais calor, ou para se encantar com a riqueza gastronómica e a tradição nacional.

Depois, sugeri-mos que vá até Loures e descubra os vinhos de Bucelas no Museu do Vinho e da Vinha, ou a tradição da cerâmica nacional no Museu de Cerâmica de Sacavém. O turismo gastronómico é também reconhecido na região, sendo Loures considerada a capital do caracol saloio. Com vasta ligação à natureza, história e religião, a zona faz também parte dos caminhos de Fátima e Santiago de Compostela, assim como do percurso do livro Memorial do Convento de José Saramago.

Ainda a norte do Tejo, Sintra é sem dúvida uma das mais interessantes zonas a conhecer. Com os seus reconhecidos Palácio da Pena e Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros ou a Quinta da Regaleira, é ainda possível percorrer os trajetos naturais da Serra da Peninha e chegar aos seus 488 metros de altitude para vislumbrar o Santuário da Peninha ou usufruir da vista sobre as praias do Guincho.

E se praia é a sua opção, então Almada é o seu destino. Com uma das praias com maior extensão em Portugal, a Costa da Caparica, e alguns dos melhores restaurantes da região, a cidade oferece ainda uma das mais completas vistas sobre Lisboa através do Santuário Nacional do Cristo Rei.

“A região de Lisboa vai bem mais além da capital. A riqueza da zona é representativa da diversidade cultural, histórica e gastronómica de todo o país. É por isso que a EasyPark trabalha constantemente para alargar a sua cobertura em toda a região e ajudar os seus utilizadores a gerir o estacionamento, deixando mais tempo para usufruir do que o país tem para oferecer” diz Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone+351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Saúde: Município entrega viatura elétrica ao Centro de Saúde do Entroncamento”


Por: Ana Cristina Feio

O Município do Entroncamento procedeu hoje, dia 13 de agosto, à entrega de uma viatura elétrica, Citroen E-Berlingo, ao Centro de Saúde do Entroncamento, com o objetivo de promover a melhoria dos cuidados de saúde primários no concelho, nomeadamente na promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação.

Esta viatura foi adquirida no âmbito de uma candidatura promovida pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Investimento RE–C01–i01– “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, e destina-se a reforçar a capacidade de resposta e qualidade na assistência prestada aos utentes do concelho.


A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ilda Joaquim, entregou as chaves da viatura ao Presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos; Vogal Executivo, Carlos Gil e Diretor Clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Flávio Ribeiro, da ULS Médio Tejo – Unidade de Saúde Local do Médio Tejo.

Com a entrega desta nova viatura o Município pretende reforçar a capacidade operacional do Centro de Saúde, nomeadamente no apoio à prestação de cuidados domiciliários, permitindo ainda, com a opção de veículo elétrico, apostar na sustentabilidade ambiental e na eficiência energética.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento